Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra, Vila Cortez, Guarda

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra, Vila Cortez, Guarda

#312130 | rmbb55 | 18 ago 2012 14:48

Caros Confrades,

Agradecia que me ajudassem a localizar dados de antepassados das Famílias Bonito e Branco da zona de Arcozelo da Serra, Vila Cortez e arredores, distrito da Guarda.
Grata pela atenção.
Cumprimentos

Rosa Branco

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra, Vila Cortez, Guarda

#312146 | MariaDavid | 18 ago 2012 21:01 | In reply to: #312130

Cara Rosa Branco

A questão, tal como a coloca, é bastante vaga. Pessoalmente tenho Bonito com origens em Belmonte, século XVII. Pode ser mais explícita, dando nomes, datas, alguns dados de parentesco? Talvez assim seja mais fácil encontrar o que procura.

Cumprimentos
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra, Vila Cortez, Guarda

#312147 | rmbb55 | 18 ago 2012 21:38 | In reply to: #312146

Cara Maria David,

Muito obrigada pelo seu contacto e pela sugestão que me dá. O meu bisavô materno era de Vila Cortez e chamava-se Francisco Bonito; o meu avô tinha o nome de Joaquim Bonito e acabou por casar em segundas núpcias com Luciana Abrantes de Arcozelo da Serra, tiveram uma filha, Maria de Lourdes Abrantes, a senhora minha mãe. Gostaria de obter alguns dados sobre os meus antepassados, já percorri metade das mensagens do Fórum e dei-me conta da existência de duas famílias de apelido Bonito, uma originária da zona da Guarda, outra do sul. Quis-me parecer que alguns confrades, nomeadamente um, denominado LProjecto, está na posse de elementos sobre o Arcozelo, quem sabe poderá ajudar-me. Quanto a si, cara Maria David, parece-me bastante provável sermos aparentadas.
Cumprimentos
Rosa Branco

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra, Vila Cortez, Guarda

#312148 | rmbb55 | 18 ago 2012 21:49 | In reply to: #312146

Cara Maria David,

Fiquei de tal forma entusiasmada por ter obtido resposta ao meu pedido de ajuda que não li devidamente a sua mensagem e tirei ilações indevidas, razão pela qual peço desculpa. É muito possível que os dados de que dispõe me possam vir a ser muito úteis. Será que poderá facultá-los? Se puder, qual é o procedimento habitual? Sou recém inscrita no Fórum.
Muito obrigada.
Rosa Branco

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra, Vila Cortez, Guarda

#312157 | MariaDavid | 19 ago 2012 01:56 | In reply to: #312147

Cara Rosa Branco

Penso que não entendeu bem a minha resposta mas atribuo tal facto à sua inexperiência neste meio de pesquisa.
Repare que apenas fala dos nomes do seu bisavô materno, do seu avô materno e da senhora com quem casou em segundas núpcias, de cujo matrimónio nasceu a senhora sua mãe. Nada mais! Não aparece uma única data.Ora estes dados, já por si, podem orientá-la nas suas pesquisas pessoais mas são insuficientes para quem quer que esteja neste forun, a ler a sua mensagem, e queira dar uma ajuda.

Fazer a genealogia da nossa família implica, antes de mais, um conhecimento mínimo de quem foram os nossos ancestrais mais próximos: pai, mãe e avós. Quanto a esses, penso que a Rosa tem conhecimento. Então, é por aí que deve começar: arranjar fotocópias simples das certidões de nascimento da sua mãe, dos seus avós maternos; na certidão da sua mãe virá escrito quando nasceu, a terra de origem, quem foram os seus pais, de onde eram, quem foram os seus avós, de onde eram, etc. Na posse desses dados, busque o registo de casamento dos seus avós (quase sempre o casamento efectuava-se na freguesia da noiva, embora apareçam excepções) para ficar a saber quem foram os seus bisavós e de onde eram, etc. Na posse destes novos dados, procure os respectivos registos de baptismo dos seus avós e confirme com os dados que já tem, continuando sempre a busca em relação ao passado. Aconselho VIVAMENTE, a ler o que já foi discutido aqui neste forun sobre essa matéria, para que avance mais rapidamente e com segurança.

Regressando às suas duas últimas mensagens, repare que é prematuro afirmar "Quanto a si, cara Maria David, parece-me bastante provável sermos aparentadas". As suas 4 gerações, contando consigo, podem abarcar, mais ou menos, cerca de 130 anos (estou a falar por alto, pois desconheço a sua idade); ora isto vai dar para finais do século XIX. Para chegar aos meus "Bonito", teria que ter um conhecimento da sua família até 1641, onde eventualmente poderia cruzar com os meus. Mas como os meus "Bonito" só tiveram este apelido num pai e num filho (atribuo tal nome a característica física), vindo aperdê-lo, para conservarem apenas os Fernandes, julgo pouco provável que tenhamos alguém em comum, embora nunca se saiba. Por outro lado ainda, quase toda a minha ancestralidade está inventariada em determinadas regiões e Arcozelo da Serra e Vila Cortez não fazem parte do lote.

Gostava muito de a poder ajudar mas há um primeiro trabalho de investigação que só poderá ser seu. Mais tarde,, muito mais tarde, aí si, qualquer investigador que que se cruze consigo neste forum, poderá eventualmente contribuir com novos dados ou pistas.

Espero ter ajudado um pouco, quanto mais não seja a mostrar-lhe o caminho que deve seguir.
Estarei sempre ao dispôr, dentro das minhas possibilidades.

Cumprimentos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra, Vila Cortez, Guarda

#312162 | f4b2 | 19 ago 2012 10:53 | In reply to: #312157

Cara Maria David

Deixo-lhe esta nota,eventualmente já deve ter conhecimento? Cito "As Ordenanças e as Milícias em Portugal":

- MANUEL FERNAMDES HORTAS,Capitão de Ordenanças,que vagou por morte de MANUEL GONÇALVES BONITO.Em 20-X-1767,em URRA(Distrito de Portalegre).

Cumprimentos

João Barroca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra, Vila Cortez, Guarda

#312163 | MariaDavid | 19 ago 2012 13:09 | In reply to: #312162

Olá, João Barroca, boa tarde

Vou guardar a sua informação pois, embora à partida, não esteja relacionada comigo, nunca se sabe, quando aprofundamos um ramo familiar.

Já tive oportunidade de dizer à participante Rosa Branca que os meus "Bonito" são de Belmonte, pai e filho, ambos sapateiros e que apenas esses dois tiveram como apelido tal nome, que atribuo a caractarísticas físicas. Antes e depois deles, mantiveram só os apelidos Fernandes e Mendes.

Em Setembro vou tentar falar consigo, novamente, no Fundão. Preciso de colocar alguma ordem nos esquemas para que possa visualizar as ligações. Aproveitarei para levar à Antonieta Garcia umas coisas e se estiverem com algum tempo, lancharemos juntos. Até pode dar-se o caso de levar comigo um investigador brasileiro que está farto de prometer vir a Portugal e parece que é desta vez. Tenho a certeza que ele vai apreciar imenso conversar convosco.

Abraço e uma vez mais obrigada
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra, Vila Cortez, Guarda

#312164 | rmbb55 | 19 ago 2012 13:20 | In reply to: #312157

Cara Maria David

Fico-lhe muito grata por todas as explicações que me forneceu quanto à forma correcta de fazer uma pesquisa genealógica. Vou seguir as suas indicações à letra e encetar a pesquisa documental de forma rigorosa para encontrar os dados de que necessito numa primeira etapa. Mais tarde, voltarei a contactá-la, agradecendo, desde já, a disponibilidade manifestada.

Cumprimentos

Rosa Branco

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 13:58.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen