Assento de Casamento em Malhada Chã

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias

Assento de Casamento em Malhada Chã

#289747 | Sérgio R | 23 oct 2011 00:09

Boa noite,

procuro o assento de casamento de Manoel João e Izabel João, naturais da Malhada Chã, pais de Domingos Manoel que foi batizado no Fajão a 23/09/1663.

Em 1663 a paroquia do Piodão não existia: quase todos os lugares da futura paroquia pertenciam à da Aldeia das Dez excepto Malhada Chã que pertencia a Pomares.

Não consigo encontrar o assento de casamento seja no registo de Pomares ou no de Aldeia da Dez.

Alguém pode me ajudar?

Cptos.

Sérgio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assento de Casamento em Malhada Chã

#289748 | Sérgio R | 23 oct 2011 00:19 | In reply to: #289747

Encontrei um assento no registo da Aldeia da Dez:

" M(ano)el João f(ilh)o de Guaspar Nunes da Gramaça e de sua mulher F se recebeu co Izabel Joam f(ilh)a de Ant(oni)o Mendes e de sua m(ulh)er deste luguar de Aldea ao seis dias de mayo de (1)646...

Sera possivel que se trata do mesmo casal?

Cptos.

Sérgio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assento de Casamento em Malhada Chã

#289806 | sena1965 | 24 oct 2011 12:17 | In reply to: #289748

Caro Sérgio

Desta vez não é para dar informações sobre esse casal porque infelizmente não as tenho. Sobre este casal a minha opinião é negativa: os nomes coincidem, é verdade, mas não parece ser referido que nenhum deles seja proveniente da Malhada Chã. Além de que os nomes são razoavelmente comuns para a época e para a região. Em conclusão eu diria que (sem certezas) parece haver mais probabilidades que não sejam os pretendidos do que sejam.

Mas é melhor não descartar já esse casal... Teria sido interessante se fossem os que pretende. Se fosse o caso, talvez depois do casamento se tivessem ido instalar no local da Malhada Chã e aí ajudar a criar uma quinta, mais tarde uma aldeia. Seriam assim os fundadores (ou co-fundadores) da aldeia.

Escrevo para colocar uma questão: você diz na mensagem anterior que a Malhada Chã, antes de 1676, pertencia a Pomares. Eu que já estudei bastante Fajão descobri, antes dessa data (nos arquivos de Fajão), cinco assentos de baptismo de pessoas originárias da Malhada Chã o que me levou a acreditar que esta então pertencia a Fajão e que se tratava de um lugarejo muito pequeno onde só vivia uma familia ou duas. Provavelmente estava errado.
Encontram-se assentos de baptismo da Malhada Chã nos arquivos de Pomares, anteriores a 1676? Você tem alguma informação sobre isso?

Cumprimentos

Joaquim Nogueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assento de Casamento em Malhada Chã

#289833 | Sérgio R | 24 oct 2011 18:10 | In reply to: #289806

Boa tarde Sr Nogueira,

também tinha encontrado assentos deste lugar no registo do Fajão e depois de ter visto num mapa onde se encontrar a tal Malhada Chã acho que so podia pertencer ao Fajão.

A minha teoria apoiou-se num topico deste forum "Datas de criação de freguesias" do 29/08/2006 mas acho que houve um erro.

Cptos.

Sérgio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assento de Casamento em Malhada Chã

#290085 | Sérgio R | 28 oct 2011 18:04 | In reply to: #289833

Boa tarde,

alguém que possa me ajudar?

Obrigado

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 19:56.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen