Rainha Silvia e a familia Souza ou Sousa

This topic is classified in rooms: Famílias

Rainha Silvia e a familia Souza ou Sousa

#287549 | foom | 18 sep 2011 21:09

Caros Confrades a título de mera curisiodade tenho o prazer de escrever aqui que, dados os meus antepassados suecos, ao consultar a ascendência da Rainha Silvia da Suécia [emitida oficialmente pela Casa Real e disponívl na internet] verifiquei que ela é descendente pelolado materno -por sua mãe Alice Soares de Toledo, brasileira, e por seu avô materno, Artur Floriano de Toledo , 1873.1935] de D. Afonso III , Rei de Portugal e de D. Maria Peres de Enxara, que tiveram como filho reconhecido a D. Afonso Diniz, Mordomo-Mor da Rainha Santa Isabel, que ao casar com D. Maria Paes Ribeira, 15a. Senhora de Souza, foi por seu pai mandado que na sua descendência continuasse o muito antigo e nobre apelido de Souza.
Assim as familias Souza ou Sousa - não muitas, aliás, se tivermos em conta o que o Prof Doutor Abranches Soveral escreve que "95% dos que usam Souza ou Sousa não têm linhagem real ", como consta do BLOG "SOUZA EM SOUZA GIRÃO E VALLE", de Guilherme Manuel de Souza Girão [vid. também "Souza Girão e Valle na descedência de D. Pedro e D. Inês de Castro", 1a. e 2a. edição] são parentes, ainda que afastados, da Casa Real Bernadotte a partir dos filhos daquela Rainha, incluindo a Princesa Herdeira Vitória da Suécia.
Silvia Renate Sommerlath, nascida em Heidelberg, Alemanbha, em 23-12-1943, tornou-se Rainha da Suécia pelo seu casamento em 12-3-1976 com o Rei da Suécia Carlos XVI Gustavo.
Uma achega mais, esta alemã-brasileira-sueca, para a genealogia de uma muito antiga e nobre família portuguesa.
Filipe Oom

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rainha Silvia e a familia Souza ou Sousa

#287573 | JoãoGaspar | 19 sep 2011 04:28 | In reply to: #287549

Caro Filipe Oom,

Estive a ler a sua mensagem, e voltei a ler para ver qual o propósito da mesma, depois fui consultar a base de dados do geneall e constatei que a árvore de costados de SM Rainha Silva da Suécia está bastante completa, no entanto fiquei bastante confuso com o pequeno resumo sobre a familia Sousa!

"Assim as familias Souza ou Sousa - não muitas, aliás, se tivermos em conta o que o Prof Doutor Abranches Soveral escreve que "95% dos que usam Souza ou Sousa não têm linhagem real "

Bem creio que é uma contradição afirmar que 95% dos Sousas não sejas na realidade Sousas, e nos mesmos circulos de investigadores de genealogias e história da familia ser comum e aceite que a maioria dos Portugueses, mais do que 95% sejam descendentes de Dom Afonso Henriques.

A familia dos "De Sousa/Souza" é anterior na peninsula a Dom Afonso Henriques, e aplicando a mesma lógica todos os portugueses terão sangue dos Sousões a correr nas suas veias.

Quanto ao conceito de familia ou famílias creio que esse é mais complexo, muitas pessoas que têm o apelido "de Sousa" no seu nome não têm a noção da importancia do mesmo, realmente um dos mais nobres e antigos da Europa, no entanto por ser tão Nobre e Antigo o seu uso foi sempre privilegiado entre os seus inúmeros descendentes mesmo que por via feminina. A afirmação de que muitos escravos, criados e judeus eram baptizados e adoptavam um apelido é no meu entender e pelo que tenho encontrado em milhares de registos paroquiais, um caso de uma minoria nada significativa, mas que no caso dos escravos poderá ter algum sentido e justificação lógica, sabendo que durante séculos a figura da mulher, dos filhos e escravos eram propriedade do senhor da familia, o Pai, cabeça de familia, poderá ter alguma lógica o escravo ter o apelido do seu senhor, mas raros são estes casos, sendo mais vulgares os apelidos de evocação religiosa. Mas creio que o Apelido estava estritamente ligado á pessoa que o usava e á bens materiais que a este estavam associados, muitos eram os Morgadios que obrigavam os seus possuidores a usarem o apelido do fundador, mesmo que não fosse a sua varonia. Esta questão da propriedade e do apelido, poderá explicar a razão do sucesso do apelido " de Sousa" sendo tão Nobre e antiga não é dificil imaginar quantos parentes distantes mesmo com várias quebras de varonia em "de Sousa" que tentanto sempre a sobrevivencia da sua reputação mesmo em decadencia económica, ousaram continuar o apelido mais que em homenagem ás suas nobres origens , mas sempre abrindo as portas para a herança de um parente qualquer distante que que morria sem herdeiros directos.
Outro facto para alguns escravos usarem o apelido dos seus senhores, poderá advir também pelo facto mais comum do que gostamos de admitir, que foram os casos extra conjugais entre escravos e senhores.
Gostaria também de acrescentar que tal como em direito, qualquer ser humano é inocente até que se prove o contrário, eu gosto de acreditar que qualquer "de Sousa" ou "de Bragança", etc o é de direito, e não o contrário. Creio que pensar o contrário, poderá criar a ilusão de que algumas pessoas se querem colocar em lugares que não lhe pertencem por exclusividade; O que em pleno século XXI é demasiado imprudente, fantasiar com linhagens puras e em número controlado de descendentes, todos eles titulares e milionários. Isto, porque, nos mais de 1000 anos da "Familia de Sousa" e muitos ramos e sub ramos foram se espalhando pelo Reino de Portugal, por Espanha, pela Europa e pelo mundo, alguns sustentando um nivel de vida de economia saudável que lhes garantia de Nobreza e bons casamentos, e outros menos sortudos sem dinheiro, lá se ia a Nobreza (?) que meu caro confrade, não sejamos tolos, a Nobreza depois do Sec. XV tornou-se mercadora e burguesa e Nobreza sem dinheiro não é nem era Nobreza.
Quer um exemplo recente?

SAR Dom Duarte ,Duque de Bragança tem como primos nos EUA entre eles dou o exemplo de Michael de Braganza e George Stewart Wardman , descendentes directos de SAR Dom Miguel de Bragança, Duque de Viseu e irmão mais velho do pai de SAR Dom Duarte Pio de Bragança. Não sabemos como será o futuro de cada um de nós, mas quem nos garante que daqui a algumas gerações os parentes americanos, alguns deles descendentes directos e por varonia dos Reis de Portugal, vão ter consciência da sua condição? O Mesmo poderá ser aplicado para qualquer um de nós.

Terminando, para não o aborrecer demasiado com as minhas palavras, creio que tendo em conta que a familia existe dentro das 5 gerações, ou seja em linha somos parentes até à quinta geração, isso significa que dentro da Grande familia que são os De Sousa na história de Portugal e Além-mar muitas são as famílias que desta tiveram origem, usando o seu apelido ainda (ao contrário dos Lafões) e portanto, ao longo de séculos, perdendo no tempo a memória da sua relação de parentesco e Nobreza Real o apelido que no seculo XV e até ao XX era sinal de grande honra e nobreza, devido ao numero crescente de Portugueses que o tinham, tal já não servia de elemento de distinção, caindo assim na escala (tabela) dos apelidos "sonantes" Portugueses, ao contrário de outros que sendo de familia de menor Nobreza, não eram tão populares, não foram transmitidos aos seus descendentes, preferindo apelidos vários dos seus antepassados que estivessem mais na "moda"; e hoje sendo mais raros, são erradamente usados como sinal de diferenciação e de Nobreza. Os De Sousa, Senhores Feudais da Península Ibérica, com com condição de Condes, não tiveram nunca uma projecção dentro do Reino, é o exemplo de uma familia importantissima Ibérica que caso em Portugal foi absorvida pela Casa Real e anulada enquanto que se tivesse sido em Espanha ou França os De Sousa seriam ao longo da história Duques e Principes da Casa de Sousa.

Com os melhores cumprimentos

João Gaspar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rainha Silvia e a familia Souza ou Sousa

#287576 | aeiou2 | 19 sep 2011 09:08 | In reply to: #287549

Caro Filipe Oom,

Se é do ramo Oom (Frederich Oom) que veio para Portugal em 1759, os seus ascendentes são germânicos, que passaram à Estónia,no sec.XVII, onde estiveram cerca de 200 anos , tendo alguns sido cidadãos Estónios e que no sec.XIX , por razões políticas regressam à Alemanha e outros foram para a Rússia e Inglaterra.

Os 5 ramos Oom em Portugal ,descendentes do Tomás Oom Jr, do Frederico Augusto Oom (que é o seu caso) do Alfredo Jorge, da Amélia Augusta (Oom do Vale) e do Georges Oom (Raposo ,Ribeiro da Silva) são todos de origem Alemã/Báltica.

Há um ramo Sueco,mas que partiu da Alemanha (Johannes Oom irmão do Frederich Oom que veio para Portugal),e desse ramo, 3 foram para os EUA (Roy Oom, Earl Burns e do terceiro não sei nada) e outro foi para a Austrália.

Um abraço da Maria Oom do Vale Oliveira Martins

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rainha Silvia e a familia Souza ou Sousa

#287608 | foom | 19 sep 2011 20:11 | In reply to: #287576

Cara Maria Oom do Vale Oliveira Martins muito agradeço a sua mensagem que nada adiantou ao meu conhecimento, perdoe-me que lho diga.
Mas para clarificar o assunto e, como bem sabe, outras familias originárias da Suécia vieram directamente ou via Inglaterra ou Alemanha para Portugal. A esses antepassados eu me referia,
Cumprimentos, Filipe Oom

Respuesta

Enlace directo:

95% de bolinhas azuis?

#287691 | LBonifacio | 21 sep 2011 13:48 | In reply to: #287573

Caro João Gaspar

Em que é que se baseia em afirmar que 95% dos Portugueses são descendentes de D. Afonso Henriques?
Se tal for o caso, porque é que na base de dados não há 95% de bolinhas azuis?

Sendo óbvio que é um estudioso de genealogia, em que é que se baseia para refutar a afirmação do Professor Doutor Abranches Soveral de que 95% dos Sousas não possuem qualquer linhagem real, sabendo que até à institucionalização do do Registo Civil não havia regras obrigatórias para apelidos, podendo este ser atribuído pela simples vontade dos pais.

No caso da minha família tenho um bisavô de apelido Coimbra que era filho de um Valente e de uma Almeida. Outro trisavô nasceu Pedro Fortunato de Lemos e morreu Pedro de Lemos Pereira. Mesmo no caso do meu apelido nasceu quando um Bonifácio de nome próprio baptizou o seu filho com Bonifácio de apelido, e que, talvez por acaso assim se manteve até aos dias de hoje.

Por isso caro João Gaspar, tenho a certeza que 95% dos Sousas, não possuem qualquer ligação aos Sousas de nobre linhagem, resultando o seu apelido de uma qualquer vontade de um antepassado em ser chamado de Sousa!

O mesmo podemos dizer das pessoas com Apelido Silva (Não me venha com a história de que todos os Silvas sejam descendentes da família Brasonada Silva).

Respuesta

Enlace directo:

RE: 95% de bolinhas azuis?

#287719 | JoãoGaspar | 21 sep 2011 22:50 | In reply to: #287691

Caro Confrade LBonifácio,

A Genealogia é uma ciência e em ciência, não existem verdades absolutas ou certezas, isto porque, normalmente temos muitas variáveis para apenas defender uma resposta, e mesmo quando se atinge um "aparente" fim, recomeça uma nova investigação, sendo um ciclo sem fim, que faz com que o Mundo evolua e o conhecimento aumente exponencialmente.
A sua afirmação de que 95% dos Sousas, não são na realidade descendentes da Casa de Sousa é uma manifestação da sua forma de pensar, e ao dirigir uma mensagem a este fórum, falando nas suas certezas, certamente que não teve consciência de que quando afirmamos ter certeza de algo, além de não dar abertura para o dialogo do outro, de revelar a total perda da curiosidade e abertura que é forçosamente contrária á duvida, ( a duvida é a base da ciência de investigação, duvida e curiosidade pelo saber) temos em caso de afirmar certeza de a comprovar. Ora, quem terá de provar que 95% do Portugueses de apelido Sousa não o são de facto é o caro confrade, pois a certeza é sua.

"Por isso caro João Gaspar, tenho a certeza que 95% dos Sousas, não possuem qualquer ligação aos Sousas de nobre linhagem, resultando o seu apelido de uma qualquer vontade de um antepassado em ser chamado de Sousa "

Contrariando o primeiro paragrafo, eu ainda assim, deixo-lhe uma base para a minha afirmação, é que mesmo a minha afirmação se depreender na duvida e a sua na certeza, as minhas duvidas têm fundamento. Ora aconselho a ler todas as mensagens deste tema no forum, para o qual lhe deixo aqui o link : http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=169647#lista , e publicações que abordam o tema. Onde é explicado o que é o crescimento exponencial, porquê que supostamente todos os Portugueses serão (hipoteticamente) descendentes de Dom Afonso Henriques, etc.

Prosseguindo na sua mensagem, direi que compreendo o que diz, de resto sobre os apelidos que surgem não sabemos de onde, mas para isso existe ( posso afirmar que quase sempre) uma razão, para determinado apelido surgir, ou porque se é parante afastado e com direito a restaurar o uso do apelido, por ser afilhado ( é falado nos circulos de investigação embora eu nunca o encontrasse), por ser escravo da dita familia, por ser alcunha ou proveniência geográfica ( o José Coimbra, que era do termo de Coimbra, e foi morar para Castelo Branco, usava o apelido Coimbra, para ser distinguido entre outros Josés de Castelo Branco, etc etc etc) por ser herdeiro de um Morgadio mesmo que este não fosse da sua ascendencia directa ou colacteral ( conheço casos assim, em que o morgado deixa como herdeiros os filhos de um bom amigo, com a obrigação do uso do apelido do fundador do Morgadio) , mas não é correcto afirmar que os nomes eram colocados ao calhas, ou por capricho dos pais. Por não dominar as regras, não pode afirmar que não existe regras.

Ajudando-o na suas afirmações, o meu Gaspar, virá de um João Gaspar do sec. XVI que institui o Morgado de Seixas, e vários foram os seus colaterais deste que usaram dar o nome Gaspar aos seus filhos na esperança de eles virem ser herdeiros do mesmo.
Mas estamos neste caso a misturar apelidos e se muitos serão os Gaspares em Portugal que nada têm de parentesco com os Gaspares de Mação ( existem Gaspares em Leiria, Aveiro e Açores, que nada terão de parentesco com os meus, até ver!) já que tal como Bonifácio, Gaspar é um nome próprio usado mais tarde como apelido usado por uma linhagem, existe maior probabilidade de existirem linhagens totalmente independentes usando o mesmo nome, é o que se entende por Patronímicos e estes apelidos têm origem no homem, que por qualquer motivo foi homenageado entre os seus descendentes transformando o nome desse antepassado em apelido, mas que o tempo apagou da memória de seus descendentes e como tal existem em maior probabilidade de existirem famílias que usem o apelido Gaspar, ou Bonifácio mas que não sejam nossos parentes. Já os Toponímicos como é o exemplo os De Sousa ou os Da Silva, estão ligados á terra, ao lugar, a posse do bem material, estes apelidos marcavam a linhagem, mas também poderão existir ( e existem) casos que marcam apenas a proveniência da pessoa, como acima referi. Ainda assim, é hipoteticamente menor a probabilidade de existência de vários De Sousa, com origens totalmente diferentes. Penso que estou a ser claro na minha explicação, mas se lhe deixar duvidas, não deixe de me dizer, é que a esta hora a vista cansada não me ajuda a concentrar! Adiante!

Terminando, não lhe irei com estórias de Silvas ou de Melos, já que muitas são as familias da Silva que têm direito ao uso de armas, quer em Portugal e em Espanha, e todas elas terão berço na Torre da Sylva.

Caro LBonifácio ( perdão por não ter conhecimento do seu nome, já que não assinou a sua mensagem) não tenha tantos preconceitos em relação a Brasões e Sousas e Silvas e pessoas comuns, fazendo distinção entre pessoas, achando impossivel que o sr. Silva do café da sua esquina seja menos que o senhor, para ter direito a almejar um brasão ou uma arvores de costados que o liguem aos Gomes da Silva, é que provavelmente, ele até terá direito se um dia tivesse o interesse de! Faz me lembrar um amigo que um dia me contou que na Casa da sua familia no Douro, a Criada de casa , já com bastante idade, tinha Carta de Armas por ser descendente directa de fulano tal.

Um abraço amigo, não se leve tão a sério, tenha menos certezas e mais curiosidade, verá que assim aprenderá muito.

João Paulo de Sousa da Silva Gaspar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rainha Silvia e a familia Souza ou Sousa

#290223 | aeiou2 | 31 oct 2011 10:06 | In reply to: #287608

Caro Filipe Oom,

Está profundamente enganado, pois o nosso Frederich Oom, Contabilista veio de Nisdorf, Alemanha, onde seus Pais estavam, e daí para Lisboa.

Este é o antepassado de todos os ramos Oom em Portugal.

Os ramos Suecos têm como antepassado comum, um irmão do referido Frederich, Johannes Oom.

O Oom que emigrou para Inglaterra, Thomas Oom, tem dois filhos, mas estes morrem solteiros sg., em Inglaterra


Saudações familiares

Maria Oom do Vale Oliveira Martins

PS Estará interessado numa futura publicação sobre a Família Oom?Peça o meu contacto sff ao moderador

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 jul 2024, 23:16.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen