Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#275065 | MariaDavid | 24 abr 2011 00:49

Caros confrades

Encontro-me num impasse da minha investigação/ramo alentejano/ e gostaria de ser ajudada, caso seja possível, por quem investigue as regiões mencionadas.

Gaspar de Sequeira (nascido cerca de 1590 em Veiros e falecido em 18.11.1646) casou com Grácia Mendes (baptizada em 24.10.1596 em Sousel e falecida em 21.08.1644); deste matrimónio nasceram vários filhos:

Manuel (b: 26.06.1622)
Gaspar de Sequeira (b: 12.02.1623)
Bento de Sequeira (cerca de 1629)
Tomé de Sequeira/Silva (cerca de 1631)
Maria de Sequeira (b: 06.01.1633)
Inês (b: 23.05.1635)
Ascensa (b: 18.05.1638)
Luisa Pereira (b: 31.01.1640)
Ana de Sequeira (b: 25.09.1642)

Bento de Sequeira foi preso em 09.08.1664 com 19 anos. Esta informação decorre das declarações que prestou e que constam do processo do seu pai, Gaspar de Sequeira. Contudo, o seu próprio processo nunca foi encontrado, pelo que não é possível retirar outras informações complementares.
Sua irmã, Luisa Pereira, refere que o irmão Bento saiu do alentejo acompanhado pela mulher Luisa Mendes e com o único filho na altura, Manuel da Silva, para terras da beira (sabemos que foi Covilhã).

Já me desloquei ao Arquivo Distrital de Portalegre tentando encontrar o casamento de Bento de Sequeira com Luisa Mendes. Pesquisas que até ao momento deram em nada. O assento de baptismo de Manuel da Silva, de 18.11.1656, em Sousel (faleceu na Covilhã em 23.05.1703), refere apenas os nomes dos pais -Bento de Sequeira e Luisa Mendes- o que me tem dificultado a investigação dos ancestrais de Luisa. Por outro lado, no processo de Manuel Rodrigues Lopes (L-4155), filho de Simão Lopes e Ana Rodrigues, ele confessa estar viúvo de Beatriz Pereira, natural de Sousel. Ora num outro processo de um outro parente apanhei a referência de que esta Beatriz Pereira era filha de Bento de Sequeira e Luisa Mendes.

A ajuda que solicito prende-se com:

1-casamento de Bento de Sequeira com Luisa Mendes, a fim de saber quem são os pais dela e de onde são
2-eventual processo do TSO de Beatriz Pereira que permita deslindar as ligações familiares, já que toda a descendência de Manuel da Silva desconhece as origens do pai e a existência de quaisquer tios ou tias via paterna.

Lamento nada mais poder acrescentar que ajude à aferição de dados.
Aceito todas as pistas que me permitam avançar nesta linha. Curiosamente, os ancestrais e colaterias destes Sequeiras alentejanos já estão razoavelmente documentados mas sobre Bento parece haver uma espessa cortina de fumo...

Os meus sinceros agradecimentos por toda a ajuda dispensada.
Aguardarei o desenvolvimento deste tópico

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#275091 | MariaDavid | 24 abr 2011 18:15 | In reply to: #275065

Por lapso, foi introduzida a data de 09.08.1664 e deveria ser 1644, pelo que peço as minhas desculpas.

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#275102 | jataide | 24 abr 2011 20:55 | In reply to: #275091

Cara Maria,

Não sei se já pesquisou Castelo de Vide, mas nalgumas leituras que fiz dos paroquiais encontrei Sequeiras, anotei o seguinte:

Gonçalo Fernandes de Sequeira (1637 imagem 117) (Cristóvão Dias Bijos defunto X Beatriz Sequeira) com Mª.Gonçalves (António Gonçalves Estrada X Ana Gomes defunta)

Em 1625 (69) casamento de Antº.Fernandes X Inês Alvares (meus antepassados directos) uma das TT Sebastião Sequeira

Manuela Aleixo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#275107 | MariaDavid | 24 abr 2011 23:09 | In reply to: #275102

Cara Manuela


Estou-lhe muito agradecida pela rápida resposta.

