Registro de nascimento
This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Genética
Registro de nascimento
Preciso de ajuda para localizar data e local de nascimento de meu avo portugues para fins de naturalizacao.Mudou-se para o Brasil com suas irmas, nao sei se meus bisavos vieram juntos, e fixaram residencia em Belem do Para. Casou-se com minha avo entre 1920-1925 e morreu em 1949. Na certidao de obito nao consta data e local de nascimento, somente que era brasileiro (na verdade era portugues), casado e lista dos filhos. Ja tentei de todas as maneiras nos sites de sugestao possivel. As informacoes que seguem e tudo que tenho:
Avo: Alexandre Ruivo Pereira(portugues) nascido em 1904 - Avo: Edith Mesquita Pereira (brasileira)
bisavos: Joaquim Maria Gomes Pereira e Anna Ernestina Ruivo Pereira
Tias/avo: Laura Ruivo Pereira / Isaura Ruivo Pereira nascida em 9/maio/1910
Qualquer ajuda e muito bem-vinda. Obrigada.
Enlace directo:
RE: Registro de nascimento
Bom dia Ivis,
encontrei alguma informação da sua bisavó e ao que parece ela nasceu em Belém do Pará no ano de 1881 e casou em 1902 com Joaquim também nascido em Belém do Pará no ano de 1877.
De qualquer maneira eu hoje vou pedir algumas certidões e vou tentar localizar a do seu avô.
Se necessitar de ajuda para a naturalização é só dizer pois tenho feito muitos processos de naturalização e legalização aqui em Portugal.
Cumprimentos,
Patri M.
Enlace directo:
RE: Registro de nascimento
Patri, tudo bom? Agradeco sua ajuda. Se sua informacao estiver correta entao meus bisavos nao eram portugueses. Minha tia outro dia me deu uma informacao nova. Ela disse que o meu avo Alexandre chegou ao Brasil com 10 anos de idade com seus avos vindo de Portugal, ou era assim que os chamava, e eles tinham uma loja de comercio em Portugal, provavelmente, uma mercearia ou armazem, sei que a familia de meu avo era muito pobre. Caso meus bisavos tenham se mudado para Portugal, talvez meu avo e minhas tias-avos tenham nascido la (soube q estudaram em Portugal antes de vir) e entao retornado ao Brasil mais tarde.
Quero fazer minha naturalizacao, mas e necessario o registro de nascimento do meu avo certificando que ele era realmente portugues. Vou continuar aguardando e quem sabe em breve eu possa entrar com o pedido atraves de sua firma.
Cordialmente,
Ivis
Enlace directo:
RE: Registro de nascimento
Olá Ivis
O engraçado é que, na base de dados do CEPESE, existe um pedido de passaporte de um José Ruivo Pereira, natural de Paços de Ferreira, e que era filho de um Joaquim Maria Gomes Pereira. O nome da mãe não consta.
Só por uma grande coincidência de nomes é que não estamos perante o pedido de passaporte de um irmão do seu avô.
A informação disponibilizada gratuitamente pelo CEPESE não inclui nem a data em que foi feito esse pedido de passaporte nem a idade que o requerente tinha.
Por via das dúvidas, eu dei uma vista de olhos rápida pelos paroquiais de Paços de Ferreira, mas não encontrei o baptismo do seu avô.
Qual é o grau de certeza que tem no ano de nascimento dele ? Tem mesmo a certeza que ele nasceu em 1904 ?
Um abraço
Mário César Navarro
Enlace directo:
RE: Registro de nascimento
Oi Mario Cesar,
Na certidao de obito do meu avo consta que ele faleceu com quarenta e cinco anos no dia 23/02/1949 na cidade de Belem do Para, assim eu calculei que ele nasceu em 1904. Sei que ele tinha 2 irmas que tambem vieram ao Brasil mas nao sei se tinha irmaos. Minha tia-avo nasceu em 1910 e se chamava Isaura Ruivo Pereira. Ele chegou ao Brasil com 10 anos de idade acompanhado de seus avos (meus tataravos), segundo minha tia, e tinha o mesmo nome de meu bisavo JOAQUIM MARIA GOMES PEREIRA. E confuso, a impressao e que ele foi adotado ou tinha a guarda do neto Alexandre. Nao tenho certeza de nada.
Agradeco sua ajuda e estou confiante que alguma nova informacao possa surgir.
Um abraco,
Ivis
Enlace directo:
RE: Registro de nascimento
Olá Ivis,
tentei fazer uma pesquisa com esse nome mas sem sucesso, devido a data não consta nas conservatorias mas sim nos arquivos distritais. Embora ja soubesse que assim seria o meu objectivo era encontrar o mesmo apelido e tentar obter uma localização.
Uma vez que informação que o Mário César encontrou coincide talvez seja de tentar no Arquivo distrital do Porto, amanhã mesmo vou pedir a informação.
Quanto ao processo de legalização quero exclarecer que não sou uma firma, apenas ajudo as pessoas com um custo mediante o trabalho que o processo dá, mas nunca a exorbitância que muitos cobram e por vezes não fazem nada. Lembre que no seu caso a naturalização passa do seu avô para o filho e só depois para o neto. É impossivel passar directo de avô para neto.
Uma outra coisa que poderia ajudar seria uma certidão de casamento do seu avô pois consta mais informação e no caso de terem participado o óbito lá estará o averbamento e muito provavelmente o local a onde foi participado, neste caso a certidão de nascimento, ainda que a informação possa não ser completa.
No meu caso eu procuro o meu bisavô que nasceu no Brasil, filho de portugueses. Infelizmente todas a certidões apenas consta que nasceu nos Estados Unidos do Brasil, só a de óbito menciona o Rio de Janeiro o que continua sendo uma agulha no palheiro e já lá vão 3 anos de pesquisas.
Há que confiar e não perder a esperança.
Cumprimentos,
Patri
Enlace directo:
RE: Registro de nascimento
Ivis,
encontrei duas saidas de Portugal em nome de Joaquim Gomes Pereira. Ambas dizem que a nacionalidade é portuguesa. Já era casado quando saiu a primeira vez em 1902 (26 anos) e saiu de Lisboa com destino a S.Carlos. Na segunda saida, em 1920 (42 anos), diz que a residência aqui é em Mortágua e a residência no Brasil é S.Carlos, vindo do estado de Minas. Saiu acompanhado de Joaquim Lopes de 35 anos.
A sua profissão era agricultor, da primeira vez (expontânea) saiu para trabalhar com o fazendeiro Paulino Carlos e a segunda vez com Manuel Nunes da Silva.
Como disse antes vou tentar o Arquivo Distrital do Porto e em Mortágua. Infelizmente não consigo aceder ao site que o Mário César mencionou pois seria mais uma ajuda.
Cumprimentos,
Patri
Enlace directo:
RE: Registro de nascimento
Boa noite Patri,
Eu tambem tentei acessar o site que o Mario Cesar mencionou e nao consegui fazer a pesquisa. Meu primo/2a. grau disse q lembra da vo dele, irma da minha mae, mencionar q tinha o tio Jose, alem da tia Isaura. Se isto for verdade entao o que o Mario Cesar disse faz sentido. Agora estou ansiosa para saber o que mais encontrou.
Esta nova informacao q encontrou e otima, melhor se soubessemos quem era a esposa dele. Os unicos lugares que sei que a familia de minha mae possa ter vivido era Belem e Rio de Janeiro.
Meu primo vai tentar localizar o cartorio em Belem onde meus avos casaram-se para ver se encontramos alguma pista nova. Agradeco de coracao o carinho de voces.
Um abraco,
Ivis
Enlace directo:
RE: Registro de nascimento
Caro Mário César,
seria possivel dar uma ajuda como acessar ao site do CEPESE por favor? E também onde consultou os arquivos paroquiais de Paços de Ferreira?
Na informação que encontrei de Alexandre Ruivo Pereira embora diga que nasceu em Belém do Pará (igual que os pais Joaquim Gomes Pereira e Anna Ruivo Pereira) menciona a data de nascimento/baptismo a 14 de Agosto de 1903.
Patri
Enlace directo:
RE: Registro de nascimento
Olá Patri
Para aceder ao CEPESE, eu uso este link:
http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares
Já no que diz respeito aos paroquiais de Paços de Ferreira, o melhor é usar o site do etombo.
No caso específico do concelho de Paços de Ferreira, o link é este:
http://www.etombo.com/concelho/pacosdeferreira.html
Neste link pode aceder às diversas paróquias deste concelho.
E, dentro de cada paróquia, tem o link directo para os livros já disponibilizados para consulta online.
Mário César Navarro
Enlace directo:
RE: Registro de nascimento
Oi Mario,
Ja tentei varias vezes e nao consigo a informacao que achou. Nao tenho ideia do que estou fazendo errado.
Voce esta no caminho certo quanto ao Jose Ruivo Pereira, minha tia confirmou que era irmao do meu avo. Ele mudou-se para o Rio de Janeiro depois de casado e teve duas filhas, uma falecida e a outra viva, mas ta muito velha ja nao diz coisa com coisa. Quando procuro qualquer informacao de meu avo tambem olho pelo resto da familia, embora nao tenha tido muita sorte. Espero que sua fonte de pesquisa tenha mais sucesso. Ficarei aguardando.
Ivis
Enlace directo:
RE: Registro de nascimento
Olá Ivis
Desculpe só lhe responder agora, mas não tinha reparado na sua mensagem.
O que é que não consegue ? Encontrar a informação no CEPESE ?
Se for esse o caso faça o seguinte:
a) Aceda ao site que eu indiquei
b) Tem de usar meta-caracteres para pesquisar. Por exemplo, se quiser consultar todos os Ruivo Pereira, tem de pôr na busca %Ruivo Pereira%. Se puser apenas Ruivo Pereira, ele apenas procurará pessoas que se chamem apenas e somente Ruivo Pereira.
c) Se o nome tiver acentuação, então deverá colocá-la. Se quer procurar por um José, então escreva José e não Jose.
Caso tenha ainda alguma dúvida, diga que eu procurarei esclarecer
Boa sorte
Mário César Navarro
Mário César Navarro
Enlace directo:
RE: Registro de nascimento
Oi, Patri!
Descobri algo mais sobre meu avo no Arquivo Distrital do Porto (adporto.pt) e preciso de sua ajuda. Entrei em contato com o ADP mas estou confusa. Voce teria condicoes de falar comigo no SKYPE para esclarecer algumas duvidas. Meu user name e Ivis Fontes.
Obrigada!
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 ene 2025, 04:17.