Visconde de Barroso
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Títulos
Visconde de Barroso
Caros Confrades,
Na Igreja do Divino Espirito Santo de Vale de Cavalos, no dia 16 de Março de 1855*, D. Eulália Guilhermina da Silva Cardoso casou com José Maria Barroso Durão, filho do capitão** Francisco Barnabé Barroso e de s. m. D. Maria Balbina Durão. Sucede que ambos os nubentes eram viúvos.
D. Eulália Guilhermina da Silva Cardoso era viúva de José Roberto da Silva Cardoso, falecido em 23 de Julho de 1852***, na Quinta do Cabido, na freguesia do Divino Espírito Santo de Vale de Cavalos, com o qual tinha casado em 4 de Julho de 1851****, na Ermida da Quinta Nova da mesma freguesia.
No final sua vida, José Maria Barroso Durão foi agraciado com o título de visconde de Barroso, tendo falecido em Alpiarça, em 10 de Maio de 1884*****, aos 65 anos de idade, viúvo de D. Eulália Guilhermina da Silva Cardoso.
Com quem em 1.ªs núpcias foi casado José Maria Barroso Durão é questão para a qual, a minha pesquisa não logrou resposta.
Quiçá haja Confrade que sabendo, queira compartilhar.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
* Assento de casamento constante no Fotograma 1036/Microfilme 1704 do Arq. Dist. de Santarém.
**”As Ordenanças e as Milícias em Portugal”, Nuno Borrego, I Vol, p. 402.
***Assento de óbito a fols. 45 V.º do Livro de Óbitos de 1837-1859 de Vale de Cavalos.
****Assento de casamento constante no Fotograma 1029/Microfilme 1704 do Arq. Dist. de Santarém.
*****Registo n.º 31 dos óbitos do ano de 1884 da freguesia de St.º Eustáquio de Alpiarça.
Enlace directo:
RE: Visconde de Barroso
Rectifico anotação ** Capitão de Ordenanças de Alpiarça, ”As Ordenanças e as Milícias em Portugal”, Nuno Borrego, I Vol, p. 402.
RespuestaEnlace directo:
RE: Visconde de Barroso
Caro António Pena Monteiro
JOSÉ MARIA BARROSO DURÃO, VISCONDE DE BARROSO, nasceu em Alpiarça a 1.1.1819, baptizado a 28.1 ; morreu aí a 10.5.1884. “Era médico-cirurgião pela Real Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e grande proprietário em Alpiarça, onde exerceu clínica e se distinguiu no exercício das suas funções, especialmente durante uma epidemia que grassou naquela vila. Era Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa” . Foi Comendador da Ordem de Cristo (28.4.1880) . Teve o título de Visconde de Barroso, em sua vida, por mercê do Rei D. Luís (decreto de 1.4.1880 e carta de 8.4 ).
Casou duas vezes: a 1.ª em Alpiarça a 16.11.1844 com sua prima, dispensados em 2.º e 3.º grau, D. JOAQUINA CECÍLIA (vd. Lopes de Avelar, n.º VIII), filha de JOAQUIM ANTÓNIO JACOB, nascido em Almeirim, S. João Baptista, e de sua mulher e prima em 4.º grau, com quem c. em Alpiarça a 25.9.1828, D. ANA CECÍLIA (era Durão pela mãe).
Que mal pergunte, qual o seu interesse nesta gente?
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Enlace directo:
RE: Visconde de Barroso
Caro Lourenço Correia de Matos
Agradeço-lhe a sua informação avisada.
O meu interesse radica no 2.º casamento da viúva de José Roberto da Silva Cardoso, no qual participou como testemunha dessa celebração António José de Carvalho e Silva, sobrinho de José Roberto da Silva Cardoso.
Com quem anteriormente tinha casado José Maria Barroso Durão não encontra resposta no assento do seu 2º casamento, e na tradição oral respostas diversas…
Uma curiosidade, o assento do seu 2.º casamento, escrituras contemporâneas desse casamento, e mesmo o assento do seu óbito, não fazem menção a grau ou título académico de José Maria Barroso Durão.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 20:10.