Alvaiázere - Dinis / Castro / Rodrigues / Álvares - séc. XVII
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
Alvaiázere - Dinis / Castro / Rodrigues / Álvares - séc. XVII
Caros Confrades,
Há algum tempo que procuro desenvolver a minha linha varonil que se encontra parada nos meus 7.ºs avós haverá cerca de 4 a 5 anos, todavia, sem sucesso… pelas dificuldades de localização do assento de casamento do casal António Álvares e Francisca Rodrigues. Eram ambos naturais de Alvaiázere (vila), tendo na respectiva freguesia baptizado os seus, pelo menos, cinco filhos.
Embora os paroquiais de Alvaiázere se encontrem, parcialmente, publicados online – facto que torna mais aliciante e insistente a busca, a tarefa de localização do respectivo assento de casamento de António Álvares e Francisca Rodrigues não tem surtido efeitos práticos, motivo pelo qual me vejo obrigado a recorrer ao fórum solicitando eventuais pistas sobre a ascendência dos mesmos, com os quais inicio a seguinte resenha:
1. ANTÓNIO ÁLVARES, n. Alvaiázere (vila), c.c. Francisca Rodrigues, n. Alvaiázere (vila).
Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:
1.1. JOANA, b. 28.6.1692 – Alvaiázere, teve como padrinho Agostinho Pacheco Pimentel, por procuração de sua mulher Ana Maria.
1.2. PÁSCOA RODRIGUES, b. 29.4.1696 – Alvaiázere, teve como madrinha Ana Maria, mulher de Agostinho Pacheco Pimentel. Casou com Estêvão Carvalho, n. Alvaiázere, filho de Bartolomeu Furtado e de Serafina Carvalho.
Tiveram:
1.2.1. MARIA MADALENA, b. 30.7.1737 – Alvaiázere, teve como padrinho Matias Gomes e sua mulher Maria Rodrigues, das Laranjeiras.
1.3. MARIA RODRIGUES, b. 1700 – Alvaiázere, teve como padrinho João de Macedo Feio e D. Bernarda.
1.4. MANUEL RODRIGUES, b. 24.9.1701 – Alvaiázere, teve como padrinho João de Macedo Feio. Casou, a 11.10.1742 – Alvaiázere, com Ana Prates, n. Alvaiázere (Rominha), filha de António Simões e de Maria Prates.
Tiveram:
1.4.1. JOSÉ RODRIGUES, n. Alvaiázere, c.c. Maria Gomes, n. Alvaiázere (Marzugueira).
Tiveram:
1.4.1.1. TERESA, n. 23.10.1785 - Marzugueira (Alvaiázere), b. 30.10.1785 – Alvaiázere.
1.4.1.2. JOAQUINA, b. 11.5.1788 - Alvaiázere.
1.4.2. JOÃO RODRIGUES, n. 8.2.1744 Marzugueira (Alvaiázere), b. 16.2.1744 – Alvaiázere, tendo como padrinho João Alberto Camelo, filho de Teotónio Camelo de Carvalho e de D. Maria de Almeida. Casou com Luísa Maria, n. Alvaiázere, filha de Dionísio da Silva e de Isabel Freire.
Tiveram:
1.4.2.1. CATARINA, b. 21.11.1764 – Alvaiázere.
1.4.3. GERALDO RODRIGUES, n. Alvaiázere (vila), b. Alvaiázere, teve como padrinho o Dr. João Almeida da Costa, médico. Casou com Maria Gomes, n. 20.10.1742 – Porta (Alvaiázere), filha de António Gonçalves e de Josefa Gomes.
Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:
1.4.3.1. JOSÉ RODRIGUES, n. 17.3.1781 – Marzugueira (Alvaiázere) – meu ascendente.
1.4.3.2. MARIA, n. 15.2.1784 – Marzugueira (Alvaiázere).
1.4.4. URBANO, b. 6.5.1750 – Alvaiázere, teve como padrinhos Agostinho Pacheco Pimentel Baracho e sua mulher D. Antónia Soares de Carvalho.
