Coelhos e Almadanins

This topic is classified in rooms: Famílias

Coelhos e Almadanins

#285970 | JBMalta | 30 ago 2011 11:19

Coelhos e Almadanins de Montemor-o-Novo para o Nuno Canas Mendes e para quem se possa interessar. Vi no A.D.Evora Ordens de Evangelho os processos de Matheus Paes CasteloBranco ref. no testamento do Pe Martinho Coelho Almadanim como parente era nat. de Montemor o Novo,os pais João Paes CasteloBranco nat.da Covilhã e a mãe Maria de Moraes ,nat. de Montemor,cristãos velhos etc e ainda eram vivos,sendo o pai meirinho dos clérigos na vila.O dote vem do tio o Pe Tomé de Moraes (capela c 3 herdades) e ele próprio foi bapt.a 28/9/1648 na Matriz de Montemor.Não refere nunca os avós,sendo os paternos da Covilhã e os maternos de Montemor o Novo ; processo de Ambrósio Pais que parece nada ter com o anterior, filho de António Simões, de Evora e de Luzia Paes,de Montemor o Novo, neto pat de Manuel Francisco e de Mª Simões, ambos de Evora e mat de Manuel Mendes de Oliveira e de Sebastiana de Oliveira,de Montemor-o-Novo ; João Coelho, filho leg. de António Coelho Beluga e de Maria Rodrigues, os quais em Montemor o Novo,na rua Nova (já devia ser no solar dos Almadanim) fizeram doacção de parte dos seus bens avaliados peloavaliador do concelho, sendo uma fracção a este filho q fora bapt.a 14/12/1624 em Sta Mª do Bispo Matriz. Tem o casal ao todo cinco filhos, sendo uma filha casada (sem dúvida D.Jerónima Coelho Almadanim) e já herdada, e dois filhos clérigos (nota:este António Coelho Beluga é ref. em vários documentos como António Coelho Almadanim) ; José Coelho, irmão inteiro do anterior, diz: filho famílias bapt. 8/11/1618 também em Sta.Mª do Bispo. Nota final:Não só fo- ram clérigos estes dois irmãos como foram mais três : os padres Manuel, André e finalmente o mais novo de todos mas o mais famoso Martinho Coelho Almadanim q instituiu o morgado na cripta de S.João de Deus p os descendentes da ref irmã. Ordens de Evangelho foi só o primeiro. os processos restantas são de Ordens de Epistola e Prima Tons. que vi no complecto trabalho do António Carlos Janes Monteiro. João Malta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Coelhos e Almadanins

#285994 | JBMalta | 30 ago 2011 17:14 | In reply to: #285970

O Pe Martinho Coelho Almadanim - que deve ter sido o mais novo dos filhos - foi bapt.em Dez.1635 na Matriz de Montemor o Novo e os processos antes mencionados de João Coelho - Ordens de Epistola datado de 1649 que nos diz terem os pais ao todo cinco filhos não bate certo com o trabalho Coelhos e Almadanins da autoria do Doutor Nuno Canas Mendes in Almansor nº 9 da 1ª serie, a não ser que já não fôssem vivos alguns dos filhos O outro irmão José Coelho recebeu a Prima Tonsura em 1635, ano no qual nasceu (mas só em Dez.) o Pe Martinho. Claro que a doacção dos pais deve ter sido ainda anterior e já se aproxima do número de filhos referido. Na publicação constam os Padres André e Manuel, uma Brites bapt. no ano de 1613 s.m.n.,um Francisco Coelho Almadanim casado e c.g.,a D.Jerónima casada c Miguel Simões, c g. que segue no morgado e o Pe Martinho,Reitor da Matriz e instituidor. João Malta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Coelhos e Almadanins

#286281 | JBMalta | 02 sep 2011 16:57 | In reply to: #285994

RENOVO O TÓPICO

Respuesta

Enlace directo:

RE: Coelhos e Almadanins

#286351 | luisjrm | 03 sep 2011 13:04 | In reply to: #286281

Caro Confrade

nas minhas investigações sobre Coelhos tenho nota de dois baptismos de São Romão que aqui deixo no Forum;

Baptismo de São Romão a 10-9-1594 de Juliana filha de João Coelho e de Jeronima Moreira, madrinha Beatriz Pinheira (esta tambem madrinha de um meu antapassado Andre Pires Porto)

outro baptismo da mesma Freguesia a 11-8-1570 de Isabel e de Cosme, gemeos filhos de João Coelho e de Guiomar Teixeira foi madrinha de Isabel a Marquesa de Mourão e Margarida Alvares e de Cosme Andre Teixeira e Leonor Dias.

Tenho ainda referencia do nome de Antonio Coelho Almadanim e a sua esposa Maria Varegossa na Vila de Lavre, são os mesmos padrinhos do meu ramo Gomes Agraço que viveram em São Lourenço/Lavre.
Por outro lado fiquei agora a saber pela vossa mensagem que João Pais Castelo Branco foi Meirinho dos Clerigos, este conjuntamente com o Padre Tome de Morais testemunharam o casamento de Lourenço Vidigal o mesmo que depois de viuvo se casou com a minha antepasada Ana Dias (casamento da Freguesia de Santa Mª do Bispo de 21-2-1660 de Lourenço Vidigal filho de Andre Fernandes Vidigal e de Isabel Martins com Mariana da Cruz filha de Francisco Leitão de Valadares e de Francisca Velha).
Os Fernandes Vidigal devem ser da mesma familia de Belxior Fernandes Vidigal que aparece a casar em São Miguel de Machede em 1625
Tenho tambem um dado interessante sobre um casamento em São Mateus a 24-10-1632 de Margarida Pinto filha de João Dias Ougel e de Susana Pinto com Francisco Gomes filho de Andre Gomes e de Brazia Luis.
O "Ougel" referido deve pertencer aos de Santa Susana que se casam com uma das descendentes dos Cidades ?
Ja não me recordo e fiquei na duvida se o que li no artigo sobre os Cidades, foi "Orgel" ou se era de facto "Ougel" ?
de Santa Susana tenho uma Margarida Dias filha de Luis Pires e de Ana Dias que aparece a casar em São Romão no ano de 1602 e que não consegui desenvolver mais por causa da falta de registos na ref. freguesia de S. Susana.

Cumprimentos,
Luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Coelhos e Almadanins

#286385 | JBMalta | 03 sep 2011 19:26 | In reply to: #286351

Caro Luis agradeço a sua complecta resposta mas parece me q só o António Coelho Almadanim casado c Maria Varregosa respeitam a estes Coelhos pois ele era filho de Jerónima Coelho Almadanim e de Miguel Simões e era irmão de Miguel Coelho Almadanim o qual sucedeu no morgado inst pelo tio o Reitor da Matriz(ainda situada na cerca do castelo) Padre Martinho Coelho Almadanim abraço joão Malta

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 sep 2024, 12:48.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen