Onde estão os livros paroquiais do Distrito de Bragança anteriores ao séc. XIX?
This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões
Onde estão os livros paroquiais do Distrito de Bragança anteriores ao séc. XIX?
Resolvi criar este tópico para alertar aqueles que têm antepassados nascidos no Distrito de Bragança para o seguinte:
A minha mãe nasceu em S. Pedro de Poiares (Freixo de Espada à Cinta) e continuo à espera que os livros paroquiais desta freguesia sejam disponibilizados, na internet, pela Direcção Geral de Arquivos (neste momento há 2113 livros do distrito de Bragança disponíveis, embora já não apareçam livros novos há cerca de 2 meses).
Verifiquei, entretanto, que, na Direcção Geral de Arquivos, da dita freguesia, só existem livros paroquiais a partir de 1839 (baptismos),1823 (casamentos) e 1829 (óbitos).
Acontece que tive conhecimento que a Doutora Norberta Amorim, ex-docente da Universidade do Minho (agora aposentada), publicou vários artigos sobre a demografia dessa freguesia desde 1565 até 1830, usando os respectivos livros paroquiais, donde se conclui que esses livros existem, estando, provavelmente, em Braga (no arquivo distrital?).
Fazendo uma breve “visita” a outras freguesias do distrito, concluí que, na maior parte delas, acontece o mesmo: não existem, na Direcção Geral de Arquivos, livros anteriores ao séc. XIX.
Esta situação poderá ter a ver com o facto de as freguesias do Distrito de Bragança terem pertencido, até 1882, ao arcebispado de Braga. No entanto a maior parte das freguesias de Vila Real e muitas do Distrito do Porto, também pertenceram ao referido arcebispado e, no entanto, os livros paroquiais estão todos, ou quase todos, disponíveis nos respectivos arquivos distritais.
No “site” do Arquivo Distrital de Braga, nada aparece sobre este assunto (existe, apenas, o inventário dos livros paroquiais das freguesias do distrito de Braga).
Onde param os livros paroquiais do Nordeste Transmontano?
João Machado
Enlace directo:
RE: Onde estão os livros paroquiais do Distrito de Bragança anteriores ao séc. XIX?
Caro João Machado,
Grande parte do distrito de Bragança fazia parte do bispado de Miranda e Bragança criado no século XVI. Nada tendo a ver com o arcebispado de Braga. Os paroquiais estarão certamente no Arquivo Diocesano de Bragança. Pode telefonar para lá ou para o Arquivo Distrital que eles confirmam-lho.
Cumprimentos,
António Taveira
Enlace directo:
RE: Onde estão os livros paroquiais do Distrito de Bragança anteriores ao séc. XIX?
Prezado João Machado,
"(...) continuo à espera que os livros paroquiais desta freguesia sejam disponibilizados, na internet (...) "
No que concerne a Bragança (Distrito) vai ser um processo muito longo, construído com paciência. O reduzido pessoal, as dificuldades técnicas e outros problemas associados tornam muito difícil publicar rapidamente os registos, tal como nós o desejaríamos.
"(...) concluí que, na maior parte delas, acontece o mesmo: não existem, na Direcção Geral de Arquivos, livros anteriores ao séc. XIX (...)"
Há grandes faltas em documentos anteriores ao séc. XIX, no entanto uns concelhos são afectados mais que outros. Para mim, Macedo de Cavaleiros (Norte) apresenta muito pouca documentação antiga (antes de 1860)...
"(...) as freguesias do Distrito de Bragança terem pertencido, até 1882, ao arcebispado de Braga (...)"
A diocese de Miranda foi criada em 1545. Mesmo assim tal como o Sr. António Taveira já referiu, os paroquiais de Bragança estão todos em Bragança. Os que não estão no Arquivo Distrital, estão no Arquivo Diocesano, situado no Paço Episcopal.
Cumprimentos,
Rui
Enlace directo:
RE: Onde estão os livros paroquiais do Distrito de Bragança anteriores ao séc. XIX?
El inventario colectivo dos registos parroquiais, dice que el Paço Episcopal de Brangança tiene 17 libros de S. Pedro de Poiares con las siguientes datas extremas:
B: 1561-1839, C: 1626-1839 O: 1634-1829 Testamentos: 1791-1813
Enlace directo:
RE: Onde estão os livros paroquiais do Distrito de Bragança anteriores ao séc. XIX?
Agradeço as informações e esclarecimentos que foram disponibilizados neste tópico.
Relativamente ao facto de freguesias do Distrito de Bragança terem pertencido ao Arcebispado de Braga até 1882: consultando o “site” da Direcção Geral de Arquivos (digitarq)/Arquivo Distrital de Bragança (adbgc), é essa a informação que é dada para todas as freguesias de Freixo de Espada à Cinta e para quase todas as freguesias dos concelhos do sul do Distrito (Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Mogadouro e Moncorvo). Em 1882 passaram para a Diocese de Bragança e Miranda. Generalizei! … Na verdade tinha obrigação de saber que o Bispado de Miranda já existia muito antes de 1882.
João Machado
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 02:33.