Dispensas de casamento/consanguinidade, séc. XVI - Comenda de Janeiro de Baixo

This topic is classified in rooms: Arquivos | Cargos | Pessoas | Regiões

Dispensas de casamento/consanguinidade, séc. XVI - Comenda de Janeiro de Baixo

#307827 | jaferro | 10 jun 2012 14:33

Caros Confrades,

Nos RP de Janeiro de Baixo, Mistos, 1558/1597, imagem 157, encontrei o casamento dos meus 12º avós, Pedro Simões, de Água de Alte, Teixeira, e Margarida João, do Brejo de Baixo, Janeiro de Baixo, em 11.01.1573, como se pode ver na respectiva imagem (lado direito):

http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=2589&NodeID=_213009

A razão do pedido de informação/ajuda prende-se com a informação do referido registo, em que se afirma que foi dada "..dispensação do Cardeal por serem parentes no 4º grau...", de acordo com o vigário Jorge D'Eça.

Sabendo que estamos num território de Comenda, pois o próprio Comendador baptiza pelo menos um filho nesta Igreja, como se pode ver na seguinte imagem (2º registo do lado esquerdo), que poderá ser interessante para os respectivos familiares:

http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=2589&NodeID=_212864

As questões que coloco aos confrades que certamente saberão muito mais do que eu, são:

1ª - De que Cardeal fala o referido registo?
2ª - Onde se encontrará - se entretanto resistiu ao tempo - a referida dispensa?
3. - A Comenda de Janeiro de Baixo foi comenda da Ordem de Cristo e pertenceu às comendas do padroado real, de acordo com o que encontramos na Net. Onde se encontra a documentação resultante da sua "gestão"? Foi ou não Comenda do Priorado do Crato?

Antecipadamente os meus agradecimentos,

José Fernandes Rodríguez

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dispensas de casamento/consanguinidade, séc. XVI - Comenda de Janeiro de Baixo

#307831 | cavaleirofidalgo | 10 jun 2012 16:45 | In reply to: #307827

Caro José Fernandes Rodríguez,

Boa tarde.

A Dispensa de Casamento deverá estar no Arquivo Distrital a que pertence a freguesia e concelho respectivos. Poderá, também, estar no Arquivo Episcopal, caso exista algum... ou na TT.

Com os melhores cumprimentos,
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dispensas de casamento/consanguinidade, séc. XVI - Comenda de Janeiro de Baixo

#307832 | aeiou2 | 10 jun 2012 17:13 | In reply to: #307827

Gosto desta tua faceta de genealogista.

Se houver sardinhada na Escola conto ir e lá te encontrar

Bjs
Maria Julia Oom Oliveira Martins

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dispensas de casamento/consanguinidade, séc. XVI - Comenda de Janeiro de Baixo

#307835 | jaferro | 10 jun 2012 17:34 | In reply to: #307831

Caro Confrade Luis (Cavaleirofidalgo),

Muito obrigado pela sua mensagem.

No caso em questão, sendo Janeiro de Baixo uma freguesia da Pampilhosa da Serra, estamos obviamente a pensar no Arquivo Distrital/Universidade de Coimbra, ...

Todavia, na minha família tenho dezenas de dispensas por consanguinidade e mesmo no século XVI tenho algumas, mas nunca vi nos registos paroquiais da Beira Serra e no Vale do Zêzere uma dispensa dada por um Cardeal... :)

Em função do Século, de estarmos a falar de uma Comenda de uma Ordem religiosa, etc., coloquei por hipótese a ligação ao Priorado do Crato/Infantado, o que permitiria abrir a porta de outras fontes documentais... Esta é a razão da minha dúvida! Como não sou historiador, posso obviamente estar a cometer um erro de julgamento... Mas não custa tentar... :)

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dispensas de casamento/consanguinidade, séc. XVI - Comenda de Janeiro de Baixo

#307836 | jaferro | 10 jun 2012 17:38 | In reply to: #307832

Cara Júlia,

Pois é! Também me deu para isto! Já li/consultei o teu livro e agradeço a dedicatória. Gostei muito! Do meu lado ainda falta muito para me abalançar a um trabalho de tal dimensão...

Como já sabes, estou sempre pronto para uma boa sardinhada e outras almoçaradas!

Bjs,

Zé Rodríguez

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 00:21.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen