Familias de Castelo de Vide e Arredores

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Familias de Castelo de Vide e Arredores

#275336 | PatiMarques | 28 abr 2011 12:14

Olá

Já há algum tempo que começei a tentar fazer a árvore genealogica, procurar histórias, descendência, ascendência, mas entretanto por motivos pessoais tive de parar, mas nunca consegui saber nada além das informações colocadas em baixo, pois não sei bem quais os próximos passos a dar.

Tenho comigo os bilhetes de identidade dos meus avôs, e por aqui apenas consigo saber os nomes do meus bisavós.

Do lado paterno:
Bisavós pais do meu avô: Francisco Canelas Marques e Maria da Graça dos Santos, ambos pelo que sei, nasceram em Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas - Castelo de Vide.

Bisavós pais da minha avó: António Fransico Barrento e Maria da Graça Ribeiro, ambos também pelo que sei, nasceram em Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas - Castelo de Vide.

Do lado materno:
Bisavós pais do meu avô: José Faria Barreiros e Maria da Graça Courela, ambos também de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas.

Do lado da minha avô ainda não tenho nenhuma informação.

Não sei em que anos eles nasceram, os meus avôs do lado do pai já morreram, e do lado da minha mãe apenas tenho o meu avô vivo com 90 anos mas actualmente já não consegue dar nenhuma informação.
Não sei se alguem me pode a ajudar, se alguem tem informações destas familias, e talvez elucidar-me sobre os próximos passos que tenho de dar.

Desde já agaredeço pela disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos
Patrícia Marques

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Castelo de Vide e Arredores

#275342 | LProjecto | 28 abr 2011 12:50 | In reply to: #275336

Cara Patrícia,

Um dos objectivos da publicação do meu blogue foi, precisamente, fornecer uma espécie de manual de genealogia para principiantes, como forma de incentivo ao estudo das famílias, pelo que sugiro a sua consulta em:

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.com/p/como-iniciar-o-estudo-das-nossas-raizes.html

Caso, ainda assim, tenha dúvidas, pode sempre voltar a este tópico e colocá-las, pois certamente não ficarão sem resposta.

Também disponho de várias linhas em Castelo de Vide. Já me cruzei nos paroquiais com vários Barrentos. Por sorte, os muitos dos paroquiais de Castelo de Vide já se encontram disponíveis para consulta online.

http://etombo.com/concelho/castelodevide.html

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Castelo de Vide e Arredores

#275412 | PatiMarques | 29 abr 2011 13:51 | In reply to: #275342

Olá agradeço desde já as informações dadas, foram e estão a ser muito úteis.

Com as informações que me deu consegui chegar aos meus tetravôs da parte do meu avô do lado materno. E parece que a partir daqui começa a ser mais complicado, até porque os registos de baptismo e casamento mais antigos não estão muito legivéis, eu pelo menos não consigo perceber muito bem o que está lá escrito.

Então os nomes com os quais me cruzei até agora, foram; Courela, França, da Silva, Camilha, Campos e Gonçalves.

Queria saber se há algum sitio onde possa procurar as origens dos nomes, pois não encontro qualquer origem para Courela e Camilha.

Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade.

Cumprimentos

Patrícia Marques

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Castelo de Vide e Arredores

#275435 | LProjecto | 29 abr 2011 18:41 | In reply to: #275412

Cara Patrícia,

Agrada-me o facto de saber que as indicações que lhe dei foram, de alguma forma, proveitosas. Caso sinta dificuldade na leitura de alguns assentos poderá deixar aqui as indicações da localização do mesmo (partindo do pressuposto de que se encontram digitalizados e disponíveis para consulta online) e contar com a ajuda dos inúmeros participantes neste fórum que estão sempre dispostos a ajudar.

Quanto à origem dos apelidos que referiu, só mesmo a investigação poderá dar alguma resposta. A invulgaridade do apelido "Camilha" leva-me a perguntar-lhe se não será, eventualmente, "Carrilha" e por alguma dificuldade de leitura, tenha deduzido tratar-se do primeiro. O apelido Carrilho é muito vulgar e antigo em Castelo de Vide e as mulheres eram antigamente, vulgarmente, apelidadas de "Carrilha". A título de curiosidade, posso dizer-lhe que também tenho na minha ascendência Carrilhos de Castelo de Vide, no entanto do séc. XVII.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Castelo de Vide e Arredores

#275438 | PatiMarques | 29 abr 2011 19:19 | In reply to: #275435

Olá

Realmente estou na dúvida, é que por vezes tornasse dificil de perceber o que realmente está escrito, não é uma tipo de escrita com a qual estou familiarizada, pois é uma escrita diferente da de hoje em dia.

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=3803&FileID=_134623 é o nº 1.

Aqui encontra-se o registo de casamento do meu trisavô que se casou com a "Isabel Camilha", depois de ter ficado vúvo da minha trisavó Maria França. Outra dúvida que surgiu é em relação ao pai da Isabel, não consigo perceber se ele se chamava Agostinho José Lourenjo ou se será mesmo Lourenço.

Eu irei localizar novamente os outros assentos, então para deixar aqui.

Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda.

Cumprimentos
Patrícia Marques

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Castelo de Vide e Arredores

#275444 | LProjecto | 29 abr 2011 21:15 | In reply to: #275438

Cara Patrícia,

Na minha modesta opinião trata-se de "Carrilha". Embora os "rr" pareçam "ss" ou "n", se compararmos com o "r" da palavra "presentes" verificamos que a forma da letra é muito semelhante.

Quanto ao Agostinho, leio "Laranjo" no apelido.

Cumprimentos,
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Castelo de Vide e Arredores

#275445 | LProjecto | 29 abr 2011 21:37 | In reply to: #275438

Cara Patrícia,

O assento de baptismo de Isabel Carrilha encontra-se em:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=3788&FileID=_133441

No mesmo se refere que a dita Isabel nasceu em 17.8.1855 e era filha de Agostinho José e de Joana Carrilha, neta paterna de José António Laranjo e de Teodora Maria, neta materna de João de Miranda e de Anastácia Carrilha.


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Castelo de Vide e Arredores

#275454 | LProjecto | 29 abr 2011 23:12 | In reply to: #275438

Cara Patrícia,

Regresso ao presente tópico para lhe dar conta de alguns assentos que localizei e que talvez lhe interessem:

- O casamento de Joaquim da Cruz Courela com Maria Carrilha (que será a mesma Maria Paula) em Junho de 1852. Ele era filho de Manuel da Graça e de Maria das Candeias, ela era viúva de João Antunes.

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=3800&FileID=_134486

- O assento de baptismo de João (João da Graça Courela), que nasceu em 5.3.1853, filho de Joaquim da Cruz Courela, da freguesia do Espírito Santo de Nisa, e de Maria Carrilha, de Póvoa de Meadas, neto paterno de Manuel da Graça e de Maria das Candeias, neto materno de Manuel da Costa Filipe e de Maria Carrilha.

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=3788&FileID=_133417

- O casamento de Agostinho José Laranjo com Joana Carrilha em 8.7.1839. Ele, filho de José António Laranjo e de Teodora Maria. Ela filha de João de Miranda e de Anastácia Carrilha (que também é referida como Anastácia Rodrigues).

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=3800&FileID=_134460

- Isabel Carrilha, filha de Agostinho e de Joana, teve pelo menos mais um irmão chamado António, nascido em 14.10.1852.


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Castelo de Vide e Arredores

#275870 | PatiMarques | 06 may 2011 16:38 | In reply to: #275454

Olá Sr. Luis

Quero mais uma vez agradeçer pelas informações prestadas.

Realmente com estas informações pode constatar que já aqui andava baralhada com os nomes, por causa da Maria Paula e da Maria Carrilho estáva confusa se eram ou não a mesma pessoa. Mas agora já sei que são a mesma pessoa.

Da familia do lado da minha mãe já vou bastante avançada, mas da familia do lado do meu pai ainda não consegui passar dos meus bisavôs. Da parte do meu pai os nomes são:

Francisco Canelas Marques e Maria da Graça Dos Santos, pais do meu avô que nasceu em 17/05/1928

Da parte da minha avô:

António Francisco Barrento e Maria da Graça Barrento, pais da minha avó que nasceu a 12/10/1932

Pela parte da minha mãe consegui avançar, seguindo mais ou menos pelas idades dos meus avôs, ou seja calculei mais ou menos a altura em que os meus bisavôs se casaram e por ai consegui chegar através dos registos aos meus 5º Avôs.

Mas pelo lado do meu pai não estou a conseguir seguir o mesmo sistema. Não encontro nada nos registos talvez porque eles se tenham casado ou mesmo nascido depois de 1909, e os registos disponiveis estão apenas ainda até esse ano.

Não encontrado nada nestes registos online, apenas conseguirei as informações entrando directamente em contacto com os arquivos distritais de portalegre?

Mais uma vez agradeço imenso pela ajuda prestada tem sido de grande útilidade para mim.

Muito obrigada

Cumprimentos
Patrícia Marques

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 04 jul 2024, 22:17.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen