Florinda Berno em Barra Mansa - Rio de Janeiro.

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Florinda Berno em Barra Mansa - Rio de Janeiro.

#278906 | Gennison | 18 jun 2011 12:55

Bom Dia Caros companheiros(as).

Consegui encontrar vários dados em Portugal, graças a ajuda de todos vocês, contudo, o que achei que seria o mais fácil, temo que possa vir a ser o mais difícil, encontrar um registro de nascimento no Brasil.

Trata-se de minha bisavô, Florinda Berno, nascida em 24/09/1908 em Barra Mansa, Rio de Janeiro.
Em sua certidão de casamento com Manuel Ribeiro, consta que ela é Natural do Distrito de Barra Mansa, Comarca de Itatiba, SP, filha de Luiz Berno e Bonaldo Angela, italianos.
Contudo, sei por informação de minha avó, ainda viva, filha de Manuel e Florinda, que Florinda foi nascida no Rio de Janeiro, e sei que não existe Barra Mansa em Itatiba, pois moro em uma cidade vizinha a Itatiba. Descobri que pode ter havido um erro e não seria Itatiba, mais sim Itatiaia, no rio de Janeiro.
Entrei em contato com o Cartório Ofício Único do Municipio de Itatiaia, paguei pela busca e me foi retornado, que não está lá.

Vem agora a grande pergunta: Será que existe algum meio de fazer buscas pelos cartórios do Brasil para encontrar este registro, que será usado no processo de cidadania portuguesa de nossa família.
Confesso que estou meio sem saber por onde começar, pois falta aqui no Brasil um cadastro mais específico de buscas online, como vemos em Portugal e outros países, ou ao menos eu ainda não conheço tal sistema de buscas aqui no Brasil.

Aparte disso, alguém saberia me informar se é possível, conseguir aqui no Brasil fotocópias de originais de assentos de casamento e outros antigos, pois gostaria de colocar também cópias de transcições a mão de originais em minha coleção genealógica, como tenho de outros países.

Ficarei grato com o que puderem me ajudar.


Melhores Cumprimentos,

Wellington Gennison

Respuesta

Enlace directo:

RE: Florinda Berno em Barra Mansa - Rio de Janeiro.

#278953 | MCNN | 18 jun 2011 22:51 | In reply to: #278906

Amigo Wellington


Pesquisei e fiquei a saber que Morungaba, SP chamava-se em tempos ... Barra Mansa.

Assim sendo, resolvi arriscar, fui dar uma espreitadela ao site dos Mormons e ... tive sorte.

Neste link pode ver o assento de baptismo de sua bisavó (registo 259, último do lado direito):

https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.1.i/dgs%3A004633082.004633082_00041

Ela nasceu a 24/09/1908 e foi baptizada em 27/09/1908 na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Morungaba, SP.

Não faço a mínima ideia donde para este assento, mas creio que com maior ou menor dificuldade o Wellington conseguirá saber onde se dirigir para solicitar uma certidão.


Boa sorte

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Florinda Berno em Barra Mansa - Rio de Janeiro.

#278965 | apa50 | 19 jun 2011 03:54 | In reply to: #278953

Mário

É porisso que eu não me canso de agradecê-lo. O seu coração é imenso!

Abraços,
Sonia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Florinda Berno em Barra Mansa - Rio de Janeiro.

#279078 | Gennison | 20 jun 2011 11:45 | In reply to: #278953

Caro Querido Sr. Mário César Navarro.

Mais uma vez o Sr. deu seu Show aparte.

Sabe o que é o melhor de tudo? Saber que no mundo ainda há pessoas como o Sr.

Isso me faz acreditar que os bons ainda são maioria.


Mais uma vez imensamente grato,

Wellington Gennison

P.S.: Se houver algo que possa ajudá-lo, deixe-me saber.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Florinda Berno em Barra Mansa - Rio de Janeiro.

#279133 | MCNN | 20 jun 2011 22:45 | In reply to: #278965

Amiga Sónia

Não mereço tanto elogio, mas muito obrigado.


Abraços

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Florinda Berno em Barra Mansa - Rio de Janeiro.

#279134 | MCNN | 20 jun 2011 22:54 | In reply to: #279078

Amigo Wellington


Obrigado pelas suas palavras amigas, foi um enorme prazer ajudá-lo.

Entretanto, e com a pressa de lhe dar as boas novas, esqueci-me na altura de lhe dizer duas coisas.

A primeira é a que, sendo este assento que eu encontrei um assento de baptismo, não sei se serve para aquilo que pretende. Eventualmente necessitará do registo civil de nascimento. De qualquer forma, se o baptismo teve lugar em Morungaba, presumo que o registo de nascimento deve ter sido feito em Morungaba ou nas imediações.

A segunda coisa que lhe queria dizer é que o site dos Mormons, no que diz respeito ao Brasil, tem já disponibilizados muitos assentos online, quer assentos paroquiais quer assentos civis.

No que diz respeito ao Brasil, não conheço mais nenhum site que disponibiliza esse tipo de assentos online.

Boa sorte


Um abraço

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Florinda Berno em Barra Mansa - Rio de Janeiro.

#279155 | Gennison | 21 jun 2011 11:19 | In reply to: #279134

Querido amigo Mario César Navarro.

Quero deixar mais uma vez, inesgotavelmente, meus agradecimentos.

Quanto ao referido assento, serviu de grande valia, pois continuei as buscas junto ao cartório de Itatiba, não encontrei nada, então falei com o cartório de Morungaba, que de pronta mão confirmou o registro do assento. Já realizei o pagamento do documento, que estou a receber pelos próximos dias via correio.

Fico grato pelas dicas junto ao FamilySerach, e confesso que não havia vista quanta informação este já possui, pois nem sempre tenho tanto tempo para as pesquisas, então vou aproveitar o feriado e tentar realizar algumas buscas na parte do Brasil do site.


Melhores Cumprimentos,

Wellington Gennison

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 jul 2024, 16:37.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen