Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

This topic is classified in rooms: Brasil | Famílias

Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#313205 | wjardim200 | 06 sep 2012 01:28

Procuro descendentes de Joao dos Santos Pereira Jardim casado com Ana Rosa Roodrigues de Maia, pai de Carolina Elvira Pereira Jardim minha bisavo, vei para o Brasil com esposo Adriano Alves Pereira e filhos por volta 1889.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#313237 | RCCORREIA | 06 sep 2012 18:00 | In reply to: #313205

Caro W Jardim

PF veja aqui http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=248693

Cumpts,
RCC

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#313238 | wjardim200 | 06 sep 2012 18:33 | In reply to: #313237

Obrigado. Mas esta pagina eu ja tinha acessado. acontece que Carolina Elvira Pereira Jardim quando veio pra o Brasil em 1889 aproximadamente tinha se casado com Adriana Alves Pereira e já tinha dois filhos - Ernesto Jardim Alves Pereira e João Jardim Alves Pereira. estas informações deveriam fazer parte dos dados de Carolina Elvira pois eu encontrei as certidoes de Baptismo na Faculdade de Coimbra Freguesia de São Julião, Figueira da Foz onde tambem está a certidão de casamento de Carolina Elvira e Adriano

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#313245 | RCCORREIA | 06 sep 2012 22:07 | In reply to: #313238

Pois então essa informação poderia ser adicionada na respetiva página.

A família Jardim anda/andou pelas terras de Coimbra e alguns deles com maior peso social também por Sintra, onde tiveram casas.

Julgo que quer saber da descendência dos irmão da Carolina. Será isso?

Cumpts
Rui Correia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#313247 | wjardim200 | 06 sep 2012 22:31 | In reply to: #313245

Certo Rui. Pela informação do Geneall tem mais o Ernesto e Guilhemina como irmãos da Carolina será q são somente estes irmãos. Vc conhce a familia Alves Pereira do marido Adriano dela.
Outra coisa como colocar informações nas páginas do Geneall. Contatando o Moderador?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#313253 | RCCORREIA | 07 sep 2012 00:12 | In reply to: #313247

1.Para colocar a informação deve aceder à página da Carolina http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=575857 e depois clicar sobre o botão "correcções/actualizações) - do lado esquerdo acedendo assim à página em que pode introduzir mais dados e indicando a fonte dos mesmos. Deverá esperar alguns dias até a informação surgir. Se introduzir novas pessoas (por exemplo marido ou filhos) poderá depois de actualizado aceder às páginas destes e prosseguir.
Esta é a forma mais usual.

2. Conheço alguma coisa dos Pereiras Jardins de Coimbra (Viscondes de Montesão) e os Alves Pereiras também me soam familiares apesar de não recordar bem donde. Possivelmente a certidão de casamento do Adriano deve dar mais informações (por exemplo onde nasceu)

Cumpts,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#313255 | RCCORREIA | 07 sep 2012 00:39 | In reply to: #313253

A fonte da informação da Carolina e que está no geneall é
FPJ - A Família Pereira Jardim
Armando de Sacadura Falcão
Armas e Troféus, 1ª Edição
Lisboa, 1987

E julgo que o autor é precisamente um dos descendentes do João dos Santos Pereira Jardim.

Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#313256 | RCCORREIA | 07 sep 2012 00:53 | In reply to: #313255

Correção: Armando Falcão não foi descendente mas sim cunhado (irmão do marido) de Ana Jardim Ferreira (neta do João dos Santos Pereira Jardim por sua filha Guilhermina) donde conheceria a família.

Dedicou parte da sua vida (1911-2007) à genealogia.

Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#313260 | dvl | 07 sep 2012 02:09 | In reply to: #313256

Caro Jardim e Rui Pereira,

No livro de Reconhecimentos e Legitimações (1866), da freguesia de S. Julião da Figueira da Foz aparecem os registos de João, Ernesto, Carolina Elvira e Joana, todos filhos naturais de João dos Santos Pereira Jardim, solteiro, natural desta freguesia, e de Ana Rosa da Maya, solteira, de profissão governante de casa, natural também desta freguesia de São Julião. N.p. de José dos Santos Pereira Jardim, de Arcoselho (?), e de Rira Cardosa, desta de São Julião; n.m. de José de Figueiredo Maya, de Brenha, e de Maria Rodrigues Policarpo, de São Julião.

http://193.137.201.198/pesquisa/default.aspx?page=regShow&searchMode=as&ID=37969#a1

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#313264 | wjardim200 | 07 sep 2012 02:59 | In reply to: #313253

Ola Rui agradeço sua resposta foi introduzido alguns dados sobre Carolina Elvira e foto.
Com relação a família do meu bisavó Adriano tenho o nome dos pais: Simão Antonio Pereira e Maria Thomázia Alves.
Infelizmente não deu para incluir outros filhos deles pois o espaço foi muito pequeno. Como Proceder?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#313269 | RCCORREIA | 07 sep 2012 10:31 | In reply to: #313260

Caro Wagner e Duarte

A origem da família em causa é do Norte (perto do Porto se me recordo) tendo dois irmãos saído dali para se fixarem na Figueira da Foz (José, pai de João) e em Coimbra dando origem a dois ramos que depois se chegam a cruzar em casamentos de primos. Isso mesmo está explicado num tópico deste fórum sobre "Pereira Jardim", pode ser deduzido pelo percorrer das fichas das pessoas em causa e figura na obra que referi.

Segundo está aqui e ontem reparei os filhos de João nasceram antes do casamento dos pais donde tenha sentido este reconhecimento e a legitimação.

Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#315095 | Joman | 10 oct 2012 12:51 | In reply to: #313264

Cara Vera

Existe um livro que foi lançado o ano passado em Cabo Verde por uma (quase de certeza) prima sua

Sónia Jardim Franco,

Família Jardim – O Segredo,

Praia, 2011, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 303 p.

João Nobre de Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#315106 | wjardim200 | 10 oct 2012 16:35 | In reply to: #315095

Joao como eu faço pra comprar o livro ...tenho interesse...

Wagner Jardim

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#315138 | Joman | 11 oct 2012 04:22 | In reply to: #315106

Caro Wagner

Antes de mais aceite as minhas desculpas pelo meu engano no seu nome. Olhe, não sei se têm serviço de venda pelo correio mas sei que o Instituto vende as suas edições (tem uma loja logo a entrada). Experimente escrever para
Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, Cidade da Praia, República de Cabo Verde

ou melhor aqui tem o Email
bibnac@cvtelecom.cv

Pode também ver a página deles na internet
http://www.librarytechnology.org/lwc-displaylibrary.pl?RC=63272
ou
http://www.facebook.com/pages/Instituto-da-Biblioteca-Nacional-e-do-Livro/188271527857658
ou
Website
http://www.bn.cv/
http://search.sia.cv/bn/isis/index.htm

Mas, se partir para uma busca pelo título do livro Família Jardim - O segredo (no google, por exemplo) poderá até contactar com a autora via facebook (que é de facto sua prima, pois ela refere-se a existência de um ramo Jardim da Figueira da Foz).


João Nobre de Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#315167 | wjardim200 | 11 oct 2012 16:11 | In reply to: #315138

Caro João
Muito obrigado pelas informações preciosas...Cabo re/Africa?...meu avo João Jardim passou um ano com um tio lá em 1910. E está relacionado na árvore da Geneall.

Abraços

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#315192 | f4b2 | 11 oct 2012 21:49 | In reply to: #315167

Caro Wagner Jardim

Deixo este nome que retirei do Anuário de Portugal de 1909,cito:

- JOSÉ PEREIRA JARDIM - Professor na Ilha de Santo Antão(Cabo Verde),1909

Penso que ainda não tinha enviado este nome?

Cumprimentos

João Barroca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#315210 | Joman | 12 oct 2012 02:34 | In reply to: #315167

De nada Wagner

O professor primário que o João Barroca encontrou, José Pereira Jardim, era natural da ilha de S.to Antão, Cabo Verde, e era filho de António Leite Pereira Jardim, natural de Coimbra, Bacharel em Direito pela Universidade da sua cidade natal. Suponho que o tio em questão deve ser este último.

Sempre conseguiu algo via net?

João Nobre de Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#315213 | wjardim200 | 12 oct 2012 05:02 | In reply to: #315192

Obrigado Joao

Creio que este é um tio da minha Bisavo Corolina Elvira. Tamvem creio que foi para a casa deles que meu avo foi neste periodo 1909, passar um ano trabalhar nos escritorios da familia,

Estou tentando fazer contato com Sonia Jardim Franco que escreveu um Lvro sobre a familia Jardim " O Secredo " deve ser descendente dele.

[]s

Wagner Jardim

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#315276 | wjardim200 | 13 oct 2012 16:07 | In reply to: #315210

Sim estes são ancestrais dos meus bisavós e avós, ramo que veio de Figueira da Foz para o Brasil em 1889 aproximadamente. Agora estou tentando colocar no Geneall, mas as informações demoram muito para serem disponibilizadas a todos. No Brasil fica muito caro o Primiun Plus do Site por causa das taxas bancárias, por isso fico limitado.
A grande maioria das informações que tenho foi tirado da Net...exelente ferramenta de pesquisa.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#315347 | wjardim200 | 15 oct 2012 03:25 | In reply to: #313260

Duarte vc tem certeza que Joana também é filha natural de Jose dos Santos. VC teria como me enviar uma cópia da certidão do livros de reconhecimentos e legitimações para ser incluído no Geneall. Esta faltando o nome dela.

Abraços

Wagner Jardim

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#315351 | dvl | 15 oct 2012 11:52 | In reply to: #315347

Caro Wagner Jardim,

Através do site abaixo mencionado, pode ver on-line todos os registos dos filhos de João Pereira Jardim.

Logo no registo Nº 1, referente e Joanna Accacia, diz o seguinte: "[...] João dos Santos Pereira Jardim, solteiro, filho legitimo de José dos Santos Pereira Jardim, e Rita Cardosa, sui juris da Figueira, que que tomára conta de cinco filhos, que tivera de duas mulheres, solteiras, e que porque queira remediar e melhorar a sua sorte quanto lhe seja possível [...]". Mais à frente refere que: "[...] o supplicante João dos Santos Pereira Jardim, solteiro, da Villa da Figueira da Foz, é pay natural de Joanna Accacia, exposta em trinta de setembro de mil oito centos quarenta e oito = De Carolina Elvira, exposta em desoito de maio de mil oito centos cincoenta e cinco = de Ernesto, exposto em vinte e seis de Abril de mil oito centos cincoenta seis = de João, nascido em vinte e quatro de Março de mil oito cento e sessenta, e exposto no dia vinte e seis do dito mez e anno; todos estes expostos [...] d'esta cidade, e baptizados segundo consta da Certidão juncta afolhas, extrahida do competente livro dos Termos das entradas dos expostos naquella Repartição = Outro sim, prova-se, que o mesmo suppliccante é pay natural d'Antonio (não exposto) nascido em trez de Março de mil oito centos e sessenta e quatro, e baptizado como filho de pai incognito, na freguesia de São Julião da dita Villa da Figueira da Foz; e são todos netos paternos de José dos Santos Pereira Jardim, e de Rita Cardosa, aquelle de Arcuzelho, Bispado do Porto, e esta daquella mesma Villa [...]". A seguir a esta longa introdução, vem o seguinte: "[...] abri o assento com o teor seguinte = Aos vinte e sete de setembro do anno de mil oito centos e quarenta e oito, n'esta freguesia de São Julião, e Concelho da Figueira da Foz, nasceu Joanna Accacia, filha natural de João dos Santos Pereira Jardim, solteiro, negociante e morador na rua de Santo Antonio d'esta Villa, e de May incognita, por elle pai não querer declarar o nome da Maÿ. Neta paterna de [...]".

Não percebo porque é que a declaração refere Joana Acácia como exposta se o pai a registou?!?

O registo Nº 2, refere-se a Carolina Elvira, baptizada a 15 de Maio [ou Março] de 1855, em São Julião.

O registo Nº 3, refere-se a Ernesto, baptizado a 23 de Abril de 1856, em São Julião.

O registo Nº 4, refere-se a João, baptizado a 24 de Março de 1860, em São Julião.

O registo Nº 5, refere-se a António, baptizado a 3 de Março de 1864, em São Julião.

Todos filhos naturais de João dos Santos Pereira Jardim [...], e de Anna Rosa da Maÿa, solteira, de profissão governo de casa, natural desta freguesia. Netos paternos de José dos Santos Pereira Jardim, de Arcoselho (?), e de Rira Cardosa, desta de São Julião; netos maternos de José de Figueiredo Maya, de Brenha, e de Maria Rodrigues Policarpo, de São Julião.

Continuo sem perceber porque é que na introdução deste processo, os filhos de João Pereira Jardim aparecem como "expostos" se foram todos registados como filhos naturais.

Ao que parece, Joana Acácia é filha de outra mulher, que o suplicante não quis dar mais informações.

Os outros filhos foram legitimados com o casamento dos pais a 22 de Janeiro de 1877, em São Julião, como consta no Livro de Casamentos (1877-1882), afl. 2v., registo Nº 4.

Livro de Reconhecimentos e Legitimações (1866), da freguesia de S. Julião da Figueira da Foz.

http://193.137.201.198/pesquisa/default.aspx?page=regShow&searchMode=as&ID=37969#a1

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#315360 | wjardim200 | 15 oct 2012 17:08 | In reply to: #315351

Duarte maravilhosa informação...Vou tentar encontrar a familia de meu bisavo Adriano Alves Pereira...filho de Simão Pereira e Thomazia Alves...
abraços

Wagner Jardim

Respuesta

Enlace directo:

Localizar decendentes de João dos Santos Pereira Jardim em Figueira da Foz

#352194 | Joana Barbosa | 16 nov 2014 12:17 | In reply to: #313205

Sou bisneta de Guilhermina Pereira Jardim e neta do seu filho João dos Santos Pereira Jardim Ferreira casado com Preciosa de Aguiar Cortez. Tiveram 3 filhas, Guilhermina, Ana e Maria João, minha Mãe e nove netos. Ao arrumar os papeis da minha Mãe, encontrei também um esboço dado por um familiar em 1962 com mais alguma informação. Se me enviar o seu email posso lho enviar. Fiquei curiosa com a história deste ramo da família e gostaria de conhecer melhor também. Já agora aproveito para rectificar e pelo que vi no site da Geneall Plus, a Mãe de João dos Santos Pereira Jardim chamava se Rita Cardoso Coelho, casada em 25-12-1779 com José dos Santos Pereira Jardim, cuja família era originária da zona de Vila Nova de Gaia, Gulpilhares.
Maria Joana Jardim Barbosa

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 09:49.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen