Casas senhorias na freguesia do Burgo, Arouca

This topic is classified in rooms: Famílias | Heráldica | Património | Pessoas | Regiões

Casas senhorias na freguesia do Burgo, Arouca

#271023 | andrewferreira | 20 feb 2011 22:58

Caros confrades,
Gostaria de perguntar se algum dos listeiros aqui presentes têm informações sobre casas senhoriais e quintas presentes na freguesia do Burgo, concelho de Arouca, principalmente no lugar de Figueiredo.
Aproveito para perguntar também sobre famílias aparentadas com os Brandões de Vasconcelos. Tenho primos em Arouca, e lembro que certa vez um tio-avô me disse que eram desse apelido. Na certidão de batismo de meu avô paterno, consta como testemunha "António Brandão de Vasconcelos, solteiro, maior, funcionário público, da Casa de Alhavaite, freguesia do Burgo".
Cumprimentos,
Andrew F. Z. Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casas senhorias na freguesia do Burgo, Arouca

#271060 | pinheirov | 21 feb 2011 14:42 | In reply to: #271023

Caro Andrew F.Z. Ferreira

Em resposta ao que procura, permito-me sugerir-lhe consulta da obra de F. Abrunhosa de Brito, um amigo e estudioso das gentes de Arouca, em «AS DOZE PORTAS DE GERAÇÕES DE AROUCA» editada pelo IGH-ULP - Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto, em 2006. As grandes casas e famílias do concelho aí são magistralmente tratadas.
Com os melhores cumprimentos,

Victor M. Malafaia-Pinheiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casas senhorias na freguesia do Burgo, Arouca

#271061 | pinheirov | 21 feb 2011 14:43 | In reply to: #271023

Caro Andrew F.Z. Ferreira

Em resposta ao que procura, permito-me sugerir-lhe consulta da obra de F. Abrunhosa de Brito, um amigo e estudioso das gentes de Arouca, em «AS DOZE PORTAS DE GERAÇÕES DE AROUCA» editada pelo IGH-ULP - Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto, em 2006. As grandes casas e famílias do concelho aí são magistralmente tratadas.
Com os melhores cumprimentos,

Victor M. Malafaia-Pinheiro

Respuesta

Enlace directo:

À at/ da Genea / Re-edição de mensagem

#271063 | pinheirov | 21 feb 2011 15:09 | In reply to: #271023

Ao Administrateur-Web

A exemplo da mensagem precedente deste tópico, duplicada, pretendo informar que a simples verificação-leitura da mensagem acabada de expedir, provoca o re-envio da mesma ao retroceder à página do tópico. Caso seja útil saber, informo utilizar um sistema operativo Mac., última versão.

Victor M. Malafaia-Pinheiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casas senhorias na freguesia do Burgo, Arouca

#271108 | andrewferreira | 21 feb 2011 20:58 | In reply to: #271061

Caro Victor,
Pode me informar onde posso adquirir esta obra? E quais são as famílias mencionadas?
Cumprimentos,
Andrew F. Z. Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casas senhorias na freguesia do Burgo, Arouca

#271115 | pinheirov | 21 feb 2011 21:48 | In reply to: #271108

Caro Andrew Ferreira

A obra pode ser adquirida directamente do Instituto de Genealogia que referi na minha primeira mensagem (2 vol). Não sei se pode ser adquirido em libraria. As principais Casas tratadas são: as de Eiriz, São Pedro, Valdasna, Porta, Boco, Romariz, Malafaia, Minhãos.
E as famílias: os Abreus, Aires, Almeidas, Aranhas, Azevedos, Barros, Escobares, Beças, Barbosas, Brandões, Britos, Carvalhos, Correias, Ferreiras, Fonsecas, Furtados Tavares, Guedes, Henriques de Quadros, Homens, Juzartes, Magalhães, Malafaias, Mendes, Pinhos, Rebelos Amarais, Tavares, Reimões, Vieiras Teixeira.
Várias referências a Vasconcelos figuram no texto de algumas das casas.
Meus cumprimentos,

Victor M-Pinheiro

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 jun 2024, 03:24.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen