Portimão, “Tadeu de Almeida”

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Portimão, “Tadeu de Almeida”

#289553 | paguiar | 19 oct 2011 17:12

Portimão, “Tadeu de Almeida”

Caros confrades, exponho a seguir algumas dúvidas que me surgiram no desenvolvimento duma investigação que estou a fazer e que gostaria de ver esclarecidas, para o que peço a vossa colaboração.

- Num trabalho genealógico publicado em 2008 no n.º 1 da Revista DisLivro Histórica, encontro que José Quirino Tadeu de Almeida, nat. de Portimão e fal. em 1885, casado em 1848 com D. Maria de São José da Trindade, foi professor de Latim; filho de Dimas Tadeu d’ Almeida, nat. de Lagos e professor de Gramática Latina, e de sua m.er D. Joaquina Rosa, nat. de Faro; neto pat. do Dr. Dimas Ramos Tadeu de Almeida, nat. de Montemor-o-Novo e sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, e de sua m.er Mariana Leocádia, nat. de Faro.

- Num site do Ministério da Cultura Radix, consta que um José Quirino Tadeu de Almeida foi nat. de Portimão, formou-se em Medicina e foi Director do Estabelecimento Termal das caldas de Monchique.

- No blog “Promontório da Memória”, de J. C. Vilhena Mesquita, no tema “Portimonenses Ilustres”, é referido que José Quirino Tadeu de Almeida foi um célebre médico e advogado (?) de prestígio nacional.

- Na BD do Geneall, consta um Dimas de Sousa Tadeu de Almeida (sem ascendência) casado (provavelmente por 1820) com Joaquina Rosa de Almeida, cg.

- Sabe-se que por resolução de D. José I, de 10.XI.1773, um Dimas Tadeu foi despachado professor de Língua Grega em Faro, tendo sido reformado com metade do ordenado por resolução de D. Maria I de 16.VIII.1779.

1.ª Questão
O José Quirino Tadeu de Almeida acima referido nos três primeiros pontos será sempre a mesma pessoa? e, tendo sido médico, também foi “advogado de prestígio nacional”?
Do seu casamento com D. Maria de São José da Trindade houve descendência?

2.ª Questão
O Dimas de Sousa Tadeu de Almeida cas. c. Joaquina Rosa de Almeida, constantes da BD do Geneall, serão os mesmos indicados no primeiro ponto como pais de José Quirino Tadeu de Almeida?

3.ª Questão
O Dimas Tadeu despachado professor de Língua Grega em Faro, será o que foi casado com D. Joaquina Rosa?
Agradeço qualquer esclarecimento às minhas dúvidas e/ou algum complemento à informação que já consegui recolher.

Cumprimento do
António p. Aguiar

Respuesta

Enlace directo:

Portimão, “Tadeu de Almeida”

#289822 | paguiar | 24 oct 2011 17:04 | In reply to: #289553

Caros confrades

Relendo a minha abertura deste tópico no passado dia 19 de Outubro, verifiquei que fiz menção ao n.º 1 da Revista DisLivro Histórica como a fonte de que me socorri para o exposto no 1.º ponto da apresentação.

É de justiça acrescentar, contudo, que essa não foi a única fonte consultada. Além de alguma investigação minha nos paroquiais de Portimão, socorri-me também de informação vária retirada do site "Genealogia do Algarve", no qual tenho encontrado bastante informação que, de outra forma, não sei se teria tempo para pesquisar no respectivo Arquivo Distrital.

Feita a correcção, continuo a aguardar que algum investigador de Portimão me possa esclarecer sobre as questões que coloquei.

Cumprimentos do
António P. Aguiar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Portimão, “Tadeu de Almeida”

#289876 | rafael | 25 oct 2011 15:26 | In reply to: #289822

Caro A P.Aguiar

Ao reparar no nome que nos cumprimenta, lembrei-me de alguém por quem tenho grande consideração, mas que perdi o contacto. Penso ser a mesma pessoa com quem troquei alguma inf. sobre: Meão, Abreu, etc. do concelho de Albufeira, mas já passou tanto tempo que posso estar a fazer alguma confusão, que desde já peço desculpa.

Cumprimentos, do
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

Portimão, “Tadeu de Almeida”

#289931 | paguiar | 26 oct 2011 11:19 | In reply to: #289876

Caro Rafael Carvalho

Devo ser mesmo eu.
Trocámos alguma informação principalmente sobre Grades de Albufeira e mais tarde também intervim com o que tinha num tópico sobre Viveiros, já lá vão alguns anos. Relativo a Meões, lembro-me de lhe ter enviado, se não estou errado, alguns elementos sobre Fernão Martins Mascarenhas (D.), capitão de ginetes de D. João II e alcaide-mor de Montemor-o-Novo depois da destituição do Marquês de Montemor.
Também recebi de si uma série de fotocópias dos seus apontamentos de registos paroquiais relativos a Grades, Abreus, etc., parte deles ainda meus desconhecidos e que me ajudaram a completar os "Grade" de minha mulher.

Embora não tenha muita assiduidade nas intervenções deste Forum, porque também não tenho tido muito tempo nem possibilidade para novas investigações, vou acompanhando quase todos os dias os vários tópicos e é frequente encontrar algumas simpáticas e emotivas intervenções suas que, muitas vezes não trazendo informação adicional, nos transportam mentalmente para as épocas, locais e personagens em questão através da sua invejável memória e saudosas recordações.
É sempre com muito agrado que as leio e não raro consigo visualizar mentalmente os ambientes e as cenas que nos recorda.
Bem haja por essa lufada de boas recordações.

Também tenho, sempre que posso (uma ou duas vezes por ano) continuado a investigar os meus ancestrais algarvios e da minha mulher que curiosamente se cruzam por duas vezes, mas a falta de continuidade deixa-me muitas vezes pendurado por mais um ano.
Vou postando aqui algumas questões complementares que me ajudariam a compreender e/ou completar a informação que já consegui recolher, mas infelizmente parece que não há confrades que se tenham interessado em investigar o mesmo que eu, que é o que se passa com este tópico.
Mesmo assim vou continuando.

Foi um prazer grande receber esta sua mensagem.
Obrigado e, deixando de parte os formais cumprimentos, receba um abraço deste seu confrade.
António Pimenta de Aguiar

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 sep 2024, 06:10.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen