Sigmaringen
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Títulos
Sigmaringen
Alguém sabe como / se estes Sigmaringen entroncam nos Hohenzollern-Sigmaringen ?
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=627656
M.cumprimentos
Bernardo
Enlace directo:
RE: Sigmaringen
Possivelmente não se entroncam.
Sigmaringen é uma cidade alemã e foi origem de emigração. Também São Fidelis de Sigmaringen, possivelmente por influência de imigração Calvinista, teve alguma popularidade no Brasil onde ficou S. Fiel de Sigmaringa e é hoje um município do Estado do Rio de Janeiro.
Encontra Sigmaringas vários no Brasil e até na B.D. do Geneall há pelo menos um não me parecendo improvável que no Brasil a forma Sigmaringen tenha também sido conservada ou readoptada.
A. Luciano
Enlace directo:
RE: Sigmaringen
Obrigado pela resposta.
Verifico que a família também usa o apelido Chelmicki relacionado com a baixa nobreza polaca, daí o ter associado aos Hohenzollern-Sigmaringen.
Num outro thread recebi a informação que os H-S viveram algum tempo em Portugal e possuiam fábricas no norte do país.
Lembrava-me de que tinha sido colega de um Sigmaringen nos finais dos anos 60, apesar de ele ser bastante mais velho que eu.
Hoje, curiosamente, fui descobrir um velho recorte do Diário Popular de 1968 referente aos alunos do Quadro de Honra do Colégio Manuel Bernardes, e lá encontrei o Francisco Sigmaringen (nome por que era conhecido) Anjos Viegas.
Bernardo
Enlace directo:
RE: Sigmaringen
Os Chelmicki não eram "relacionados", ... eram mesmo da pequena nobreza polaca. Embora relativamente antigos - na Polónia pertencem à "nobreza imemorial" (grosso modo anterior a 1400) - dadas as especificidades das nobrezas alemã e polaca, seria muitíssimo improvável uma associação a Hohenzollerns-Sigmaringen.
Os Chelmicki são hoje uma família muito ramificada (tenho cerca de 400 nas minhas B.D.) mas o membro de maior notoriedade de toda a família será o que fugido da Polónia por se ter envolvido numa falhada revolta contra o domínio russo, foi engajado em Paris por emissários de D. Pedro e veio combater para Portugal, onde ganhou a Torre e Espada e morreu General de Divisão.
Curiosamente casou com uma Moser, da família alemã Moser von Filseck, nobilitada em 1573 pelo imperador Maximilano II e de que também um ramo por motivos políticos acabou em Portugal e em que também o membro de maior notoriedade (1) foi um irmão, o 1º conde de Moser. Um casamento que seria difícil pudesse ter ocorrido na Alemanha e ainda muito mais difícil na Polónia.
(1) Maior notoriedade entenda-se em termos "nobiliárquicos" porque os Chelmicki têm hoje uma panóplia de diplomados, investigadores e catedráticos e os Moser produziram também algumas figuras notáveis no campo da cultura.
A. Luciano
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 24 ene 2025, 10:02.