Certidão Nascimento

This topic is classified in rooms: Pessoas | Formação

Certidão Nascimento

#272531 | Vinhon | 15 mar 2011 00:07

necessito que me ajudem a obter a certidão de nascimento minha avó ALMERINDA DE JESUS CUBO nascida em Viana do Castelo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#272615 | MCNN | 15 mar 2011 23:23 | In reply to: #272531

Boa noite

Tem ideia de qual a paróquia de Viana do Castelo em que sua avó nasceu ?

Sabe o nome dos pais da sua avó ?

Tem ideia aproximada do ano em que a sua avó nasceu ?

A certidão de nascimento da sua avó estará muito provavelmente no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, mas a resposta às perguntas que lhe fiz são importantes para lhes pedir para procurarem a certidão que pretende.


Cumprimentos

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#272689 | Vinhon | 17 mar 2011 03:15 | In reply to: #272615

Olá obrigada por tentar me ajudar...olha só o nome dos pais dela eram: JOAQUIM AFONSO CUBO e ROSA RIBEIRO ENES nascida em 14 de dezembro em 1916 é o que tenho em mãos com um atestado de óbito.Se puder me ajudar nossa.

Obrigada por enquanto.

Eliana

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#272694 | MCNN | 17 mar 2011 10:47 | In reply to: #272689

Olá Eliana

Eu já calculava que era esse o nome o nome dos pais da sua avó, mas queria apenas confirmar.

Assim, eu no site do CEPESE já tinha encontrado, na sua base de dados, a indicação de um pedido de passaporte de uma pessoa chamada Almerinda de Jesus Afonso do Cubo, natural de Viana do Castelo, e filha de Joaquim Afonso do Cubo e de Rosa Ribeiro Enes.

Mas tinha também encontrado os pedidos de passaporte quer dos pais de sua avó Almerinda quer de dois irmãos dela.

Encontrei pois também os seguintes pedidos de passaporte:

- Pedido de Joaquim Afonso do Cubo, filho de António Afonso deo Cubo e de Maria Barbosa;
- Pedido de Rosa Ribeiro, filha de João Ribeiro e de Maria Martins;
- Pedido de Fernanda Ribeiro Cubo, filha de Joaquim Afonso do Cubo e de Rosa Ribeiro;
- Pedido de Fernando Ribeiro Cubo, filho de Joaquim Afonso do Cubo e de Rosa Ribeiro;

Enquanto que nos pais da sua avó vem indicado que são naturais de Viana do Castelo, já no que diz respeito aos irmãos da sua avó vem indicado que são naturais dos Estados Unidos da América.

Não sei se se trata de lapso na Base de Dados (que poderiam ter trocado o destino da viagem com a naturalidade), ou se os irmãos da sua avó teriam mesmo nascido nos Estados Unidos da América.

De qualquer forma, a Base de Dados do CEPESE não contém qualquer menção nem a datas dos pedidos de passaporte nem das idades de quem pediu.

Voltando agora à questão que mais lhe interessa, que é a de obter a certidão de nascimento da sua avó, atendendo à data de nascimento dela (1916) ela quase de certeza poderá ser pedida à Conservatória do Registo Civil de Viana do Castelo.

Os contactos da Conservatória do Registo Civil de Viana do Castelo são os seguintes:

Conservatória do Registo Civil de Viana do Castelo
Rua João Alves Cerqueira, 1º piso
4900-321 VIANA DO CASTELO

Telefone: (+351) 258 800 660
email: crc.vcastelo@dgrn.mj.pt

A única questão que falta esclarecer é saber em que freguesia nasceu a sua avó, porque quando pedir à Conservatória que procurem o assento de nascimento da sua avó eles muito provavelmente vão querer saber qual a freguesia onde procurar.

A indicação da naturalidade da sua avó é que ela é de Viana do Castelo. Mas tanto pode ser cidade de Viana do Castelo ou distrito de Viana do Castelo. Mas creio que o mais provável é que ela fosse natural da cidade de Viana do Castelo, a qual tem 4 ou 5 freguesias.

Partindo do princípio que a sua avó terá nascido na cidade de Viana do Castelo, eu pediria para eles procurarem primeiro na freguesia da Areosa. A razão de eu lhe dizer para procurar primeiro nesta freguesia prende-se com o facto de existirem, no site do Arquivo Distrital de Viana do Castelo, algumas referências a pessoas da família Afonso do Cubo, e essas pessoas eram da freguesia da Areosa.

É óbvio que não existe a certeza de qual a freguesia certa, mas creio que para começar a procurar justifica-se que isso seja feito a partir da freguesia da Areosa.

Espero ter ajudado

Boa sorte

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#272699 | PAIVAMANSO | 17 mar 2011 12:41 | In reply to: #272694

Caro Mário Navarro, mais uma vez deparo com uma das suas ajudas 5 estrelas, assim rápidas e eficazes, sem necessidade de trocar muitas mensagens. Realmente, quem sabe, sabe ! Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#272742 | Vinhon | 17 mar 2011 20:55 | In reply to: #272694

Sr.Mário eu só lhe tenho à agradecer por tanto que me adiantou a fazer, adianto-lhe de que estou a fazer isso pois pretendo tirar cidadania portuguesa para mim e para meu filho mas achava muito dificil porém com sua nobre colaboração tentarei ver o que consigo.
Sem mais fico-lhe imensamente grata

Eliana de Jesus Vinhão.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#272743 | PAIVAMANSO | 17 mar 2011 21:30 | In reply to: #272742

Cara Eliana, o nosso estimado Mário Navarro já resolveu 75% deste seu "problema". O mais difícil está feito mas caso a Eliana tenha dificuldade em fazer o que falta para encontrar o, batismo da sua Avó, diga que eu telefonarei para a Conservatória de Viana do Castelo a pedir que procurem na Freguesia da Areosa esse assento de Batismo. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#272772 | Vinhon | 18 mar 2011 02:41 | In reply to: #272743

Acho que já estou abusando da generosidade dos senhores, me sinto envergonhada. Mas sei que não saberia por onde começar; concordo que uma boa parte o Sr. Mario Navarro gentilmente resolveu e abriu uma enorme porta para que eu possa tentar localizar o documento que para mim é muito importante, mas também não gostaria de abusar de tanta generosidade.

Atenciosamente,
Eliana

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#272799 | PAIVAMANSO | 18 mar 2011 17:34 | In reply to: #272772

Caro Amigo Mário Navarro, telefonei para a Conservatória de Viana do Castelo e após uma pequena espera, informaram que o assento de nascimento de Almerinda de Jesus Afonso Cubo é o Registo número 1525 do ano de 1915, da Freguesia da Areosa. Confesso que com a alegria de termos encontrado este documento, nem confirmei os nomes dos pais dela, mas se o nome bate tão certo, quase garantido será a pessoa que procuramos. Em todo o caso, se não levar a mal, peço por favor que confirme, pelo número do registo, ser esta a filha de Joaquim Afonso Cubo e de Rosa Ribeiro Enes. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#272817 | Vinhon | 18 mar 2011 21:16 | In reply to: #272799

Como agradecer à toda essa atenção!!
Me sinto muitissimo feliz de "encontrar minha avó" que não mais pertence a este mundo mas sei que se encontra feliz como eu de estar vindo para casa. Muito obrigada.

Eliana

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#272825 | PAIVAMANSO | 18 mar 2011 22:07 | In reply to: #272817

Cara Eliana, na 3ª feira irei pedir o assento de nascimento da sua Avó. Gostei das suas palavras em relação a Ela. Diga se tem uma impressora para depois imprimir o documento. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#272831 | MCNN | 18 mar 2011 23:41 | In reply to: #272799

Caro amigo Jorge Santos

Apesar do ano de nascimento não conferir exactamente com aquele que foi indicado pela amiga Eliana (enquanto que ela refere que a avó nasceu em 1916, este registo é de 1915), só por um grande azar é que este não será o assento de nascimento da avó dela.

E, mais a mais, não é nada raro existir alguma diferença entre a presumível data de nascimento e aquele em que o nascimento realmente ocorreu. Aliás, ainda há pouco tempo nos vimos confrontados com um caso em que se encontrou o assento de baptismo de uma pessoa que nasceu exactamente dois anos antes do que toda a gente pensava, dado que aparentemente todos os seus documentos indicavam uma data de nascimento errada.

Infelizmente, não tenho forma alguma de confirmar se esse assento que refere é de facto o assento da avó da amiga Eliana, pois esse assento não está disponível para consulta online. Mas deve ser esse assento com toda a certeza. O nome da baptizada não é muito comum e, repito, era preciso muito azar para que não fosse esse assento o que procuramos.

De qualquer forma, quando a cópia do assento chegar às suas mãos teremos a certeza absoluta.

Um abraço do seu amigo

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#272851 | PAIVAMANSO | 19 mar 2011 09:34 | In reply to: #272831

Caro amigo Mário Navarro, tem toda a razão, pela data e estando numa Conservatória, este batismo não pode constar on-line. Estava com a cabeça no ar porque tive uma tarde agitada. Não suporto ver empregados/as do estado a subestimarem a importância das pesquisas e estudos genealógicos, só porque isso lhes dá um pouco mais de trabalho, e a tentarem colocar barreiras aos pedidos de assentos de batismos casamentos e óbitos, por serem apenas em fotocópias simples a 1 euro cada e não em Certidões que custam muitas vezes mais. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273458 | PAIVAMANSO | 28 mar 2011 13:45 | In reply to: #272851

Cara Eliana, já tenho comigo a fotocópia do assento de batismo de Almerinda de Jesus Afonso Cubo. Diga um endereço de email para eu lhe poder enviar num anexo que depois você poderá imprimir. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273461 | PAIVAMANSO | 28 mar 2011 14:46 | In reply to: #273458

Caro amigo Mário Navarro, mais uma ajuda concretizada com sucesso. Está tudo conforme, um Registo de Nascimento impecável, com letra limpa e perfeita, um documento exemplar. Em destaque o nome de Almerinda de Jesus Afonso Cubo, filha de Joaquim Afonso Cubo e de Rosa Ribeiro Enes. Neta paterna de António Afonso Cubo e de Inácia Barbosa e materna de João Ribeiro Enes e de Maria Martins. É um prazer aprender consigo e fazer parte desta nossa dupla apesar de eu não passar de um entusiasmado aprendiz ajudante. Receba outro abraço de amizade e agradecimento. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273478 | MCNN | 28 mar 2011 19:41 | In reply to: #273461

Caro amigo Jorge Santos

Constato com alegria que era mesmo o assento que procurávamos.

Como já tive oportunidade de lhe dizer, o grande esforço foi seu, eu limitei-me a ajudar.

Já agora, se puder esclareça-me uma dúvida. Em que data nasceu a avó da amiga Eliana ? Sempre nasceu em 14 de Dezembro em 1916 ? Ou foi em 1915 ?

Um abraço

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273510 | PAIVAMANSO | 29 mar 2011 00:47 | In reply to: #273478

Caro amigo Mário Navarro a data foi 14 de Dezembro de 1915 no lugar de Além do Rio da Freguesia da Areosa. Quanto ao "meu esforço" isso não passa de uma simpatia da sua parte um incentivo. Basta rever as mensagens deste tópico para se perceber que me limitei (sem que ninguém me solicitasse) a apanhar a boleia da sua competência que muito me admiro. Perante a sua mensagem do dia 17, que tudo nos revelou inclusive a Freguesia...... o amigo "limitou-se a ajudar" ......?? Quero que saiba que cada vez que me ajuda a ajudar os outros, o senhor está também a ajudar-me a combater a minha falta de alegria, a minha falta de esperança. Cumprimentos e agradecimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273629 | PAIVAMANSO | 30 mar 2011 16:53 | In reply to: #272817

Cara Eliana, já tenho comigo a fotocópia do assento de batismo de Almerinda de Jesus Afonso Cubo. Diga um endereço de email para eu lhe poder enviar num anexo que depois você poderá imprimir. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273630 | PAIVAMANSO | 30 mar 2011 16:55 | In reply to: #272817

Cara Eliana, já tenho comigo a fotocópia do assento de batismo de Almerinda de Jesus Afonso Cubo. Diga um endereço de email para eu lhe poder enviar num anexo que depois você poderá imprimir. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273632 | PAIVAMANSO | 30 mar 2011 17:02 | In reply to: #272817

Não estou a conseguir enviar a mensagem, directamente para a Eliana, no sentido de lhe pedir que indique um endereço de email, para onde lhe possa enviar a fotocópia digitalizada do Registo de Nascimento de Almerinda de Jesus Afonso Cubo....... Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273656 | Vinhon | 30 mar 2011 22:44 | In reply to: #273630

Nossa Jorge como pagarei isso a você.
Meu e-mail é davinhon@gmail.com

Posso lhe fazer outra pergunta? como posso tirar a cidadania portuguesa?

Abraços
Eliana J.Vinhão.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273658 | PAIVAMANSO | 31 mar 2011 00:13 | In reply to: #273656

Cara Eliana, relembro que foi o nosso amigo Mário Navarro quem encontrou a solução deste seu pedido de ajuda. Eu apenas me limitei a fazer o pouco que faltava. Sei que ele tal como eu tem prazer em ajudar quem precisa e isso é tudo. É claro que as suas palavras de agradecimento nos dão alegria. Mas é a ele que você deve agradecer e não a mim. Quanto ao que você precisa fazer para pedir a sua dupla cidadania.......prepare-se para uma tarefa difícil e demorada mas a boa notícia é que você já tem o documento mais importante de todos, o assento de batismo da sua avó Portuguesa. Guarde-o bem, faça duas ou três xerox's dele para não o perder de vista. Repare no cimo da folha, além da data e hora tem o número do fax da C.R.C. de Viana do Castelo. Esses dados são importantes, significam Conservatória do Registo Civil de Viana do Castelo e é lá que está guardado o livro de onde foi fotocopiado o Registo de Nascimento da sua Avó. Junto com este documento que lhe vou enviar já a seguir num anexo de email, irá também um longo texto, excelente, sobre como você deve providenciar o seu processo de pedido de dupla nacionalidade. Por favor confirme depois aqui no tópico se de facto recebeu esse texto e a fotocópia digitalizada do batismo da sua avó. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273838 | PAIVAMANSO | 02 abr 2011 00:18 | In reply to: #273656

Cara amiga Eliana, Acabo de receber um email do amigo Mário Navarro com digitalizações de 3 passaportes dos seus familiares, o que é excelente, mas ainda por cima esses passaportes têm as respectivas fotografias desses seus parentes o que é extraordinário, pois eu já consultei para outras pesquisas, centenas de passaportes e nunca me tinha aparecido uma única fotografia. Ele vai enviar esse email também para si. Hoje é o seu dia de sorte. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273860 | rgmatos | 02 abr 2011 14:46 | In reply to: #273478

Caro confrade Mário Navarro,

Gostaria de agradecer sua ajuda a todos aqui do fórum. Creio que o amigo Jorge Santos tenha feito, ou fará, um pedido para mim. Sobre António de Lima Rua (titular) e o ID: 69059. O António de Lima Rua que procuro é outro.

Eu torço para que Portugal consiga vencer este momento difícil, todos voltem a ter emprego, a renda aumente, o consumo aumente, os investimentos aumentem e não haja inflação. Pensamento positivo!

Abraços e boa sorte,

Ricardo.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273862 | MCNN | 02 abr 2011 15:14 | In reply to: #273860

Olá Ricardo

Estava o Ricardo a escrever esta mensagem, e estava eu a responder-lhe no outro tópico.

Obrigado pelo pensamento positivo, bem que precisamos !!!!!

Um abraço

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273974 | Vinhon | 04 abr 2011 03:48 | In reply to: #273838

Sr. Jorge, qual não foi a minha surpresa de ver a foto de meus parentes ainda jovens em um passaporte a caminho do Brasil..é muita sorte sim mas que sem a ajuda de voces nada seria possivel. Sem palavras, por Deus que é muita emoção.

Eliana

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão Nascimento

#273978 | PAIVAMANSO | 04 abr 2011 09:53 | In reply to: #273974

Cara Eliana partilhamos da sua alegria mas por favor diga se já recebeu e imprimiu de forma bem legível o assento de batismo. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 18 sep 2024, 13:19.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen