Belmiro Joaquim Correia

This topic is classified in rooms: Pessoas | Brasil

Belmiro Joaquim Correia

#275765 | lula11 | 05 may 2011 03:14

Busco descendentes diretos ou indiretos de meu bisavo materno Belmiro Joaquim Correia e sua esposa Rosa. Belmiro foi para o Brasil com meu avo Manuel Joaquim Correia no navio OHIO, saindo do Porto e chegando no Rio de Janeiro em 29 de dezembro de 1922.Se alguem tiver alguma informacao, por favor me escrevam!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Belmiro Joaquim Correia

#275836 | MCNN | 06 may 2011 01:54 | In reply to: #275765

Boa noite

Existem diversos pedidos de passaporte no Arquivo Distrital do Porto cujos nomes podem ser do seu interesse.

Eventualmente tratam-se de pedidos de passaporte do seu bisavô, do seu avô e de dois irmãos do seu avô

Assim, e em nome de Belmiro Joaquim Correia, natural do Marco da Canaveses e nascido em 1888, existem 2 pedidos de passaporte, um de 1920 e outro de 1929.

Os links respectivos são os seguintes:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56736&FileID=_2463504

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56789&FileID=_2476427

O pedido de passaporte de 1929 contém fotografia, pelo que talvez consiga verificar se se trata ou não do seu bisavô.

Em nome de Manuel Joaquim Correia, natural do Marco de Canaveses, nascido em 1907, existe um pedido de passaporte de 1922:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56750&FileID=_2466429

Neste pedido de passaporte diz que ele era filho de Belarmino Joaquim Correia e de Maria da Conceição. O nome da mãe não confere com o nome que refere como sendo o da sua bisavó (Rosa). De qualquer forma, de acordo com o seu assento de baptismo, este Manuel Joaquim Correia nasceu em 15/08/1907 e era filho de Belarmino Joaquim Correia e de Maria Rosa.

Finalmente, encontrei ainda os pedidos de passaporte de dois irmãos deste Manuel Joaquim Correia:

Em 1927, o pedido de passaporte de Simião (ou Simão Correia), nascido cerca de 1909

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56779&FileID=_2472318

E, em 1928, o pedido de passaporte de José Joaquim Correia, nascido cerca de 1911 (este pedido tambémcontém fotografia).

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56787&FileID=_2475460

Repare que o facto de se pedir passaporte não implica necessariamente que se tenha feito a viagem, mais o mais provável é que a viagem se tenha realizado.

Assim, e se se tratar da sua família, o seu avô teve pelo menos dois irmãos que foram para o Brasil.

Espero ter ajudado

Boa sorte


Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Belmiro Joaquim Correia

#275838 | MCNN | 06 may 2011 02:18 | In reply to: #275765

Enganei-me na minha mensagem anterior no nome do pai deste Manuel Joaquim Correia. Não é Belarmino Joaquim Correia, mas sim Belmiro Joaquim Correia.

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Belmiro Joaquim Correia

#275942 | lula11 | 07 may 2011 19:05 | In reply to: #275836

Caro Sr. Mario Cesar, fiquei muito impressionada com a riqueza de sua pesquisa! Todas as pessoas acima mencionadas sao membros de nossa familia, sim. Gostaria muito de agradecer-lhe imensamente.

Tenho uma outra pergunta que talvez o senhor possa me responder. Ha como averiguar se ainda existem outros irmaos, ou descendentes que ainda vivam em Portugal em algum outro lugar. Sabemos que Belmiro Joaquim Correa teve com sua esposa 7 filhos e talvez algum deles (ou descendentes diretos) ainda estejam vivos e habitando em Portugal. Ha algum arquivo de nascimentos e mortes onde se possa pesquisar por nome?

Nossa intencao é encontrar familiares que possamos contactar (por tanto necessitamos enderecos e telefones) durante nossa visita a Portugal neste verao. Mais uma vez muito obrigada.

sinceramente,

Lourdes Torgersen

Respuesta

Enlace directo:

RE: Belmiro Joaquim Correia

#276081 | MCNN | 09 may 2011 22:58 | In reply to: #275942

Cara Lourdes


Em primeiro lugar deixe-me dizer algo que me esqueci na minha mensagem anterior. O seu avô é natural da paróquia de Sande no concelho de Marco de Canaveses.

Ele é pois natural de Sande. Tal como os seus bisavós.

Quanto à pergunta que me faz, digo-lhe que é muito difícil descobrir os outros filhos do seu bisavô.

Os seus bisavós casaram em Sande em 14/01/1907 e, a não ser que tenham existido filhos antes do casamento, o seu avô terá sido o filho mais velho.

O Arquivo Distrital do Porto só disponibiliza online os livros de baptismo até 1908. Os livros de baptismo, depois dessa data, devem estar ainda na Conservatória do Registo Civil do Marco de Canaveses.

Por essa razão só consegui consultar o assento de baptismo do seu avô. O assento de baptismo dos dois irmãos dele cujo pedido de passaporte encontrei já não consegui consultar, porque um deve ter nascido em 1909 e o outro deve ter nascido em 1911.

Esses devem ser os filhos mais velhos dos seus bisavós. Admitindo que eles tiveram mais quatro filhos, devem ter nascido depois de 1911 e não descobri nenhum pedido de passaporte para o Brasil de mais nenhum filho, pelo que eventualmente terão ficado em Portugal.

O problema é que não se pode consultar os livros nas Conservatórias dos Registos Civis com a mesma facilidade do que num Arquivo Distrital.

De notar que a sua bisavó faleceu em 1950 no Marco de Canaveses e, eventualmente, ela nunca terá ido para o Brasil.

Uma alternativa para encontrar familiares pode passar por consultar a lista telefónica.

Assim, se for a

http://www.pbi.pai.pt/

e consultar Correias em Sande Marco (ponha assim para dar apenas os resultados de Sande de Marco de Canaveses), aparecem 12 pessoas com o apelido(sobrenome) Correia que moram em Sande.

Eventualmente, uma dessas pessoas será sua familiar.

Desculpe não poder ajudar mais.

Boa sorte


Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Belmiro Joaquim Correia

#277632 | small | 03 jun 2011 16:40 | In reply to: #275942

Cara Lourdes

Venha por favor o Tópico "Genealogica" neste fórum. Na sequência do que disse à Wanda, autora do mesmo do meu pedido à Conservatória resultou o seguinte:

Simão, nasce em 18/1/1909, foi batizado em .../3/1909, filho de:
Belmiro Joaquim Correia
Maria da Conceição
N.Paterno Joaquim Correia/Ana de Jesus
N.Materno Manuel de Freitas/Margarida Rosa

Casou com Carolina da Conceição, natural de Sande, em 29/8/1931 na Freg de Ariz, Marco de Canaveses

Simão faleceu a 19/4/1942 ou 43 não está legivel em Baião- Gouve

daqui se depreende, que ou não chegou a ir para o Brasil, ou regressou passado pouco tempo, já que vem casar a Portugal em 1931, e inclusivé faleceu passado 11/12 anos depois também em Portugal.

José, não foi encontrado o assento de nascimento em 1910/1911 pode ter nascido em outra freguesia.

Era importante o nome dos outros irmãos/irmãs para se ter sucesso na pesquisa, pois a partir desta data é mesmo necessário saber o primeiro nome da pessoa.

Espero que a tenha ajudado.

Stella

Respuesta

Enlace directo:

RE: Belmiro Joaquim Correia

#278492 | MCNN | 13 jun 2011 23:26 | In reply to: #277632

Cara Stella

Atendendo a que não foi encontrado o assento de José em 1910/1911, queria apenas tecer alguns comentários.

Tendo José sido aparentemente o terceiro de 7 filhos, o facto de não ter sido encontrado o seu assento de nascimento em Sande pode indiciar que a família pode ter mudado de residência para outra freguesia do concelho de Marco de Canaveses, o que a confirmar-se implica que quer esse nascimento quer os dos restantes quatro irmãos poderão não estar nos livros de Sande. Parto do princípio que José, apesar do seu nascimento não ter sido registado em Sande, terá sido registado noutra freguesia do Marco de Canaveses, pois o seu pedido de passaporte diz que ele era natural do Marco de Canaveses.

Mas, em primeiro lugar, creio que não se perdia nada em procurar o assento de nascimento do José nos livros de Sande depois de 1911. Pelo menos no de 1912.

O pedido de passaporte foi feito em Novembro de 1928. Se o José tivesse nascido em Novembro de 1911, teria os tais 17 anos de idade, e podia muito bem ter sido registado apenas em 1912.

Outra hipótese a considerar será a de que a idade do seu pedido de passaporte pode estar errada. Era muito comum alguns jovens, quando emigravam, dizerem ser mais velhos do que de facto eram, a fim de terem mais possibilidades de, chegando ao Brasil, encontrarem trabalho. O José, aquando do pedido de passaporte, afirma ter 17 anos. Olhando para a sua fotografia no pedido de passaporte, não me escandalizava se ele tivesse menos de 17 anos de idade.

Talvez não fosse má ideia, caso fosse possível, procurar o assento de nascimento do José depois de 1911.


Cumprimentos

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Belmiro Joaquim Correia

#278525 | small | 14 jun 2011 12:27 | In reply to: #278492

Caro Mário César Navarro

Muito obrigada pela sua sugestão. Acontece que nenhuma das intervenientes dos tópicos relacionados com este Belmiro Joaquim Correia, respondeu às mensagens aqui deixadas. Podem ter perdido o interesse, se aqui voltarem então não terei qualquer problema em pedir a pesquisa após 1911.
No entanto presumo que para esta data do pedido de passaporte, existe no ADP o processo completo onde estará apensa a transcrição do assento de nascimento. Confirmei agora numa publicação do Arquivo do Governo Civil do Porto, que para o ano de 1928 existem efectivamente os processos completos.
Não resido no Porto assim não poderei ajudar. Mas é como digo vou esperar pelo retorno das intervenientes!

Cumprimentos e disponha sempre

Stella

Respuesta

Enlace directo:

RE: Belmiro Joaquim Correia

#279243 | lula11 | 22 jun 2011 00:41 | In reply to: #275838

Cara Stella,

Agradeco muitissimo sua valiosa ajuda na busca de meus parentes portugueses. E peco desculpas pelo atraso em voltar a contactar-lhes. O fato é que neste interim encontrei por outras fontes uma parte bem significativa dos meus familiares. Aqui seguem os nomes e possiveis datas para que possa nos ajudar a conseguir as pecas finais do nosso quebra-cabecas!

Bisavos :

Belmiro Joaquim Correia & Maria Rosa de Freitas - casamento em 14/01/1907

filhos deste casal:

Manuel Joaquim Correia - Nasc. 15/08/1907 falec. 1945 (MEU AVO!) casado com Esther Orge Lisboa no Brasil. Tiveram uma unica filha, minha mae Elza Orge Rodrigues.

Semiao Correia - nasc. 18/1/1909 falec. 19/04/1942 (foi para o Brasil e voltou rapido) casado com Carolina da Conceicao (falecida) na freg. Ariz com 5 filhos: Gulomar, Julia, Antonio, Carlos (falecido), Fernanda

Jose Joaquim Correia - nasc. 1911/2 falec. 19... (no Brasil) - sem descendentes

Albino Correia - nada se sabe a respeito

Abílio Joaquim Correia - falecido, casado com Angelina (falecida) e tiveram 4 descendentes: Maria de Lurdes Correia, Maria da Conceicao Correia, Maria Julia Correia, Fernando Correia (ja falecido)

Alexandre Correia - falecido, casado com Conceicao (falecida) e tiveram 5 filhos: Belmiro, Armando, Artur, Odete, Fernando (falecido)

Antonio Joaquim Correia- falecido, casado com Margarida Rosa Carneiro (nasc. 1924) e tiveram 6 filhos: Manuel Joaquim Carneiro Correia (nasc. 7/6/1950), Antonio Miguel Carneiro Correia (nasc. 1952), Antonio Duarte Carneiro Correia (nasc. 1954), Maria Gorete Carneiro Correia (nasc. 1956), Fernando Carneiro Correia (nasc.1960), Maria de Fatima Carneiro Correia (nasc. 1964).

Como a senhora pode imaginar, tenho trabalhado bastante!

Como todos os filhos de Belmiro e Maria Rosa (meus bisavos) ja estao falecidos nao ha como saber as datas de nascimento e falecimento dos mesmos e de suas esposas e filhos. A unica ponta que me restou é a senhora Margarida Rosa Carneiro que ainda vive e que foi casada com o filho cacula do casal (eu assumo, pela idade dela).

Qualquer outra informacao que a senhora me possa conseguir sera de grande valor!

Desde ja agradecida,

Lourdes Torgersen

Respuesta

Enlace directo:

RE: Belmiro Joaquim Correia

#279273 | small | 22 jun 2011 12:29 | In reply to: #279243

Cara Lourdes

Só por acaso dei conta da sua mensagem pois deve ter-se enganado e respondido a outro interveniente deste tópico.
Em relação às suas descobertas, efectivamente avançou bastante, no entanto para mim surge uma dúvida em relação à mulher do Belmiro Joaquim Correia, que no assento de nascimento do Simão aparece como Maria da Conceição e não Ana de Jesus, como me indicou. Tive o cuidado de certificar o nome dos avós maternos, Manuel de Freitas e Margarida Rosa. Só mesmo no óbito dele poderemos ter a certeza, e como também já informei ele faleceu em Baião-Gouve a 19 de Abril de 1942 ou 1943, o averbamento está ilegível (informação da conservatória).
Gostava muito de a poder ajudar, mas não resido nessa zona o que torna impraticável qualquer tipo de ajuda.
Onde conseguiu as informações que aqui deixou? Refere datas, mas não locais, o que mais dificulta quem possa e a queira ajudar.
Não tem de agradecer, lamento não poder fazer mais.
Cumprimentos

Stella

Respuesta

Enlace directo:

RE: Belmiro Joaquim Correia

#279630 | lula11 | 27 jun 2011 21:53 | In reply to: #279273

Bom dia Stella,

O meu bisavo Belmiro Joaquim Correia morreu no Brasil, onde viveu ate o final de seus dias, portanto nao pode ser o mesmo de sua pesquisa. Acho que estamos falando de possoas diferentes. O que a senhora acha?

Lula

Respuesta

Enlace directo:

RE: Belmiro Joaquim Correia

#279634 | lula11 | 27 jun 2011 22:20 | In reply to: #279630

Descupe Stella, talvez estes dados ajudem um pouco mais:

Belmiro Joaquim Correia (nascido em 1888) é filho de Joaquim Correia e Ana de Jesus
Sua esposa, mae de meu avo é Maria Rosa Freitas, filha de Manuel de Freitas e Margarida Rosa.

Sera que esses dados esclarecem mais nosso pedido?

Obrigada,

Lula

Respuesta

Enlace directo:

RE: Belmiro Joaquim Correia

#279662 | small | 28 jun 2011 11:07 | In reply to: #279634

Cara Lourdes

Na minha mensagem estava a referir-me ao Simão, peço por favor que leia as minhas mensagens anteriores pois neste momento não tenho comigo os elementos que lhe passei. Mas com toda a certeza que me estava areferir ao Simão e o nome dos Pais não serem coincidentes, apenas os dos avós.

Desculpe mas o meu tempo agora é muito limitado

Stella

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 10 sep 2024, 00:56.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen