Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Informática
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caros confrades,
Venho por este meio pedir a vossa ajuda para localizar dois pedidos de passaportes de dois tios-trisavós meus que eram:
1º - António (Alves) Ruas, nascido na década de 80 ou 90 de 1800´s na freguesia de Muxagata, Fornos de Algodres, Guarda, filho de José Alves Ruas e Josefa (da Conceição) Saraiva, emigrou para os EUA entre 1900´s e 1945.
2º - Francisco (Alves) Ruas, nascido na década de 80 ou 90 de 1800´s na freguesia de Muxagata, Fornos de Algodres, Guarda, filho de José Alves Ruas e Josefa (da Conceição) Saraiva, emigrou para o Brasil entre 1900´s e 1945.
Apenas sei que talvez se tenham casado cá em Portugal antes de partirem, mas não sei com quem. Onde será que pediram os seus passaportes? na Guarda? Onde poderei pesquisar mais sobre estes pedidos?
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Para os USA utilize o site www.ellisisland.org
Boa sorte
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro "duarte1968",
Obrigado pela ajuda, já tentei esse site mas não coincidem. Entretanto já encontrei outro site www.ancestry.com, onde encontrei o registo do nome António Alves Ruas, mulher e filhos, só não sei onde poderei procurar o nome "Francisco Alves Ruas" que foi para o Brasil.
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Sérgio Vale venho dar-lhe algumas das minhas modestas opiniões mas não poderei ajudar como gostaria, porque ando a tentar ajudar outros confrades e não tenho capacidade para pesquisar tanto assunto pois sou um simples aprendiz. O Sérgio precisa saber com mais precisão as datas extremas em que esses seus familiares foram para o Brasil. De outro modo só com um enorme golpe de sorte encontrará os passaportes deles. Creio que não erro se lhe disser que esses passaportes estarão nos livros dos registos guardados no Arquivo Distrital da Guarda. Para o Sérgio perceber a dificuldade que encerra uma eventual procura de registo de passaportes num período de 45 anos.......digo-lhe que um dia destes, estive das 9 ás 12 e das 14 ás 17 horas de volta desses livros e entre Outubro de 1910 e Setembro de 1913 pesquisei em mais de 9000 (nove mil passaportes). Agora imagine fazer uma busca dessas num período de 45 anos. Permita-lhe que lhe dê uma sugestão; Quando for ver esses livros leve outra pessoa consigo que esteja muito interessada em ajudar nessa pesquisa, porque nos livros que eu consultei, cada folha corrida tem 47 nomes. Então sentem-se lado a lado e enquanto o Sérgio procura no lado esquerdo das folhas, pelos nomes dos seus Trisavós, simultaneamente a outra pessoa procurará um pouco mais á direita da mesma folha nos nomes dos pais deles. Também lá constam os lugares, as idades, o estado civil, para onde iam........ Se fosse eu a pesquisar, com esses dados que anuncia faria como lhe disse e mais á direita na folha estará lá Muxagata e mais direita dirá Fornos de Algodres. Resumindo; Deite mãos á obra para investigar primeiro qual o período (o mais estreito possível) em que os seus Trisavós emigraram. Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Sérgio Vale,
Procure saber em qual cidade brasileira o Francisco residia. Com a informação da cidade é possível pedir ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro o cartão de estrangeiro dele, no qual consta a data e o porto de desembarque no Brasil. É possível também procurar nos cartórios da cidade por possíveis assentos de casamento e nascimento de filhos. O site Family Search disponibilizará em breve os cartões de desembarque do porto do Rio de Janeiro entre os anos de 1910-1965 para pesquisa online, estou esperando ansiosamente por isto.
Cumprimentos,
Renato Porto.
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Jorge Santos,
Muito Obrigado pelas dicas que me deu, eu percebo que sejam datas muito vagas pois eu tentei encontrar o pedido de passaporte para António Alves Ruas em Lisboa, visto ele ter chegado a 6 de Agosto de 1913 à América do Norte,vindo de Lisboa, pesquisei desde essa data para trás até cerca de 1905, durante um dia inteiro, sem sucesso, talvez estejam no AD da Guarda, quem sabe.
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Renato Porto,
Muito obrigado pela suas sugestões, vou tentar saber a cidade para onde ele foi, depois apenas sei que ele nunca mais voltou, ao contrario do irmão que vinha a Portugal de vez em quando.
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Sérgio Vale, se o passaporte do seu Trisavô António Alves Ruas, estiver nos livros do Arquivo Distrital da Guarda, então ele passou-me pelos olhos, porque curiosamente, pesquisei até Setembro de 1913. Talvez por engano meu, considerei que o prazo de validade de cada passaporte era de 6 meses, mas nos referidos livros, se percebi bem, diz que era de 60 dias. Na dúvida telefonei hoje para outro Arquivo e disseram-me que seria de 90 dias. Para salvaguardar todas as hipóteses eu diria que deve procurar, numa primeira fase, entre as datas 1 Março a 30 de Junho, mas se o passaporte não aparecer, então procurará também a partir de 1 de Janeiro. Tenho informação que esse tipo de pesquisa, nos livros de registo dos passaportes, tem de ser feita pelos utentes pois as Funcionárias que dantes eram 5 e agora são apenas duas, não têm tempo para estas pesquisas tão incertas e demoradas. Acresce que o Sérgio tem outro problema, que é semelhante ao Marcelo Prado que eu ando a tentar ajudar noutro tópico. É que não basta encontrar nos livros dos registos os dados que lá constam referentes a determinada pessoa. É de extrema importância, a partir desse registo, consultar o processo de requerimento desse passaporte, pois costuma lá estar quase tudo que precisamos.....Certidão de Baptismo, De Casamento, Fotografia do Requerente...... Mas infelizmente só encontrei uma pequena Caixa que é a 344-001-1912 que contém todos os processos de 1912 a 1922. Repare que pesquisei nos livros 9000 registos (referentes a 35 meses). De cada um desses registos deveria lá estar um processo respectivo, mas do ano 1912 (que já não tive tempo para ver em pormenor) não estarão lá mais de 20 processos dos cerca de 4000 registos e do ano 1913, (se a memória não me está a trair), não está lá nenhum. O que quase enche essa caixa, é um maço, com cerca de 15 centímetros de altura, de processos do ano 1922. Atenção que posso estar mal lembrado e pode haver lá algum processo do ano 1913, mas se houver não serão mais de vinte, e deviam ser milhares. O Sérgio precisa encontrar alguém que vá lá procurar isso, com olhos bem abertos, sem stress, concentrado no que está a fazer.Por favor, não pressione as Funcionárias com estes dados que aqui lhe disponibilizo, pois não quero ficar mal visto ou "prejudicado" pelo facto de lhe dar estas dicas. Repito, (tanto quanto sei) a pesquisa de passaportes não é tarefa que as técnicas dos Arquivos tenham por missão fazer e temos de dar o devido valor a essas Funcionárias. Enquanto eu estiver a tentar ajudar o Marcelo, não poderei ajuda-lo a si. Se o Marcelo não encontrar ninguém que lá vá ao Arquivo, daqui a algumas semanas, ou meses, talvez eu o possa ajudar, mas nada lhe posso prometer. Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Peço desculpa....rectifico; Se o Sérgio não encontrar ninguém que lá vá ao Arquivo, daqui a algumas semanas, ou meses, talvez eu o possa ajudar, mas nada lhe posso prometer.......e já agora acrescento; Estou há 4 dias com uma grave crise de coluna e espero que não tenha de ser sujeito a nova cirurgia que me obrigaria a esquecer tudo isto durante meses. Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Confrade Sérgio Vale
Encontrei este link que fala de uma Josefa Saraiva de Pinhel, o mais parecido com as datas que menciona
http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/details?id=1165848
Boa sorte
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caros confrades
Procuro o passaporte de meu Visavô paterno; João Lopes da Costa, nascido a 20-12-1824, em Azurém Guimarães, faleceu a 11-05-1903,com 78 anos, casou a 07-09-1845, com Teresa Soares,n, em 1825, em Cepães Fafe Braga.
Viajou para o Brasil Rio de Janeiro, cerca de 1840, para casa de parentes. Será possível localizar o pasaporte, as datas de embarque, eo nome do navio. Não tenho a certeza se imigrou antes ou depois de casar, talvez antes?, não falam se a esposa o acompanhou, penso que não. porque quando casou já tinha um dote de 400 contos de rei, no Tratado de casamento. Ele era oriúndo da Casa da Madre Deus de Guimarães, e a noiva oriúnda da Casa da Carvalhêda Armil Fafe Braga.
Os 2 irmãos dele faleceram na viagem, não sei se na ida ou no regresso.
Se alguém me poder ajudar agradecia.
Agostinho Lopes da Costa
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Confrade Adelino Confrade do Amaral, peço-lhe desculpa por lhe pedir uma ajuda. Ao abrir este link do Inventário Orfanológico de Josefa Saraiva de Pinhel vejo que faz sentido ser ela, quem o Sérgio Vale procura porque se António e Francisco os filhos dela, terão nascido nas datas que estão supostas então eles seriam menores na data desse Inventário Orfanológico. A pergunta que lhe faço é; Como se abre a página deste Inventário aqui mostrado ? não abre on-line? tem de ser consultado presencialmente no Arquivo Distrital da Guarda? perdoe-me outra pergunta; Por favor pode ajudar-me dizendo se existe algum Inventário Orfanológico em nome de João António Monteiro ou Maria do Nascimento mas na Freguesia de Algodres de Fornos de Algodres ou na outra freguesia de Algodres de Figueira de Castelo Rodrigo ? Eu sei que primeiro preciso saber mais ou menos em que anos um e outro terão falecido, mas quando souber isso, como farei para procurar esses eventual Inventário Orfanológico? Sei que eles terão possivelmente deixado filhos menores............. Mais uma vez lhe peço desculpa e agradeço desde já a sua eventual preciosa ajuda. Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Confrade Jorge Santos
Só abrirá uma página on-line se do lado Dirieto aparecer uma espécie de Livro, caso contrário só mesmo o geral e o que esta´exposto visualmente. Poderá pedi-lo, mas terá que ser por escrito para a direcção correta.
Deixo aqui ficar dois links que poderão ajudar na pesquisa
http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/results?t=Maria+do+nascimento&di=&df= Arq. Dist. da Guarda
http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/details?id=1162118
Sem datas é complicado, é um tiro no escuro.
Deixo outro link, que também faz jeito, que é o global de quase todos os outros links.
http://dgarq.gov.pt/rede-portuguesa-de-arquivos/pesquisar-arquivos/catalogo/
Espero que tenha ajudado e disponha
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Foi muito bom ler tua mensagem, caro jorge Santos. Estou á cata do registro de passaporte de meu avô e estava perdida, sem saber que eles tinham validade de 60 ou 90 dias. Já ajuda um pouco, pois minha pesquisa é on line, e tenho que ver os livros folha por folha, sendo que em 1912/1013, não havia fotografias.
Mas com os dados em mãos, pode-se pedir que pesquisem o processo relacionado. Aí, acho que é mais fácil, não? Uma servidora do Arquivo do Porto me disse que não encontrou o que eu procurava, mas me mandou o link onde pude começar a minha pesquisa...
Alguém sabe quanto tempo levava para chegar de navio de Portugal ao brasil ( em 1912/1913)? O nvaio me meu avô era o Darro ( Correio).
Obrigada!
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Cara Yara Rocha, (será este o seu nome? Assim de "memória" já gasta, creio que a viagem demorava cerca de 45 a 60 dias, mas como ainda não fui rever aqui no Geneall, talvez esteja a dizer asneira.. Desculpe a pergunta....em 1912/1913, não havia fotografias ? A que livros se está a referir? Será que percebi bem e me disse que no Arquivo Distrital do Porto os Passaportes já estão on-line? Deve ser isso, agora recordo que o meu amigo Mário Navarro, consegue consultar alguns passaportes on-line. Em princípio esses registos de passaportes podem não ter fotografias, mas terá que pedir o processo do passaporte que lhe interessar. Se esse processo aparecer então sim, estará lá quase tudo o que você quer saber sobre esse emigrante. Esses processos costumam estar em pilhas de documentos, atados com cordéis de sisal ou algodão. As funcionárias não consultam esses processos, tem de ser o público, você, ou alguém por si, a queimar as pestanas e a torrar a paciência,mas ...... "Quem corre por gosto não cansa"! Esta é outra mentira parecida com a que diz; "Querer é poder". Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Agostinho Costa, não passo de um aprendiz, por isso tudo o que digo carece de confirmação de alguém competente. Ainda assim arrisco dizer que terá de saber se os livros dos registos de passaportes que estão no Arquivo Distrital de Braga podem ser consultados on-line ou apenas presencialmente, sendo que os respectivos processos que lhes estão associados, quase certo, temos de ser nós, os interessados, a pesquisar naquelas pilhas de documentos. Se percebi bem a sua mensagem, ele voltou e faleceu em Portugal. Creio que tem aí muitas pistas que o podem ajudar a saber o que pretende. Não estou a ver porque procura o passaporte se já sabe onde ele nasceu e possivelmente lá foi Baptizado. Também sabe onde e com quem ele casou. Da leitura que faço da sua mensagem, eu pediria fotocópia simples do assento de baptismo e do casamento dele. Depois de extrair todos os dados desses dois documentos e tentar deduzir o que lá estará implícito, iria pesquisar nos livros de passaportes, pelo nome dele, da esposa dele, e tendo sempre em atenção os nomes dos pais dele e dos pais da esposa dele. Eu faria assim, o Agostinho fará como melhor lhe parecer.Aqui vai o endereço de email da Universidade do Minho, onde está o Arquivo Distrital de Braga; sec@adb.uminho.pt Não leve a mal se não lhe responder a alguma eventual futura mensagem sua. Tenho várias limitações. Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Adelino do Amaral, agradeço de novo a sua ajuda. Procurei nesses links mas percebi que me faltam dados em quantidade e credibilidade suficientes para saber exactamente o quê e como procurar. Procurar com base em deduções já é um risco (calculado) que muitas vezes resulta. Mas procurar a partir de frágeis suposições, mais facilmente será tempo perdido. Ainda estou no início do trabalho prévio de investigação dos dados mais básicos; Nomes, datas, factos, lugares. Cumprimentos e agradecimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Senhor
Jorge Santos,
Cumprimentos,
Muito obrigado pela dica, vou tentar fazer como diz, ele faleceu em Portugal, região de Braga, e eu sei o nome dos pais dele e
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Agostinho Costa, perdoe a minha curiosidade (pois eu não tenho nada com isso) mas se até o assento do óbito tudo leva a crer que vai conseguir obter, porque é que anda á procura do passaporte dele ? Repito; Por favor não leve a mal esta minha pergunta. Não pretendo saber nada que o Senhor não queira divulgar. Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Adelino Cardoso do Amaral,
Obrigado pelo link mas talvez não seja a mesma Josefa Saraiva, pois a minha era da Muxagata, fornos de Algodres enquanto esta é de Pinhel.
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Jorge Santos,
Muito Obrigado pelas dicas que me tem dado e me têm sido muito úteis. Entretanto já consegui descobrir mais pistas sobre o meu tio-trisavô António Alves Ruas que são: nasceu cerca de 1885 +- 1 ano, embarcou em Lisboa a 26 de Junho de 1913, chegando ao estado de Rhode Island, nos E.U.A a 6 de Agosto de 1913, que era casado com Josefa Batista que só foi para os E.U.A. em 1920 com os filhos: Francisco, nascido a cerca de 1910 e Patrocínia, nascida a cerca de 1913.
Por falta de tempo não me vou poder deslocar ao AD da Guarda pelo menos talvez até à Páscoa, nem tenho ninguém que me faça tal pesquisa.
As melhoras da sua saúde.
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Senhor
Jorge Santos,
Cumprimentos,
Já tenho os dados do óbito de tudo até ao meu 11º avó, só queria saber os sítios por onde ele andou no Brasil, dado que tinhamos lá família, e eu queria saber dela, percebe, também queria saber se tinha irmãos, e quem eram, o nome deles, para saber se Albino da Costa Guimarães, nascido em Cepães, casou no Brasil, com Francisca de Paula de Faria e Alvim, ele faleceu em Cepães, cerca de 1908, e ela em 1905. e que viveram no Brasil, que são família, são da idade de meu Visavô, mais ou menos. Como o meu vsavô,foi para o Brasil, cerca de 1840, penso eu, para casa de parentes, podem ser estes, percebe, também gostava de saber o nome do navio em que viajou e as datas correctas da viagem, se o Albino é irmão ou primo, ou tio? Porque o meu visavô, é muito natural que tivesse irmãos, até dizem na família que os irmãos faleceram na viagem, não sei se foi na ida ou na vinda, nem os nomes deles, que muito gostava de saber. para os colocar no local certo da minha árvore geneológica. Penso que fui bem explícito. E se alguém me poder ajudar agradecia, são coisa íntimas da família, mas não tenho qualquer receio de expo-las.
Sinceros agradecimentos
Agostinho Lopes da Costa
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Agostinho Costa, agora percebo e tem lógica a sua curiosidade. Creio que com tempo e calma lhe tentarei dar algumas dicas, que aprendi aqui no fórum, mas não hoje que estou com dores de coluna e desconcentrado. Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Senhor
Jorge Santos,
Muito agradeço,
Obrigado
Agostinho
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Cara Yara Rocha , Não si como fazer para colocar aqui o link ,mas deixo pelo menos o "título" pelo qual deve pesquisar entrando pelo Google : «O transporte de emigrantes da vela ao vapor na rota do Brasil 1851-1914» E aqui ste é apenas um exemplo de como em 12 páginas se aprende tanto...... Outro link que não sei aqui deixar refere-se á
ROTA DE OURO E PRATA, e alguns dos navios utilizados, sendo que um deles é o tal DARRO onde viajou o se Avô......
Navios: a série D de 1912 - 1912-1933 Em finais da primeira década do século XX, isto é, 1910, o comércio marítimo de e para a costa Leste da América do Sul apresentava crescimento vertiginoso. Argentina, Uruguai e Brasil registravam forte progresso econômico, baseado de um lado na ocupação de novas terras virgens, aumento do plantio de produtos agrícolas e introdução de novo gado pastoril e, de outro lado, num constante enriquecimento das novas burguesias rurais e citadinas. O primeiro fator incrementava o fluxo de exportações para a Europa e os Estados Unidos (café, carne bovina, lã ovina, frutas, algodão, eram os principais produtos). O segundo fator acrescia-se à demanda por bens de consumo duráveis ou não, e estimulava a corrente migratória provinda de países europeus.
Os dois fatores, somados a uma nascente industrialização nos três países mencionados, significaram a necessidade de mais navios. A Royal Mail Steam Packet (RMSP) decidiu então reforçar sua frota na Rota de Ouro e Prata com uma série de novos navios de capacidade mista (passageiros e cargas), série que complementaria o serviço de passageiros oferecido pelos cinco transatlânticos da série A já operando então na linha sulamericana.
Quinteto - Tomada a decisão, em meados de 1910 a RMSP passou contrato com o Estaleiro Harland & Wolff, para a construção do quinteto de navios mistos. Surgem assim, a partir de 1912, os cinco navios: Deseado, Demerara, Desna, DARRO e Drina - todos levando nomes de cursos fluviais da América Latina.
Estes navios eram gêmeos em absoluto e poucos detalhes os diferenciavam. Possuíam cinco grandes porões, com instalações de refrigeração para a carne platina, ovos argentinos e frutas brasileiras. Quando necessário, dois desses porões recebiam somente carga seca (café, por exemplo). Este é um extracto de um texto mais longo do excelente syte Brasileiro «novo milénio». que refere as fontes como sendo; Artigo do jornal A Tribuna de Santos em 26/9/1999 . Cumprimentos. Jorge Santos
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Sérgio Vale, Agradeço o seu desejo das minhas melhoras de saúde,mas tenho três cirurgias "programadas" para colocação de próteses, e se nestes próximos dias não melhorar da coluna, quem sabe passarão a ser quatro e tudo isto faz de mim um confrade esquisito, por vezes amargo, outras vezes compulsivo na ânsia de tentar ajudar, o maior numero possível de confrades como se não houvesse amanhã, porque sei por experiência própria que cada cirurgia implica meses de recuperação cheia de limitações. Desculpe este desabafo e passemos ao que é importante. Porque hoje é sábado não posso telefonar para tentar aprender algumas questões importantes como esta; Mesmo aqueles que eventualmente vivessem longe da aldeia, vila ou cidade onde tinham sido baptizados, ao requererem passaporte tinham de tratar directamente com as entidades estatais das localidades onde tinham sido baptizados ? Por outras palavras; Quem vivia ou embarcou em Lisboa ou Leixões ou Viana do Castelo tem arquivados nessas localidades os registos de passaportes....? Ou todos os registos de passaportes ficaram guardados nos Distritos onde os requerentes foram Baptizados ? Outra questão que vou querer aprender é; Existem na Torre do Tombo alguns Livros de registos de passaportes, originais ou cópias, assim como também eventuais processos de requerimentos, de passaportes ? Caso afirmativo talvez os milhares de processos que faltam no Arquivo Distrital da Guarda.......pudessem ser encontrados na Torre do Tombo e quem diz a TT diz noutro sítio qualquer. Importante seria saber onde param milhões de documentos que por esse País fora foram arquivados onde não era suposto terem sido, ou extraviados, ou por vingança escondidos, ou ilicitamente adquiridos, como se já não bastassem os que se perderam por incúria, por desprezo total tantas vezes com a cumplicidade de quem era pago para os preservar. Repito; Se não encontrar quem procure esse passaporte, talvez eu o tente ajudar, mas não sei quando e primeiro preciso tentar ajudar o Marcelo Prado num caso complicado. Caso queira, envie-me um email, mas nada lhe posso prometer pelas razões acima expostas.Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Jorge Santos,
Estive a investigar um pouco mais sobre as perguntas acima descritas mas tirei poucas conclusões da minha breve investigação, a minha conclusão principal foi de que no Arquivo Distrital de Viseu tem andado a desenvolver um projecto no qual descreve as informações básicas de cada indivíduo que pediu um passaporte, depois de fazer uma busca, reparei que havia pedidos de passaportes para pessoas que eram naturais do distrito da Guarda, talvez por Viseu ficar "no caminho" para o Brasil ou para a América, ou talvez por algumas freguesias do distrito da guarda "pertencerem" à diocese de Viseu e as pessoas naquela altura fazerem confusão, mas devem ter sido poucas pessoas a cometer tal erro, a grande maioria deve ter tirado o seu passaporte no respectivo distrito. Aqui fica o link da minha pesquisa de pessoas que vieram da Muxagata, F. Algodres para tirarem passaportes em Viseu: http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/results?t=muxagata&di=&df= , só é pena não terem feito o mesmo entre as datas 1912 e 1913.
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Sérgio Vale, esta sua mensagem deixou-me a pensar. No meio de tanto assunto, espero não me esquecer de amanhã fazer uns telefonemas para tirar as dúvidas que ela me criou. A esta hora da noite e com uma dose de Valium a fazer efeito, já não estou concentrado. Preciso voltar a andar, ainda que a passo de caracol. para poder voltar a sair de casa, apanhar sol e chuva, viver ! Deseje-me as melhoras, talvez daqui a umas semanas eu possa tentar ajuda-lo. Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Confrade Cardoso Amaral
Desculpe a intromissão.
Por acaso o Senhor pertence aos AMARAIS de Lourosa?
É que Inácio da Costa Moraes e Amaral era meu 5 º Avô, ele e Balbina tiveram 5 filhos entre eles Maria Amália da Costa Amaral, casada com David Marques (meus 4º Avós) que por sua vez tiveram uma filha Maria da Conceição Costa Morais Amaral que casou com Dâmaso Moreira da Silva e Sousa (meus trisavós) Penso que este casamento já foi feito no Namibe (Angola).
Se pertence a família Amaral, a pergunta é a seguinte:
No GeneAll a informação termina na Maria da Conceição (solteira), pois sei que casou e teve pelo menos 1 filho, meu bisavô Manuel Augusto em 1869 e, a geração foi continuando , já em Angola,mas a grande incógnita é a seguinte:
Para onde foi viver Maria Amália?
Como aparece Mª da Conceição em Angola?
Foi com os Pais ou sózinha?
Por favor, se tiver alguma informação eu agradeço.
O meu mail é anitacostaferreira@gmailpontocom.
Atenciosamente
Ana Costa Ferreira
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Cara Confreira Ana Costa Ferreira
Não é intromissão alguma da sua parte. Aliás, este fórum serve para isso mesmo, esclarecer determinadas situações.
Os meus Amarais vem desde o séc XVII (finais, até onde eu apurei) de Viseu e no século seguinte de Fail, contiguo a Viseu. Também ando "às aranhas" com a prossecução dessa parte dos costados. Já agora se souber de alguma coisa, eu agradecia deixando ficar o meu mail - cardosodoamaral@gmail.com
Uma coisa é certa haverá algures uma ligação, como acontece em muitos casos.
Infelizmente não tenho a resposta adequada para si, mas registo se me permite o seu mail.
Disponha
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Jorge Santos,
As melhorar da sua saúde. Já sabe mais alguma coisa em relação a estas dúvidas que ia tentar esclarecer com telefonemas. Aguardo notícias.
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Sérgio Vale, espero na quarta feira estar melhor e já ter essas dúvidas esclarecidas para disso lhe dar notícias. Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Jorge Santos,
Já sabe mais alguma coisa à cerca das perguntas às quais ia responder com telefonemas?
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Sérgio Vale, não o estou a desprezar, mas no meio de tanta confusão esqueci-me de fazer esses telefonemas, aliás dizer que esqueci não basta, na verdade ando a tentar resolver outras pesquisas urgentes que iniciei antes da sua e tento seguir essa ordem temporal. Não entenda mal, inclusive ando a reorganizar o meu "escritório de reformado" e tem sido uma bronca. Acredite, tenho actualmente onze pastas de pesquisas ou ajudas mais simples, ainda pendentes, uma delas é a sua. Eu não sou competente, sou é meio louco (serei um louco ainda razoavelmente saudável?l) Espero que sim mas já não tenho certezas. Eu quero e irei fazer esses telefonemas, talvez até o consiga ajudar mais que isso, mas preciso que me dê pelo menos, mais duas semanas. Ainda por cima tenho um estudo para completar e apresentar sem falta até 4 de Outubro e com esse, nem que chovam picaretas, não poderei falhar. Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Sérgio Vale, reli esta minha tardia resposta que sendo honesta não me agradou. Eu não posso falhar, esquecer, voltar a falhar e depois pedir mais duas semanas para reler as suas mensagens e as minhas consequentes respostas, reentrar neste seu caso e fazer essas chamadas telefónicas (que talvez não ajudem em nada) mas tenho de as fazer e muito em breve. Fique atento, vou tentar tratar disto em muito menos tempo. Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Jorge Santos,
Não se preocupe comigo, há muito mais pessoas a precisarem da sua ajuda, quando tiver um tempo faça os telefonemas. Vou ficar atento.
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Enlace directo:
RE: Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Sérgio Vale não me vou esquecer de fazer o que puder no seu caso, mas hoje andei todo o dia de volta da busca do assento de baptismo do avô do Marcelo Prado. Por favor fique atento, não pense que o vou desprezar. Cumprimentos. Jorge Santos
RespuestaEnlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Amigos, gostaria de saber onde posso encontrar, de preferência digitalizado, o pedido de passaporte do meu avô paterno Casimiro Barbosa Lopes, que nasceu a 4 de março de 1896 em Galegos de São Martinho, Barcelos e chegou ao Rio de Janeiro em 4 de março de 1927, no Porto do Rio de Janeiro.
Procurei nos arquivos do Familysearch, mas só aparece o cartão de embarque da sua filha que também veio para o Brasil. Por que será que o dele não aparece?
Aqui está a imagem da sua identificação: https://www.flickr.com/photos/46170325@N06/4686645061/in/set-72157623156366580
Desde já agradeço imenso
Fabiano
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Fabiano,
essa ficha consular foi criada por uma lei do final de 1938.
Sidney Moreira
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Fabiano,
Casimiro seria filho de Francisco Barbosa e Tereza Lopes?
se for,o casamento deles está aqui:
casamento tela 141 francisco barbosa ,25anos,filho jose barbosa e anna joaquina correa //com tereza lopes ,28anos,filha de francisco lopes e catarina maciel ,ano 03/02/ 1894 casamento nr 1
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1017308
mila
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
talvez pedindo ao arquivo de braga, pois nessa foto aí tem a data e o numero do mesmo
passaporte 133 expedido em braga no dia 17/01/1927
http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1195012
peça por email uma pesquisa
Pesquisas, reproduções e certidões
T. +351 253 601 177 | adb@adb.uminho.pt
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro Fabiano
A Mila encontrou o registo que procura e deixou uma mensagem para si em http://geneall.net/pt/forum/167619/localizado-batismo-de-casimiro-barbosa-lopes/#a351934
Cumprimentos.
Rosario
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Bom dia,
Localizei o pedido de passaporte do meu bisavô Miguel do Sacramento Monteiro no dia 22 de Outubro de 1894. À frente do nome está um numero (4796B) com destino Luanda. Esse numero indica o quê? A localização do registo? Será que com esse pedido posso ver se ele fez a viagem para Luanda acompanhado da mulher e das filhas?
No arquivo distrital de Lisboa só mostra os vistos a partir de 1914. Os outros para trás existem?
Cumprimentos
Manuel Cortez
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Boa tarde,
Preciso descobrir o local de nascimento de meu bisavô António dos Santos que saiu de São Miguel /Azores por volta de 1893 com os Pais Manoel dos Santos e Anna a Conceição.
Para isso, me pediram que eu localizasse também a data de nascimento dos pais dele Anna e Manoel.
EU gostaria de saber se há algum meio de descobrir através de registros de saída de Portugal, se há arquivos da época como emissão de passaportes e etc.
Muito obrigada
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Muito obrigado pela ajuda! Encontrei o pedido de passaporte do meu avô Casimiro Barbosa Lopes num sítio português.
Aqui está: https://www.flickr.com/photos/46170325@N06/16364269748/
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caros confrades
Renovo o meu pedido.
Muito grato.
Agostinho Lopes da Costa.
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
70243 Albino da Costa Guimarães Fafe Fafe Si Si Caixeiro 15 Rio de Janeiro Solteiro
pede depois este registo por email para a base de dados do site da cepese
cepese@cepese.pt
e depois quando lhe derem as datas vai ver o pedido de passaporte.
amanhã vou também dar-lhe um site que não tenho aqui comigo, onde pode localizar eventualmente os navios das datas aproximadas, e os livros de registo das pensões no brasil
cumprimentos
vitor suzano
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
no site da cepese diz que viajou com 15 anos de idade.
http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro confrade,
Muito obrigado, também necessitava saber do meu Bisavô Paterno: João Lopes da Costa, que deve ter viajado na mesma altura, para o Rio de Janeiro, ele nasceu em Azurém Guimarães, em 1824, casou em 1845, e faleceu em Portugal, em 1903.
Antecipadamente grato.
Agostinho.
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Caro confrade
Vitor Susano,
Muito obrigado, pela informação, mas pretendia saber do meu bisavô paterno: João Lopes da Costa, natural de Azurém Guimarães, nasceu em 1824, casou em 1845, com Teresa Soares, viajou para o Brasil, Rio de Janeiro, faleceu em 1903, em Fafe Portugal,
Era filho de António José Lopes e de Susana Rosa Maria da Costa.
Antecipadamente grato,
Agostinho.
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Processos de Pedido de Passaporte
#357517 | PAIVAMANSO | 13 Mai 2015 01:15
Embora tenha pouco tempo e pouca capacidade para tentar dar ajudas aqui no fórum, quero dizer que é habitual ver-se em muitos tópicos, um erro, geralmente por desconhecimento, que convém retificar.
Existe uma grande diferença entre a visualização do registo de passaporte, efetuado em livro próprio, que prova que foi concedido um passaporte a uma pessoa e mostra alguns dados importantes, por vezes até com a foto....... e outra coisa muito diferente e mais útil em termos de acesso a documentos fundamentais, que muitas vezes (mas nem sempre) revelam qual a Freguesia e Concelho de onde essa pessoa era Natural (em vários casos até aparece uma cópia do assento de Batismo dessa pessoa), que é o conjunto de documentos do verdadeiro PROCESSO DO PEDIDO DE PASSAPORTE.
Espero que venha alguém muito mais pragmático do que eu, explicar a maneira mais fácil de chegar até esses Processos de Pedido de Passaporte, porque eu já velho e cansado, para dizer algo simples farto-me de escrever até causar fastio a quem quer saber algo de novo.
Pessoalmente costumo pesquisar pelo nome da pessoa no site do Cepese. Seguidamente, com o número do ID peço o resto dos dados ao Cepese e na ficha completa vem o número do Livro, o número do Passaporte e o Ano em que foi concedido. Logo de seguida consulto a imagem do Registo que ficou no Livro dos Registos de Passaporte....... e só depois peço ao Arquivo Distrital do Porto, o PROCESSO DE PEDIDO DE PASSAPORTE. Quando aparece, pago as fotocópias e recebo pelo correio. Já resolvi assim várias ajudas nos casos em que era Fundamental encontrar um Assento de Batismo de alguém que emigrou por exemplo para o Brasil.
Repito; Peço que alguém explique isto de maneira mais simples, pois creio que a maioria dos utentes que vêm ao fórum desconhecem esta importante fonte de pesquisa que são esses processos.
Cumprimentos
Jorge Santos
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Aqui vã algumas links, algumas permitem pesquisa outras têm informação, e outras abrem pdf a explicar como se pesquisa no brasil na listas dos vapores. No site do jusbrasil (diários da republica) se se pesquisar o nome entre aspas muitas vezes aparecem coisas muito antigas que já me serviram.
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/acervo_digitalizado.php
www.arquivoestado.sp.gov.br/imigracao/listas.php
www.arquivoestado.sp.gov.br/imigracao/index.php
www.arquivoestado.sp.gov.br/memoriaimigrante/
www.arquivoestado.sp.gov.br/livros_estrangeiros.php
www.an.gov.br/sian/principal_pesquisa.asp?busca=multinivel/multinivel_consulta4.asp?v_codReferenciaPai_ID=567717
www.an.gov.br/rvbndes/menu/menu.php
www.an.gov.br/baseluso/menu/menu.php
www.cbg.org.br/baixar/links_sites_pesquisa.pdf
www.apers.rs.gov.br/portal/index.php
www.arquivohistoricojoinville.com.br/index.htm
www.imigrantesitalianos.com.br/arquivonacional.html
www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=168
www.arquivopublico.pr.gov.br
www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/imigrantes/search.php
www.jusbrasil.com.br/diarios
http://www.geni.com/projects/Imigrantes-Portugueses-ao-Brasil-Portuguese-immigrants-to-Brazil/10498
www.immigrantships.net
www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/index.php
www.weber-ruiz.com/navios_imigrantes.html
www.projetocompartilhar.org
www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=78
www.theshipslist.com/Research/Resource.htm
www.arquivonacional.gov.br/media/portalvalerio/cartilha_coadi_imigrantes_parte_2_de_4.pdf
cumprimentos
Vitor Suzano
Enlace directo:
Ajuda em localizar Pedidos de Passaportes
Passados todos estes anos, os pedidos de emissão de passaporte ATÉ 30-12-1913 do AD Guarda estão online.
Tenho a certeza que passei pelo apelido "Ruas" (e "Rua") durante a minha pesquisa.
Boa sorte ( https://tombo.pt/d/guarda )
Luís K W
Lisboa-Portugal
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 00:32.