Corrêas de Sá
This topic is classified in rooms: Brasil | Cargos | Famílias | Pessoas
Corrêas de Sá
Caros amigos,
Ao consultar o Anuario Genealogico Brasileiro de 1943, do Coronel Salvador Moya, verifiquei que entre as Familias Brasileiras existe uma Correa de Sa, que não se sabe se ligada aos primeiros colonizadores do Brasil. Procuro qualquer informação das pessoas que descreverei aqui, sendo eles meus ascendentes maternos. Minha suspeita é de que são ligados aos antigos Governadores Gerais do Brasil.
Do livro:
Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá - Tenente Coronel, nascido no sec. XVIII, como Capitão pediu reforma e obteve apenas quando Tenente Coronel, com o soldo de Sargento Mor, verificado na carta patente de 27/11/1812, casada com D. Perpetua Rosa da Silva(?).
Suspeitas:
Acredito que Pedro seja ligado aos Correa de Sa por via de Salvador Correa de Sá, nascido em 1666, casado na Bahia com Joana Maria de Souza Castro e Albuquerque, descritos em uma pagina sobre mercês nos arquivos do CBG: http://www.cbg.org.br/arquivos_genealogicos_o_01.html - O mesmo Salvador se encontra nos arquivos genealogicos daqui.
Tambem pode ter sido ajudante de Ordens de Moçambique e Governador da Fortaleza de São Lourenço, estando nesse caso no posto de Sargento Mor de Infantaria, como nos mostra a Gazeta de Lisboa: http://books.google.com.br/books?id=Mv4vAAAAYAAJ&pg=PT377&dq=Pedro+de+Castro+Correa+de+S%C3%A1+fortaleza&hl=pt-BR&ei=Yk6HTZmyM9HPgAeM9JDUCA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDgQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false
Pedro pode tambem ter sido o mesmo que vivia na provincia de Paranagua, e foi o primeiro nomeado para assumir a Capitania em 1811 que deveria ser criada durante os movimentos de separação de São Paulo, fato que não ocorreu por falta de apoio da Coroa: http://www.academiacm.org.br/noticia/um-passeio-pela-historia-29-de-agosto-de-1853-criacao-da-provincia-do-parana
Teve um filho descrito por Moya:
Salvador Correa de Sa, falecido em 3/10/1847 no Rio de Janeiro, de onde era natural, inhumado na catacumba numero 32 na Igreja do Carmo, Comerciante, Resposteiro da Camara do Numero por merce de 20/10/1820, descrito no Dicionario Aristocratico: http://historiar.net/images/pdfs/Diccionario_aristocratico.pdf
Viuvo de D. Ana Joaquina de Melo Frois, casou em 20/2/1813 com D. Emerenciana Joaquina da Silva, filha de Caetano José dos Santos Moreira e de D. Maria Joaquina da Silva. Emerenciana passou em 21/6/1837, no Rio de Janeiro.
Creio que Salvador tenha sido Moço Fidalgo com Exercicio no Paço de Pedro II, como visto no Alamanak Laemmert: http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1847/00000053.html
Teve dois filhos:
Major José Antonio Correa de Sa, casado com D. Ana Leonidio Carneiro Leão, sem descendencia.
Militão Correa de Sa, nasce em 10/3/1820 no Rio de Janeiro e lá falece em 31/8/1865, senhor da Fazenda Santa Clara, no Paraibuna, Minas Gerais, dono de outros estabelecimentos agricolas em Cantagalo, Rio de Janeiro, Diretor do Banco do Brasil, Comendador da Ordem da Rosa, casou com D. Maria Carolina de Albuquerque, tendo sido sua inventariante em processo que se encontra hoje nos arquivos Universidade Federal de Juiz de Fora, falecida no Rio de Janeiro em 10/11/1917.
Enlace directo:
RE: Corrêas de Sá
Pode encontrar parte da genealogia dos Viscondes de Asseca aqui no genea. Tenho a ligeira impressão que o nome Salvador deriva da terra que eram donatários:Salvador de Lagoa.
Até época recente usaram esse nome.
Enlace directo:
RE: Corrêas de Sá
Caro Confrade,
Pode ver aqui no Geneall os tópicos http://www.geneall.net/P/forum.php?search=Correia+de+S%E1&tema=0&pesq_por=subject .
Não verifiquei se tinha algum interesse para a sua questão, mas pode dar uma vista de olhos rápida para ver se lhe interessam.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Enlace directo:
RE: Corrêas de Sá
Caro MTavares,
Eu já pesquisei a genelogia dos Correa de Sa, parte das minha premissas vem de um bom tempo estudando os membros dessa familia no geneall, o grande problema é saber onde Pedro se encaixa. Tenho tambem a impressão de que ele é parente desses donatarios, especialmente pela ligação do nome. Acredito que ele seja parente do Alferes Thome de Castro Correa de Sa, filho do Salvador Correa de Sa, nascido em 1666, casado com Joana de Castro e Albuquerque.
Aqui vai a pagina onde o suposto pai ou avô de Pedro está: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=294073
Eles são descendentes dos primeiros povoadores da Colonia, não sei porque não foram ligados ainda aos outros por esse ramo: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=183624
Veja que são as mesmas pessoas, mas estão sem ligação e em paginas diferentes, temos que corrigir isso.
Enlace directo:
RE: Corrêas de Sá
Caro Confrade,
Infelizmente ai não tem nada que trate to topico que eu falo, esse ramo é um costado dos Assecas, mesmo assim eu agradeço muito sua atenção.
Enlace directo:
RE: Corrêas de Sá
Prezado MMSC,
Ainda ontem estive vendo um belíssimo trabalho do Cacau Barata, que ora lhe recomendo ler, aqui em http://www.marcopolo.pro.br/genealogia/paginas/CorreiaSa.pdf .
Sobre a Joana Maria de Souza Castro e Albuquerque, por acaso tens dados da ascendência dela?
Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.
Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP - Brasil
Enlace directo:
RE: Corrêas de Sá
Caro Amigo,
Eu já li esse trabalho incrivel do Carlos Barata. Foi partindo dai que tirei algumas conclusões de que de fato minha arvore pode estar ligada ao ramo dos Castro Correa de Sa. Infelizmente eu disponho das mesmas informações que tu, não tenho nenhuma informação da ascendencia de Joana. Tudo que imagino é que ela poderia ser avó ou mãe do Sargento Mor Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá. Gostaria de saber mais dessas pessoas para que possa esquecer essa hipotese ou confirma-la.
Desculpe não poder ajudar,
Matheus Miranda de Sá Campelo
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 21 ene 2025, 01:49.