Na realidade, o que para mim é mais urgente é encontrar o casamento de Bento de Sequeira com Luisa Mendes, pois do lado dos Sequeiras consegui chegar até meados do séc. XVI; do lado dela é que está tudo por descobrir. A partir do casamento, saberei quem foram os pais dela e freguesias de origem. Mas a dificuldade reside aí, pois já revolvi os livros, no Arquivo Distrital de Portalegre, e nem sinal dela!

De qualquer modo, é muito útil saber que em Castelo de Vide há Sequeiras. Logo que tenha oportunidade, irei analisar essa região.

Uma vez mais os meus agradecimentos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#275166 | MariaDavid | 26 abr 2011 11:14 | In reply to: #275065

Caros confrades

Encontro-me num impasse da minha investigação/ramo alentejano/ e gostaria de ser ajudada, caso seja possível, por quem investigue as regiões mencionadas.

Gaspar de Sequeira (nascido cerca de 1590 em Veiros e falecido em 18.11.1646) casou com Grácia Mendes (baptizada em 24.10.1596 em Sousel e falecida em 21.08.1644); deste matrimónio nasceram vários filhos:

Manuel (b: 26.06.1622)
Gaspar de Sequeira (b: 12.02.1623)
Bento de Sequeira (cerca de 1629)
Tomé de Sequeira/Silva (cerca de 1631)
Maria de Sequeira (b: 06.01.1633)
Inês (b: 23.05.1635)
Ascensa (b: 18.05.1638)
Luisa Pereira (b: 31.01.1640)
Ana de Sequeira (b: 25.09.1642)

Bento de Sequeira foi preso em 09.08.1664 com 19 anos. Esta informação decorre das declarações que prestou e que constam do processo do seu pai, Gaspar de Sequeira. Contudo, o seu próprio processo nunca foi encontrado, pelo que não é possível retirar outras informações complementares.
Sua irmã, Luisa Pereira, refere que o irmão Bento saiu do alentejo acompanhado pela mulher Luisa Mendes e com o único filho na altura, Manuel da Silva, para terras da beira (sabemos que foi Covilhã).

Já me desloquei ao Arquivo Distrital de Portalegre tentando encontrar o casamento de Bento de Sequeira com Luisa Mendes. Pesquisas que até ao momento deram em nada. O assento de baptismo de Manuel da Silva, de 18.11.1656, em Sousel (faleceu na Covilhã em 23.05.1703), refere apenas os nomes dos pais -Bento de Sequeira e Luisa Mendes- o que me tem dificultado a investigação dos ancestrais de Luisa. Por outro lado, no processo de Manuel Rodrigues Lopes (L-4155), filho de Simão Lopes e Ana Rodrigues, ele confessa estar viúvo de Beatriz Pereira, natural de Sousel. Ora num outro processo de um outro parente apanhei a referência de que esta Beatriz Pereira era filha de Bento de Sequeira e Luisa Mendes.

A ajuda que solicito prende-se com:

1-casamento de Bento de Sequeira com Luisa Mendes, a fim de saber quem são os pais dela e de onde são
2-eventual processo do TSO de Beatriz Pereira que permita deslindar as ligações familiares, já que toda a descendência de Manuel da Silva desconhece as origens do pai e a existência de quaisquer tios ou tias via paterna.

Lamento nada mais poder acrescentar que ajude à aferição de dados.
Aceito todas as pistas que me permitam avançar nesta linha. Curiosamente, os ancestrais e colaterias destes Sequeiras alentejanos já estão razoavelmente documentados mas sobre Bento parece haver uma espessa cortina de fumo...

Os meus sinceros agradecimentos por toda a ajuda dispensada.
Aguardarei o desenvolvimento deste tópico

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#275167 | MariaDavid | 26 abr 2011 11:16 | In reply to: #275166

Renovo o meu pedido...

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322392 | Conde | 04 feb 2013 12:44 | In reply to: #275065

Prezada Prima:
Sou descendente do Tomé da Silva ou Sequeira casado com Maria Nunes (IL-3659), pais de Gaspar Mendes casado a 1/07/1677 na Covilhã com Ana Mendes Pereira presa (IL-5333) pais de Leonor Pereira ou Mendes Pereira (IL-5305) mãe de D. Antónia Maria Pereira n. Covilhã 04/09/1713 e que foi casada com António Martins bap.c.1667 (IL-5305) filho de Manuel Martins "o Beato" de Arraiolos e de s.m.Maria Lopes, tendo a dita D.Antónia Maria Pereira n. Covilhã 04.09.1713 casado com o Dr. António Mendes de Seixas lic. U.C. Advogado irmão de Matias Mendes de Seixas preso IL -11287 e pais de D. Clara Maria de Seixas e Amorim casada com Rodrigo de Campos Pereira, de Pinhel com ilustre geração ( Campos Pereira de Amorim Campos Henriques etc.). Tem a ascendência Sequeira e Mendes?
Agradeço muito.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322448 | MariaDavid | 05 feb 2013 14:36 | In reply to: #322392

Boa tarde, Conde

Efectivamente, somos "primos". A curiosidade reside que também sou descendente do Tomé da Silva/Sequeira, para além de o ser através do irmão Bento de Sequeira. Em relação ao Tomé, venho do seu filho Tomé da Silva Nunes enquanto do seu lado penso que vem do Gaspar Mendes.

Sou bastante desarrumada em relação às minhas caixas de correio, com aquela faceta bem portuguesa de adiar a limpeza, que deveria ser diária. Isto para lhe dizer que já trocámos mensagens, privadamente, mas que, dado o volume de coisas para limpar, tenho cerca de duas mil mensagens para analisar e arrumar, as que forem de arrumar, bem entendido. Nestes entretantos e com a barafunda gerada, não consigo ver onde está o seu endereço. Se quiser fazer o favor de me contactar, agradeço. Poderei dar-lhe alguns dados, ainda que poucos, pois esses ancestrais alentejanos têm-me dado "água pela barba", salvo seja.

Se por acaso já apagou o meu endereço da sua lista, pode pedir de novo ao moderador, tem a minha concordância.

Cumprimentos
Maria

PS: mais uma achega: o seu António Mendes Seixas também é neto paterno de um dos meus 10ºs avós!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322451 | luisjrm | 05 feb 2013 14:50 | In reply to: #322392

Caro Confrade

reparei na vossa mensagem, na parte que refere que António Martins é filho de Manuel Martins "O Beato", de alcunha, natural de Arraiolos e de Maria Lopes.

Se fosse possivel pedia-lhe o favor sobre o mesmo, dado que trago esta linha em estudo, referente a Vila de Arraiolos, como chegou a esta conclusão.

No Processo de Antonio Martins (no seu interrogatorio), este afirma que é natural de Salamanca, filho de Manuel Martins, já defunto, e de Maria Lopes, natural de Granada, nunca se faz referência a Arraiolos.

Cumprimentos,
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322465 | MariaDavid | 05 feb 2013 17:17 | In reply to: #322451

Boa tarde, caro Luís

Ainda bem que fez a sua mensagem com uma questão pertinente. Também tenho lido, em assentos paroquiais, que António Martins é natural de Castela, nuns registos e em outros é declarado que é natural de Salamanca.
Ele próprio, nas suas declarações, diz ter sido baptizado na igreja de Sta.Maria, em Salamanca e ter sido crismado também em Salamanca. Portanto, pessoalmente, acho estranha a referência a Arraiolos. Vamos aguardar que o confrade Conde esclareça.

Se houver mais informações, agradeço, igualmente, que partilhe, embora esse António Martins não me esteja ligado.

Cumprimentos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322480 | luisjrm | 05 feb 2013 21:06 | In reply to: #322465

Cara Maria

directamente estes em causa também não têm a ver com os meus antepassados, simplesmente tenho interresse por causa do meu trabalho (estudo), sobre os xn naturais da Vila de Arraiolos.

Mas de facto aquilo que o Confrade Conde ref. faz sentido, Manuel Martins Quaresma "O beato", de alcunha, casou 3 vezes, a ultima vez com Maria Lopes (em 1654, Arraiolos), deste casamento só consegui encontrar 3 filhos, do qual não consegui encontrar descendência nesta povoação.

O mesmo Manuel Martins (referido), é bisneto de um Francisco Martins "O Castelhano", de alcunha, por ter vivido muitos anos em Castela, nascido em Arraiolos por volta de 1565, este foi também Procurador as Cortes no ano de 1634.

Faz sentido que eventualmente a familia se tenha refugiado em Espanha, para poder fugir da Inquisição, dado que nesta altura alguns familiares proximos estavam presos. Da mesma forma também faz sentido que António Martins tenha prestado falso testemunho ao Tribunal.

Alias a propria Mãe do "O Beato", tinha esta alcunha, talvez por ter abusado nas idas a Igreja, digo eu!!
Tal era o medo da Inquisição, ela propria não chegou a ser presa por ter falecido antes da ordem de prisão.


Cumprimentos,
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322482 | luisjrm | 05 feb 2013 21:13 | In reply to: #322480

Cara Maria

rectifico:

O filho de Francisco Martins "O Castelhano", é que foi Procurador nas Cortes, e não o mesmo, como havia inicialmente mencionado na minha anterior mensagem.

Cumprimentos,
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322532 | Conde | 06 feb 2013 14:05 | In reply to: #322480

Vi os seguintes processos: Manuel Marins sapateiro, n. Arraiolos, xn IE-4000m, Maria Martins IE-8002, António Martins (filho) IL-5305 e irmão dos anteriores, Manuel Martins (neto) IL-3455. Já não sei de onde tirei que MM " o Beato" era tendeiro em Arraiolos e s.m. Maria Lopes de Granada.Tenho em casa os extractos. Vou ver. Mas vem.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322609 | Conde | 07 feb 2013 14:07 | In reply to: #322448

Boa tarde Prima:
Sou desse mesmo, mercador do Fundão casado com Ana Mendes Pereira filha de Simão Rodrigues Nunes curtidor, cujos irmãos foram todos presos e de sua mulher Ana Mendes Pereira filha dos inevitáveis Manuel Lopes barbeiro e mulher Mécia Pereira,por sua vez ele filho de Manuel Lopes e Brites Antunes e ela de Diogo Pereira e Leonor Mendes, antepassados de toda a "judiaria" desta zona. Os Mendes Seixas também apanham esta gente por via da Leonor Pereira casada com o Martim Mendes. O mesmo acontece com a Dona Maria Teresa da Silva casada com o João de Campos Henriques o velho pela varonia dela. Estes Mendes Seixas devem ser da mesma família do rabi de Nova Iorque, não lhe parece?
Cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322611 | MariaDavid | 07 feb 2013 14:30 | In reply to: #322609

Caro primo

Li a sua mensagem e, à primeira vista e um pouco de cor, temos mais ligações familiares entre nós que vou tentar analisar para lhe responder com bases. Assim de cabeça, parece-me que existem mais laços.
Entretanto, deixo-lhe uma informação que lhe pode ser útil e lhe vai interessar, se não é que já tem conhecimento da mesma.
Trata-se da obra "A Presença Oculta", do nosso igualmente primo Paulo Valadares. Ele é um estudioso desta matéria e tem-se interessado muitíssimo pelos ramos dispersos pelos EUA. Lembro-me de ele referir na sua obra o rabi de New York, assim como a família Mendes Seixas.
Como estou com disponibilidades de tempo reduzidas, tentarei fazer um apanhado dessas ligações e também de outras para lhe mandar. Queira ter um pouco de paciência e logo, logo, lhe coloco aqui os dados.
É que sou avó recente e estou a tempo inteiro a tomar conta de uma bébé de quase oito meses que me suga todas as energias e tempos livres.

Cumprimentos e até logo
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322643 | Conde | 08 feb 2013 11:01 | In reply to: #322611

Cara Prima:
Muitos parabéns pela nova neta. É a nossa continuidade ! Também já tenho netos...Calculo que tenhamos mais antepassados comuns porque a comunidade era muito endogâmica. O meu costado feminil é todo do Povo Eleito. Também está à vontade para pedir o meu email ao site. Não descubro o seu, mas vou pedir.
E sempre que tiver novidades agradeço que o que puder dar. Ando com a mania de publicar, em conjunto com quem queira, genealogias dos xx.nn portugueses.
Cordiais cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322669 | MariaDavid | 08 feb 2013 16:06 | In reply to: #322643

Caro Primo

O prometido é devido e aqui lhe deixo algumas das minhas ligações que podem entroncar com as suas [Nota: os elementos com asterisco correspondem aos meus ancestrais na linha directa]

Os frutos do casamento entre Manuel Lopes* e Mécia Pereira* que eu consegui encontrar são:

1 Diogo Pereira* (L-730) que casou com Violante Rodrigues* (L-4915):
2 Francisco
2 Domingos
2 Francisco Lopes Preto (L-8121) cc Brites Carvalha/Beatriz Carvalha (L-1702)
2 Brites Nunes (L-1008) cc Francisco Rodrigues
2 Ana Nunes* (L-3790) cc João da Cruz* (L-9575); ela casou posteriormente com Diogo Rodrigues
2 Simão Rodrigues Nunes (L-1001) cc Domingas da Silva Bettencourt

1 Simão Lopes* (L-9497) cc Ana Rodrigues* (L-10129):
2 Maria Pereira* (L-6530) cc Manuel da Silva* [este casal teve vários filhos, dos quais está comprovada a minha ascendência através de dois: Diogo Mendes Pereira* (L-10432) e Simão da Silva* (L-4673); o Diogo Mendes Pereira teve vários filhos, sendo a minha ascendência feita através de um já comprovada – Gaspar Mendes Pereira* – e de Manuel Pereira da Silva* que aguarda comprovativo. Este último é um dos casos bicudos que tenho em investigação e num impasse total!
2 Maria, a primeira com este nome
2 Brites Rodrigues (L-9092)
2 João Rodrigues Lopes (L-1189) cc Guiomar Nunes
2 Isabel Pereira
2 Manuel Rodrigues Lopes (L-4155) cc Beatriz Pereira [esta sua primeira mulher, tudo indica ser filha de Bento de Sequeira e Ana Soares, sendo Bento de Sequeira o tal meu antepassado alentejano, de quem busco informações]; casou segunda vez com Branca Henriques
2 Mécia Pereira

1 Leonor Pereira /Mendes* (L-2491) teve dois casamentos, dos quais descendo directamente; do casamento com Simão Rodrigues Nunes*, houve a seguinte descendência:
2 Rodrigo Mendes Pereira cc Maria Nunes
2 Ana Maria Pereira (L-5333) cc Gaspar Mendes
2 Manuel Mendes Pereira* (L-7208) cc Maria Henriques (L-7098)

Do casamento com Martim Mendes*:
2 Ana Mendes Pereira (L-5306) cc Diogo Pereira
2 Catarina Mendes cc Simão Pinheiro
2 Leonor Pereira* (L4686) cc Manuel Lopes Henriques Raposo* (L-2114)
2 Joseph Mendes Pereira (L2351) cc Gracia Nunes
2 Diogo Mendes Pereira (L-5475) cc Clara Maria de Seixas (L-961); uma das irmãs da Clara, Ana da Silva, está casada com Manuel Mendes Brandão, filho de meus 9ºs avós Marcos Mendes* e Violante Rodrigues*.
2 João Mendes Seixas
2 Francisca Mendes
2 Mariana da Silva cc Pedro Vaz

1 Ana Mendes (L-5829) cc João Fernandes

1 João Lopes* (L2584) cc Ana Rodrigues* (L-123) -os pais dela são Rodrigo Nunes* e Justa Rodrigues*, meus ancestrais directos, por outra via]:
2 Brites Nunes (L-8883) cc António Fernandes* [uma das filhas do casal, Isabel Nunes, casa com Álvaro Mendes, filho de meus 9ºs avós Rodrigo Mendes* e Beatriz Rodrigues*; por seu lado, António Fernandes* teve um primeiro casamento com Catarina da Fonseca*, meus 9ºs avós.
2 Nuno Fernandes* (C-9313) cc Cecília Soares* (C-4898)
2 Francisco Rodrigues (C-4979) cc Brites Nunes
2 Álvaro

1 Brites Lopes (L-4430) cc Francisco Rodrigues

No que respeita ao núcleo alentejano, temos o casal que nos é comum: Gaspar de Sequeira* e Gracia Mendes*:

1 Manuel
1 Gaspar
1 Gaspar de Sequeira/Ferreira cc Maria Nunes – descendência a necessitar de confirmação
1 Bento de Sequeira* cc Luisa Mendes*
2 Manuel da Silva* cc Maria Pereira* [ver acima, filha de Simão Lopes* e Ana Rodrigues*]
1 Tomé de Sequeira/Silva (E-9528)cc Maria Nunes (L-3659):
2 Mécia Rodrigues (C-738) cc Pedro Lopes
2 Gaspar Mendes cc Ana Maria Pereira (L5333) –ver atrás, filha de Simão Rodrigues Nunes* e Leonor Pereira*
2 Brites
2 Serena
2 António Mendes da Silva (C-6298)
2 Manuel da Silva (C-1699) cc Ana Nunes – não eram casados, embora tivessem tido uma filha, de nome Joana
2 Tomé da Silva Nunes* (E-5420) cc Antónia Bernarda Nunes*
2 Francisco Mendes da Silva (C-6227)
2 Gracia
1 Maria Sequeira (E-10080) cc Francisco Rodrigues Casado - este casamento carece de confirmação pois é um dado recolhido através da sua irmã Luisa Pereira. A ser verdade, Francisco Rodrigues casado teria tido mais que um casamento, pois também sou descendente de um Francisco Rodrigues Casado* com Branca Lopes*
1 Inês Sequeira cc Manuel da Silva
1 Ascensa
1 Luisa Pereira (E-5413) cc António Ferrão:
2 Manuel
1 Ana de Sequeira

Ainda sobre a ascendência da Maria Nunes*, mulher do Tomé de Sequeira*, voltamos a ter cruzamentos interessantes:

Maria Mendes* foi filha de Gaspar Mendes* (ver nota em baixo) com Mécia Rodrigues*, sua primeira mulher. Gaspar Mendes* foi casado segunda vez com Leonor Rodrigues* de quem teve:
1 Martim Mendes* já acima referenciado
1 Manuel Mendes (L-1504) cc Beatriz Nunes:
2 Gaspar
2 Leonor
2 Catarina
1 Catarina Nunes (E-11052) cc Manuel Henriques
1 Gaspar Mendes cc Brites Henriques
1 Leonor Mendes cc Joseph Nunes
1 Duarte

Nota: Gaspar Mendes* foi filho de Manuel Rodrigues* com Violante Mendes*, tendo uma irmã, Serena Nunes*, de quem também sou descendente, pelo seu segundo casamento com Francisco Lopes Preto*. Entre os vários filhos, tiveram Violante Rodrigues* que casou com Diogo Pereira*, logo referenciados no início.

Sobre a sua última mensagem, quero agradecer os parabéns pela minha neta, desejando as maiores felicidades aos seus.

Concordo inteiramente consigo, a propósito da endogamia constatada na nossa família. É algo que condiciona a rapidez na publicação de qualquer livro familiar sobre a respectiva genealogia. Os cruzamentos são imensos (o que aqui deixei é uma pálida amostra) e os registos parcos. Se por um lado comecei por fazer a história familiar para deixar à descendência, hoje os meus propósitos são outros. O volume de informação é de tal monta que seria quase criminoso da minha parte não o partilhar com outros investigadores. O problema reside sempre no mesmo: a confirmação de fontes e disso não abdico, com o inevitável adiamento de qualquer publicação. Acresce a dificuldade gerada para a apresentação das fontes quando os nomes se repetem, mesmo a nível de casais, sem a informação complementar de quem são os respectivos pais. Estou a falar de assentos paroquiais. Seja em baptismos ou casamentos, faltam dados que permitam aferir quem é quem. E nesse campo, prefiro analisar todos os processos de cada núcleo familiar mais restrito, a fim de encontrar pistas que me permitam alguma segurança.

Há casais que englobam no mesmo pacote a filharada que tiveram e vamos a analiser e a prole é de vários casamentos! Por outro lado, tenho ancestrais que tiveram vários filhos e eu sou descendente de 4 irmãos, em várias gerações! Isto é de loucos! Mas seduz-me esta investigação.

Cumprimentos e espero que lhe tenha dado algum contributo. É evidente que não estão esmiuçadas as descendências. Seria incomportável, aqui.

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322671 | MariaDavid | 08 feb 2013 16:21 | In reply to: #322480

Boa tarde, caro Luís

Estou em dívida para consigo, pois não tive oportunidade de lhe responder mais cedo.

Estou a tentar fazer um mini apanhado de dados para lhe passar mas não vai ser ainda hoje. Acabei de fazer quase um "testamento" para o Conde e o meu tempo disponível para o forun está, neste momento, muito limitado.
Tal como lhe pedi a ele, peço-lhe um pouco de paciência e talvez este fim de semana tenha umas coisinhas alinhavadas para lhe passar.

Cumprimentos e boas pesquisas, para além de um excelente fim de semana

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322727 | Conde | 09 feb 2013 08:53 | In reply to: #322669

Cara Prima (elevado a quantas vezes):
Estou abismado com os nossos múltiplos parentescos. Como sou muito pouco informático tenho toneladas de árvores em papel e comprei (700 contos na altura) o espólio da nossa gente do Dr. Eugénio de Andrea da Cunha e Freitas (r.i.p.). Já que tenciona publicar empresto-lhe tudo. Parte está fotocopiado e pode ir já. Peça ao site o meu tm sff. Eu mando ou levo para onde me disser.
Mas não desista. Seria grande pena para todos nós e para a História.
Aqui vou respoder aos poucos o que puder.
Obrigado.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#322734 | luisjrm | 09 feb 2013 12:00 | In reply to: #322671

Bom Dia, Cara Maria

apenas tenho a agradecer essa sua gentileza, quando lhe for possivel!

Cumprimentos,
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#340823 | luisjrm | 12 ene 2014 13:08 | In reply to: #322671

Cara Maria David, boa tarde,

Por acaso tem mais alguma informação sobre os Martins “Beato”?

Cumprimentos
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#340829 | MariaDavid | 12 ene 2014 14:43 | In reply to: #322727

Caro Conde e "primo"

Na sequência de um pedido de informação do nosso confrade luisjrm, acabei por dar uma nova vista de olhos no conjunto das mensagens que trocámos e venho dizer-lhe que alguns dos dados que anteriormente disponibilizei, já os tenho mais consistentes e desenvolvidos. Vou tentar fazer um novo apanhado dos mesmos para que possa inteirar-se dos nossos cruzamentos comuns.

Neste momento encontro-me em Castelo Branco até meados de Fevereiro, pelo que, caso venha até estas paragens, terei todo o gosto em lhe mostrar vários cruzamentos da minha genealogia, trocar algumas impressões consigo e, caso ainda se mantenha de pé o seu oferecimento sobre o empréstimo do espólio que referiu (Dr.Eugénio de Andrea da Cunha e Freitas), farei uma fotocópia do mesmo e entrego-lhe tudo na altura. Se não for possível a sua vinda até ao Arquivo Distrital, envio-lhe o endereço de Castelo Branco para que possa enviar por correio, ficando todos os portes a meu cargo.

Aproveito para lhe desejar um excelente 2014, dentro das condicionantes que todos nós conhecemos, e que este ano seja pleno de realizações pessoais e profissionais.

Com os meus melhores cumprimentos
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#340832 | MariaDavid | 12 ene 2014 16:14 | In reply to: #340823

Caro Luís

Sobre o pedido que me faz, nada tenho. Para outros apelidos, de Sousel, Crato, Seda, Veiros, Fronteira, tenho muito pouco mas terei todo o gosto em lhe transmitir o que tenho. Basta que me diga quais são os apelidos que lhe interessam.

Bom ano de 2014 para si!

Cumprimentos
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#340833 | luisjrm | 12 ene 2014 16:57 | In reply to: #340832

Cara Maria David,

Agradeço a informação e a sua generosa oferta sobre a zona em questão, não tenho nenhum ramo nessas localidades, mas caso surja algum comunico-lhe.

Um bom ano de 2014.

Cumprimentos,
Luís

Respuesta

Enlace directo:

Aos investigadores de Sousel/Veiros/Portalegre - cristãos-novos

#423747 | friosnr | 30 abr 2020 02:08 | In reply to: #275065

Boa noite. Me chamo Fábio. Estou pesquisando minha genealogia e cheguei no nome de Manuel Martins Quaresma.
Vi este tópico antigo onde diz-se que não sabiam se Manuel Martins Quaresma tinha fugido de Portugal para a Espanha.
Já sabem para onde ele fugiu? Poderia ter sido para o Brasil?
No Brasil houve um Manuel Martins Quaresma casado com Domingas do Amaral Gurgel da Silva. Sabe se são a mesma pessoa? No perfil dele no geni diz que ele nasceu no Rio de Janeiro mas pode ser uma informação falsa?
https://www.geni.com/people/Cel-Manuel-Martins-Quaresma/6000000018446737976
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2362162

Obrigado.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 02:08.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen