Pedido de ajuda/orientação em registo de casamento sem filiação

This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação | Regiões

Pedido de ajuda/orientação em registo de casamento sem filiação

#275400 | MFMG | 29 abr 2011 03:48

Caros confrades

Tenho um casal de antepassados que se casaram a 5.2.1663 em Santa Maria de Borba de Montanha, Celorico Bastos, Braga.
No entanto o respectivo registo paroquial não menciona a filiação dos noivos.

Haverá alguma coisa a fazer descobrir os pais deles? ou terei de dar a minha investigaçãopor terminada neste ramo?
Agradecia uma ajuda/orientação para este caso.

Muito obrigado
Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedido de ajuda/orientação em registo de casamento sem filiação

#275409 | Turlu | 29 abr 2011 11:59 | In reply to: #275400

Caro Miguel Gonçalves,

Tenho um caso semelhante a este que ainda não consegui resolver.
Normalmente não consta a filiação quando se trata de segundos casamentos mas menciona o facto de o Cônjuge A e/ou o Cônjuge B ser viúvo e o nome do cônjuge falecido.
No meu caso não é mencionado o facto de algum dos cônjuges ser viúvo.
Nos assentos de baptismo dos filhos, que encontrei, não é mencionado o nome dos avós. A minha esperança é que algum dos avós tenha sido padrinho de baptismo de um dos netos, (quando é assim, normalmente o padre menciona que o padrinho é avô ou avó materno/paterno) e assim possa continuar a minha pesquisa.
Também pode acontecer algum dos irmãos dos noivos ser padrinho de baptismo de algum dos sobrinhos. No caso de ser solteiro será mencionado (ou pelo menos costuma mencionar) o nome dos pais ou pelo menos do pai, permitindo assim continuar a pesquisa.
O meu conselho é procurar os assentos de baptismo dos filhos desse casal para ver se encontra alguma pista.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedido de ajuda/orientação em registo de casamento sem filiação

#275414 | evieira | 29 abr 2011 14:29 | In reply to: #275400

Caro Miguel Gonçalves,

Infelizemente, a partir do sec XVII ´e muito comum os assentos de casamento não mencionarem o nome dos pais dos noivos.
Na maior parte dos casos, não e possivel recuar mais.

No entanto, se tiver sorte, e possivel deduzir o nome dos pais de um ou mesmo dois dois conjugues, se conseguir reunir indicios suficientes a partir de outros assentos:

assim sendo:
- verifique os baptismos de todos os filhos do casal em causa. por vezes faz-se mençao a tios e avos nos padrinhos;
- se o casal tiver tido muitos filhos, pode deduzir a data de nascimento aproximada da mulher a partir da data de baptismo do ultimo filho.
-dispensas matrimoniais de descendentes - se houver dispensas de consanguinidade em casamentos de descendentes deste casal, e conhecendo a genealogia de ambas as familias, pode tentar deduzir qual o antepassado em comum (pode tambem tentar procurar o processo de dispensa)
-se um dos filhos ou netos do casal em causa tiver feito uma habilitaçao de genere, neste processo podem vir declarados os nomes das pessoas que procura;
-inquiriçoes de genere realizadas na freguesia em causa - se um dos conjugues testemunhar num processo de inquiriçao de genere, no processo vem declarada a sua idade e naturalidade.
- se conseguir saber a naturalidade e a idade de um dos conjugues, e se a freguesia da sua naturalidade for pequena, pode tentar reunir os baptismos de todos as pessoas com esse nome baptisadas nessa freguesia durante esse periodo de tempo. Este processo so funciona para nomes muito incomuns ou para freguesias muito pequenas. Depois de reunir as varias hipoteses, va eliminando candidatos, a partir de registos de casamento e obitos posteriores. Claro que, este processo, como assenta em deduçoes, nunca esta livre de erro.

Espero ter ajudado.
Cmpts
E.Simoes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedido de ajuda/orientação em registo de casamento sem filiação

#275415 | MariaDavid | 29 abr 2011 14:44 | In reply to: #275400

Caro Miguel Gonçalves

Pode ainda tentar perceber se esse casal é cristão novo ou descendente de cristãos novos e, se for, e se encontrar algum processo com ele relacionado, tentar perceber, através da genealogia declarada, eventuais ligações familiares. Para isso, convém seguir os passos que já lhe indicaram e começar a sua busca através dos filhos.

Cumprimentos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 23:16.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen