pagar para certidao

This topic is classified in rooms: Arquivos

pagar para certidao

#283327 | baloo | 30 jul 2011 15:10

Olá
Entrei em contato por e-mail com o Arquivo Distrital de Vila Real para obter a certidão de casamento de meus bisavós
(realizado em 1921). Me pedem para pagar 21 € para processamento e envio do meu pedido. Eu acho que é
uma soma enorme! Além disso, na França, você não pagar por este tipo de coisas.
Existe outra maneira para que eu comece esta certidão de casamento?

Obrigado.

Respuesta

Enlace directo:

RE: pagar para certidao

#283333 | MCNN | 30 jul 2011 16:20 | In reply to: #283327

Boa tarde

Necessita mesmo de uma certidão ? Não lhe serve uma cópia não autenticada ?

Não sei para que efeitos pretende essa certidão, mas uma cópia não autenticada contém exactamente a mesma informação e custa menos de 1 euro.

O preço que lhe pediram para a certidão é o habitual.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: pagar para certidao

#283489 | baloo | 01 ago 2011 15:29 | In reply to: #283333

Nao sabia que tinha que pagar este tipo de documento. é para fazer a minha arvore genealogica. De fato, nao necesito uma certidao autenticada.
Você cha que eles podem enviar-me uma copia por mail?

Respuesta

Enlace directo:

RE: pagar para certidao

#283490 | MCNN | 01 ago 2011 15:58 | In reply to: #283489

Boa tarde

A última vez que solicitei uma cópia não autenticada ao Arquivo Distrital de Vila Real, essa cópia foi-me enviada por email.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: pagar para certidao

#283495 | Manitu | 01 ago 2011 16:53 | In reply to: #283489

Cara Confrade "Baloo"

Por experiência própria, e uma vez que a documentação que pretende, se destina somente para constituição Genealógica, aconselho-a a solicitar "fotocópia do assento de Baptimo, não autenticada".
E realço "fotocópia do Assento de Baptismo"", porque agora em Portugal se adoptou a regra de extraírem, em formato informatizado, os elementos que constam do assento, omitindo-se muitas vezes, alguns pormenores que nos poderão ser úteis, e noutras vezes se deturpam os próprios nomes, e ainda o que acresce, de que é substancialmente mais barato, pois resume-se a uma simples fotocópia.

Os meus cumprimentos

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: pagar para certidao

#283600 | baloo | 02 ago 2011 18:02 | In reply to: #283495

Muito obrigado!

Respuesta

Enlace directo:

RE: pagar para certidao

#284622 | small | 13 ago 2011 17:50 | In reply to: #283495

Caro Adolfo Conceição

Concordo consigo, mas acontece que pelo menos nas Conservatórias desde que o assento já se encontre digitalizado não nos fornecem a "cópia do assento de batismo" será que é legal? Eu já insisti referindo que é para efeitos de genealogia mas foi em vão, apenas a cópia do assento informatizado!
É uma questão que aqui deixo, quem sabe com sorte?
Cumprimentos

Stella

Respuesta

Enlace directo:

RE: pagar para certidao

#284631 | Manitu | 13 ago 2011 21:07 | In reply to: #284622

Minha Cara Confrade
Stella

Confesso que não tenho conhecimento se é ou não legal de tal procedimento, a não ser em casos cujos contornos do próprio registo assim o justifiquem.
Friso este aspecto, pois por vezes existe impedimentos, tais como registos que contém itens de filhos de mães incógnitos (que os há, parecendo absurdo), e que fazem com que só os próprios poderão consultar.
Digo isto, por que já tive conhecimento de um caso, que embora já estivesse informatizado (e que na sua informatização, não constava a descrição de mãe incógnito), o próprio dirigiu-se à Conservatória correspondente, e mediante o preenchimento de um documento, "obrigou" a Instituição a fornecer-lhe a fotocópia não autenticada do registo inicial.
Parece-me, contudo que é um absurdo da parte da Conservatória, refugiar-se (se não existe impedimento maior), no facto de estar já informatizado.
Aconselhava-a, a fazer uma insistência junto da Conservatória, focando, especialmente estes factores:

1º. Trata-se de um registo de Casamento de seus Bisavós, que data ao ano de 1921;
2º. Tem todo o direito, a ter os dados de um matrimónio respeitante aos seus bisavós, ascendentes directos, e porventura futura herdeira, de algum património que poderá existir;

Aconselho-a também, se ainda forem vivos descendentes directos de seus bisavós, eles que solicitem a respectiva fotocópia do registo em causa, frisando que querem o texto na íntegra, e como tal a fotocópia do texto original.

Se necessitar de algum, diga.

Os meus cumprimentos

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: pagar para certidao

#284637 | cardosodoamaral | 14 ago 2011 00:00 | In reply to: #284631

Caros Confrades
Já se encontram on-line muitos documentos no ADVReal.
Parece-me que a última data é de 1898 para os baptismos. Para os outros assentos não é muito diferente, mas a consulta na página do mesmo Arquivo, dirá ao certo.
Se a data do pretendido for depois das acima mencionadas tem que ser na Conservatória, como um Confrade já o expressou.
De qualquer forma ou no Arquico ou mesmo na Conservatória os documentos fotocopiados não autenticados têm um preço de 1 euro. Caso se pretenda que esse documento nos chegue a casa paga os porte do correio. Grosso modo ficará por 1,6o euros,
Espero ter esclarecido. É assim que eu faço, quando solicito uma certidão.
Saudações cordiais
Adelino Amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: pagar para certidao

#284638 | Manitu | 14 ago 2011 00:52 | In reply to: #284622

Cara Confrade
Stella

Perdoe-me, pois na minha resposta implicitamente estava a referir-me a elementos colocados pela nossa confrade "Baloo", contudo, a resposta que dei sobre a legalidade ou não das Conservatórias praticarem a recusa de fotocópia de assento, quando o registo já se encontra informatizado, continua como válida para si.
Misturei o seu lamento e questão, com o problema da nossa confrade acima indicada, o que lhe peço desculpa.

Com os meus cumprimentos, disponha sempre.

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: pagar para certidao

#284666 | small | 14 ago 2011 15:35 | In reply to: #284631

Caro Adolfo Conceição

Creio ter feito alguma confusão com a interveniente que iniciou este tópico. A culpa foi minha que invadi o vosso espaço.
No meu caso concreto tratava-se de familiares bem próximos, e a técnica tinha ali o livro bem na minha frente, portanto nem se trata de não querer ter o trabalho de ir procurar..., apenas referiu e referem que uma vez digilatizados os assentos iniciais não podem vir para o exterior com a refª da digitalização que passam a ter também no referido assento.
Será que é legal? Porque como muito bem disse há muitas informações que não são transcritas, e para quem quer fazer a história da sua família é pena.
Desculpe e obrigada de qualquer modo pelas informações que aqui deixou.
Cumprimentos

Stella

Respuesta

Enlace directo:

RE: pagar para certidao

#284668 | small | 14 ago 2011 15:38 | In reply to: #284638

Caro Adolfo Conceição

Não vi esta sua mensagem, já respondi, não tem de pedir desculpa.
Cumprimentos
Stella

Respuesta

Enlace directo:

RE: pagar para certidao

#284696 | Manitu | 15 ago 2011 00:00 | In reply to: #284666

Minha Cara Confrade
Stella

Já tive ocasião de me expressar, dizendo que desconheço se existe ou não legalidade da atitude da funcionária da Conservatória, que tendo elementos disponíveis, como se diz à "mão de semear", não acatar uma solicitação, resumida, única e exclusivamente a uma simples fotocópia.
Mas como estas coisas, porque também somos interessados, e mexem connosco, e tendo analisado mais em pormenor o que me diz em sua comunicação, pergunto-me, qual a atitude da referida funcionária, se lhe solicitar uma "Certidão narrativa completa não autenticada" (para não pagar a autenticação) do registo em causa.

Em tempos, quando ainda estava no activo, havia dois tipos de Certidões Civis:

Certidão Narrativa Simples;
Certidão Narrativa Completa.

Todas estas, podendo ser autenticadas ou não, isto é, se levarem o Selo branco e uma rubrica da Técnica da Conservatória (o que deveria ser efectuado pelo próprio Conservador).

Pelo que constacto, a informatização contém os dados óbvios, e não permite ter dados mais abrangentes, porque quem os informatiza, não está com preconceitos (nem pachourra) para os colocar.
Desta forma, insistia (porque sou teimoso) junto da Conservatória, apelando nem que utilizasse o facto de ter interesse em saber quem foram os padrinhos dos nubentes.
Tenho em meu poder, dois assentos da mesma pessoa, uma informatizada e outra fotocopiada do respectivo livro.
Posso lhe dizer que na informatizada, consta o Apelido materno da avó "Vaqueira", e na fotocópia vê-se e sem qualquer dúvida, que o Apelido é "Vagueiro", o que a diferença, para quem faz Genealogia, como deve calcular é abissal, bem como na primeira não consta os padrinhos, e na segunda eles estão expressos.

Estou crente que existe qualquer embirração da técnica da Conservatória.

Fique crente, que tenho uma pessoa amiga numa Conservatória, e na próxima oportunidade que esteja com ela, é uma questão que lhe colocarei.

Apresento-lhe desculpas destes meus desabafos, mas fico com curiosidade em saber qual a conclusão deste episódio.

Com os meus cumprimentos, e sempre ao seu dispor.

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 11:42.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen