Descendência de Vicente José de Carvalho e de sua mulher D. Rosa Justiniana de Mesquita e Silva
This topic is classified in rooms: Pessoas
Descendência de Vicente José de Carvalho e de sua mulher D. Rosa Justiniana de Mesquita e Silva
Caros Confrades,
Procuro informação sobre descendentes de D. Rosa Justiniana de Mesquita e Silva, natural da vila de Tancos. Casou em 21 de Novembro de 1797, na Igreja Paroquial de N. S. da Conceição de Tancos, com Vicente José de Carvalho, nascido em 5 de Fevereiro de 1755, natural de S. Martinho da Anta, no termo de Vila Real, Arcebispado de Braga.
Foram moradores na Rua Nova del Rei na cidade de Lisboa; D. Rosa Justiniana de Mesquita e Silva faleceu a 5 de Janeiro de 1812 na freguesia da Madalena, e Vicente José de Carvalho faleceu a 26 de Julho de 1820 na freguesia de S. Nicolau onde então residia na Rua Bela da Rainha.
De D. Rosa Justiniana Mesquita e Silva e de seu marido Vicente José de Carvalho tenho notícia dos seguintes filhos:
I- D. Antónia Margarida de Carvalho de Mesquita e Silva, nascida em 14 de Novembro de 1798 (na vila de Tancos). Casou em 12 de Setembro de 1830, na Igreja Paroquial de N. S. da Conceição de Tancos, com Rodrigo António da Silva, natural da vila da Atalaia, filho do Doutor Arcanjo José das Neves e de sua mulher D. Maria Maximiana da Silva.
Faleceu no estado de viúva, de Rodrigo António da Silva, em 2 de Março de 1852 na Vila de Tancos.
II- D. Maria Cristiana de Carvalho, nascida em 10 de Outubro de1801 (freg. da Madalena). Casou em 29 de Junho de 1819, na Igreja de Santa Maria Madalena da cidade de Lisboa, com António José Coutinho, natural da freguesia de N. S. da Conceição, Bispado de Bragança, filho de Domingos A… F… e de D. Ana Maria da Conceição.
III- Vicente José de Carvalho, nascido em 10 de Outubro de1802 (na vila de Tancos).
IV - D. Ana Cândida de Carvalho, nascida em 3 de Fevereiro de 1806 (freg. da Madalena). Casou em 19 de Novembro de 1821, na Igreja de Santa Maria Madalena da cidade de Lisboa, com Francisco José Vieira, natural da freguesia de S. João do Rei, Arcebispado de Braga, filho de Fernando António de Almeida e de D. Maria Teresa de Araújo.
2.º Casamento de D. Ana Cândida de Carvalho em 9 de Julho de 1842, na Igreja de Santa Maria da Madalena da cidade de Lisboa, com João António Correia dos Santos, natural da freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa, filho de João Correia dos Santos.
V- D. Maria da Madre Deus de Carvalho de Mesquita e Silva, nascida a 5 de Setembro de1809 (freg. da Madalena). Casou, em 17 de Maio de 1831 na Igreja de Santa Maria Madalena da cidade de Lisboa com Carlos Elizário Maldonado e Silva (que também usou o nome de Carlos Elizário Maldonado), natural da vila da Atalaia, filho de José Joaquim da Silva e de sua mulher D. Maria Vitoria do Carmo.
VI- António José de Carvalho (que também usou o nome de António José de Carvalho e Silva), nasceu em 19 de Novembro de 1810 (freg. da Madalena). Casou, em 7 de Fevereiro de 1855, na Capela do Senhor Jesus das Necessidades em Santa Cita, com D. Leopoldina Augusta Pinto Serra, natural do lugar de Santa Cita da freguesia da Asseiceira, filha de Plácido Joaquim Pinto Serra, e de D. Rita Angélica da Purificação.
Foram moradores na Vila de Tancos, onde ambos faleceram, António José de Carvalho em 18 de Abril de 1880, e D. Leopoldina Augusta Pinto Serra em 30 de Abril de 1893.
Cumprimentos,
António Pena Monteiro
Enlace directo:
RE: Descendência de Vicente José de Carvalho e de sua mulher D. Rosa Justiniana de Mesquita e Silva
Caros Confrades,
Encontrei mais três filhos de Vicente José de Carvalho e de D. Rosa Justiniana Mesquita e Silva. Assim, melhorando e actualizando, renovo o meu pedido.
D. Rosa Justiniana Mesquita e Silva, natural e baptizada na freguesia N. S. da Conceição de Tancos, filha do capitão Manuel da Silva, de Tancos, e de sua mulher D. Antónia Teresa de Mesquita. Casada, morou na cidade de Lisboa, na freguesia da Madalena, na Rua Nova del Rei onde morava quando faleceu, em 5 de Janeiro 1812.
Em 21 de Novembro de 1797, na Igreja Paroquial de N. S. da Conceição de Tancos, Casou com Vicente José de Carvalho, nascido em 5 de Fevereiro de 1755, natural de S. Martinho da Anta, no termo de Vila Real, Arcebispado de Braga, (Sabrosa), filho de António José de Carvalho e de sua mulher Joana Maria Correia.
Vicente José de Carvalho faleceu em 26 de Julho de 1820, na freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa, foi sepultado na igreja de S. Nicolau. Residia então na Rua Bela da Rainha, fez testamento e deixou por testamenteiro José Manuel de Carvalho [seu sobrinho, nascido a 16 de Outubro de 1784, na Rua do Bemformozo, na freguesia dos Anjos da cidade de Lisboa, baptizado em 24 de Outubro de 1784 na Igreja dos Anjos, filho de seu irmão Jerónimo Correia de Carvalho e de D. Mariana Josefa, casado em 7 de Julho de 1810, na freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa, com D. Mariana Eugenia Vitória, natural e baptizada na freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa, filha de Jacinto António Pires Madeira (Mercador de Lã e Seda da Corporação da Rua Augusta) e de D. Ana Maria do Carmo].
De D. Rosa Justiniana Mesquita e Silva e de seu marido Vicente José de Carvalho há notícia dos seguintes filhos:
I - D. Antónia Margarida de Carvalho de Mesquita e Silva, nasceu em 14 de Novembro de 1798, baptizada em 28 de Novembro de 1798 na Igreja de N. S. da Conceição de Tancos, faleceu em 2 de Março de 1852, no estado de viúva de Rodrigo António da Silva, na freguesia de N. S. da Conceição da vila de Tancos, onde então residia.
Em 12 de Setembro de 1830, na Igreja Paroquial de N. S. da Conceição de Tancos, casou com Rodrigo António da Silva natural da vila da Atalaia onde foi baptizado em 25 de Junho de1795, filho do Doutor Arcanjo José das Neves e de sua mulher D. Maria Maximiana da Silva. Com geração.
II- Manuel José de Carvalho, nasceu em 5 (?) de Novembro de 1779, baptizado em 3 de Dezembro de 1799 na Igreja de Santa Maria da Madalena da cidade de Lisboa. No ano de 1836 era vivo.
III- D. Maria Cristiana de Carvalho nasceu em 10 de Outubro de1801, baptizada em 22 de Outubro de 1801 na Igreja de Santa Maria da Madalena da cidade de Lisboa.
Em 29 de Junho de 1819, na Igreja de Santa Maria Madalena da cidade de Lisboa, casou com António José Coutinho, baptizado na freguesia de N. S. da Conceição, Bispado de Bragança, filho de Domingos Alvares (?) Ferreira e de D. Ana Maria da Conceição. Com geração.
IV - Vicente José de Carvalho nasceu em 10 de Outubro de1802, baptizado em 2 de Novembro de 1802 na Igreja de N. S. da Conceição de Tancos. Em 12 Junho de 1820 era vivo.
V- António nasceu em 23 de Novembro de 1804, baptizado a 18 de Dezembro de 1804 na freguesia da Madalena da cidade de Lisboa.
VI- D. Ana Cândida de Carvalho nasceu em 3 de Fevereiro de 1806, baptizada em 1 de Março de 1806 na Igreja de Santa Maria da Madalena da cidade de Lisboa
1º- Casamento de D. Ana Cândida de Carvalho em 19 de Novembro de 1821, na Igreja de Santa Maria da Madalena da cidade de Lisboa, com Francisco José Vieira, baptizado na freguesia de S. João do Rei, Arcebispado de Braga, filho de Fernando António de Almeida e de D. Maria Teresa de Araújo. Com geração.
Francisco José Vieira faleceu em 9 de Dezembro de 1840 na freguesia de S Julião.
2º - Casamento de D. Ana Cândida de Carvalho, moradora na freguesia da Madalena, em 9 de Julho de 1842, na Igreja de Santa Maria da Madalena da cidade de Lisboa, com João António Correia dos Santos, baptizado na freguesia de S. Nicolau, da cidade de Lisboa, filho de João Correia dos Santos.
VII- João José de Carvalho, nasceu em 1 de Março de 1807, baptizado em 23 de Março de 1807 na freguesia da Madalena da cidade de Lisboa. Faleceu em 14 de Abril de 1826, solteiro, aos 19 anos, na freguesia de S. Julião.
VIII- D. Maria da Madre Deus de Carvalho de Mesquita e Silva, que também usou Maria da Madre Deus de Carvalho, nasceu a 5 de Setembro de1809, baptizada em 6 de Novembro de 1809 na freguesia da Madalena da cidade de Lisboa.
Em 17 de Maio de 1831, na Igreja de Santa Maria Madalena da cidade de Lisboa, por procuração, casou com Carlos Elizário Maldonado e Silva, que também usou Carlos Elizário Maldonado , natural da vila da Atalaia, filho de José Joaquim da Silva e de sua mulher D. Maria Vitoria do Carmo, que também usou Maria Vitoria do Carmo Maldonado, ambos naturais da Atalaia. Com geração.
IX - António José de Carvalho, que também usou o nome de António José de Carvalho e Silva, nasceu em 19 de Novembro de 1810, baptizado em 27 de Janeiro de 1811 na Igreja de Santa Maria da Madalena da cidade de Lisboa. Faleceu em 18 de Abril de 1880, na Freguesia de N. S. da Conceição de Tancos.
Em 7 de Fevereiro de 1855, na Capela do Senhor Jesus das Necessidades em Santa Cita, casou com D. Leopoldina Augusta Pinto Serra, que também usou Leopoldina Augusta Pinto, nascida em 15.8.1817 no lugar de Santa Cita da freguesia da Asseiceira, onde foi baptizada em 27 de Agosto de 1817, filha do capitão Plácido Joaquim Pinto Serra, que também usou Plácido Joaquim Pinto , natural da freguesia de S. Bartolomeu da vila da Covilhã, Bispado da Guarda, e de D. Rita Angélica da Purificação, natural do lugar de Santa Cita da freguesia da Asseiceira, neta paterna de Guilherme José da Fonseca Pinto , que também usou Guilherme José da Fonseca Pinto de Abreu Castelo Branco, e de D. Máxima Maria Rita Benevenuto da Serra, neta materna do capitão Manuel Joaquim de Oliveira e de D. Pudenciana Rosa da Conceição. Faleceu em 30 de Abril de 1893, na Freguesia de N. S. da Conceição de Tancos. Com geração.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
PS: Plácido Joaquim Pinto Serra e D. Rita Angélica da Purificação tiveram, pelo menos, três filhas:
I- Maria, nascida em 8.5.1816 em Santa Cita onde foi baptizada em 27.5.1816.
II-Leopoldina Augusta Pinto Serra, nascida em 15.8.1817 em Santa Cita onde foi baptizada em 27.8.1817.
III -Maria José, nascida em 30.11.1820 em Santa Cita onde foi baptizada em 8.12.1820.
Enlace directo:
RE: Descendência de Vicente José de Carvalho e de sua mulher D. Rosa Justiniana de Mesquita e Silva
Caro confrade,
Estou a tentar subir na minha árvore genealógica e vou arriscar a colocar a hipótese de fazer parte da familia, infelizmente tenho pouca informação. Procuro pela ascendência do meu bisavô, António Hipólito da Silva Carvalho nascido em 1893 provavelmente na freguesia de S. Domingos de Benfica. Tinha uma irmã de nome Mariana da Silva Carvalho e provavelmente uma outra Casimira Carvalho (não consegui confirmação). Foi casado com Ester de Jesus de quem teve um filho. Ter-se-á separado ou divorciado e teve uma filha de outra mulher que desconheço o nome. Sei que viveu muitos anos na freguesia de Alcântara e foi funcionário de um ministério (provavelmente da Agricoltura).
Obrigado e cumprimentos.
Enlace directo:
RE: Descendência de Vicente José de Carvalho e de sua mulher D. Rosa Justiniana de Mesquita e Silva
Caro Confrade “jvazcarvalho”
Agradeço-lhe o contacto, e o interesse.
Tanto quanto me apercebo, as nossas pesquisas ainda não se cruzam.
A boa notícia é que decorrendo a sua investigação na cidade de Lisboa, através do Etombo, com relativa facilidade ser-lhe-á possível pesquisar online e apurar os seus ascendentes directos.
Na expectativa do resultado dessa pesquisa, fico a aguardar.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Enlace directo:
RE: Descendência de Vicente José de Carvalho e de sua mulher D. Rosa Justiniana de Mesquita e Silva
Caro Confrades,
Eu tenho uma pregunta sobre a D. Maria Vitoria do Carmo referenciada neste topico.
A minha familia Marques tem raizes em Atalaia e tenho uma referencia de uma Maria Vitoria do Carmo que casou com Luiz Marques de Azevedo (oriudo de Atalaia), mae de Joaquim Marques Fungao (nasceu em Lapas em 1798).
https://picasaweb.google.com/lh/photo/xeIfQoLU2ZYOEypK1jkgaBJC84nMQa6qNNswhna5s5U?feat=directlink
poderia ser a mesma pessoa? Talvez um segundo casamento?
G. Marques
Enlace directo:
RE: Descendência de Vicente José de Carvalho e de sua mulher D. Rosa Justiniana de Mesquita e Silva
Caro Confrade Gerry Marques
Muito lhe agradeço o seu contacto e o interesse.
Compartilhamos as dificuldades dos registos paroquiais da vila da Atalaia.
No entanto, no caso em apreço, face às minhas notas não me parece provável que as Senhoras sejam a mesma.
Porquanto, de José Joaquim da Silva e de sua mulher D. Maria Victória do Carmo (Maldonado) houve um filho:
- João Maldonado da Silva, baptizado em 1797 na vila da Atalaia**. Foram padrinhos João de Saldanha e Silva e D. Maria Caetano de Souza da cidade de Lisboa, mulher do coronel Manuel Caetano de Sousa da cidade de Lisboa, com procurações dos ditos padrinhos tocou João de Saldanha e Silva, Pai do padrinho da vila da Golegã, e pela madrinha o capitão José Gregório da Silva* da vila da Atalaia. O qual, com dispensa de 3º grau de consanguinidade, casou na mesma vila em 27 de Maio de 1824 com D. Maria da Piedade Garcia, natural da vila da Atalaia, baptizada em 9 de Abril de 1802, filha do Dr. (Médico) Custodio Manuel Garcia e de sua mulher D. Rosa Cândida Cândido da Silva*. C. G.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
* O capitão José Gregório da Silva, consta na Base de Dados do Geneall, com o nome de José Gregório da Silva Barbosa. O capitão José Gregório da Silva, D. Rosa Cândida Cândido da Silva e D. Maria Maximiana da Silva (a qual, casou com o Dr. Arcanjo José das Neves) são filhos capitão João das Silva Barbosa e de s.m. D. Francisca Leonor (de Sá Pereira).
** Assento de Baptismo constante no fotograma 1088, do Microfilme 1822.
Enlace directo:
RE: Descendência de Vicente José de Carvalho e de sua mulher D. Rosa Justiniana de Mesquita e Silva
Porque algum equívoco pode gerar a redação da minha anterior mensagem, aclaro que foi João Maldonado da Silva que, em 27 de Maio de 1824, casou com D. Maria da Piedade Garcia.
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 16:33.