1.4.5. MARIA, b. 9.4.1753 – Alvaiázere, teve como padrinhos Frei José de Carvalho, cura na igreja de S. João da vila de Tomar, e tocou por procuração sua, Manuel José de Macedo Maldonado, desta vila, e Maria Micaela, da vila de Tomar, tocou por procuração sua João Pedro Soares de Macedo Maldonado.
1.5. SEBASTIANA RODRIGUES, b. 5.2.1704 – Alvaiázere, teve como padrinho Rodrigo, filho do Capitão-mor Agostinho Pacheco Pimentel.
Não sendo, pelo menos no imediato, possível a localização do assento de casamento de António Álvares e Francisca Rodrigues, decidi-me pela adopção de uma metodologia mais empírica, de modo a recolher eventuais pistas para a sua ascendência. Deste modo, efectuei um levantamento exaustivo de todos os assentos de baptismo de “Antónios” que tivessem nascido em Alvaiázere (vila) – por acaso os assentos referem a localidade do nascimento – no intervalo compreendido entre as datas de 1672 e 1642. De igual forma, procedi ao levantamento de todos os assentos de baptismo de “Franciscas”, que tivessem nascido na referida vila entre 1676 e 1642.
Em relação a “ANTÓNIOS”, a tarefa complica-se pelo facto de ter encontrado vários, sendo que filho de “Álvares” apenas me deparei com o seguinte:
20.4.1641 – Alvaiázere (vila) - b. António - filho de Manuel Álvares Alfaiate (constatei, através de outros assentos, que “alfaite” se trata de ofício e não de apelido), e de Maria Antunes. Pad: Rafael da Rocha e uma irmã do mesmo Manuel Álvares, da qual não se sabe o nome.
Também existe:
- 7.7.1669 (Laranjeiras) - b. Sebastião - filho de Manuel de Carvalho e de Domingas Simões. Pad: ANTÓNIO ÁLVARES, filho de Manuel Fernandes, do mesmo lugar, e de Isabel Antónia, sua mulher, já defunta, e Maria, filha de Manuel Lopes e de Maria Luís, sua mulher, das Laranjeiras.
Em relação a “Franciscas”, pelo facto de só me ter deparado com um único assento de uma Francisca nascida em Alvaiázere (vila), no período que tomei como enquadrado nos limites possíveis e razoáveis para o seu baptismo (1678-1642), poderei encarar tal pista como relevante.
- 14.10.1660 (Vila) - b. Francisca - filha de "uma mulher solteira chamada Maria de Castro, que vulgarmente se diz ser filha de Dinis Vaz, filho de Isabel Dinis, desta vila".
A informação que consta no respectivo assento, pela forma como a frase se encontra estruturada, poderá ser interpretada de duas formas:
a) Vulgarmente se diz que Francisca, a neófita, é filha de Dinis Vaz.
b) Vulgarmente se diz que Maria de Castro, mãe da neófita, é filha de Dinis Vaz.
Por várias razões e por alguma lógica (se é que poderemos falar de lógica nestas coisas…), considerando que seria o filho de Isabel Dinis um rapazinho solteiro, caso contrário não se mencionaria o nome da mãe, julgo que a 1.ª hipótese terá mais fundamento. Partindo deste pressuposto, e considerando a hipótese da “minha” Francisca ser efectivamente a filha de Maria de Castro, segui o rasto dessa família “Dinis”, tendo encontrado os seguintes elementos:
a) 24.2.1667 (Lagoa) - b. Maria - filha de Manuel Baptista e de Isabel Luís. Pad: Dr. Dinis Vaz e D. Luísa.
b) 1.2.1644 - b. Isabel - filha de D. Maria Dinis e do Lic. Francisco de Faria (Estes tiveram um filho chamado Joaquim de Faria). Pad: Seu cunhado Baltazar Dinis e sua mulher Madalena.
c) 23.9.1673 - b. Fabião - filho de Manuel Pinheiro de Barbuda (Arnaut) e de D. Luísa. Pad: Dr. Dionísio Vaz (supostamente o mesmo Dinis Vaz), e Isabel Dinis, avó do baptizado.
e) 31.8.1636 (Vila) - b. Bartolomeu - filho de Manuel Ribeiro e de Maria Dinis. Pad: Manuel Dinis e Maria Dinis, sua irmã.
f) 27.12.1636 (Vila) - b. Sebastiana - filha de Manuel Gomes e de Madalena Dinis. Pad: Manuel Dinis, seu (sobrinho?!) e Joana de Medeiros, mulher de Luís da Rocha.
g) 1.3.1635 (Vila) - b. Dionísio (supostamente, o tal Dinis Vaz)- filho de Baltazar Vaz, defunto, e de sua mulher Isabel Dinis. Foi baptizado em casa por necessidade.
h) Pad: Manuel Vaz, filho de Pedro Vaz, e a filha mais velha de Manuel Ribeiro, ambos primos do baptizado.
i) 11.12.1633 (Vila) - b. Dionísio - filho de Manuel Gomes e de Brites Dinis. Pad: António de Faria e Maria Ribeiro, filha de Manuel Ribeiro
j) 20.10.1631 (Vila) - Isabel (baptizada pelo Pe. Dinis Fernandes) - filha de Manuel Gomes e de Madalena Dinis. Pad: o padre Dinis Fernandes e Maria Silveira, filha de Luís Silveiro.
l) 18.12.1629 (Vila) - b. Belchior - filho de Baltazar Vaz e Isabel Dinis. Pad: Pe. Cristóvão de Almeida e Maria Vaz, filha de Pedro Vaz.
m) 9.9.1629 (Vila) - b. Maria (baptizada pelo Pe. Dinis Fernandes) - filha de Manuel Gomes e de Madalena Dinis. Pad: Manuel Ribeiro e Brites Dinis
n) 5.9.1629 - b. Maria - filha de Domingos (Dias?!) e de Joana Gomes. Pad: Baltazar Vaz, morador na Veleira, freguesia de Pussos, e Maria Vaz, filha de Pedro Vaz, desta vila (no assento de baptismo de 4.1.1626 é referido como natural da Rominha - freguesia de Pussos).
o) 15.7.1629 - b. Belchior - filho de Belchior da Bouça e de Catarina Vaz. Pad: Baltazar Vaz, morador na Veleira, freguesia de Pussos, e Isabel Vaz, mulher de Simão Gomes.
p) 15.10.1628 - b. Manuel - filho de Diogo Fernandes e de Páscoa Gonçalves. Pad: Mateus de Faria, escrivão, e Maria Dinis, mulher de Manuel Ribeiro.
q) 2.3.1628 - b. Maria - filha de Manuel Ribeiro e de Maria Dinis. Pad: Simão Nunes "o Novo" e Maria Alvares, filha de Luís Alvares, das Feiteiras, freguesia de Pussos.
r) 19.12.1627 - b. Manuel (baptizado pelo Pe. Dinis Fernandes) - filho de Manuel Gomes e de Madalena Dinis. Pad: António Gomes e sua irmã Isabel Gomes, filhos de Gomes Vaz, todos moradores nesta vila.
s) 1.11.1626 - b. Isabel - filha de Baltazar Vaz e de Isabel Dinis, moradores nesta vila. Pad: Belchior Carvalho e Maria Vaz, mulher de Simão Antunes, morador na freguesia de Pussos.
t) 5.5.1624 - b. Maria - filha de Baltazar Vaz e de Isabel Dinis. Pad: Mateus de Faria e Ana Carvalho, mulher de Baltazar Carvalho
u) 26.11.1623 - b. Dionísio - filho de Manuel Ribeiro e de Maria Dinis. Pad: Manuel Pacheco, escrivão da Câmara, e Maria Ribeiro, da freguesia de S. Pedro.
v) 11.3.1622 - b. Dionísio - filho de Baltazar Vaz e de Isabel Dinis. Pad: Gaspar Vaz, das Feiteiras - Pussos, e Maria, solteira, filha de Isabel Nunes, desta vila.
w) 1.11.1621 - b. Manuel - filho de Belchior da Bouça e de Isabel Vaz (talvez lapso no nome da mulher). Pad: Luís da Rocha Maldonado e Maria Vaz, filha de Pedro Vaz, da Rominha - Pussos.
Quanto ao apelido “Castro”, apenas encontrei o seguinte:
a) 7.1.1671 - b. Manuel - filho de Antónia de Castro, neto de Domingos de Castro, de Alvaiázere.
Todas as contribuições serão bem-vindas. Na ausência de informação adicional que estes elementos possam, ao menos, ser aproveitados por alguém.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Alvaiázere - Dinis / Castro / Rodrigues / Álvares - séc. XVII
Relanço o tópico...
RespuestaEnlace directo:
RE: Alvaiázere - Dinis / Castro / Rodrigues / Álvares - séc. XVII
Prezado Luis Projecto Calhau,
Quanto aos Castros informados em sua mensagem, infelizmente não os encontrei em minha base.
Se por acaso descobrires a ascendência deles e puder informar, agradeço. Continuo a disposição. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Enlace directo:
RE: Alvaiázere - Dinis / Castro / Rodrigues / Álvares - séc. XVII
Caro Confrade,
Tambem tenho costados de Alvaiazere. Os meus sao: Pedro Dinis de Carvalho, nascido em 1660, capitao, filho de Antonio Carvalho Gomes e de Madalena Dinis, que casou com Feliciana Pacheco Pimentel. Nao sei o nome dos pais dela. Tiveram uma filha de nome Leocadia Maria Pacheco Pimentel que casou com o capitao Francisco Lopes Valente de Figueiredo, filho de Antonio Lopes Valente e de Maria Lopes.
Cumprimentos,
Luis Ramos
Enlace directo:
RE: Alvaiázere - Dinis / Castro / Rodrigues / Álvares - séc. XVII
Caro Luís Ramos,
Não sei porque razão não respondi à sua intervenção neste tópico... enfim, segue agora com o devido pedido de desculpa.
Relativamente à sua Madalena Dinis, também não consegui apurar a filiação, embora cronologicamente pudesse ser uma filha do casal Manuel Gomes/Madalena Dinis que tiveram, possivelmente entre outros, os seguintes filhos baptizados em Alvaiázere:
19.12.1627 - b. Manuel (baptizado pelo Pe. Dinis Fernandes) - filho de Manuel Gomes e de Madalena Dinis
Pad: António Gomes e sua irmã Isabel Gomes, filhos de Gomes Vaz, todos moradores nesta vila (Alvaiázere).
20.10.1631 (Vila) - Isabel (baptizada pelo Pe. Dinis Fernandes) - filha de Manuel Gomes e de Madalena Dinis
Pad: o padre Dinis Fernandes e Maria Silveira, filha de Luís Silveiro.
27.12.1636 (Vila) - b. Sebastiana - filha de Manuel Gomes e de Madalena Dinis
Pad: Manuel Dinis, seu (sobrinho?!) e Joana de Medeiros, mulher de Luís da Rocha.
Esta Madalena Dinis, casada com Manuel Gomes, puderia ser irmã de:
a) Isabel Dinis (que refiro numa mensagem anterior), casada com Baltazar Vaz, pais do Dr. Dionísio ou Dinis Vaz. Tiveram, pelo menos, 5 filhos baptizados em Alvaiázere entre 1622 e 1635.
b) Maria Dinis, que foi casada com Manuel Ribeiro.
31.8.1636 (Vila) - b. Bartolomeu - filho de Manuel Ribeiro e de Maria Dinis
Pad: Manuel Dinis e Maria Dinis, sua irmã.
- b. Manuel - filho de Diogo Fernandes e de Páscoa Gonçalves
Pad: Mateus de Faria, escrivão, e Maria Dinis, mulher de Manuel Ribeiro.
- b. Dionísio - filho de Manuel Ribeiro e de Maria Dinis
Pad: Manuel Pacheco, escrivão da Câmara, e Maria Ribeiro, da freguesia de S. Pedro.
c) Brites Dinis, que casou com Manuel Gomes.
11.12.1633 (Vila) - b. Dionísio - filho de Manuel Gomes e de Brites Dinis
Pad: António de Faria e Maria Ribeiro, filha de Manuel Ribeiro
Naturalmente que os casamentos de Alvaiázere para este período, ainda não disponíveis online, poderão ajudar a esclarecer algumas filiações. Até à data na qual serão publicados, e à falta de disponibilidade da minha parte em pesquisar no ADL, ficaremos pelas meras suposições e hipóteses.
Constato que os "Pacheco Pimentel", que suponho serem dos seus, apadrinharam 4 dos 6 filhos dos meus ascendentes António Álvares/ Francisca Rodrigues. Os outros 2 foram apadrinhados por João de Macedo Feio Maldonado, que consta em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=279947
Curiosamente, neto de um Belchior Diniz de Matos, que não sei se estaria ligado aos "Diniz" que refiro neste tópico.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Alvaiázere - Dinis / Castro / Rodrigues / Álvares - séc. XVII
Caro Luís Projecto Calhau
Fez alguma pesquisa, sobre os padrinhos Frei José de Carvalho, cura na igreja de S. João da vila de Tomar, e Maria Micaela, da vila de Tomar, ambos representados por Macedos Maldonado, e sobre o pai do padrinho João Alberto Camelo, Teotónio Camelo de Carvalho ?
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Enlace directo:
RE: Alvaiázere - Dinis / Castro / Rodrigues / Álvares - séc. XVII
Caro António Pena Monteiro,
Em abono da verdade, admito que não fiz qualquer outra pesquisa relativamente aos padrinhos além da verificação se os mesmos constavam na base de dados do Geneall, em parte porque não recolhi indícios significativos de eventual parentesco com "os meus".
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Alvaiázere - Dinis / Castro / Rodrigues / Álvares - séc. XVII
Caro Luís Projecto Calhau
Muito lhe agradeço a resposta.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Enlace directo:
RE: Alvaiázere - Dinis / Castro / Rodrigues / Álvares - séc. XVII
Caros Confrades,
Em tempos, aquando do processo de pesquisa sobre algumas linhas da minha ascendência, tirei alguns apontamentos a partir dos registos de baptismo de Alvaiázere, que aproveito para publicar neste tópico na expectativa de que possam vir a ser útieis a alguns dos investigadores daquela região.
Baptismos dispersos - Alvaiázere (1585-1599)
10.12.1585 – b. Manuel – António Cotrim e Maria Gaspar
21.5.1586 – b. Simão – Martim ou Martinho Furtado e Catarina Fernandes
Pad. António Soares, filho de Jorge Soares. Mad: Mécia Fradessa
19.6.1586 - b. António – Pedro Gonçalves e Maria da Bouça
Pad: Lourenço Gomes. Mad: Madalena Gomes, mulher de Baltazar da Rocha
- .7.1586 – b. Maria – Pedro de Avelar e de (…)
Pad: Manuel Gomes Fortes e Catarina Fernandes, mulher de Pedro Fernandes “o Negrão”
6.1.1587 – b. Maria – António (Pires?!) e de Marta Fernandes
Pad: Estêvão do Basto e Maria do Basto, sua neta.
9.1.1587 – b. Maria – António Cotrim e Maria Gaspar
Pad: Simão da Costa e Maria Fernandes, mulher de Diogo Pires
11.1.1587 – b. Pedro – Manuel Pires e Catarina Furtada
Pad: Pedro Afonso do Couto e Ana Furtada
27.1.1587 – b. Luís – Baltazar da Rocha e Madalena Gomes
Pad: António Gomes e Catarina Gomes, filha de Gaspar Lourenço
21.3.1588 – b. Manuel – António Castelão e Maria Fradessa
Pad: António Carvalho e Isabel Tomás, filha de Diogo Tomás
4.4.1587 – b. Páscoa – Fernão d`Afonso e Maria do Basto
19.4.1587 – b. Antónia – Roque Pires e Isabel Castelã
20.4.1587 – b. Maria – António Castelão e Domingas Dias
Pad: Pe. Remígio Rodrigues e Mécia Pacheca
16.6.1587 – b. Catarina – Gaspar Fernandes e Domingas Fernandes
Pad: António Gomes e Juliana de Magalhães
29.10.1587 – b. Catarina – Belchior Castelão e Ana Fernandes
Pad: Pedro Fernandes e Catarina Fernandes
24.11.1587 – b. Álvaro – Álvaro Fernandes e Maria Carvalha
Pad: Manuel Perdigão e Francisca de Medeiros
7.2.1588 – b. Maria – Dinis Fernandes e Isabel Nunes
Pad: Estêvão do Basto e Oriana do Basto
6.3.1588 – b. Maria – Domingos Pereira e Luzia Carvalha
Pad: António Gomes e Juliana de Magalhães
21.3.1588 – b. Manuel – António Castelão e Maria Fradessa
Pad: António Carvalho e Isabel Tomás, filha de Diogo Tomás
25.4.1588 – b. Pascoal - Jerónimo Fernandes Castelhano e (Catarina?!) Fernandes
Pad: António Carvalho e Filipa Gomes, do Pé da Serra
17.7.1588 – b. Manuel – Gaspar Vaz e Maria Alvares, moradores nesta vila
Pad: Vicente Fialho e Mécia Pacheco, sua filha e mulher de Lourenço Gomes
4.8.1588 – b. Ana – Jorge Fernandes e Madalena Duarte
Pad: Pedro de Avelar e Mécia Pacheca, mulher de Lourenço Gomes
30.9.1588 – b. Manuel – Jerónimo Fernandes Castelhano e (Catarina?!) Fernandes
5.10.1588 – b. (…) – Manuel Forte e Antónia Nunes
Pad: Baltazar Nunes e Maria Fradessa, moça solteira filha da Fradessa.
2.10.1588 – b. Mateus – Pedro de Avelar e Brites Antónia
Pad: Gaspar Frade da ribeira e Brites da Costa.
15.11.1588 – b. Maria – filha de Dinis Fernandes e de Isabel Nunes
Pad: Francisco de Albuquerque e Maria Lobato, filha de Cristóvão Annes
20.11.1588 – b. Manuel – Brás Leitão e Brites Henriques
Pad: Lourenço Gomes e Maria Lobato
22.11.1588 – b. Belchior – Baltazar Martins e Filipa Gomes
Pad: Manuel Perdigão e Francisca de Medeiros, mulher de António Gomes
24.11.1588 – b. Brites – Manuel Perdigão e Juliana de Magalhães
Pad: Manuel Borges, de Maçãs de D. Maria, e Mécia Pacheca, mulher de Lourenço Gomes
11.12.1588 – b. Maria – Madalena, escrava de “Mª dona”
Pad: Pe. Remígio Rodrigues, cura nas Maçãs, e Brites Silveira, mulher de Pedro da Costa.
25.12.1588 – b. Manuel – Gaspar Martins e (…)
Pad: António Carvalho e sua irmã Maria Fradessa
8.1.1589 – b. (…) – Brás Leitão e de Brites Henriques
Pad: Simão Jorge, do Nesperal, termo da Sertã, e Maria Jorge, sua filha.
12.2.1589 – Catarina – Simão Belo e Maria Afonso
Pad: Cristóvão Largo e Francisca de Medeiros, mulher de António Gomes
30.3.1589 – b. Isabel – Baltazar da Rocha e Madalena Gomes
Pad: João Luís da Guarda e Francisca de Medeiros
10.4.1589 – b. António – António Castelão e Domingas Dias
Pad: Pedro de Avelar e Isabel Heitor de Figueiredo
11.4.1589 – b. António
Pad Antónia: Pedro de Avelar e Antónia do Basto
14.10.1590 – b. António – Simão Afonso e Maria Carvalha
PAd: António Gomes e Isabel Fernandes
20.11.1590 – b. Manuel – Manuel Perdigão e Juliana de Magalhães
Pad: Manuel de Medeiros, da Aguda, e (…)
24.1.1591 – b. Maria – Lourenço Gomes e Maria Pacheca
Pad: Sr. Prior Luís Álvares (…) e Maria Tomás, mulher de Manuel Gomes Forte.
10.3.1591 – Madalena – Baltazar da Rocha e de Madalena Gomes
Pad: Manuel Perdigão e Isabel Gomes, filha de Gaspar Lourenço, do Pé da Serra
21.7.1591 – b. Manuel – Baltazar Henriques e Maria Fradessa
Pad: Lourenço Gomes e Maria Gomes, irmã de Manuel Gomes Forte
3.10.1591 – b. Maria – António Fernandes e Marta de Abreu
Pad. Brás Leitão e Catarina Pereira, filha de Tomás Gonçalves
(baptizou o Pe. António Frade)
1592 – b. Manuel – António Gomes e Francisca de Medeiros
1592 –b. Maria – Domingos Nunes e Madalena Fradessa
1592 – b. Francisca – José Fernandes e Madalena Duarte
Pad: Francisco Arnao, desta vila, e Ana do Basto, enteada de Simão Fernandes, do Pé da Serra
1592 – b. Brites – Lourenço Gomes e Maria Pacheca
1592 – b. Maria - Henrique João e Maria de Abreu
1592 – b. Bastião – Baltazar da Rocha e Madalena Gomes
21.3.1593 – b. Belchior – Belchior Castelão e Ana Fernandes, do Sobralchão
25.8.1593 – b. Luís – José Fernandes e Madalena Duarte
Pad: Lourenço Gomes e Brites Pacheca, filha de Vicente Fialho
1594 – Manuel – Lourenço Gomes e Mécia Pacheco
4.9.1594 – b. Brites – Henrique João e Maria de Abreu
15.11.1594 – b. António – António Gomes e Francisca de Medeiros
Pad: Manuel de Medeiros, da Aguda, e Brites Pacheco
10.9.1595 – b. Domingos – Gaspar Nunes do Couto e de Maria Manuel
Pad: Brites Pacheca, mulher de Vicente Fialho, e Luís Perdigão seu filho.
31.12.1596 – b. Manuel – Henrique João e Maria de Abreu
17.2.1596 – b. António – Amador de Abreu e Maria Mendes
Pad: Francisco Arnao e Maria Carvalha
25.3.1596 – b. Catarina – Lourenço Gomes e Mécia Pacheca
Pad: Lic. Luís Álvares Seco, prior (…), e Brites Pacheco, avó do baptizado.
20.5.1596 – b. Ana – Manuel Gomes Forte e Vicência Botelho
25.2.1597 – b. Maria – Pedro Cristóvão, do Pé da Serra, e Brites Carvalho
Pad: Manuel Gomes Forte e Isabel, filha de Gaspar Lourenço.
5.11.1597 – b. Pedro – Lourenço Gomes e Maria Pacheco
Pad: Luís Perdigão, seu cunhado, e sua sogra Brites Pacheca.
6.10.1598 – b. Maria – Roque Pires e Isabel Castelão, moradores no Zambujal desta freguesia.
20.12.1598 ou 99 – b. Manuel – Fernão Afonso e Maria do Basto
Pad: Pedro de Avelar e sua filha Juliana (…)
28.2.1599 – b. Margarida – Fernão Frade e Maria Vieira
Pad: Baltazar da Rocha e Isabel de Faria, irmã do dito Fernão Frade
A qualidade das imagens não é a melhor, pelo que não serão de excluir alguns erros na transcrição. Sugere-se, deste modo, sempre a confirmação através dos registos (as imagens do período a que reportam estes elementos já se encontram online). É pena os registos dos casamentos mais antigos de Alvaiázere ainda não estarem disponíveis online... alguém saberá se existe alguma razão específica para o facto?
Alguém já comprovou uma possível ligação entre os "Frades" e as "Fradessas" que se documentam em Alvaiázere já no final do séc. XVI?
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
Alvaiázere - Dinis / Castro / Rodrigues / Álvares - séc. XVII
Boa tarde, alguns anos depois da sua publicação inicial venho questionar se encontrou os casamentos em causa. Estou com o mesmo problema com esse casal e mais dois, Manuel Álvares com Antónia Carvalho e Bartolomeu Furtado com Serafina Carvalho. Tenho os meus dados em https://www.jvazcarvalho.net/gedsite/TreeView2.aspx?ID=131
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 20:39.