Brasão dos Peixoto da Silva Meneses Alarcão

This topic is classified in rooms: Famílias | Heráldica

Brasão dos Peixoto da Silva Meneses Alarcão

#276308 | cardosodoamaral | 13 may 2011 13:33

Caros Confrades
Procuro brasão da família Peixoto da Silva Mesneses Alarcão (desenho).
Sabe-se que usavam o seguinte brasão, concedido por decreto de 29 de Julho de 1830: Um escudo esquartelado, no primeiro quartel as armas dos Peixotos, no segundo as dos Silvas, no terceiro as dos Menezes, no quarto as dos Alarcões.
Se alguém souber como eu posso pesquisar ficava grato.
Respeitosos cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brasão dos Peixoto da Silva Meneses Alarcão

#276379 | RCCORREIA | 14 may 2011 22:14 | In reply to: #276308

Caro Adelino

Possivelmente só alguém da família o poderá ajudar com facilidade. O brasão não é da família mas dum dos seus elementos podendo eventualmente ser herdado pelos descendentes. No caso concreto o brasão que refere é de João Peixoto da Silva Meneses de Alarcão, Juiz de Fora da Figueira. A família tem várias citações no exército.

Pode no entanto compor-se um desenho dessas armas com base na descrição mas sem que se possa ter a certeza de como elas eram pois nalguns casos existem armas alternativas para as famílias referidas.

A descrição dos apelidos no escudo é idêntica na ordem ao nome o que nem sempre sucede pois o primeiro quartel costuma ser o da varonia (supostamente Alarcão).

O escudo referido e na falta da respectiva carta (que possivelmente estará num arquivo) deve ter a seguinte composição

PEIXOTO- De prata, duas faixas ondadas de azul, cada uma carregada de uma truta do campo, com escamas de negro.
ou xadrezado de ouro e vermelho ou xadrezado de ouro e azul

SILVA - De prata, um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho ou azul

MENEZES - são de ouro plen, (carregado com um carbúnculo, cujos traços viriam a desaparecer no século XIV)

ALARCÃO -De vermelho, com uma cruz florenciada de ouro, vazia do campo; bordadura cosida de azul, carregada de oito aspas de ouro.

O timbre será possivelmente dos PEIXOTO.

Cumprimentos,
Rui C Correia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brasão dos Peixoto da Silva Meneses Alarcão

#276383 | cardosodoamaral | 14 may 2011 22:41 | In reply to: #276379

Caro Confrade Rui C Correia
Antes de mais agradeço a sua minuciosa descrição relativamente ao pedido de ajuda.
Já agora perguntar-lhe-ia como seria o desenho ou onde eu o podia consultar.
João Peixoto da Silva Menezes de Alarcão era meu tetravô por parte paterna, sua filha Maria Emília Peixoto Meneses Alarcão estava casada com o meu trisavô, que se chamava Joaquim Augusto Cardoso do Amaral.
O dito João é referenciado num livro de Manuel Amaral, mas de forma indelével (Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume I, pág. 118. ) - retirado da net esta referencia.
Possuo a sua certidão de nascimento e casamento (com D. Maria Delfina Pinto Meneses Castelo Branco), sei também os nomes dos seus Pais e Avós( do casal). A data onde me encontro actualmente situa-se por volta dos anos 1740 com o pseudo nascimento de Luis Peixoto da Silva (pai do João). É pena o arquivo distrital de Viseu ainda não ter os registos on-line. Parece-me que ainda nem começaram, ao contrário do resto do País que já leva um avanço significativo.
É meu intuito continuar com a minha pesquisa e consequentemente angariar o máximo informação possível. Para isso conta com a ajuda dos caros confrades, ao qual agradeço desde já.
Caso o Caro Confrade saiba alguma informação ou que me possa orientar ficar-lhe-ia grato
Sou leigo na matéria, mas queria intrusar-me quanto antes.
Mais uma vez grato pela atenção
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brasão dos Peixoto da Silva Meneses Alarcão

#276385 | RCCORREIA | 14 may 2011 23:19 | In reply to: #276383

Caro Adelino

No que estiver ao meu alcance terei todo o gosto em ajudar.

Existe na Torre do Tombo o documento PT-TT-RGM/F/144927 no qual se diz que João Pedro Peixoto da Silva Alarcão
é em 10.10.1823 nomeado Juiz de Fora da Vila da Figueira (da Foz, presumo). Julgo ser o seu antepassado.

Na Gazeta de Lisboa ("antepassado" do Diário da República) nas Edições 152-307 página 1327 vem referido o referido João como Juiz de Fora da Figueira 13.11.1826

Em 22.10.1823 figuram dois documentos nos registos da Torre do Tombo pelos quais se vê que este João (agora também com o apelido Meneses) era filho de Luis Peixoto da Silva Alarcão e neto de Luis Peixoto da Silva.
PT-TT-RGM/22/334286
PT-TT-RGM/22/335964

Se tiver possibilidade de ir a esse arquivo poderá consultar os documentos e eventualmente retirar deles mais informações que possam conter e não estão na ficha.

Quanto às armas posso tentar fazer-lhe um esboço porque são fáceis de desenhar (admitindo que os Peixotos usariam já o xadrezado) que depois lhe envio por e.mail.

Rui C Correia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brasão dos Peixoto da Silva Meneses Alarcão

#276387 | cardosodoamaral | 14 may 2011 23:57 | In reply to: #276385

Caro Rui Correia
Grato por tão útil informação.
Poederei consultar a mesma on-line?
Vivo em Valongo - Porto
Tenho uma prima que trabalha na Torre do Tombo e não sei se ele me poderá fazer esse jeito.
O pai de João era o Dr. Luís Peixoto da sIlva Alarcão conforme o comprova. Este fez a sua formação em Leis pela Universidade de Coimbra em 15 de Maio de 1769 (cortesia do Caro Confrade Pedro França aquando de uma pesquisa no AUC). Já possuo actualmente os actos e graus que são um pouco complicados de ler. Sei que os Padrinhos de baptismo do João era Dom Gonçalo Manuel Peixoto da Silva de Almeida Carvalho Macedo, fidalgo com exercíco na Casa Real, visconde do Lindoso e filho do Marquês e Conde de Lindoso e de D. Mariana Xavier Bourbon de Noronha Carvalhais, filha do Alcaide-mor de Lindoso. Informação meramente elucidativa.
Esta informação que me passou, deu-me alento para poder continuar a pesquisar e construir a minha árvore genealógica, com pormenores que desconhecia.
De momento é o que me lembro.
Grato mais uma vez e disponha
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brasão dos Peixoto da Silva Meneses Alarcão

#276395 | RCCORREIA | 15 may 2011 01:36 | In reply to: #276387

Caro Adelino

Na verdade online só pode ver as fichas (ref.) dos documentos. Não sei se poderá obter cópia não autenticada (será mais económica) dos mesmos pedindo para o arquivo TT .

Será possível que o João também tenha estudado em Coimbra donde terá ficha/dados no AUC.

Na verdade a distância às fontes que ainda não estão "online" torna mais complicado mas face a alguns anos atrás já temos alguns progressos (felizmente). O interior continua a ser aqueles que menos se adiantam nestas coisas (na maior parte das vezes) e por isso as pesquisas ficam mais dificeis se incluem essas zonas. Mas de quando em vez alguém nos dá uma mão nesses locais e tudo progride.

Cumpts,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brasão dos Peixoto da Silva Meneses Alarcão

#276404 | RMPS | 15 may 2011 11:01 | In reply to: #276383

Caro Adelino,
Não sei se já leu estas memorias genealógicas:

"Memorias histórico -genealógicas dos duques portuguezes do século XIX" ,
de João Carlos Feo Cardoso de Castelo Branco e Torres, Augusto Romano Sanches de Baena e Farinha de Almeida Sanches de Baena (visconde de)

Falam naturalmente de João Peixoto da Silva Menezes de Alarcão e de Luís Peixoto da Silva (pai do João) e ainda mais,

Aqui vai o link:
http://www.archive.org/stream/memoriashistori00baengoog#page/n667/mode/2up

Boa leitura,
Cordialmente,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brasão dos Peixoto da Silva Meneses Alarcão

#276417 | cardosodoamaral | 15 may 2011 15:38 | In reply to: #276404

Caro Confrade Rui
Antes de mais agradeço-lhe prontamente a pesquisa. Foi um importante passo na prossecução do meu estudo.
Sem esta ajuda em particular e deste Forum em geral, jamais conseguiria chegar onde cheguei. Fiquei muito contente.
Desculpe-me este desabafo, mas é algo inédito, porquanto sou um leigo na matéria.
Caso eu precise e o Caro Rui tenha possiblidade de me aturar, se assim o entender, mais tarde voltarei a contactá-lo.
De qualquer forma deixo aqui o meu mail - cardosodoamaral@gmail.com.
Já agora, o link que envio estará disponivel para ser consultado por qualquer pessoa, ou seja, está on-line. Peço perdão pela minha ignorância tanto a nível informática como de cultura.
Mais uma vez grato
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brasão dos Peixoto da Silva Meneses Alarcão

#276421 | RMPS | 15 may 2011 17:09 | In reply to: #276417

Ao seu dispor
Cumprimentos,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 10:56.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen