Figueiredos Castelo Branco

This topic is classified in rooms: Bibliografia | Famílias | Pessoas

Figueiredos Castelo Branco

#301302 | pedrolx78 | 30 mar 2012 06:52

Bom dia,

Alguns Apontamentos sobre a família Figueiredo Castelo Branco, da Beira, 'nascida' de um ramo de Loureiros, Figueiredos, Castelo Brancos, Homens etc. :

1 - Luis Anes Loureiro (n ~1385) c..c. Catarina de Figueiredo (n. ~1395)

2 - Diogo Afonso de Figueiredo c.c. Joana Gonçalves, s.g.

B (de Catarina Esteves)

3 - Pedro Dias de Figueiredo c.c. Joana Gonçalves Pinto, morgada de Balsemão

4 - Mateus Anes de Figueiredo c.c. Catarina Fernandes do Amaral (ou Branca Vaz de Castelo Branco)

5 - Brás de Figueiredo Castelo Branco c.c. Briolanja Mendes s.g.

B

6 - Brás de Figueiredo Castelo Branco, (n. ~1532) Chanceler do Porto(??) c.c. Francisca Mendes de Antas

7 - Sebastião de Figueiredo Castelo Branco c. 1550, FCR (cavaleiro-fidalgo), sr da Quinta de Gondomar, c.c. Joana de Melo
7 - Manuel de Figueiredo Castelo Branco c.c. Antónia de Barros Cardoso c.g (filha 8- Francisca de Castelo Branco)

7 - Simão de Figueiredo Castelo Branco(n. Quinta de Gondomar, 1557), corregedor de Pinhel, Juiz de Fora c.c. Beatriz Teles

8 - Manuel de Figueiredo Castelo Branco, Auditor geral da Beira, corregedor em Torre de Moncorvo, Provedor da comarca de Coimbra, c.c. Francisca de Castelo Branco (filha de Manuel de Figueiredo C.B. com Antª de Barros)

9 - Heitor Homem Teles de Figueiredo, FSO, sr.da quinta de Gondomar, c.c. Catarina Inês de Almeida Teles (filha de Pantalião Homem Teles e Ana de Almeida)

10 - Manuel Teles de Figueiredo (e Almeida), COC, c.c. Maria Arnao de Queirós (descendente por linha varonil de João de Queiróz de Gouveia, sr da Quinta do Outeiro)

(entre outros)
11 - António Arnau de Queirós Teles de Figueiredo e Almeida, sr. da Qta da Mesquitela, c.c. Maria Antónia Pinto de Carvalho (descendente por linha varonil de Pedro Marques de Abranches, 1º administrador de um vínculo instituído em Contenças, e bisneto da famosa Beatriz Fernandes de Abranches)

12 - Manuel Teles de Queirós de Figueiredo e Almeida, sr. das Quintas de Mesquitela, e Paços de Vilharigues c.c. Maria Rita Pereira Pinto de Carvalho

13 - José Teles de Figueiredo, idem, c.c. Maria do Loureiro Cardoso, filha do 11º Morgado de Loureiro, Manuel de Loureiro Castelo Branco (de Nápoles e Queirós)

14 - Nuno de Barros Teles do Loureiro Cardoso n em Vouzela , c.c. Teresa Loureiro de Albuquerque

15 - Maria Rita Teles do Loureiro Cardoso,n na Quinta de Carvalhiços, São Miguel de Outeiro c.c. Luis Dias Madeira

descendência em Cid Teles (dos Cides da Beira) e em Teles de Matos Chaves, do segundo casamento de Maria Rita.

fontes:

[1] Nobiliário das Famílias de Portugal, Felgueiras Gayo
[2] Ascendências Visienses, Abranches do Soveral
[3] Pedatura Lusitana, Alão de Morais
[4] Habilitação de Heitor Homem de Figueiredo
[5] Registo Geral de Mercês, Torre do Tombo
[6] Assentos de baptismo e casamento

Tenho mais informação que posso partilhar... das linhas laterais....

Comentários??

Obrigado

Pedro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Figueiredos Castelo Branco

#301316 | cardosodoamaral | 30 mar 2012 12:12 | In reply to: #301302

Caro Confrade Pedro

Aproveitando a sua pronta disponibilidade e sem querer abusar perguntar-lhe-ia se por acaso nos seus estudos vem incluído estes nomes:
- José Filipe (Meneses) de Almeida Castelo Branco nascido em 1738, na cidade de Viseu, que casou com Antónia Joana de Oliveira Peixoto e Meneses. Estes encontram-se nas MHGDP de Sanches Baena e gostaria de saber mais além dessas informações.
São meus avoengos.
Grato por tudo e bem haja
Cordiais cumprimentos
Adelino Cardos do Amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Figueiredos Castelo Branco

#301332 | pedrolx78 | 30 mar 2012 14:49 | In reply to: #301316

Caro Adelino,

Ora essa, não incomoda nada...

- Miguel de Almeida Castelo Branco, sargento-mor da cidade de Viseu, e nela morador, 1736... ?

Aparece num auto de justificação de Nobreza como testemunha...


Espero que ajude

Cumprimentos,

Pedro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Figueiredos Castelo Branco

#301367 | cardosodoamaral | 30 mar 2012 18:04 | In reply to: #301332

Caro Pedro

Muito obrigado pela sua pronta resposta.

O nome que me fez o favor de enviar é Avô do que eu pretendia e desconhecia as suas funções.

Miguel de Almeida Castelo Branco, nascido a 5 de Novembro de 1656, em S. Pedro de Marialva, casou com Luisa Francisca de Sampaio e Meneses, esta nascida a 24 de Dezembro de 1656, em Santa Maria da Villa da Povoa de Penella. Ele ainda era vivo por volta de 1730 aquando de troca de prazos e outras terras. Morreu velho.

Seu filho era Bernardo Jacinto de Almeida castelo Branco, que casou com Paula Joanna Pereira Pinto Annes do Lago e tiveram o dito José Filipe.

Será que consta mais alguma coisa sobre esta família?
Se não fosse incomodo nem abuso, poder-me-ia digitalizar por favor e enviar para o meu mail, que para esse efeito o aqui deixo?

cardosodoamaralarrobagmailpontocom

Mais uma vez grato pela atenção

Cordiais cumprimentos

Adelino

Respuesta

Enlace directo:

RE: Figueiredos Castelo Branco

#318987 | LUCIA ARAÚJO | 11 dic 2012 19:02 | In reply to: #301302

Sou estudante de história e moro em Belém, estado do Pará, Brasil. Estou tentando descobrir a árvore genealógica de Francisco Caldeira de Castelo Branco, fundador de Belém. Obg. Lúcia Araújo (luciaara1@hotmail.com)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Figueiredos Castelo Branco

#319058 | cardosodoamaral | 13 dic 2012 09:00 | In reply to: #301367

Caro Confrade Pedro

Como foi reavivado este tópico e voltando à questão que aqui me trouxe, perguntar-lhe-ia onde foi buscar a informação que ulteriormente me comunicou?

Seria possível digitalizar, ou então indicar-me onde procurar a dita informação por si prestada?

Peço desculpa pela insistência do desiderato.

Deixo aqui ficar o meu mail cardosodoamaral@gmail.com

Grato pela atenção

Cordiais cumprimentos

Adelino

Respuesta

Enlace directo:

RE: Figueiredos Castelo Branco

#319155 | pedrolx78 | 15 dic 2012 10:18 | In reply to: #319058

Caro amigo,

Na altura comuniquei.lhe por email onde poderia encontrar essa informação. Está nos autos de justificação de nobreza de Bernardo de Abreu Castelo Branco, onde o seu antepassado é testemunha. Estes autos estão disponíveis online no site da torre do tombo.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Respuesta

Enlace directo:

RE: Figueiredos Castelo Branco

#319156 | pedrolx78 | 15 dic 2012 10:21 | In reply to: #318987

Cara Lúcia,

Sugiro que procure informações neste tópico

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=245828&fview=c#vermsg

Com os meus cumprimentos,

Pedro Teles

Respuesta

Enlace directo:

RE: Figueiredos Castelo Branco

#319163 | cardosodoamaral | 15 dic 2012 14:40 | In reply to: #319155

Caro Pedro
Desculpe a minha falta de atenção
Tem toda a razão
Grato por tudo
Um abraço
Adelino

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 09:24.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen