A propósito de Colombo e de barregãs de bispos: Quem era Sancha Gonçalves ?
This topic is classified in rooms: Pessoas
A propósito de Colombo e de barregãs de bispos: Quem era Sancha Gonçalves ?
Caros confrades
Em mensagem anterior questionei as origens familiares das barregãs dos bispos, maioritariamente originárias de famílias da pequena nobreza, tantas vezes obscura.
Últimamente, estando uns dias afastado do fórum, um “crente” nos nobiliários, espécie que considerava quase extinta, vem exaltar a nobreza de Sancha Gonçalves, um dos exemplos por mim dados. E não o podia fazer de pior maneira porque o feitiço volta-se contra o feiticeiro.
Nada sabemos de Sancha Gonçalves. Os descendentes do bispo e da amásia, vários séculos depois, vão tentando entroncá-la “nobremente”, compondo o “ramalhete” da sua ascendência. Todas as dúvidas que pairam sobre ela confirmam o que fora por mim dito.
Ver as mensagen em :
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=304673#lista 01-05-2012, 19:12
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=304675 01-05-2012, 19:24
De facto, ao contrário do que é dito nest mensagem, não basta um clique para se conhecer a ascendência de Sancha Gonçalves.
Diz-se, começando por pegar na minha afirmação:
["Como demonstrei em outro tópico, as barregãs dos bispos era normalmente da pequena nobreza. Às vezes temos dúvidas se pertenceriam à pequena nobreza se a uma burguesia em ascensão ou a famílias ligadas a um oficialato concelhio. "]
Segue-se, pelo tal "crente" nos nobiliários, uma sucessão de patacoadas, de quem nada sabe do que diz:
“Está claro que nâo conseguiu demonstrar nada de nada, já lhe provei que com um simples clique e há afirmaçôes e "descobertas suas" que ficam am águas de bacalhau, pois sâo fácilmente desmentidas as suas conjecturas e desconjunturas...
Quando alí na janelinha nâo aparece a mâe da criatura ou nâo aparece uma notazinha dizendo que era nobre, pois nada, a conclusâo simplista é que: nem a mâe era conhecida- logo nâo havia nobreza... e se nâo aparece logo na geraçâo seguinte algúm titulo na nota de pá de página- pumba, conclusâo fulminante- seriam uns barrobotas, sem história familiar e por tanto uns burgueses vindos a mais... ou nem isso.
Tristes conclusôes para quem pretende ter "demonstrado" alguma coisa. Com essa methodologia nunca vai poder demonstrar nada de nada.”
O citado “crente” nos nobiliários transcreve da base de dados do Geneall, a informação que foi retirada do Gaio, obliterando toda a outra, inclusivamente do próprio Gaio. Carregando a nota em bolinhas, azuis e outras, como se ascendências INDOCUMENTADAS em D. Afonso Henriques ou em Carlos Magno, vários séculos posteriores, demonstrassem não tolas e inventadas prosápias, mas “nobrezas e fidalguias”.
Sancha Gonçalves de Leiria [1] seria, segundo o “crente” nos nobiliários descendente de:
[2] Álvaro de Leiria
[3] Teresa Rodrigues de Paiva
[4] Martim Rodrigues de Leiria
[5] N.
[6]Rui Pais de Paiva
[7] Sancha Pires Coelho
[8]
[9]
[10]
[11]
[12] Paio Soares de Paiva
[13] Inês Rodrigues Ribeiro
[14] Pero Coelho
[15]
[16]
[17]
Neste exercício enfatiza, muito justamente, a ascendência dos Paivas. Só que, nada disto tem qualquer base em que se apoie.
Ora que nos diz Gaio em título de Figueiredos [ortografia actualizada]:
“D. Gonçalo de Figueiredo ou D. Gomes f.º de Gonçalo Garcia foi comendador da Ordem de Cristo casado com Sancha Gonçalves f.ª de Vasco Lourenço Gomide alcaide mor de Olivença q. era irmão de Gonçalo Lourenço de Gomide escrivão da Puridade do rei D. João I. D. Sancha Gonçalves de Leiria era filha de Álvaro de Leiria FCR e de sua m. Teresa Rodrigues de Paiva f. de Rui Vasques de Paiva fidalgo muito principal. Foi depois de viúvo o dito Gonçalo de Figueiredo bispo de Viseu no ano de 1323 e morreu a 21 de Maio de 1328 outros lhe negam este casamento e querem persuadir serem os filhos bastardos mas nós em quase todos seguimos como vai…”
Assim, Gaio:
1º Hesita no nome do bispo se Gonçalo se Gomes.
2º Chama-lhe comendador da Ordem de Cristo o que não está documentado.
3.º Di-lo casado com Sancha Gonçalves [apesar de outros o negarem o que ele não segue], o que, só por, si excluiria Sancha da "barreganice", contrariando a “contra prova” do crente nos nobiliários.
4º Di-lo falecido em 21 de Maio de 1328 quando o bispo terá vivido 2 gerações depois.
5º Diz Sancha Gonçalves filha de Vasco Lourenço de Gomide o que é cronológicamente impossível.
6º Imediatamente a seguir, não contente com aquela filiação, logo acrescenta uma outra em Álvaro de Leiria. Queria referir-se a Álvaro Rodrigues, escudeiro, depois cavaleiro, cujas raízes familiares estavam naquela vila.
7º Chama à mulher deste Teresa Rodrigues de Paiva, quando está DOCUMENTADA, como Inês Rodrigues, dos de Paiva.
8º Faz esta Inês [a que chama Teresa] filha de Rui Vasques de Paiva em vez de Rui Pais.
9º Diz que a mulher deste Rui Pais [a que chama Vasques] era uma Sancha Pires Coelho quando está DOCUMENTADA como Sancha Pires “tout court”.
10º Faz esta Sancha Pires filha de Pero Coelho em vez de filha, como está DOCUMENTADA, de Pero Escacho [este sim, falecido em data próxima da que, segundo diz Gaio, teria falecido o amante da sua putativa bisneta – D. Gonçalo de Figueiredo].
Só por si todos estas patranhadas de Gaio, demonstrando a sua ignorância sobre o que escrevia, levam a descredibilizar totalmente a filiação de Sancha Gonçalves em Álvaro Rodrigues e Inês Rodrigues [de Paiva], desmoronando todo o castelo de cartas de fantasiosas ascendências tecidas pelos “genealógicos” setecentistas.
Onde teria Sancha GONÇALVES ido buscar o patronímico que não se descortina na sua ascendência “fantasiada” ? Nem foi usadao por colaterais desses ascendentes ? Nem é dita, nessa ascendência fantasiada, descender proximamente de nenhum Gonçalo ?
António Taveira
Enlace directo:
RE: A propósito de Colombo e de barregãs de bispos: Quem era Sancha Gonçalves ?
Confrade;
http://pagfam.geneall.net/6882/pessoas.php?id=1162053 [ !! ..]
Ana Simões
.
Enlace directo:
RE: Quem era Sancha Gonçalves ?
Cara Ana Simões,
É mesmo essa. A questão é quem era Sancha Gonçalves ? O que nos é dito por Gaio demonstra a ignorância sobre quem eram seus pais. Apesar do nome próprio - Sancha - ser usual entre membros da nobreza [e ser de uma sua putativa avó - Sancha Pires], o apelido Gonçalves não se percebe como poderia ser usado por filha dos pais indicados.
Cumprimentos,
António Taveira
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 ene 2025, 09:59.