Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caros confrades,
Alguem se interessa por estas famílias de Chão de Couce? Os paroquiais desta freguesia a partir do final do séc.XVII tornam-se confusos, embora aparentemente recuem até 1601.
Agradeço mais alguma informação sobre os seguintes e seus ascendentes:
1- Alexandre Freire (1721-1803) n. Lameiras, Chão de Couce
2-Manuel Freire n. Vila Pouca, Chão de Couce
3-Maria Mendes (b.1679) n. Fonte, Chão de Couce
4-Belchior Freire (fal.1703) Vila Pouca, Chão de Couce
5-Isabel Curada (fal.1717) Vila Pouca, Chão de Couce
6-António Mendes (fal.1700) Fonte, Chão de Couce
7-Maria Mendes (fal.1687) n.Lameiras , fal. Fonte, Chão de Couce
...
12- António Mendes (fal.1692) Fonte, Chão de Couce
13-Maria Mendes (fal.1695) Fonte, Chão de Couce
14-Francisco Mendes (fal.1666) Lameiras, Chão de Couce
15-Maria da Serra (fal.1690) Lameiras, Chão de Couce
Cmpts.
E.Simões
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro Confrade;
Com os m/ cumprimentos, venho dar conhecimento ao Confrade que presentemente temos um tópico no Forum com o titulo:--- FAMILIA SIMÕES-- CONFRADES REGIÃO CHÃO DE COUCE E AVELAR, com a ultima entrada verificada em 13-6-2011, pelo que sugiro ao Confrade que analise o TÓPICO, pois nele estão mencionados bastantes nomes de CHÂO COUCE etc.
Já agora permita-me que lhe coloque a seguinte questão:
LUIS SIMÔES, nascido entre 1830 e 1840--- Faleceu entre 1900 e 1920--- natural da Serra de Mouro, freguesia de Chão de Couce.
Casou com:-- Josefa Maria, natural da Serra de Mouro-Chão de Couce.
Este casal, foi padrinho de casamento de FRANCISCO SIMÕES E MARIA DE JESUS, REALIZADO NA iGREJA NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO- CHÃO COUCE em 21-1-1891, e passados 7 anos ( 4/6/1898), também foram padrinhos de Baptismo do Filho destes, de nome Luis Simôes(novo).
Assim, estes nomes(Luis Simões e Josefa Maria) dizem-lhe alguma coisa?....
Confrade, ando a tentar encontrar a ligação deste Luis Simões, só para efeito de me situar em relação a outros NOMES
Agradeço qualquer informação que possa disponibilizar, e entretanto aproveito a oportunidade para renovar os m/ cumprimentos
ANA SIMÔES
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro Confrade Edmundo Simões,
Estive a ver outro tópico em que participou já à algum tempo, onde apresentava os costados que tomo a liberdade de transcrever:
1-António Freire *10.10.1819 Ral, Beco
2-António Freire ,bapt 21.7.1789, Ral, Beco
3-Genoveva Maria *25.10.1791, Ral, Beco
4-Manuel Freire
5-Feliciana Maria
6-José Dias *Frazoeira, Dornes
7-Maria Clara*Ral, Beco
8-Alexandre Freire
9-Maria Antunes
10-Fernando Nunes
11-Maria Josefa
12-Manuel Dias
13-Catarina da Costa
14-Bernardo Antunes
15-Clara Maria Josefa
Pergunto, se este:
1- Alexandre Freire (1721-1803) n. Lameiras, Chão de Couce
Corresponde ao:
8- Alexandre Freire c.c. Maria Antunes
E pergunto isto, porque me interessam todas as famílias de Chão de Couce, e para poder estabelecer alguma relação com a minha base de dados.
Devo dizer que na minha base, consta uma Maria Freire que provavelmente será irmã do seu Manuel Freire (2-), pois os pais correspondem (4- e 5-), assim como um Manuel Freire que deverá ser irmão do seu Alexandre, uma vês que os pais também correspondem, bem como as localidades.
Mas, por enquanto, não conheço os ascendentes desta gente, pois foi à muito que consultei os paroquiais de Chão de Couce. Sei que já estão alguns Fundos online, e espero muito em breve voltar "à carga".
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Cara Ana Simões,
Agradeço a atenção e informação. Em relação aos nomes que indica, dado que as minhas pesquisas em Chão de Couce se iniciam apenas no séc XVIII, não tenho quaisquer dados.
Cmpts,
E.Simões
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro Henrique Dias,
Agradeço a atenção e resposta. Efectivamente o Alexandre Freire desse tópico já com alguns anos é o Alexandre Freire das Lameiras da minha mensagem. Desde então as minhas pesquisas progrediram bastante mas só recentemente quando foram disponibilizados online pude bater os paroquiais de Chão de Couce. Facto curioso, Belchior Freire, avô de Alexandre, inaugura uma linha de Freires que se mantem ininterruptamente em linha masculina até ao séc.XX.
Alexandre Freire foi viver para a freguesia do Rego da Murta, onde casou com Maria Antunes a 4.10.1744, e depois de enviuvar logo a seguir com outra Maria Antunes a 5.2.1747.
- Pode-me dar os dados do casamento de Maria Freire, irmã de Alexandre? Em relação ao seu irmão Manuel Freire sei que casou em C.Couce em 1733, com Maria Gaspar, filha de Francisco Gaspar e Inês da Fonseca, das Lameiras.
Dado que lhe interessam todas as famílias desta freguesia, se me der o seu endereço de email posso lhe enviar o ficheiro paf que com as pessoas de Chão de Couce que tenho na minha BD. São 50 indivíduos e 18 casamentos - tudo família próxima a Alexandre Freire e a seus pais e avós.
Cumprimentos,
E.Simões
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro Edmundo Simões,
Agradeço, desde já, a sua generosa oferta, pois julgo ter para aqui uma pequena confusão que os seus dados poderão ajudar a esclarecer. Pode enviar para henrdias arroba gmail.com (é tudo pegado, e onde diz arroba é o símbolo - deixo assim para não ficar como link).
A Maria Freire que eu refiro como irmã do seu Manuel Freire, teve dois casamentos. Um com João Curado de Vila Pouca com quem teve , pelo menos duas filhas: Teresa Freire e Caetana da Conceição. E outro realizado em C. Couce a 15.02.1702 com Francisco Mendes da Serra de quem teve, pelo menos: Maria Freire, Francisco Mendes da Serra e José Freire.
Era filha de Belchior Freire e de Isabel Curado.
Tenho também um casal Belchior Freire e Maria Jorge, mas estou em crer que estes dois Belchiores, serão uma única pessoa, pois ambos foram moradores em Vila Pouca.
Este último casal que referi, teve um filho, Manuel Freire que casou em C. Couce em 30.10.1709 com Maria Mendes filha de António Mendes e de Maria Mendes. E tiveram o tal Manuel Freire nascido nas Lameiras e bap. em C. Couce a 15.04.1710, e que o Edmundo disse (e muito bem) casado com a Maria Gaspar em 1733, mas que teve outro casamento com uma Maria da Fonseca. Este Manuel Freire teve um irmão Nicolau Freire c.c. Joana Maria de Jesus da Almofala de S. Pedro, Aguda, onde casou a 04.11.1743.
Bom, quando receber o seu "material" terei de compilar tudo melhor, e depois posso-lhe enviar os relatórios do Paf (em Word) com os descendentes ou ascendentes daqueles que lhe interessarem.
No entanto, julgo que deveria contactar com o Confrade Nuno Alves (Autor: nuno27) ou (Autor: Nuno Alves), pois julgo que partilham alguns ascendentes comuns, nomeadamente o casal Belchior Freire e Isabel Curado.
Veja, p. ex.:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=112624#lista
E pode acontecer que ele entretanto já tenha avançado mais no estudo destas gerações.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro E. Simões,
O link não saiu como eu queria, mas a intervenção que eu refiro é a 22-02-2006, 09:12.
Cumprimentos,
H. Simões Dias
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro Edmundo Simões,
Agradeço o seu contacto.
Fico muito agradado por saber que existem mais descendentes de Francisco Mendes/Maria da Serra e de Belchior (ou Melchior Freire/Isabel Curada.
Fiquei também a saber pela sua participação que o nosso antepassado Belchior Freire, avô do seu Alexandre e avô do meu José Freire, é o progenitor de uma linha de Freires que se manteve em linha masculina até ao séc.XX. Gostaria de saber mais, se o Edmundo estivesse disponível para tal.
Em relação aos dados que tenho, nada se alterou em relação à informação que há alguns anos coloquei no fórum. Nunca mais voltei a fazer pesquisa nestes documentos e só agora com a digitalização as poderi retomar. No entanto consultando o que na altura consegui recolher:
1- José Freire
2 - Francisco Mendes da Serra, referido como testemunha de casamento em 1705, casou ele próprio em 15/2/1702 com
3 - Maria Freire.
