[Pedido de Ajuda] - Meu avô de 8° gerações se chama Pedro Viveido

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas

[Pedido de Ajuda] - Meu avô de 8° gerações se chama Pedro Viveido

#314923 | PedroPires95 | 07 oct 2012 23:26

Olá a todos, Mais uma vez venho nas minhas pesquisas genealógicas, por meio da família da minha mãe, chamada Arruda, que foi originada de um português chamado Amaro José de Arruda, Filho de Pedro de "Viveiros" e de Francisca dos Anjos, pois bem.. O problema é que no livro de genealogia do meu avô que passou a vida toda pesquisando a genealogia da família Arruda, Ele cita Pedro de Viveiros com outro nome, de Pedro de Viveido!! Alguém poderia me dizer o que significa esse sobrenome? Já pesquisei no google várias vezes e sem sucesso tentei registros e encontrei pessoas na Itália segundo o registro de imigração aos EUA, que um Vito Vi Vedo, cuja a tradução seria Vito de Vedo (Já que o "Vi" significa "de" para referencia a lugares) E o nome de seus filhos ficaram Vivedo, bem proximo de Viveido.. Mas o meu problema é que ninguém da minha familia e até sites de genealogia dizem informar que Pedro de Viveido era Viveiros, Mas pesquisando eu achei 2 novas fontes, o primeiro é um livro da Maçonaria, formulado em 2002 na paraíba que consta Pedro de Viveido como o ascendente dos Arrudas, e também um Jornal cuja uma leitora havia perguntado a origem da família arruda e ambas fontes garantem que Amaro José de Arruda, Filho de Pedro de Viveido nasceu em 1779 nos Açores, quando algumas fontes não possuem nem sequer a data que ele nasceu e a referencia do lugar de batismo.

Algumas fontes dizem que os italianos foram para os Açores em grande numero, Devido a algumas traduções eu achei que esse nome Vedo e Veido são de origem Nórdica, ou Eslava (Logo seria Veido um nome da Itália de origem Eslovena?) e outra coisa o 'Vi' que como eu já citei significa "De" no nosso português para indicar lugar, Seria mais ou menos como esse exemplo:

D' Utrecht -> Dutra (Nome originado a partir de Holandeses que foram aos Açores e Madeira)

O que vocês acham?

Será que estou viajando? Será que isso é verdade? por gentileza, alguém aqui especializado em Genealogia, poderia me dar uma explicação racional sobre isso?

Até mais, Pedro Pires.

Respuesta

Enlace directo:

RE: [Pedido de Ajuda] - Meu avô de 8° gerações se chama Pedro Viveido

#314965 | PedroPires95 | 08 oct 2012 18:08 | In reply to: #314923

Pessoal, alguém de bom coração, poderia ajudar a esclarecer este mistério desse homem, pai de Amaro José de Arruda, de modo que esse nome sendo natural do Português ou não, pudesse dar pistas sobre a família Viveido ou Viveiros nos Açores, um amigo meu historiador tocou em um ponto que a família Viveido poderia ser variante do Português arcaico, o que eu já acho difícil já mais da metade do século XVIII, quando Amaro José de Arruda filho de PEDRO DE VIVEIDO nasceu em 1779, Alguém por favor poderia ajudar a entender, qual é esse sobrenome? Agradeço desde já, Até mais.

Att. Pedro Pires.

Respuesta

Enlace directo:

RE: [Pedido de Ajuda] - Meu avô de 8° gerações se chama Pedro Viveido

#314968 | tmacedo | 08 oct 2012 18:32 | In reply to: #314965

Caro confrade Pedro Pires,

Viveido é certamento apelido galego de origem toponímica. Pedro de Viveido seria originário [ele ou seus maiores] desse lugar.


Cumprimentos,
António Taveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: [Pedido de Ajuda] - Meu avô de 8° gerações se chama Pedro Viveido

#314985 | PedroPires95 | 08 oct 2012 21:37 | In reply to: #314968

Obrigado amigo, Acertou na mosca! Eu agora pesquisei sobre Viveido e Galícia e eu encontrei esta lista:

http://valv.im/S2KU

Encurtei o link pois estava no Google em cache..

eu encontrei que esse Viveido é uma das variações do Galego, originado no território da Galícia, como você disse, existe a possibilidade de minha família sermos descendentes de Celtas? Pois o gene recessivo do cabelo loiro e olhos claros está presente em minha família, logo poderíamos ser descendentes de quais povos que habitaram a Galícia?

OBS: Acredito eu segundo a arvore genealógica que eu fiz, que meu Trisavô que era Loiro dos olhos azuis, tenha puxado esse fenótipo de meu avô de 7° Geração Amaro José, pois nos seus outros parentes como Mãe e Avó por lado da família que não fosse Arruda descendente de Pedro de Viveido, Já eram todos misturados e naturais aqui mesmo do Brasil, Já que Pedro de Viveido de fato era Galego, Pelo seu nome, Quais os povos que poderiam ter dado essa característica galega que se pudesse atribuir a minha família?


att. Pedro Pires, e muito Obrigado pela sua resposta.

Respuesta

Enlace directo:

RE: [Pedido de Ajuda] - Meu avô de 8° gerações se chama Pedro Viveido

#315034 | PedroPires95 | 09 oct 2012 17:52 | In reply to: #314923

Eu ouvi segundo estudos que o Povo da Galiza, descende de Celtas, e tem uma forte presença de cabelos loiros e olhos claros nessa região, deve ser por isso que minha família e eu somos Loiros, alguns galegos, e outros não. Por isso se atribuiu no Brasil os portugueses e espanhóis que eram Loiros e vieram trabalhar aqui de Galegos, pois muitos Portugueses eram da região próxima a Galiza, No caso de minha família, que tem o gene recessivo para cabelos e olhos claros, Podemos ser descendentes de Celtas??

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 25 sep 2024, 01:34.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen