casamentos no mesmo dia
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas
casamentos no mesmo dia
A 4 de Fevereiro de 1679, realizaram-se em Agrela (Santo Tirso) dois casamentos. Para lá da coincidência de nomes, há ainda a curiosidade de o padre não repetir o preâmbulo do 2º registo (associando-o ao anterior?)
1. Manuel Carneiro e Maria Francisca - testemunha Manuel Pinheiro
2. Custódio Pinheiro e Senhorinha Carneira - testemunhas Mateus Pinheiro e Manuel Pinheiro
Será provável que Manuel Carneiro e Senhorinha Carneira sejam irmãos?
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=31470&FileID=_1380286
Agradeço a quem me puder dar alguma opinião fundamentada sobre esta questão.
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade
Enlace directo:
RE: casamentos no mesmo dia
Caro Francisco Andrade,
Para responder à sua pergunta com algum o fundamento que requer seria necessário ter algum tipo de estudo estatístico sobre a data de casamento de irmãos no séc XVII, o que não tenho.
No entanto, é um facto que tal acontecia por vezes no passado. Não seriam a totalidade de irmãos que casavam no mesmo dia, nem mesmo a maioria, mas acontecia com frequência suficiente para ser visível nos paroquiais.
Por isso a resposta é (infelizmente) - podem ser, ou não podem ser. A probabilidade neste caso aumenta e diminui conforme o tamanho da freguesia em causa.
Tem de ter em consideração os seguintes factores : - É "carneiro" um apelido comum na freguesia? Quantas Senhorinhas aparecem a baptizar em datas possíveis anteriores ao casamento? Alguma dessas Senhorinhas tem comprovadamente algum irmão "Manuel"? São ambos filhos de um "carneiro"?
Dependendo das repostas às questões acima, a probabilidade de efectuar uma identificação varia. Em suma, o melhor talvez seja não assumir automaticamente que ambos são irmãos antes de ter uma visão um pouco mais geral sobre ambas as famílias.
Cpts
E.simões
Enlace directo:
RE: casamentos no mesmo dia
Caro E. Simões,
Muito obrigado pela sua resposta. Parece-me que existe uma grande probabilidade de o Manuel e a Senhorinha serem irmãos. O apelido Carneiro corresponde a uma família bem conhecida nesta freguesia. Quanto à existência de outras Senhorinhas, é verdade que existiram outras (tendo-me até aparecido uma que me causou confusão com esta mas que, com grande probabilidade, não será a mesma). Infelizmente, esta é uma daquelas freguesias em que há registos (correspondentes a algumas dezenas de anos) em falta, o que evidentemente dificulta as buscas. Ainda não encontrei os pais deste Manuel e desta Senhorinha e, até que isso aconteça, é evidente que não posso ter certezas.
Este registo duplo, com dois casamentos de dois "Carneiros" levantou-me uma hipótese que, para mim, seria particularmente interessante se fosse verdade: poderia permitir encontrar um tronco "Carneiro" comum para os antepassados de meu Pai e de minha Mãe... Mas claro que ainda é cedo para poder anunciar tal resultado.
De todo o modo, mais uma vez muito obrigado pela sua intervenção e pelos seus reparos pertinentes.
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 19 ene 2025, 11:32.