4 - Francisco Mendes que casou em 30/1/1646 com
5 - Maria da Serra.
6 - Belchior Freire que casou em 20/1/1678 com
7 - Isabel Curada, que faleceu em 27/3/1717.
Atenção a um dado: apontei que Belchior Freire faleceu depois de 1717, pois no assento óbito de Isabel Curada refere-se "Isabel Curada MULHER de Belchior Freire". Ou foi um erro do Padre que escreveu o assento ou Belchior era ainda vivo, pois se ele tivesse falecido em 1703 o usual seria "viúva de Belchior Freire". Acho eu. Poderá haver a hipótese de ser um outro Belchior o que morreu em 1703, talvez pai do nosso "avô".
Concordo absolutamente consigo quando fala na dificuldade em recuar mais na pesquisa. Estes assentos são muito díficeis de ler, seja pela caligrafia dos diversos párocos, seja pela ausência de informação (por ex. o não se referir os pais dos nubentes), seja pela próprio estado das páginas com tinta muito "sumida" e também, e já agora, por estas cópias digitalizadas terem sido feitas, ao que me parece, simplesmente a partir dos microfimes já existentes.
Voltando à questão em concreto sobre as gerações mais recuadas, na altura tentei afunilar uma futura pesquisa (que nunca cheguei a realizar):
- Mendes - existem muitos Mendes em vários lugares de Chão de Couce
- Serra - parecia que existiam uns Serras no lugar da Ameixieira?
- Freires - seriam de Vila Pouca?
- Curados - existiam Curados na própria vila de Chão de Couce.
De resto tinha apontado que existiam numerosos elementos de famílias como Mendes, Freires, Medeiros, Cotrins, Borges, Sousas, Curados, etc.
...............
Agora sobre o que me perguntou no outro fórum:
A vila de Chão de Couce, assim como outras, era pertença da Casa do Infantado, com os seus procedimentos e papéis próprios. Há na Torre do Tombo diverso material que poderá ser pesquisado, muito dele desordenado. Existe um livro fininho (de cor verde, segundo me lembro e um dos primeiros da 1.ª estante) na Sala de Referência da TT, respeitante às Comarcas que pertenciam à Casa do Infantado. Lá encontra-se referência a alguns Maços que dizem respeito à vila de Chão de Couce. Devem ser pedidos da seguinte forma:
Casa do Infantado
(Comarcas)
Maço xxxx (Antigo xxx)
Sobre o n.º concreto dos Maços tenho os meus apontamento em grande confusão e o melhor que posso informar é que anda à volta dos n.ºs 1270 e 1273. Reforço que não existe uma ordem concreta para o que está no interior dos Maços.
Do que tirei na altura:
Pautas de Chão de Couce
Juízes em 1713-1714 e 1715
(f. 2v de um dos documentos)
Francisco da Serra, de vila Pouca, votos brancos 14, votos pretos 3, já serviu, é capaz
_ _ _
Bechior Freire em 1705, morador em ... (?)
de 60 anos mais ou menos
_ _ _
Francisco Mendes da Serra, de Vila Pouca, vereador em 1704, 1705, 1706
votos brancos 15 votos pretos 3
(f. 4 de um dos documentos) é lavrador, bem provido, terá 50 anos de idade.
Caro Edmundo, de certeza haverá muita outra informação, bastante mais completa do que esta, nos maços que referi.
..................................
Sobre um Freire de Chão de Couce, encontra-se na base da Digitarq e o processo está na TT (que não vi):
Diligência de habilitação de Mariana Micaela Tavares
Data: 1713
Cota: Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações de Mulheres, mç. 4, doc. 18
Conteúdo: Pretendente a ama [do Paço], natural de Portalegre e moradora em Lisboa, filha de Francisco Ribeiro Ceia e de Maria Vaz Tavares, naturais de Portalegre; neta paterna de João Martins Neto e de Isabel Martins Ceia, naturais e moradores em Portalegre; e neta materna de João Rodrigues Tavares e de Maria Vaz, naturais e moradores em Portalegre.
Casada com Francisco Roberto da Silva, filho do desembargador Gaspar da Silva Reis, ouvidor do Reino de Angola, e de Arcângela Maria da Gama, naturais de Lisboa; neto paterno de Domingos Álvares, natural de São Pedro do Sul, e de Maria Marques, natural da Charneca [do Lumiar], termo de Lisboa; e neto materno de António FREIRE Pereira, natural da antiga vila de Chão de Couce, e de Luísa da Gama, natural de Lisboa.
.........................
Os meus cumprimentos,
Nuno Alves
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro Nuno Alves,
Muito obrigado pelas informações que enviou. Na verdade, estava convencido que o Bechior falecido em 1703 se trata-se do nosso avô, penso que identifiquei uma ou duas situações em que o pároco desta freguesia escreveu "mulher de..", sendo a senhora em causa já viúva, mas a sua referência a um Belchior Freire nas pautas de chão de couce em 1705 faz-me ter de rever toda esta situação.
Agradeço as referências aos livros da casa do infantado e ao processo de S.O. Espero ainda este Verão ir à TT dar uma olhada nestes documentos. Se descobrir algo de novo, informo.
Se tiver interesse na linha agnática destes Freires até ao início do séc. XX por favor indique-me o seu email aqui ou via pedido ao moderador que eu envio-lhe isso. Penso que é na verdade um facto curioso quando comparado com os hábitos de transmissão de apelidos nesta região, mas desconheço se terá algum significado especial.
Cmpts,
E.Simões
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro E. Simões,
Agradeço a sua resposta.
Fica então o meu contacto nunocalves arroba sapo . pt demonstrando o meu interesse em conhecer mais da linha dos nossos Freires.
Os melhores cumprimentos,
Nuno Alves
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
interessante este vosso dialogo
o meu avô, natural de chão de couce, francisco mendes serra, casado com amelia freire serra, nascida em lisboa, freguesia do castelo. ele veio para angola por volta de 1910 e por cá ficou, tendo mandado vir familia dai. simões, simões de abreu, lembro-me que tambem havia uma ligação aos cerejeiras, pompeu.... é a parte da familia da minha mãe que pouco sei.
agradeço se me puderem indicar algo que me leve um pouco mais longe.
muito obrigado
vitor manuel serra de mendonça torres
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro Vitor
Tenho vários nomes que lhe podem interessar dos anos de 1908/1909,passo a citar:
- ANTÓNIO SIMÕES ABREU - Negociante de Cereais em Avellar(Ancião)
- MANUEL SIMÕES - Capitalista em Ancião
- ANTÓNIO SIMÕES - Agência de Seguros Portugal Previdente Internacional em Ancião
- ALBERTO SIMÕES de SOUSA - Ammauense na Câmara Municipal de Ancião
- JOSÉ SIMÕES - Comerciante em Chão de Couce(Ancião)
- ANTÓNIO JOSÉ SIMÕES - Canteiro em Avellar(Ancião)
- CUSTÓDIO ANTUNES SIMÕES - Hospedaria em Avellar(Ancião)
- AUGUSTO SIMÕES - Professor em Avellar(Ancião)
- ANTÓNIO SIMÕES JÚNIOR - Comerciante em Avellar(Ancião)
- JOSÉ SIMÕES - Proprietário Agricola em S. Thiago da Guarda(Ancião)
- ANTÓNIO SIMÕES de FARIA - Pároco e Professor em Lagarteira(Ancião)
- JOSÉ SIMÕES LOPES - Commerciante em Pousa Flores(Ancião)
- FRANCISCO SIMÕES LOPES - Depositário de Vinhos em Avellar(Ancião)
- MANUEL SIMÕES da SILVA - Commerciante em Avellar(Ancião)
- ALFREDO THEODORO SIMÕES MANSO - Pharmaceutico e Commerciante em Avellar(Ancião)
- ALFREDO SIMÕES MANSO - Agência de Bancos em Avellar(Ancião)
Espero que tenha sorte com alguns destes nomes?
Os melhores cumprimentos
João Barroca
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro Vitor Torres,
Agradeço a sua mensagem.
É de facto muito interessante o nome do seu avô de Chão de Couce, Francisco Mendes da Serra, que deverá ter nascido sec.XIX, sec. XX.
O meu antepassado, também de Chão de Couce, Francisco Mendes da Serra terá nascido cerca de 1620.
Embora haja esta tão grande diferença de séculos, o apelido Serra poderá ser indicador que o seu avô virá também desta família que existia em Chão de Couce nos sec. XVII e XVIII.
Sugiro-lhe, que dentro das suas possibilidades, tente através das Conservatórias/Arquivo Distrital de Leiria/de Lisboa/de Angola, adquirir os registos de nascimento, casamento, óbito, com dados mais concretos sobre os seus avós, para isso fazendo o pedido indicando a provável freguesia de nascimento, casamento ou falecimento, as prováveis datas para estes eventos, se souber nomes dos bisavós também ajuda.
Quando tiver dados mais recuados, tem também à sua disposição já muitos livros digitalizados de Chão de Couce. Encontra-os no link:
http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/details?id=1021520
Os melhores cumprimentos,
Nuno Alves
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
muito obrigado pela vossa gentileza. como estou em angola, pouco poderei para já adiantar-me sobre este ramo familiar pois deve ser uma grande confusão dado o numero de nomes envolvidos. por cá (namibe, ex moçamedes) ainda existem alguns simões, frança faria, gomes..... o meu padrinho era o abilio simões da silva, casado com uma filha do ex governador geral de angola, agapito da silva carvalho. irei procurar na igreja o registo de casamento dos meus avós. se vir que tem interesse para vós transcrevo depois.
mais uma vez o meu obrigado
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro Vitor Torres,
Desculpe, intrometer-me na conversa, mas faça isso, tente recuar um pouco mais no conhecimento dos seus antepassados, e depois coloque aqui o que descobriu, pois pode acontecer que assim se consiga estabelecer a ligação com os dados de algum confrade. Eu, pela minha parte, tudo farei para ajudar no que estiver ao meu alcance.
Só por curiosidade, o seu padrinho tinha ligações a Chão de Couce? Por acaso é o que consta aqui, referido como Abílio Gomes da Silva?
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=334483
Na mensagem anterior referia haver uma ligação aos Cerejeiras. Não será aos Laranjeiras?
Com os melhores cumprimentos,
Henrique J.
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
bom dia.
o meu padrinho era o abilio simões da silva, acho que natural do avelar tanto que o irmão quando saiu de angola foi viver para 1 quinta que tinham em almofala. essa ligação aos cerejeiras ouvia por conversas pois sempre que aparecia o cardeal tal me era dito. ainda hoje no avelar tenho primos que não conheço e que os tratam como "os cerejeira". mas vou tentar saber o nome do pai do meu padrinho e primo pois tbm está relacionado com os gomes.
agradeço mais uma vez a vossa disponibilidade
vitor torres
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Para uma cunhada minha, ando à procura duma Família de Chão de Couce, talvez Ansião, que terá vivido na Quinta das Lameiras. Chamava-se ela Couceiro e terá depois ligações com a Família Feio. Alguém conhece ou me sabe dar qualquer informação?
RespuestaEnlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
M Luisa;
Saudações Genealógicas;
A sua cunhada terá que lhe fornecer mais elementos, para que seja possível à M Luisa fornece-los ao Auditório, e assim nós podermos ajudar.
Espero aqui por notícias suas.
Cumprimentos
S. A.
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro Confrade,
Estava agora a rever alguns antepassados de Ansião, e deparei-me com uma Eugénia da Serra, casada com Baltasar Rodrigues (Barbeiro), moradores em Atianha, freguesia de Alvorge, nascidos por volta de 1570. Destes julgo haver registos nos paroquiais do Alvorge. Como menciona a família Serra, pode ser que tenhamos interesses comuns.
Cumprimentos,
Jorge Mota
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro Jorge Mota,
Efectivamente a distância entre Alvorge e Chão de Couce não é muita, pelo que poderão haver ligações. No entanto, apenas sabemos que Maria da Serra casou em 1646, sendo muito provavelmente natural de C.de Couce. Não tenho mais informações. Se houver ligação, será um pouco mais para trás.
De qualquer maneira, agradeço o seu interesse. Por curiosidade também tenho antepassados na freguesia de Alvorge, desde o séc XIX. Estes costados ainda completamente por explorar, estando só à espera que o ADL coloque os livros online.
Cmpts,
E.Simões
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Caro Edmundo
Folgo muito em o ver por aqui! O mesmo dirá de mim, adianto já. Como sabe não tem de esperar que o ADL coloque os livros on line, é sempre um prazer colaborar consigo. Sempre existiu e gostaria que se mantivesse essa reciprocidade entre nós.
Um abraço e boas férias.
Stella
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Continuando em Freires... no Casal velho e Bemposta, Almoster
Algumas pistas para
1 - Joaquina de Jesus Freire, nasceu no Casal Velho 31.7.1824
2 - José Lopes, da Fonte da Gota, Abiul
3 - Luísa Maria Freire, do Casal Velho
4 - António Lopes, de Vale de Moirão
5 - Ana da Silva, de Fonte da Gota
6 - Manuel Dias, do Casal Velho
7 - Maria Freire, da Bemposta
Todas as contribuições são bem vindas!
Agradece
Filipe Pinheiro de Campos
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
VTorrres .
O Abilio Simões da Silva , se padrinho. era meu avô.
Casado Julia gomes da Silva.
Tiveram 4 filhos.
Abilio Gomes da Silva (falecido)
Rogerio Pompeu da Silva - meu pai - (falecido)
Maria Julia Gomes da Silva Cardoso (Falecida)
Maria da Conceição Gomes da Silva Rangel de Alme
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
VTorrres .
O Abilio Simões da Silva , se padrinho. era meu avô.
Casado Julia gomes da Silva.
Tiveram 4 filhos.
Abilio Gomes da Silva (falecido)
Rogerio Pompeu da Silva - meu pai - (falecido)
Maria Julia Gomes da Silva Cardoso (Falecida)
Maria da Conceição Gomes da Silva Rangel de Alme
Enlace directo:
RE: Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
tens razão. ruca. o padrinho era o abilio gomes da silva, casado com a fernandita do qual tiveram a maria joão, luisa, paulo e o sergio
RespuestaEnlace directo:
Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Estimado Vitor,
Boa noite. Chamo-me Márcia Gigante e estou neste momento à procura dos registos dos meus antepassados e assim a construir a minha arvore genealógica. O seu post foi o primeiro em que vi evidências de um Simões de Abreu , Angola e Chão de Couce. O meu tetravo chamava-se João Simões de Abreu e era natural de Chão de Couce, filho de Francisco Rodrigues "Silva" e de Dorothea Thereza da Silva. Era casado com Maria José de Oliveira Nunes de Abreu, ela natural de Luanda. Tiveram 2 filhos (que eu tenha conhecimento até a data) António de Oliveira Simões de Abreu e Francisco de Oliveira Simões de Abreu ambos nascidos em Luanda e baptizados na Igreja Nossa Sra dos Remédios. Os pais da minha tetravo eram José de Oliveira Nunes e Rosa Maria ou Maria Roza de Oliveira. Não sei se naturais de Luanda ou Portugal. Encontra nestes dados alguma similitude com os seus registos? Mais informo que o meu trisavo foi casado com Maria Eduarda Pio do Amaral Gourgel e tiveram uma filha (não sei se unica) Maria da Conceição Simões de Abreu (Vieira da Fonseca), mais conhecida em Luanda como a Rainha dos Coqueiros, pelo património que detinha. Agradeço a quem me puder ajudar tanto com os de Chão de Couce como com os de Luanda... Vai ser um longo trabalho pois ainda tenho os Pio do Amaral, os Gourgel, os Pitta Grós e isto só do ldo da minha Mãe da parte paterna. Um boa noite e grata .
Márcia Gigante
Enlace directo:
Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Estimado Edmundo Simões,
pegando nas suas palavras nesta mensagem de que tem uma vasta base de dados de famílias de Chão de Couce, venho averiguar se me pode auxiliar na busca por mais informações relativas ao meu tetravô, João Simões de Abreu, filho de Francisco Rodrigues e Dorothea Thereza da Silva, desconheço se o Silva seria dela ou apelido do marido. O meu email ms.marcia.gigante@gmail.com
Obrigada
Márcia Gigante
Enlace directo:
Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
boa tarde Marcia
sei muito pouco desta parte da familia. E pelos meus primos também não vou lá. tenho mesmo de investir e ir às fontes.
o que sei: Avô Francisco Mendes serra,(17/1/1893) carpinteiro, natural da freguesia de chão de couce, concelho de ancião,, distrito de Leiria, filho de Joaquim Mendes Serra e de Maria de Jesus. "casou"(não há papeis, sei que era maçon) com Avó Amélia Freire,5/2/1904) Natural da freguesia de Sº Lourenço, Lisboa, filha de Francisco freire e de Theodora de Jesus Freire. "Casaram" em Moçâmedes. Sei que o meu avô tinha ido trabalhar para o caminho de ferro.
familiares que conheci em Angola..Simões de abreu que na altura era presidente da camara em cabinda ou chefe das finanças(?). Abilio Simões da Silva, pai do meu padrinho abilio gomes da silva. é o que sei. lamento não a poder ajudar. vitor torres
Enlace directo:
Famílias de Chão de Couce (Ansião)- 1650 - Freire, Curado, Mendes, Serra
Estimado Vitor
Em Cabinda, os Simões de Abreu do lado da minha Bisavó, eram das finanças :) . Vou continuar a investigar. Obrigada
Márcia
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 dic 2024, 09:08.