Boa tarde,
O fenômeno do criptojudaísmo é bem conhecido graças a farta bibliografia que se produziu sobre ele. Uma outra face do mesmo fenômeno é o criptoislamismo, notadamente na Bahia e Rio de Janeiro nos séculos XIX e XX, praticado por descendentes dos escravos malês, menos estudado.
Busco informações genealógicas sobre o médico, professor da Faculdade de Medicina da Bahia, deputado, conselheiro SALUSTIANO FERREIRA SOUTO (Vila Nova da Rainha, hoje Bomfim, 1814 – Salvador, 19/11/1887), filho do sargento-mór ANTÓNIO FERREIRA SOUTO e MARIA JOAQUINA DE SÃO JOSÉ, que teria sido uma liderança criptoislâmica em Salvador.
O conselheiro Souto era negro, mas examinando a sua carreira profissional presumo que o seu pai fosse um homem branco.
Além de ser mencionado com um IMAN secreto em Salvador ele mantinha uma extensa vida social: foi o médico da Condessa de Barral (se diz que ele seria o pai de Dominique de Barral) e cuidou da saúde do poeta abolicionista Castro Alves. Sustentou o jurista e escritor Ruy Barbosa no Rio de Janeiro e ainda apresentou Maria Augusta a ele, futura esposa. Foi o tutor do poeta cigano Laurindo Rabelo na faculdade baiana...
É deste personagem que estou cavucando informações. Agradeço qualquer informação sobre o tema.