Esta família é mais do que referênciada na história do Rio de Janeiro por dois motivos a saber: 1) foram dos primeiros colonizadores ditos brancos da Província do Rio de Janeiro, constituindo-se juntamente com outras famílias, em geral de cristãos novos como eles, constituindo-se nas primeiras elites locais cultas, e 2) por ter sido uma família fortemente perseguida pela Inquisição, que não chegou a levar nenhum de seus membros para a fogueira, mas que lhes impos toda sorte de penas, inclusive o perdimento total de seus bens, até mesmo de cartórios de notas.
RHEINGSNTZ, Carlos G. - Primeiras Famílias do Rio de Janeiro, vol. I, Livraria Brasileira Editora,1965, lista boa parte desta genealogia, mas pára por volta do século XVIII. Aí eu pergunto: alguém já se aprofundou mais netes estudos e documentou a descendência daqueles citados por RHEINGSNTZ?
Eu estaria precisando muito da informação dos netos e bisnetos de João Correa Ximenes e José Correa Ximenes, ambos donos de cartórios no Rio de Janeiro e senhores de engenhos em Inhaúma, Irajá, São João de Meriti e São Gonçalo, ao que parece.