Rainha Silvia e a familia Souza ou Sousa

This topic is classified in rooms: Famílias

Rainha Silvia e a familia Souza ou Sousa

#287606 | foom | 19 sep 2011 19:58

Caro confrade João Gaspar, devo confessar-lhe que hesitei responder-lhe mas por pouco tempo. E explico. É que fiquei confuso, sim confuso, com a sua confusão.
O que escrevi foi um resumo da vasta genealogia [pelo lado paterno e pelolado materno ] da Rainha Silvia. Uma genealogia tão vasta quanto irrelevante para o cargo que agora ocupa. Não me surpreende, pois, e talvez fosse o que estivesse no meu subconsciente, a enfâse que foi dada á ascendência tão remota de um Rei português da 1a Dinastia, D. Afonso III.
Certo é que a própria familia real sueca tem uma origem bem provincianacomo é bem sabido. Um tal Bernadotte, de origem brm burguesa dos Pirineus franceses, veio a ser General de Napoleão, Principe bonapartista de Pontecorvo para acabar como Rei da Suécia. Diz-se que, quando Rei e doente não deixava os médicos da Cote auscultarem-no pois tinha tatuado no peito "mort aux Rois". Uma anedota, mas "si no e vero e bene troavato"
Assim se chama ainda hoje a Casa Real da Suécia e nenhum monarca poderá ser outro que não um Bernadotte segundo a Constituição ainda em vigor.
Quanto aos Souzas ou Sousas devo dizer que apenas fiz uma citação de uma frase publicada e bem conhecida do eminente Prof. Abranches Soveral e nada mais. Alkiás parcialmente pois o Prof acrescenta que mesmo D. António Caetano de Sousa, tão conhecido dos genealogistas, cai nos tais 95%. Se as palavras não são estas o sentido é o mesmo.
Assim que, não havendo desentendimento intelectual ou pessoal entre o caro confrade e o insigne genealogista, como muito desejo, parece-me que deverá ser a ele que o confrade deverá dirigir a sua prosa. E se tiver resposta então seria bom que a publicasse para meu esclarecimento e dos restantes confrades que se interessam na matéria. Bom sucesso.
Filipe Oom

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rainha Silvia e a familia Souza ou Sousa

#287618 | JoãoGaspar | 19 sep 2011 23:38 | In reply to: #287606

Caro Filipe,

Eu compreendi que fosse apenas uma citação, apenas quis debater essa citação usada por si. Pensei que desta forma o debate ficasse mais rico.


Abraço amigo

João Gaspar

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 sep 2024, 13:13.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen