Genealógias manuscritas - Familia Lemos

This topic is classified in rooms: Bibliografia | Famílias | Regiões

Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#296298 | lmgp | 02 feb 2012 18:58

Boa Noite, Caros Confrades

Podia-me informar S.F.F. se existe alguma genealógia manuscrita que abarque o Sec. XVI-XVII sobre a familia Lemos e os seus ramos na zona centro do País ( Distritos de Santarém, Castelo Branco, Leiria e Coimbra).
Obrigado.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#296403 | lmgp | 03 feb 2012 21:27 | In reply to: #296298

Boa Noite,

Renovo o meu pedido.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#296470 | lmgp | 05 feb 2012 11:05 | In reply to: #296403

Bom dia,

Renovo o meu pedido.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#296474 | Gonçalo Frutuoso | 05 feb 2012 12:54 | In reply to: #296298

Boa tarde Caro Confrade,

Partilho do mesmo interesse pela família Lemos, sobretudo no que concerne ao Distrito de Leiria.

Por via materna descendo do casal Afonso Vicente e Beatriz de Lemos, senhores da Quinta do Alentejo em Óbidos, e que terão vivido em meados do século XVI.

Tem alguma informação sobre estes Lemos de Óbidos?

Já agora aproveito para lhe perguntar se o seu apelido Portela está relacionado com o concelho de Torres Vedras? É que a minha família materna usa esse apelido!

Cumprimentos,

Gonçalo de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#296480 | AQF | 05 feb 2012 14:46 | In reply to: #296298

Caro Luís Portela,

Só agora vi a sua mensagem, daí a resposta tardia. Não tenho resposta concreta ao que pede, mas aqui fica alguma coisa ligada ao tema.

Antes do mais aconselho-o a ver a mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=295578#lista , caso não a conheça já.

1) Genealogias Manuscritas na BN

Como se indica na mensagem acima pode ver Lemos em http://purl.pt/200/1/P265.html . Depois por cada cota que lhe interesse pode ver o título da obra no correspondente número no menú à esquerda.

2) Genealogias Manuscritas na BA

Lemos
- vol. 11 -
- vol. 44 - Notas ao Nobil. do Conde D. Pedro de Barcelos, por Manuel de Sousa da Silva, 1702 - fol. de 219 ff.
- vol. 47 - Linhagens de Portugal, por Damião de Góis - fol. 377 ff.
- vol. 48 - Cópia das famílias, escritas por Damião de Góis - fol. de 929 ff.
- vol. 49 - Linhahens de Portugal, por D. António de Lima - fol. de 382 ff.

Lemos de Viseu - vol. 84 - Linhagens. 1º vol. - fol. 461-1142 ff.

3) Genealogias Manuscritas na TT

Lemos (com muitas cotas distintas)
Lemos de Barcelos - 21-E-16, p. 78
Lemos de Braga - 21-E-16, p. 79
Lemos de Estremoz - 21-E-5, p. 74
Lemos da Golgã - 21-E-5, p. 71
Lemos de Mesão Frio - Nob. Queiroz Vol. 30 f. 46v
Lemos de Viseu - 21-E-5, p. 63, E-18, p. 231, F-17, p.232
Lemos Farias - Mesa Cens. Geneal. maço 4 nº 331
Lemos de Faria, do Algarve - 21-F-17, f. 230v
Lemos e Napoles - 21-E-25, f. 460v
Lemos Vargas de Estremoz - 21-E-25, f. 503, Nob. Queiroz Vol. 30 f. 200v

A cada cota corresponderão obras distintas, que não coloco aqui porque estou de saída.

Para uma resposta cabal à sua questão seria necessário dar uma vista de olhos nas possíveis fontes que indiquei.

Melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#296484 | lmgp | 05 feb 2012 15:33 | In reply to: #296474

Boa tarde Caro Confrade,

O meu interesse nessa família é no centro de Portugal naqueles distritos e no último quartel do séc. XVI e início do séc. XVII. Se encontrar alguma menção a uma família Lemos de Leiria, vou informa-lo.

O meu apelido Portela está relacionado com o concelho de Vila de Rei, Freguesia da Fundada e com a aldeia de Cabeço do Poço (Distrito de Castelo Branco). Este nome é proveniente de uma alcunha.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#296485 | lmgp | 05 feb 2012 15:41 | In reply to: #296480

Caro Ângelo da Fonseca,

Muito obrigado pela ajuda.

Vou começar a trabalhar com base na sua informação.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#296507 | Limão | 05 feb 2012 20:45 | In reply to: #296485

Senhor Portela
Cumprimentos,
Também sou descendente dos Condes de Sabugal, e da Condessa de Lemos.
O Panteão dos Lemos, fica situado na Igreja Paroquial de Trofa do Vouga, no Norte.
A origem do nome, salvo erro, da Galiza.
O título de nobreza, passou para os Duques de Alva, por falta de descendência dos Lemos, actualmente encontra-se na Duquêsa de Alva, Dona Caetana, recentemente noticiada nos orgãos de informação, pelo seu casamento com Afonso Dias, residentes em Espanha.
Não sei se ajuda, saudações,
Agostinho de Melo.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#296508 | Limão | 05 feb 2012 20:56 | In reply to: #296485

Caro Senhor
Luís Portela,
Ainda referente aos Lemos, O Palácio deles, junto da Igreja Paroquial de Trofa do Vouga, salvo erro Águeda, foi incendiado, por motivos políticos, mas ainda existem algumas ruinas. O Panteão dos Lemos, no interior da referida Igreja Igreja, ainda á pouco se encontrava intacto, sendo Monumento Nacional.
Saudações Fraternas,
Agostinho de Melo.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#296541 | lmgp | 06 feb 2012 12:01 | In reply to: #296507

Caro Agostinho de Melo,

Obrigado por toda a informação. Há-de ajudar com certeza.

Sou descendente de Esperança de Lemos que viveu no inicio do Séc. XVII em Vila de Rei (Distrito de Castelo Branco), que era filha de Mateus Antunes (Olalhas, Tomar) e de Paula Roiz (Vila de Rei), mas não sei mais sobre esta família, porque os Registos de casamento dos pais é de 1593 e não tem os pais dos noivos. Vou tentando prosseguir em todos os documentos que conseguir encontrar ou outras fontes de investigação como livros de famílias de portugal.

Saudações.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#296637 | Limão | 06 feb 2012 23:32 | In reply to: #296541

Caro Senhor
Luís Portela,
Cumprimentos,
Não perca a esperança, com a ajuda dos confrades vai conseguir de certeza, embora leve o seu tempo.
Também estou interessado, por decender de Lemos do Sabugal, aí bem perto na Guarda.
Continue a investigar no site: Lemos de Monforte. comece a fazer a sua árvore geneológica, até aos dados que possuí, que depois é só fazer a ligação, vai ver que vai chegar a Dom Afonso Henriques. Pesquise no Genneal net, a família Lemos, tem muita informação.
Tambem tenho na família "Mateus João" Pontes. e a minha esposa é dos Castros de Monforte, que tanbem são Antunes, de António Antunes. mas penso não terem nenhuma ligação aos seus.
Aconselho-o a pedir ajuda aos confrades "Rui Faria" ou Jorge Santos de "Paiva Manso, ou outros, que conseguiram fazer a minha ligação, a partir dos dados que tinha, ao 1º Rei de Portugal. Se eu descobrir algum dado, terei todo o gosto em lho enviar.
Desejo-lhe boas pesquisas,
Atenciosamente,
Agostinho de Melo.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#296665 | lmgp | 07 feb 2012 11:46 | In reply to: #296637

Caro Senhor Agostinho de Melo,

Obrigado, mais uma vez pela sua ajuda.

Vou ver se não perco a esperança, de procurar os antepassados de "Esperança de Lemos". Sei que tenho um longo caminho a percorrer, mas não posso desistir.

agradeço, mais uma vez a sua ajuda e o conselho.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297041 | lmgp | 12 feb 2012 15:40 | In reply to: #296637

Boa tarde, Agostinho Melo,

Podia indicar qual é o site de Lemos de Monforte, s.f.f.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297165 | Limão | 13 feb 2012 23:10 | In reply to: #297041

Boa Tarde,
Senhor Luís Portela,
O site é "Monforte de Lemos",tem até um vídeo. Fica situado em Lugo na Galiza. Tem muita matéria sobre os Lemos. Deve vêr principalmente: D. Pedro Fernandes de Castro, Conde de Lemos, "O da Coroa de Fogo". O maior de todos, senão o maior dos Lemos, Vice Rei do Perú.
Deve tomá-lo como ponto de referência, e a partir daí procurar a sua "Esperança". Os Lemos também são de Castro Osório.
Foi assim que eu consegui chegar ao 1º Rei, através dos Senhores de Vila Flo r e Chacim da Torre de Moncorvo, por casamento dele com uma neta de D. Afonso Henriques.
Nao esquecer, que antes de Portugal, isto se chamava Galécia, e incluía a provincia do Minho. Lemos, Lára, Sarria, etc.
E que Lemos vem de Lopes, e Lopes de Lopo, e Lopo de Lobo, de "Canis Lúpus", isso é muito importante.
Estes são os meus Lemos, e penso ser a tribo de todos os outros. Encontrei-os, graças a uma tia paterna, já falecida, que era quase como a biblioteca da família. Lembro-me de ela me dizer, que eramos descendentes do Conde de Sabugal, aquele que até o seu cavalo ficou na história dos Lusíadas, e da Condessa de Lemos, salvo erro: Beatriz de Castro Osório. na Galiza
Aconselho-o a pesquisar aí na Câmara, sobre os Lemos, ir ao Sabugal, ver in lôco, a Trofa do Vouga, visitar o "Panteão dos Lemos", na Igreja Paroquial, vêr o Palácio ao lado, semi-destruido. Viajar a Lugo,na Galiza, e vêr o Monforte de Lemos. e Castro Osório.
Se desejar viajar por computador, vá ao Gogle e pesquise no Site de "Monforte de Lemos", ou Senhores de Lemos, tem muita matéria,
nos Condes de Lemos, etc. Tome sempre nota das fontes, quer dizer dos autores, que se dedicam ao estudo desta família.
Tem que partir do pressuposto, que não é facil, porque com a perda da Independência de Portugal, os "Filipes", levaram tudo para Espanha, e muita coisa se perdeu ou destruiu, por isso é que não aparece aqui nos arquivos. Está em Espanha, não devolveram nada. Agora se quiser-mos saber temos que ir lá. Mas com a globalização, e os actuais meios de comunicação, através da Internet,
é fácil pesquizar. Está quase tudo lá. Lemos e Melos, já reparou tem as mesmas letras. "O meu Melo ,veio da Palestina, mas não é Judeu, nem Árabe. É dos tempos das cruzadas á Terra Santa, dos Cavaleiros do Santo Sepulcro de S. João de Jeruszalém.
Ainda não consegui encontrar o meu arquivo, porque o portátil, foi para arranjar, e apagaram tudo, mas também eram estes os de Monforte de Lemos, que estavam lá. Mesmo assim, qualquer novidade que tenha serei o primeiro a enviar-lha. Como sabe também estou interessado em fazer a minha ligação aos Lemos. Entretanto, pode ser que apareça uma alma caridosa, que tenha já feito um estudo desta família, e que lhe forneça os dados. Vamos ter "Esperança".
Cumprimentos,
Agostinho de Melo.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297228 | lmgp | 14 feb 2012 22:11 | In reply to: #297165

Boa Noite, Senhor Agostinho de Melo,

Quando foi à procura de www.monfortedelemos.es encontrei o site do concelho de Monforte de Lemos, julguei que fosse sobre a família.

Vou seguir os seus conselhos, mas primeiro estou a pensar começar a pesquisar os filhos do casal João Delgado e Esperança de Lemos em Vila de Rei a partir de 1639, bem como do casal Mateus Antunes e Paula Roiz a partir de 1593.

Depois vou procurar o processo de genere do Pe. João de Lemos, que aparece no casamento de Esperança de Lemos e que não apareceu no da irmã em 1626. Provavelmente de estar em Coimbra ou na Guarda, porque em Castelo Branco não aparece, mas também vou procurar em Lisboa.

A seguir vou ver os nobiliários da Torre do Tombo, da Biblioteca Nacional e da Biblioteca da ajuda.

Se encontrar alguma coisa posso lhe enviar.

Quanto ao que foi para Espanha, sabe em que arquivo está?

Mais uma vez, obrigado por tudo.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297233 | Limão | 15 feb 2012 00:36 | In reply to: #297228

Senhor Luís Portela,
Cumprimentos,
Foi de Monforte de Lemos, " A Casa mãe de todos os Lemos" e Castro Osório, também são Lemos, que saíu o ramo de Portugal, perpectuado nos "Senhores da Trofa", veja este site, do Gogle. é de lá que vai sair a sua "Esperança", tenho quase a certeza:
Veja isto do tópico dos Senhores da Trofa, no Fórum, do Confrade Camisão, e tome nota, dê muita atenção aos nomes que vou narrar e lugares e cidades, e tome apontamentos, e reserve:


(Senhores da Trofa) Por Alão de Morais.

I - Dom Gomes Martins de Lemos. Filho de Giral Martins de Lemos, e de sua mulher Dona Beringela Eanes. Gomes Martins de Lemos, que seguiu as partes do Mestre de Avis; e achou-se nas Cortes de Coimbra, onde foi aclamado Rei; e conforme "D. António de Lima", o dito Rei lhe confirmou o Morgadio da Quinta do Calhariz. Fêz-lhe também mercê da Vila de Oliveira do Conde, com seu têrmo, cujos anexos são os Currêlos de Baixo. Quinta do Pêgo Morto, o Lugar do Pinheiro, e a Quinta e Lugar de Currêlos de Cima.
Foi Aio de Dom Afonso Telo de Meneses, Conde de Barcelos, e depois 1º Duque de Bragança, sepultado no Mosteiro de Santa Maria Maior de Pombeiro de Ribade Vizela, (actual Felgueiras, Distrito do Porto).
Casou com Dona Mécia Vasques de Góis, Senhora de Góis. Filha de Álvaro Vasques de Góis, e de Dona Constança Afonso. Foram seus filhos:
I. I - Fernão Gomes de Lemos e Góis, que sucedeu na casa de seus pais. Estêve em Ceuta, sendo o 1º Capitão D. Pedro de Meneses. Casou com Dona Leonor da Cunha.
I. 2 - Gomes Martins de Lemos (O Moço). Foi Senhor da Trofa, por mercê de El-Rei Dom Afonso V, que a .tirou aos descendentes de Fernando Álvares da Maia, por ser contra ele na Batalha de Alfarrobeira. Trouxe grandes demandas com sua sobrinha, Dona Brites de Lemos, sobre a Casa de Góis, mas foi vencido.
Casou com Dona Maria de Meira, filha de Álvaro de Meira, Senhor de Jales, e de sua mulher Dona Maria Coelho de Azevêdo, e por este casamento entrou nesta casa o Senhorio de Jales, Aguiar da Pena, (actual Vila Pouca de Aguiar), que El-rei Dom Afonso V, lhe confirmou de Juro e Herdade, em 26 de Novembro de 1449. E diz na doação, feita em Évora, a 13 de Novembro de 1449, que tenha o dito Gomes Martins de Lemos e seus descendentes, um Morgadio, e que ande sempre em Linha Masculina.
1.3 - Dona Brites Martins de Lemos, que casou com João Docém. http://pwp.netcabo.pt /.437301501/casadatrofa/defaut.htm.
( De: Manuel Abranches do Soveral)

Ligação á Casa da Trofa.
I - Dom Fernando de Mascarenhas, Senhor do Rosmaninhal, *1530, casou com Dona Filipa da Silva,*1535.
II _ Dona Francisca Xavier de Araújo e Sousa, casou com Lázaro Moreira Camisão.

I - Dona Joana da Silva, (Alvito),*1530, casou com Dom Gil Eanes da Costa, filho de Dom Álvaro da Costa, e de sua mulher Dona
Beatriz de Paiva, neto de Isabel Gonçalves da Costa e de Martim Rodrigues de Lemos. Bisneto de Gomes Martins de Lemos e de
sua mulher Dona Maria de Meira.
Por hoje vamos ficar por aqui, verifique bem se alguém conhece algum destes nomes e lugares que mencionei, e que lhe sejam próximos ou familiares.
Saudações fraternas,
Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297291 | lmgp | 15 feb 2012 19:49 | In reply to: #297233

Boa noite, Sr. Agostinho de Melo Lopes da Costa,

Muito obrigado pelas informações, mas à primeira vista os nomes e lugares, não me dizem nada, no entanto vou ter em atenção os mesmos aquando da minha pesquisa.

Saudações fraternas.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297309 | Limão | 15 feb 2012 23:18 | In reply to: #297228

Caro Senhor
Luís Portela
Cumprimentos,
Acho muito bem começar pelo processo de Génere do Pre. João de Lemos. Não sabe o Nº da Pasta? e o Arquivo? geralmente é na capital do Distrito. Em Vila de Rei, devia ser Arquivo de Castelo Branco.
Na AUC, Universidade de Coimbra, consegue alguma coisa, basta saber o nome completo. Consta lá todo o processo de Doutoramento.
Se não poder ir lá, peça ao Sr. Doutor Pedro de França, do Fórum, que ele trata disso.
O Processo de Génere, é mais completo, mais pormenorizado, se conseguir é melhor. Têve uma óptimaq ideia. Parabens, oxalá que consiga, pode ser que esteja lá, os de 1643.
Também estou á espera de conseguir os meus Padres, são 4: Padre João da Fonseca e Brito, Abade de Rande Felgueiras, cerca de 1575. O Padre Domingos Gomes da Cunha, n. 03 de Dezembro de 1772, em Cepães Fafe. O Padre Francisco da Silva Borges, ou Borges da Silva, eo Padre Constantino Borges da Silva, natural de Antime Fafe.
Pedi ao Sr. Jorge Santos, do Fórum, o favor de me ver isso na AUC., em Coimbra, mas ele últimamente tem passado mal. Eu tenho já os nºs dos processos de Génere, Nº de pasta e o Arquivo, que é Braga. Mas como moro na Zona do Porto, é muito difícil ir lá, e quando vou geralmente é feriado, está tudo fechado.
No seu caso, se pedir as Certidões de Casamento,( cópias),de João Delgado e Esperança de Lemos, costuma trazer o nome dos pais e dos avós, dos dois, são logo 8 pessoas. Do casal Mateus Antunes e Paula Roiz, igual.
Desejo-lhe boas pesquisas.
Agostinho de Melo.

Respuesta

Enlace directo:

Nobiliários impressos disponíveis em linha RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297323 | AQF | 16 feb 2012 02:43 | In reply to: #296485

Caro Luís Portela,

Penso que já conhecerá que a par das genealogias manuscritas há diversos nobiliários impressos disponíveis em linha que têm muita da informação dispersa em outras fontes manuscritas.

No caso da BND (BN Digital):

- Nobiliário de famílias de Portugal / Felgueiras Gaio em http://purl.pt/12151
Pode ver índice dos volumes em http://purl.pt/12151/1/hg-40102-v/hg-40102-v_item1/P7.html
Portanto haverá Lemos nos tomos 17-18 em http://purl.pt/12151/1/hg-40110-v/hg-40110-v_item4/P13.html
Mais concretamente em http://purl.pt/12151/1/hg-40110-v/hg-40110-v_item4/P99.html

- Pedatura Lusitana : nobiliário de familias de Portugal / Cristóvão Alão de Morais em http://purl.pt/12118
No último volume encontra o índice geral. Pode ver lá ver Lemos em http://purl.pt/12118/1/hg-18228-v/hg-18228-v_item1/P366.html
Conforme lá diz, p. ex. pode ver Lemos no Vol. 1 pág. 385 em http://purl.pt/12118/1/hg-18217-v/hg-18217-v_item1/P389.html

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297336 | Samuel C O Castro | 16 feb 2012 13:32 | In reply to: #296637

Prezado agostinho de Melo,

Quanto a sua referência de que sua "esposa é dos Castros de Monforte", seria possível você fazer a gentileza de disponibilizar-me a ascendência dela? Gostaria de ver se a linhagem dela está entroncarda em minha base dos Castros. Poderás enviar para meu e-mail castro.genealogia arroba ig ponto com ponto br.

Fico-lhe muito agradecido no que for possível informar e a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297403 | lmgp | 17 feb 2012 10:23 | In reply to: #297309

Caro Senhor Agostinho de Melo,

Os processos da diocese de Castelo Branco e de algumas ouvidorias eclesiásticas desse bispado como a de Abrantes, estão na Torre do Tombo. Só consegui encontrar foi o processo do Pe. Manuel de Lemos (1643), mas ainda não vi o mesmo.
Era bom que o processo do Pe. João de Lemos estivesse pelo menos em Lisboa ou Coimbra. Vou continuar a procurar em Lisboa. Em Coimbra além do processo do Pe. João de Lemos, também estou interessado em saber do processo do Pe. Leonardo de Lemos que de acordo com o livro "Vila de Rei e sua Gente" "(...) entrou na Companhia de Jesus, em Coimbra, no ano de 1568 e ali morreu em 1575 (...)".

Também lhe desejo boas pesquisas.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

Nobiliários impressos disponíveis em linha RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297408 | lmgp | 17 feb 2012 10:56 | In reply to: #297323

Bom dia, caro Ângelo da Fonseca,

Obrigado, mas estas duas já conheço, ainda tenho é de ver se o nobiliário de Jacinto Leitão Manso de Lima escreveu sobre esta família.

Mais uma vez obrigado por tudo.


Cumprimentos.


Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297473 | Limão | 17 feb 2012 22:09 | In reply to: #297336

Caro Senhor
Samuel de Oliveira e Castro,
Cumprimentos,
Penso que já lhe enviei isso. Eu estava-lhe enviando os Fafenses no Brasil, depois parei, e agora não sei onde continuar, porque tenho mais. Nossas famílias estiveram no Brasil, Rio de Janeiro, são familiares do Barão de Oliveira e Castro. Pode pesquisar no site: Albino de Oliveira Guimarães (Comendador). Que também é Castro de Fafe.
Minha família tem muitos "Castros", que lhe enviarei oportunamente. E da minha esposa.
Por Email
Saudações Fraternas,
Agostinho de Melo Lopes da Costa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297628 | Samuel C O Castro | 19 feb 2012 15:34 | In reply to: #297473

Prezado Agostinho,

Agradeço pelo retorno e pela disponibilidade de enviar dados dos seus Castros, e de sua esposa, que serão muito bem vindos, pondendo fazê-lo através do e-mail que informei na mensagem anterior.

Alguns ramos dos Castros de Fafe, infelizmente ainda não consegui entroncar junto aos demais de minha base.

Vi na NET sobre o Albino de Oliveira Guimarães e, o ramo dele também não consegui ligar aos da base.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297676 | Limão | 19 feb 2012 21:23 | In reply to: #297628

Caro Samuel,
Cumprimentos,
Já tentei enviar por duas vezes e veio tudo devolvido, não sei o que se passa. Mas vou insistir novamente. Até conseguir.
O Comendador Albino de Oliveira Guimarães, também é Castro, substituiu o apelido Castro por Guimarães.
Vou-lhe enviar por aqui uma breve resenha histórica:

I - Comendador Albino de Oliveira Guimarães, Fafe, (1834-06-06-1908). Filho de José de Oliveira, natural de Golães Fafe, e de Maria Joaquina da Silva, natural de Santa Cristina de Arões Fafe. Ambos Lavradores de Profissâo.
Emigrou para o Rio de Janeiro Brasil, onde substituiu o apelido Castro por Guimarães.
No Rio de Janeiro, casou com Luísa Mendes de Oliveira e Castro, filha de António Mendes de Oliveira e Castro, natural de Pardêlhas Fafe, e de Castorina Mendes Álvares Pereira de Oliveira e Castro, natural de Candelária Rio de Janeiro Brasil, irmâ do Barão de Oliveira e Castro.
Era visita frequente do Imperador, no seu magnífico palácio, situado na Avenida Rui Barbosa, onde hoje está instalado, (O Museu Rui Barbosa). Há notícia que tem lá uma rua com o seu nome: Dona Castorina Álvares Pereira, sogra do Comendador).
Este brasileiro, destacou-se no seu empenhamento na construção do Hospital e Passeio Público de Fafe, concluidos em 1860.
Possuía, além da sua casa em Fafe, na Avª 05 de Outubro, as quintas em Arões, o Solar de Arrochela; a Quinta e Casa da Macieira, em Pardêlhas, Fafe, e ainda quintas em Freitas; na Ranha e Quinchães Fafe.
Esta avultada fortuna, era apenas comparável, á dos Fidalgos da Luz, que colhiam 100 carros de pão. Foi íntimo do Comendador; o célebre escritor Camilo Castelo Branco, que a ele recorria com frequência, e de quem existe correspondência dirigida ao Comendador.
Viajava com frequência pela Europa, tinha como passagem obrigatória "Paris", onde o Casal se fêz pintar em tela a óleo.
Os bens, foram vendidos pelos descendentes, a viver actualmente em Lisboa.

Descendentes:
1.1 - José Mendes de Oliveira Guimarães, casado com Porcina Mendes de Oliveira, Brasil.
1.2- António Mendes de Oliveira, casado com Cecília Nabuco, natural do Brasil, para onde regressou após a morte do marido.
1.3- Albino Mendes de Oliveira, casou com Beatriz Montenêgro, natural de Guimarâes.
1.4- Castorina Mendes de Oliveira, solteira.
1.5- Luísa Mendes de Oliveira, solteira.
1.6- Maria Mendes de Oliveira, casada com o Doutor Adelino Campos de Carvalho, Médico e Lente da Universidade de Coimbra. Este casal passou temporadas em Davos Platz, Suíça, procurando a cura da esposa. Um dos filhos, casou no Brasil, onde exerce advocacia.
1.7- Firmina Mendes de Oliveira, casou após a morte da irmâ, com o cunhado, Dr. Adelino Campos de Carvalho.
Um abraço amigo,
Agostinho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297690 | Limão | 20 feb 2012 00:51 | In reply to: #297628

FafeSenhor Samuel,
Cumprimentos,
Tenho aqui em mâo, uma breve resenha histórica do Comendador José António Vieira de Castro, proprietário da Casa da Abelheira em Fafe.
Antes de pertencer ao Comendador,foi do Conselheiro Joaquim Fereira de Melo, pai do Visconde de Moreira de Rei Fafe, este casado com a filha dos Condes da Trindade.

I - Comendador José António Vieira de Castro, foi um destacado Brasileiro de Fafe, que com outros ilustres brasileiros, nomeadamente José Florêncio Soares, constituiram a Comissão Promotora da Construção do Hospital de Fafe, uma cópia fiel da Casa de Caridade do Rio de Janeiro Brasil.
No Brasil, casou com Dona Josefa do Carmo Leite Sampaio, natural de Pombeiro de Ribadevizela,actual Felgueiras. Em circunstâncias curiosas, dado que esta tinha embarcado para aí casar com um parente.
Descendentes:
1.1 -Albertina Vieira de Castro, casou com o Doutor Juíz, António Freitas Ribeiro.
1.2 -Amália Vieira de Castro, casou com o Sr. Ferreira, Armador de Pesca de Viana do Castelo.
1.3 -Ernestina Vieira de Castro, casou com o Dr. Àlvaro Vieira Campos de Carvalho, Advogado.
1.4 -Artur Vieira de Castro, Advogado, várias vezes Administrador do Concêlho de Fafe, agraciado pelo Ministro Hintze Ribeiro, com a grâ cruz da Comenda da Conceição. Foi Chefe do Partido Regenerador. Em 1915, é presidente da Cãmara de Fafe.
1.5 - Adriana Vieira de Castro, casou com o Professor Adelino Andrade, da Escola Superior.
Este brasileiro, adquiriu várias quintas, em S. Gens; Estorãos;Revêlhe e Paços Fafe.
Saudações,
Agostinho.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297733 | Samuel C O Castro | 20 feb 2012 16:13 | In reply to: #297690

Prezado Agostinho de Melo Lopes da Costa,

Muito obrigado pelo envio dos interessantes dados, que copiei e salvei junto junto a um documento que mantenho apartado dos Castros de Fafe, pendentes de entroncamento junto aos demais.

Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#297928 | Limão | 22 feb 2012 00:45 | In reply to: #297733

Caro Senhor Samuel
Cumprimentos,
Muito obrigado,
Vou-lhe enviar os meus Emails, para entrar em contacto conmigo, a vêr se eu lhe consigo enviar mais, porque tenho muita coisa.
Vou começar pelos da minha família, e depois passo aos da minha esposa. Estes Castros são oriundos de Monforte de Lemos, na Galiza Espanha, do ramo que veio para Portugal, representados na "Casa dos Senhores da Trofa" do Vouga Portugal. Os Condes de Sabugal, também são Castros de Lemos, e Castro Osório também são Lemos, da Condessa de Lemos: Beatriz de Castro Osório, de onde saí a minha família paterna, mas ainda não fiz a ligação á grande árvore, que remonta aos Duques da Alemanha, e ao nosso 1º Rei de Portugal Dom Afonso Henriques, e por mim elaborada, com ajuda dos confrades do Fórum.
Pode viajar nela, nos seguintes tópicos: Lopes da Costa de Guimarães e Cepães; em Paço de Lara Monção. Tem muitos "Castros".
agostinho-costa@clix.pt
costagostinho1@hotmail.com
Assim pode entrar em contacto conmigo, sempre que surja alguma questão.
Todos tem ligação á Árvore Geneológica de Dom Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal, remontando aos Reis da Normãndia.
Saudações Fraternas,
Agostinho de Melo Lopes da Costa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#324275 | lmgp | 27 feb 2013 19:56 | In reply to: #296637

Caro Senhor Agostinho de Melo,

Essa ligação de que fala está em algum tópico do fórum?

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#324336 | Limão | 28 feb 2013 12:21 | In reply to: #324275

Caro Senhor

Luís Portela,

A ligação aos Castros de Monforte, é feita pelos Castros destronados de Moncrvo. Na árore dos Senhores de Vila Flor e Chacim. Por Vasco de Castro, irmão de Pedro Fernandes de Castro, da Galiza:
Assim:

I - Luís Vaz de Sampaio, casou com Dª Margarida de Carvalho, tiveram:

II - Violante Pereira de Sampaio, casou com Luís de Sá. Tiveram:

III- Juliana de Sá, casou com Vasco de Castro. tiveram os seguintes Filhos:

1 - Paulo de Castro de Sá, casou com Maria de Almendra, com geração. etc..

Cumprimentos,

Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#324340 | Limão | 28 feb 2013 13:00 | In reply to: #324275

Caro Senhor

João Portela

Os Castros, vem de França, e de Inglaterra. Os Montfort ou Monforte, vem de França, com ligações a Foix, Comingues, a Toulose, tem ligação aos Felgires, Felgar,(Felgueiras). Muitos casamentos.

Origens

IV - Simão IV, de Monforte, (1160-1165), faleceu em Toulose, a 25 de Junho de 1218. Nobre Franco Normando, Senhor de Monforte, e Amaury, 5º Conde de Leicester, Conde de Toulouse, Visconde de Béziers, de Razés, de Albi, e de Carcassonne. È a principal figura da Cruzada contra os Albigenses.

Simão de Monforte, é originário da Casa de Monforte- Amaury, uma família de Barões de Ile de France, pelo lado paterno.

III Simão III, de Monforte, é da nobreza Anglo-Normanda, pelo lado da sua mãe, Amice de Beaumont, Dama de Leicester.
Seu avó, Amaury III, de Mnforte, foi Conde de Evreux, e Senescal da França.

IV - Seu pai, Simão Gruyer da Real Floresta de Yvelines. Sua mãe, era herdeira do Condado de Leicester, e tinha direito ao título de Senescal de Inglaterra.

Com os cumprimentos,
Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#324345 | Samuel C O Castro | 28 feb 2013 13:38 | In reply to: #324336

Prezado Agostinho e Luís Portela,

Referindo-me à mensagem do Agostinho, de hoje (12:21 hs), estes Castros constam no NFP, vol IV, Castros, $60, N4, pg 280:

Portanto, gostaria de corrigir que, Vasco de Castro não é irmão de Pedro FERNANDES de Castro, mas sim filho de Pedro VAZ de Castro c. c. Branca Borges.

Fico a disposição. Abraço fraterno à ambos.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#324373 | lmgp | 28 feb 2013 19:35 | In reply to: #324336

Exmo. Senhor Agostinho de Melo,

Obrigado, mas a família é Lemos.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#324397 | Limão | 01 mar 2013 02:25 | In reply to: #324373

Caro Confrade

Luís Portela,
Os Castros, também são Lemos, de Monforte de Lemos , na Galiza.
Beatris de Castro Osório, também são Lemos, Condessa de Lemos, Condes de Sabugal, também são Lemos.
Amanhâ envio-lhe os restantes Lemos, do Ramo que passou a Portugal.
Os Senhores de Felgueiras, também são Lemos, Condes de Amarante. A Duquesa de Alva,etc...
E muitos mais.
Cumprimentos

Agostinho de Melo Lopes da Costa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#324409 | lmgp | 01 mar 2013 12:42 | In reply to: #324397

Caro Confrade Agostinho Melo,

Muito obrigado pela ajuda.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealógias manuscritas - Familia Lemos

#324481 | Limão | 02 mar 2013 03:44 | In reply to: #324345

Caro Confrade

Samuel de Castro,

Muito obrigado, pela correcção. Por lapso, mencionei Pedro Fernandes de Castro. Sendo Vasco de Castro, filho de Pedro Vaz de Castro, casado com Branca Borges, que fazem a ligação dos Castros á Galiza,

Com os meus melhores cumprimentos.
Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 15:44.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen