Biologia e Mecânica.

This topic is classified in rooms: Direito

Biologia e Mecânica.

#313561 | mtt | 13 sep 2012 04:46

Ex.ma Senhora Doutora Maria Benedita
Considere vossa excelência o seguinte problema jurídico.
No início das guerras da Restauração, um homem requereu (não sei se o verbo correcto é este) a entrada na Ordem de Santiago. Era filho de um mercador e neto de um alfaiate, e como tal se apresentou. A realidade biológica era outra. O mercador era filho de um nobre, casado à época em que o gerou, e de uma jovem também casada, e tudo estaria em acordo com os bons costumes não fosse o nobre casado... com a esposa, e a jovem... com o alfaiate.
Toda esta gente, com excepção do “requerente”, havia falecido décadas antes do “requerimento”, mas tudo leva a crer que não seria difícil provar a “realidade biológica”, a qual deixou indícios e até um ou outro documento.
Quanto a mim, o “requerente” fez uma opção pela “realidade legal”, a do “pater is est quem justae nuptiae demonstrant” e, há que dizê-lo, a coisa saiu-lhe bem, pois o rei “fez-lhe a mercê de dispensar com ele” os “impedimentos de mecânica” do pai e do avô, mas resta compreender qual era a falha da estratégia alternativa.
‒ Será que o facto de o pai do homem ter sido gerado por um nobre casado era mais penalizante que os “impedimentos de mecânica”?
Custa a entender, pois a situação em que o pai-nobre (emprego teatral) reconhece o fruto da paixão (no segundo acto), era banal e, digo eu que nada sei, não especialmente penalizante para o filho (descida a cortina).
‒ Será que o facto de o adultério existir também do lado feminino acrescentava pesados pontos negativos à “realidade biológica”, desequilibrando a questão para o lado da “realidade legal”?
Os padres da época sempre sublinhavam que as mães eram moças solteira, quando baptizavam crianças sem pai presente. Talvez isto tenha algum significado.
Olhos baixos e bóina na mão despeço-me, fechando cuidadosamente a porta do escritório, não vá o inconsiderado ruído que sobe da rua perturbar-lhe o pensamento profundo, a erudita especulação, a paciente mas segura redacção do parecer.
Admirador de vossa excelência,
Manuel Cravo.
PS: As ordenações eram, tal qual as geminadas castanhas, filipinas.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 21 jun 2024, 07:44.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen