Machado - Possacos - Valpaços

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Regiões

Machado - Possacos - Valpaços

#284430 | AlvesRF | 10 ago 2011 22:05

Alguém tem informações sobre a família Machado de Possacos, concelho de Valpaços?

Desde já o meu obrigado,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#284459 | f4b2 | 11 ago 2011 14:09 | In reply to: #284430

Caro Rui

Do ano de 1909 de Valle de Passos tenho estes nomes:

- MIGUEL FRANCISCO FERNANDES MACHADO - Administrador do Concelho de Valle de Passos

- JOSÉ ANTÓNIO MACHADO - Official de Diligências no Juiz de Paz de Carrazedo(Valle de Passos)

- MIGUEL FRANCISCO FERNANDES MACHADO - Exportador de batata e castanha em Fiães(Valle de Passos)

- CARMINDA C.ALVES MACHADO - Professora em Ervões(Valle de Passos)

- JOSÉ LINO ALVES MACHADO - Padre e Párocho em Fornos do Pinhal(Valle de Passos)

- JOSÉ CÂNDIDO FERNANDES MACHADO - Escrivão do Juiz de Paz de Lebuções(Valle de Passos)

Espero que ajude?

Cumprimentos

João Barroca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#286746 | AlvesRF | 07 sep 2011 21:47 | In reply to: #284459

Caro João,

Agradeço os apontamentos. Para já não tenho nenhuma ligação. Fiquei no entanto com a nota.

Os elementos da família Machado que tenho de Possacos são de fins de séc. XVIII, inícios de XIX.

Cumprimentos,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#291147 | LuSaraiva | 15 nov 2011 01:08 | In reply to: #286746

Prezado João,

Vi que tem muitas informações sobre a família machado em Possacos. Tem também informações sobre as famílias: Sousa, Saraiva, Coelho, nos Possacos?

Grata

Luciana

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#291844 | AlvesRF | 25 nov 2011 02:17 | In reply to: #291147

Prezada Luciana,

Por acaso na sua pesquisa nos livros, inventários, e testamentos de Possacos, nunca se cruzou com referências à família Machado?

E já agora aproveito para perguntar, onde existe o índice de inventários de vila real?

Cumprimentos,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#291847 | LuSaraiva | 25 nov 2011 10:33 | In reply to: #291844

Prezado Rui,

Sim é verdade, quando realizei pesquisas dos registros de batismo, óbitos e também nos livros Notariais de Valpaços, encontrei o nome Machado.
Tenho umas fotos da casa onde tem o Brazão dos Machados lá em Possacos no bairro da Fonte.

Em relação ao índice de inventários não lhe sei responder.

Possacos é um lugar muito antigo com histórias muito interessantes. Algumas famílias foram "casando" entre si ao longo de alguns séculos, com pessoas vindo de Bragança, Lebução, Vale de Telhas, Valpaços etc...

Cumprimentos,

Luciana Guerra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#291875 | AlvesRF | 25 nov 2011 23:06 | In reply to: #291847

Exma Sra,


Agradeço a sua resposta. Não ficou com apontamento de qualquer registo onde fossem mencionados?
Se preferir pode contactar-me para nicolau.costa.alves arr oba gm ail. com
Pois também agradecia as fotografias, apesar de ainda não ter ligado os meus Machados aos representados nesse brasão.

Cumprimentos,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#291880 | MCNN | 26 nov 2011 00:06 | In reply to: #291844

Caro Rui

O motor de busca do Arquivo Distrital de Vila Real tem potencialidades extraordinárias.

Exemplos:

Vá à página de busca:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/pesquisa_navv2.html

Quer saber os testamentos de Possacos ? Pode saber quais existem (não o seu conteúdo) colocando no campo para pesquisar:

+"testamento" +"possacos"

e carregue em Pesquisar.

Quer saber os testamentos de Possacos de pessoas de nome Machado ?

Escreva no campo para pesquisar:

+"testamento" +"possacos" +machado

e carregue em Pesquisar (por acaso não há nenhum, mas só tem esta informação disponível para testamentos depois de 1900).

Quer saber os processos de inventário com o nome Machado no tribunal de Valpaços ?

Escreva no campo para pesquisar:

+inventário +machado +"JUD/TJCVLP"

e carregue em Pesquisar. Há 284 processos de inventário nestas condições.

E por aí fora. Se quiser pesquisar com mais de uma palavra ponha entre aspas. Ponha sempre o sinal de (+) antes de cada expressão. E não se esqueça da acentuação.

Boa sorte e divirta-se a pesquisar



Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#291881 | LuSaraiva | 26 nov 2011 00:14 | In reply to: #291880

Boa noite, ok vou mandar a casa com o brazão.

Luciana Guerra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#291882 | MCNN | 26 nov 2011 00:20 | In reply to: #291881

Luciana

Respondeu para mim por erro, pois julgo que queria responder ao Rui.

Já agora, como é que vão as suas buscas ?


Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#291890 | AlvesRF | 26 nov 2011 02:24 | In reply to: #291880

Exmo Sr. Mário Navarro,

Muito obrigado. Já há muito tempo que eu procurava isto. Para os inventários de Bragança usava o TTOnline, no entanto os de vila real não constam. E não sabia realmente utilizar o site deles (que até gosto mais que os Digitarq)... Agora ficou tudo mais claro, por isso tudo o meu muito obrigado.

Encontrei dois inventários de interesse para mim graças a si. Vou enviar email ao Arquivo de Vila Real. Se não forem muito extensos pedir uma cópia...

Obrigado,
Cumprimentos,
Rui F

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#291891 | AlvesRF | 26 nov 2011 02:25 | In reply to: #291881

Exma Sra.

Obrigado. Ficou a aguardar.

Cumprimentos,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#291909 | LuSaraiva | 26 nov 2011 20:20 | In reply to: #291882

Olá Mário César,

Em relação ao meu "novo" tio Maurício Saraiva ainda não tive tempo...mas vou ter em breve.
O assunto é complicado, ao fim de tantos anos eu só conheci meu querido tio Maurício Leonel de Sousa Saraiva e agora vou me preparar para encontrar uma pessoa aqui no Brasil, possivelmente com descedência! Irmão de meu pai.

Em Relação à Família Saraiva fiquei a saber que vieram de Vale de Telhas para Possacos e tenho que aguardar que os livros da Torre de Dona Chama sejam digitalizados...fiquei mais ou menos em 1750 por aí.

Aqui no Geneall descobri mais um "primo" de Possacos que partilha alguns ancestrais comigo. O Sousa42

E agora estou muito feliz porque graças a mais um inventário obrigatório que solicitei ao ARDVL de João de Sousa que faleceu em 1814, fiquei a saber pela sua filha menor, quem foram seus pais! É extraordinário! Os pais de João de Sousa são: o António de Sousa e Isabel Gonçalves!

Vou mandar o link ao Mário César:http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=486227 . Hi hi o que acha?

Me diga se recebeu meu link.

Vou também mandar a minha foto com o Brazão da Casa dos Machado lá em Possacos para o AlvesRF

Boa noite a todos

Vamos falando

Luciana Guerra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#291915 | LuSaraiva | 26 nov 2011 21:45 | In reply to: #291882

Oi Mário César,

Vou mandar mais este link: http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=502419.

Boa noite

Luciana Guerra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#292010 | MCNN | 28 nov 2011 23:00 | In reply to: #291909

Olá Luciana


É sempre engraçado quando descobrimos familiares que já constam aqui na Base de Dados.

Já agora, como é que chegou à conclusão que os pais de João de Sousa eram estes que aqui referiu ? Os nomes dos avós também coincidem ?

Um abraço


Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#292018 | LuSaraiva | 29 nov 2011 00:52 | In reply to: #292010

Olá de novo,

A probabilidade existe, mas a conclusão não foi tirada, precisamente porque me falta confirmar o nome dos avós de João de Sousa casado com Tereza Gonçalves!

De acordo com o Family Search o João de Sousa não nasceu nos Possacos. Tenho vários documentos comigo, desde os registros de casamento de alguns dos filhos de João de Sousa, tenho o Testamento Cerrado da Teresa Gonçalves, o Inventário Obrigatório de João de Sousa, alguns documentos de outros Sousas do sec. XVIII de Valpaços e Possacos, mas falta-me o livro do registro de batismos de Valpaços dos anos de 1742 a 1771!

Mário César, um pormenor interessante os o filho mais velho de Domingos Gonçalves de Sousa foi o 5º Senhor da casa de Touças em Santa Marta da Montanha, já os outros dois filhos: o António de Sousa e o Francisco não casaram em Santa Marta da Montanha, eles saíram...o mais velho, o Domingos casou em 1705 ...

Pode ser que tanto o António de Sousa (em causa) seja o pai de João de Sousa e o Francisco Gonçalves de Sousa (seu irmão) tenha aberto um Tabelião em Valpaços que consta no Arquivo como PT/ADVRL/NOT/CNVLP1/001/001 e o 002 entre as datas de 1742 e 1770 e 1772 e 1779.

Também pode haver uma enorme coincidência, naquele tempo há alguns nomes iguais...por acaso tem como saber como posso ter acesso a esses livros?

Um abraço

Luciana Guerra

Estou em mãos com alguns documentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#292051 | MCNN | 29 nov 2011 21:09 | In reply to: #292018

Olá Luciana


Vai-me desculpar, mas há uma coisa que eu não entendi na sua mensagem.

Assim, a Luciana afirma que "De acordo com o Family Search o João de Sousa não nasceu nos Possacos".

Porque é que diz isso ? Encontrou o João de Sousa que lhe interessa nascendo noutro lugar ? Ou não encontrou nenhum João de Sousa que tenha nascido em Possacos ?

A base de dados do Family Search está muito longe de estar completa, daí que eu penso que não se podem tirar muitas (ou mesmo sequer alguma) conclusão por não encontrarmos alguém na sua base de dados.


Mário Cesar Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#292063 | LuSaraiva | 30 nov 2011 00:01 | In reply to: #292051

Olá boa noite!

Quando eu digo "de acordo com" é precisamente porque nos vários documentos que tenho, entre os quais: o registro de batismo da sua filha mais nova a Francisca Rosa (que nasceu em 1805), e o registro de casamento também da Francisca Rosa, consta que seu pai João de Sousa e sua mãe Teresa Gonçalves são dos Possacos e seus avós António de Sousa e Isabel Gonçalves também são daquele lugar. Mas o António de Sousa pode ter ido de outro lugar para os Possacos e vivido vários anos em Possacos, pois estamos a falar de datas próximas a 1700!!!

De acordo com o Family Search o mesmo João de Sousa nasceu em Santa Maria de Valpaços (todos os outros dados do family search estão corretos tanto da Teresa Gonçalves como dos filhos, as datas são aproximadas!) Acontece que João de Sousa faleceu muito cedo, talvez doente e daí o inventário, por existirem filhos menores. Veja a sua esposa Teresa Gonçalves de Sousa faleceu em 1847!

Neste momento eu queria ter a certeza do lugar de nascimento do João de Sousa e de seu pai António de Sousa e gostaria muito de saber de onde os Sousas vêm? pois Possacos é um lugar muito remoto, mas que eu saiba de acordo com as Memórias Paroquiais de 1758 haviam 270 pessoas com sacramento! no Cachão haviam 12 vizinhos!

Meus trisavós etc...costumavam realizar seus documentos no Tabelião em Chaves, têm ligações com o Porto e Chaves. Os filhos estudavam fora, risos, eram pessoas com excelentes contatos, pessoas de "cuca fresca", apesar de viverem numa aldeia tão pequena, mas tão interessante, eles tinham até contas abertas no Pinto Souto Maior e na Caixa Geral de Depósitos...

Já os Sousas de Valpaços (alguns), em documentos que encontrei vieram de Fornos do Pinhal e Vale de Casas...

Saudações, se puder continuar me ajudando, agradeço bastante!

Luciana Guerra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#293140 | AlvesRF | 20 dic 2011 14:56 | In reply to: #291880

Caro Senhor,

Venho procurar a sua ajuda pois estou com uma dúvida sobre esta zona (Valpaços) e espero que me possa ajudar.
O notário de Valpaços, tem os testamentos da freguesia de Valpaços e de Possacos. Sabe onde posso encontrar os testamentos dos moradores em Santiago da Ribeira de Alhariz (sec XVIII)? Já procurei no notário de Vassal, devido à proximidade, mas sem sucesso.

Cumprimentos,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#293167 | MCNN | 20 dic 2011 22:59 | In reply to: #293140

Boa noite


Gostaria muito de poder ajudá-lo, mas a verdade é que não lhe sei responder.

De qualquer forma, estive a espreitar no site do ADVRL, e aparentemente estão disponíveis os notariais de Argeriz, Carrazedo de Montenegro e Ervões, que também são freguesias de Valpaços e estão próximas de Santiago da Ribeira de Alhariz.

No entanto, parece-me que só Ervões tem notariais do século XVIII.

Talvez encontre nestes notariais o que procura.

Boa sorte


Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

VALPAÇOS

#321518 | cavaleirofidalgo | 20 ene 2013 20:08 | In reply to: #293167

Caro Confrade,


Boa noite.

Envio-lhe o seguinte tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=321504


Cumprimentos,
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Machado - Possacos - Valpaços

#321532 | sousa42 | 20 ene 2013 21:23 | In reply to: #284430

Caro Rui,

Tem informações sobre Pedro José Machado, natural de Carrazedo de Montenegro, que casou nos Possacos com Joaquina Roza? Tiveram um filho: Miguel José Machado que casou com Alexandrina Roza Pessoa.

Machados de Carrazedo.

Cumpts.

Sousa

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 14:56.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen