Os Mendonças das Alagoas

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Os Mendonças das Alagoas

#278895 | josécyr | 18 jun 2011 08:56

Caro A. Horta Correia,
O meu muito obrigado pela sua obra e pelo facto de nos revelar a forte descência de Algarvios no Brasil. Seria contudo interessante e caso deseje, divulgar os apelidos referidos no seu livro para ajuda e conhecimento de alguns possíveis descendentes dos Mendonças de Moncarapacho, que não conhecem a sua publicação. Que lhe parece?
Um Abraço
José Cabecinha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#278903 | correa | 18 jun 2011 12:22 | In reply to: #278895

Caro José Cabecinha

Este meu trabalho que agora foi publicado com o titulo de "Os Mendonças das Alagoas",poderá induzir, à primeira vista, que trata apenas de gente brasileira,nomeadamente do Estado de Alagoas.Contudo não é bem assim, pois apesar de ter sido nessa então Província brasileira que José de Mendonça de Matos Moreira se instalou como Ouvidor - Geral, boa parte da sua descendência é portuguesa.
Ele descendia dos nossos Mendonças de Moncarapacho, do casal Domingos Lourenço de Mendonça e Beatriz de Azevedo, que aí viveram em 1542.Curiosamente, ainda ontem um amigo brasileiro me perguntava qual era o ramo deste Mendonça, se era dos Mendonça Arrais ou dos Furtado de Mendonça.Ainda não lhe respondi,e o certo é que desconheço a que ramo pertencia.Nós temos um ramo de Mendonça Arrais em Quelfes e outro ( ou o mesmo)em Santo Estêvão de Tavira, que usaram o apelido durante largos anos. Quanto a estes, de Moncarapacho, é que não sei a origem.Até é possível que eles não sejam de Moncarapacho e apenas estivessem lá instalados naquela data.De facto , como o Amigo sabe melhor que ninguém, o apelido Azevedo não é daqueles sítios.O nosso comum amigo Miguel de Sousa disse-me há dias que andava intrigado com a ascendência deste Domingos Lourenço. Será que ele já descobriu alguma ponta?
Voltando ao doutor José de Mendonça de Matos Moreira, ele era natural de Albufeira, e embora nessa cidade existam dois prédios com as suas Armas ( certamente instalados por algum dos seus descendentes), julgo que ainda é aí um desconhecido.Nem me consta que tenha o seu nome em algum arruamento.
Este livro foi publicado com a intenção de reunir a sua vasta descendência brasileira.No entanto em "Os Mendonças das Alagoas"vem incluída a descendência do filho José António de Mendonça, concretamente a do neto Gregório José de Mendonça,não tão completa como desejava,( os barões de Alcantarilha e de Jaraguá não tiverem geração),e das filhas Maria Josefa e Barbara Francisca, cujos descendentes vieram para Portugal.É o caso dos Mendonça Pimenta, Mendonça Neto, Oliveira Mendonça,Mendonça Côrte-Real, Mendonça Landerset ,etc.
Um abraço
António Horta Correia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#278918 | guerra1 | 18 jun 2011 17:03 | In reply to: #278903

Confrade A.Correia:tem dados de Bárbara de Mendonça nascida ano 1586 em Moncarapacho?era filha de Diogo Gomes e Joana de Mendonça.No seu casamento com Sebastião Dias apareçe como testemunha um "Diogo de Mendoça".Agradeço qualquer ajuda.Cumprimentos.j.guerra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#279041 | josécyr | 19 jun 2011 20:47 | In reply to: #278918

Caro A. Horta Correia,
Não sei se a Ana Laginha já entrou em contacto consigo. Se não o fez diga-me algo por favor. Tem a ver com o seu livro sobre os "Mendonças das Alagoas".
Um abraço,
José Cabecinha.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#308997 | zmcm | 25 jun 2012 23:48 | In reply to: #278903

caríssimo confrade,
O meu nome é Miguel Cabrita Matias e sou filho dos seus amigos Domingos e Maria Beatriz Cabrita Matias...encontramo-nos há uns anos 3 a 4 anos ( não sei precisar) num almoço de genealogistas do Algarve que decorreu em Portimão....creio que com estas pistas se deve lembrar de mim...
Ando há bastantes anos a tentar encontrar os antepassados de uma avó chamada Francisca de Mendonça (Algarve séc.XVII-XVIII), falecida em S.Bartolomeu de Messines em 1722 tendo sido casada com Clemente Vieira natural de Albufeira...será que sabe alguma coisa desta Senhora?
fico grato pela ajuda e desde já um abraço
Miguel Cabrita Matias

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#309012 | josécyr | 26 jun 2012 08:57 | In reply to: #308997

Caro amigo, sei muito bem.
Lamento informar mas não tenho nada sobre os nomes que refere.
Um abraço
Zé Cabecinha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#309015 | correa | 26 jun 2012 09:54 | In reply to: #308997

Caro Miguel Cabrita Matias

Sei perfeitamente quem é,lamento não o poder ajudar.Nada tenho sobre esse casal
.Em Loulé tenho um Clemente Jordão casado com Brigida Vieira, nascidos cerca de 1650.
Um abraço
A.Correa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#309066 | zmcm | 26 jun 2012 20:36 | In reply to: #309015

caríssimo confrade muito obrigado pela pronta resposta.
um abraço
Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#309067 | zmcm | 26 jun 2012 20:38 | In reply to: #309012

carissimo muito obrigado pela pronta resposta.
um abraço
Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#309068 | zmcm | 26 jun 2012 20:38 | In reply to: #309012

carissimo muito obrigado pela pronta resposta.
um abraço
Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#309069 | zmcm | 26 jun 2012 20:38 | In reply to: #309015

caríssimo confrade muito obrigado pela pronta resposta.
um abraço
Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#316145 | correa | 27 oct 2012 12:01 | In reply to: #278903

Caros amigos

Já o meu trabalho "Os Mendonças das Alagoas" estava impresso e a ser lido, quando tive oportunidade de conhecer a descendencia do Barão de Jaraguá, José António de Mendonça.Descendencia ilegitima,aliás no assento do seu óbito,em Alcantarilha,está mencionado "ignoro se fez testamento ou se deixou filhos havidos da baronesa", o que fazia prever a existencia de outros descendentes.
Por gentileza de D.Sónia Ulrich,obtive estes dados que passo a descrever, que tem também o interesse em acabar com as duvidas acerca de quem era o barão de Mundau:

"Descendência ilegítima ou natural de José António de Mendonça, barão de Jaraguá:
De Rita teve:
II José António de Mendonça, nasceu em 10.09.1821 faleceu em 16.10.1904 no Recife. Foi major da Guarda Nacional e barão de Mundaú em 11.07.1888. Era proprietário dos engenhos Flor de Paraiba, Oriente e Pilarzinho. Casou com Jacinta Carvalho.
Filhos:
III-Maria Amélia de Mendonça, casada com Cândido José d’Oliveira e Silva. Herdou o engenho Oriente.
III- João António de Mendonça, herdou o engenho Pilarzinho.
III- Maria Jacinta Flora de Mendonça, casou com o cunhado Cândido José d’Oliveira quando este enviuvou.
De outra mulher:
II - Jacinto Paes de Mendonça Jaraguá. Era o Eng. Jaraguá de que trata o livro."
Meus cumprimentos
António Horta Correia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#334639 | jataide | 31 ago 2013 13:50 | In reply to: #308997

Caro Miguel,

Veja se os seguintes lhe dizem algo:

Amareleja B Mariana 1716 Manuel de Mendonça nat de S.Bart de Messines fº de Lº Vaz e Francª. de Mendonça, cc Antª.Coelha nat Granja/Mourão fª. de Romão Lourenço/Leonor Segurada nats de Mourão.
Descendo de Luzia Gomes, irmã de Antónia, que era casada com José Fernandes Caro.

Tenho ascendência na Amareleja em Maria de Fontes que casou em 1725 com José Martins Magro nat de Alte (Simão Martins Magro/Domingas de Sousa). Maria de Fontes era fª. de José Parreira nat Ferreira (Dºs. Fragoso/Inês Fernandes) e de Ana de Fontes/Vidigueira (António Martins Carneiro/ Leonor Pissarra (ou Cunha), neta materna de João da Cunha Melo e de Mª.Tenreira de Gois (Vidigueira)

Ainda sem certeza, mas muito provável c/ligação 1686/Amareleja Mª. Pissarra (Brás Pissarra/Dªs Marques nats Moura) com Manuel Soares nat Porches Silves (sic) fº. de Matias (?) Soares/Mª.Alvares.

Voltando aos Segurados, estão na ascendência de Maria Caeira (Caros/Segurados/Andrades/Almeidas/ Pires Lavado/Nunes/Botelhos/Caeiros) casada em 1855 com José Agostinho de Fontes (meus trisavós) descendente dos referidos.
Quanto aos Vieira, se encontrar ligação nos que referi, também os tenho neste mesmo grupo.

Cumprimentos,
Manuela Aleixo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#334689 | zmcm | 01 sep 2013 23:07 | In reply to: #334639

Cara Manuela Aleixo,
Muito obrigado pela sua informação, desconheço no entanto se existe alguma ligação de parentesco entre a minha Francisca e a que menciona na sua mensagem já que a minha era em 1722 casada com um Clemente Vieira e morre c. 1723, sendo no entanto possível que antes deste Clemente Vieira tivesse tido outro casamento, mas não tenho qualquer informação que lhe possa dar.

obrigado
Miguel Cabrita Matias

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Mendonças das Alagoas

#334709 | jataide | 02 sep 2013 16:54 | In reply to: #334689

Caro Miguel,

Agradeço resposta.

Manuela

Respuesta

Enlace directo:

Os Mendonças das Alagoas

#386426 | Lincoln Vale | 10 nov 2017 17:23 | In reply to: #316145

O Barão de Jaraguá também teve um relacionamento com Maria Avelina de Mendonça, de cujo consórcio nasceram: João Avelino de Mendonça *23.06.1849, Júlia de Mendonça *23.12.1847, Izabel de Mendonça * 04.08.1842, Cristina de Mendonça * 26.07.1849, Amélia de Mendonça * 29.05.1845 e Alcina de Mendonça *27.11.1837, todos de Maceió - AL
Neste Link: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9392-3X8G-H?cat=426304 podemos ver o batismo de Anna filha de João Avelino de Mendonça e Roza Ethelvina Galvão ( meus trisavós), mostrando como avós paternos o Barão de Jaraguá e Maria Avelina de Mendonça.
Att; Lincoln Vale

Respuesta

Enlace directo:

Os Mendonças das Alagoas

#407096 | mvh1976 | 02 sep 2018 23:52 | In reply to: #278895

Boa noite a todos.

Descendo dos Mendonça Uchôa de Alagoas.Tenho suspeitas que Meu ancestral;José Zeferino de Mendonça Uchôa tem parentesco com José de Mendonça de Mattos Moreira,só que com tantos casamentos consanguineos e falta de informações sobre os pais dele;Manoel Joaquim de Mendonça Uchôa e Francisca de Mendonça Uchôa.
Gostaria se alguém tem informações sobre eles ou se minha suspeita e fundamentada?

Respuesta

Enlace directo:

Os Mendonças das Alagoas

#426287 | daniel.faaraujo | 09 ago 2020 04:07 | In reply to: #316145

Caro Correa,
Sou do Rio de Janeiro, Brasil. Descendente de família originalmente Alagoana. Remontando minha árvore genealógica de baixo para cima e de cima para baixo cheguei a um ponto de encontro onde me falta uma informação para concluí-la. Gostaria de pedir sua ajuda se possível.
Meu avô por parte de pai é filho de uma senhora chamada Ana Jacinta, descendente do Barão de Mundaú, mas não sei quem são seus pais. De forma resumida:

Meu avô é pai de José (meu pai)
Ana Jacinta é mãe de Mário (meu avô)
Não sei quem são os pais da Ana Jacinta (suponho que seja um dos filhos do Barão de Mundaú+Jacinta ou talvez netos dos mesmos).

Se puder me ajudar te agradeceria bastante. Espero sua resposta :)

ps.: Gostaria de comprar seu livro dos Mendonças das Alagoas, mas não o encontro para comprar, muito menos para enviar ao Brasil.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 04 may 2024, 23:57.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen