Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
This topic is classified in rooms: Bibliografia
Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
Caros confrades,
Quase todos nós já nos confrontámos com erros no Nobiliário das Famílias de Portugal, de Felgueiras Gaio.
Se formos juntando todas as gralhas e incorreções, podemos contribuir para que um dia, quem sabe, possa ser lançada uma nova edição revista e atualizada da dita obra.
Aqui fica o meu contributo e correções, a saber:
"§ 10 N 1 JOÃO ALZ PEDROZA f.º de ... Cazou com M.ª Lopes [sic] (Francisca Manuel) da freg.ª de Minhotains[sic] (Minhotães)
2 Alvaro Pedroza Leitão. N 2 ALVARO PEDROZA LEITÃO f.º de João Pedroza N 1. Cazou em B.os em 3 de 7brº de 1663 como consta dos Livros dos Cazados da d.ª Villa com Maria Lopes Laboreira f.ª de João Lopes [sic] (Sebastião Lopes), e M.ª Laboreira [sic] (Maria de Laboreiro) da d.ª Villa. 3 Bernardo Lopes Leitão (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXII, Pedrosas de Barcelos, § 10, pág. 121).
"N 4 AGUEDA FREIRE DE MEIRELLES f.ª da 2.ª m.er de Domingos de Meirelles N 3 do § 31. Cazou 1.ª vez com Gon.lo Teix.ª[sic] [Freire] da freg.ª de S. Payo de Cazaes Com.ca de Penafiel. Cazou 2.ª vez com An.to Vaz n.al da m.ma freg.ª." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 32, pág. 67).
"N 5 JOANNA DE MEIRELLES f.ª de Agueda Freire de Meirelles N 4 do § 32 [sic] [Joana de Meireles, filha de Domingos de Meireles Freire e Leonor Neta]. Foi cazar a freg.ª de Figueiras [Lousada] Com.ca de Pena Fiel na q.ta do Cazal com M.el Beca." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 31, pág. 68).
"N 5 BRITES DE MEIRELLES f.ª de Agueda Freire de Meirelles, e seu 2.º marido N 4 do § 32 [sic] (Beatriz de Meireles, filha de Domingos de Meireles Freire e Leonor Neta). Foi Cazar na q.ta do Pinheiro da freg.ª de Cete com Bento Barreto de Moraes Sr. da qta de Sediellos famelliar do S. Off.º" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 31, pág. 68).
"N 5 LEONOR DE MEIRELLES f.ª de Agueda Freire de Meirelles, e seu 2.º m.º N 4 [sic] (Leonor Neta Freire ou Leonor Neta, mas mais conhecida por Leonor de Meireles, é filha de Domingos de Meireles Freire e Leonor Neta). Foi Cazar ao Lugar da q.ta de Barreiro freg.ª de S. Pedro de Cete Com.ca de Pena Fiel [sic] (casou na Igreja de São João de Covas, Lousada) com M.el Carv.º." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 32, pág. 67).
"N 5 LUIZA DE MEIRELLES f.ª de Agueda Freire de Meirelles, e seu 2.º marido N 4 do § 32 [sic] (Luísa de Meireles, filha de Domingos de Meireles Freire e Leonor Neta). Foi cazar a freg.ª de S. Payo de Cazaes Com.ca de Pena Fiel na q.ta de Barreiros com João de Barros[sic] (Bairros) c. g.. Cazou 2.ª vez Luiza de Meirelles com An.to de Barros[sic] (Bairros) n.al da m.ma freg.ª c. g. (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 34, pág. 68).
"X-10 - Luísa de Meireles, baptizada em Covas a 23-I-1667, e aí casada a 27-XI-1680 com João de Barros[sic] (Bairros), senhor da quinta do Bairro, na freguesia de S. Pedro[sic] (Paio) de Casais, [Lousada], onde era pessoa importante; e, tendo enviuvado, contraíu segundas núpcias com António de Barros[sic] (Bairros) (Ass. Covas; Bl, 43v, MI, 35; Demonstr. Parent.)." (Fonte: SÃO PAYO, Luiz de Mello Vaz de - "O Descobridor do Congo e o Apelido Cão", publicado em "Raízes & Memórias" n.º 10 (Outubro de 1994), pág. 145).
"N 3 M.ª GASPAR MOREIRA f.ª de Domingos Gaspar N 2 do § 31. Foi cazar a freg.ª de S. Eulalia da Ordem na q.ta de Aragonsa[sic] (Argonça) (na verdade casou na Igreja de São João de Covas, Lousada, em 1595-01-22) com André Vaz[sic] (Brás)." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 37, pág. 68).
"N 2 MIGUEL MOREIRA f.º de Gaspar Glz Moreira N 1 do § 26. Sucedeo na Casa de Louzão[sic] (da Lousa) no Lugar de Moreira freg.ª de S. Miguel da Gandra Con.lo de Aguiar de Souza Com ca de Pena Fiel." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 44, pág. 70).
"N 10 M.EL GUEDES DE CARV.º f.º de M.el Guedes da Fon.ca N 9 foi Sr. da Caza de Gradiz, e Fid. da C. Real (1). Cazou com D. Marianna de Meirelles Freire f.ª H. de Goncallo Barboza Sr. da Caza da Avelleda nas vezinhancas de Arrifana de Souza, e sua m.er D. Anna Moreira [sic] (Mariana de Meireles Freire é filha de Miguel Moreira da Silva Freire e de Maria de Meireles) (...)". (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XV, § 20, pág. 22).
N 2 MIGUEL MOREIRA f.º de Gaspar Glz Moreira N 1 do § 26. Sucedeo na Casa de Louzão[sic] (da Lousa) no Lugar de Moreira freg.ª de S. Miguel da Gandra Con.lo de Aguiar de Souza Com ca de Pena Fiel. Cazou com Izabel Glz f.ª de M.el Glz, e sua m.er Domingas Glz da q.ta de Freimonde freg.ª de Fonte Arcada Com.ca de Pena Fiel.[sic]" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 44, pág. 70). Este é mais um dos muitos erros apresentados pelo Nobiliário de Famílias de Portugal, pois, de facto, Miguel Moreira foi casado com Domingas Pais de quem teve, comprovadamente pelos assentos paroquiais, os filhos Gaspar Moreira e Ana Moreira. Estes filhos estavam atribuídos a Isabel Gonçalves o que estará seguramente errado no dito nobiliário. Seria uma coincidência incrível que Miguel Moreira tivesse casado por duas vezes, tivesse dois filhos de cada uma das mulheres e lhes tivesse dado o mesmíssimo nome: Gaspar e Ana. É, claramente, um erro que importa aqui colmatar.
"N 3 ANNA MOREIRA f.ª de Miguel Moreira N 2. Cazou na Caza de Figueiras com Goncallo Barbosa Cap.am da d.ª honra s. g. Cazou 2.ª vez com Francisco Freire n.al da freg.ª de S. Payo de Cazaes Con.lo de Pena Fiel c. g.[sic]" (A Ana Moreira que casou com Gonçalo Barbosa, capitão da Honra de Figueiras, freguesia de Figueiras, Lousada, é a filha de Domingos Gaspar Moreira e de Águeda Freire, da freguesia de São João de Covas, Lousada, e não esta Ana Moreira, filha de Miguel Moreira e de Domingas Pais, da freguesia de São Miguel de Gandra, Paredes. Acrescente-se que a indicação de que casou 2.ª vez com Francisco Freire está também errada. Trata-se, claramente de uma incorreção de Felgueiras Gaio). (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 44, pág. 70).
"N 6 SENHORINHA DE MEIRELES FREIRE f.ª de Manoel de Meireles N 5 do § 37. Foi cazar a q.ta de Argonsoza de Allem da freg.ª de S. Eulalia da Ordem com M.el Duarte de Castro. 7 Visente de Meireles q sucedeo na Caza de seus Pays cazado com Roza de Meireles f.ª de João de Barros[sic] (Bairros) e sua m.er Luiza de Meireles Freire [sic] (Clara Nunes Pinto de Sousa) n.al de S. Payo de Cazaes da q.ta de Barreiros q era sua parenta no 4.º e 5.º graos e teve. 8 Bento de Meireles; 8. Bernardo de Meireles na America; 8 Izabel todos s. estado em 1730" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 39, pág. 69).
Cordiais cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Pedro Gomes Pedrosa c.c. Ana Tinoco
"§ 2 N 10 JOÃO JACOME DE SOUZA f.º de Felipe Jacome de Souza N 8 sucedeo no Prazo dos Pelames a seu padrinho Fran.co do Rego de Lemos q era de hua e de outra p.te da rua dos Palames abaixo do Comvento da Conceipção foreiro da Mitra com penção de 47 razas de pão, e duas galinhas comforme a escriptura de emprazam.to do anno de 1569; foi Vereador em Braga 3.º no anno de 1676, e 2.º no ano de 1678, e 1.º no anno de 1682. Cazou com D. Marianna Pedroza f.ª de Pedro Gomes Pedrozo[sic] (Pedrosa) da Porta do Castello, e sua m.er Ana Tinoco como consta da escriptura de dote na Nota G.al de 14 de Novr.º de 1672 sendo recebidos em S. João a 26 de 8br.º[sic] (dezembro) de 1672 no tt.º de Tinocos § 19; e Pedro Gomes Pedroza cazou com a d.ª sua m.er por escriptura de 24 de Fevr.º de 1640; derão de dote ao d.º João Jacome dez mil cruzados." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XVI, Jacome, § 2, pág. 178).
RespuestaEnlace directo:
RE: Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
"11 Jacinto Jacome [sic] (Francisco Jacome) bapt.º a 17 de 7br.º de 1678 s. g." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XVI, Jacomes, § 2, pág. 178).
RespuestaEnlace directo:
Ana Maria.
"11 D. Anna bapt.ª a 3 de Março [sic] (9 de maio) de 1682 s. g." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XVI, Jacomes, § 2, pág. 178).
RespuestaEnlace directo:
Francisco Fernandes
"PEDROZAS DE BARCELLOS § 1 N 1 FRAN.CO GLZ da freg.ª de Cavalloins termo de Barcellos Cavaloins. Cazou com M.ª Pedroza (1) por ora ignoramos os ascendentes. 2 Angella Pedroza § 7; 2 Anna Pedroza; 2 Fran.ca Pedroza § 2; 2 Gracia Pedroza § 6. (1) M.ª Pedroza era n.al de Braga, e f.ª de Manoel[sic] (Francisco) Fz, e M.ª Pedroza de Braga." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXII, Pedrosas de Barcelos, § 1, pág. 119).
RespuestaEnlace directo:
Casamento de Matias Lopes Fernandes e Francisca Pedrosa
"§ 2 CARVALHAL, EM DUME N 2 FRAN.CA PEDROZA f.ª de Fran.co Fz[sic] (Gonçalves) e sua m.er M.ª Pedroza N 1 do § 1. Cazou com Mathias Lopes Fz da Villa de Barcellos como consta dos Livros findos dos casados de Cavalloins de 10 de 7br.º[sic] (fevereiro) de 1644, f.º de M.el Fz Pombo da rua de S. Fran.co da Villa de Barcellos, e sua m.er M.ª Gomes, neto p.to de Gaspar Glz e Ignez Fz e materno de B.ar Rz e Gracia Gomes. 3 Fran.ca Pedroza; 3 Bento Lopes Pedrozo § 8; 3 M.ª da Assumpção Pedroza cazada em Barcellinhos com D.os Vaz s. g." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXII, Pedrosas de Barcelos, § 2, pág. 119).
Nota: há dois registos deste casamento:
Um registado em Barcelos, em 29.01.1645 (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Santa Maria Maior - Barcelos (1644-01-31 a 1683-06-10) (Santa Maria Maior - Barcelos, Braga, Portugal, Paróquia de Santa Maria Maior - Barcelos, 1644-01-31 a 1683-06-10), Arquivo Distrital de Braga, Universidade do Minho, Largo do Paço, 4704 - 553 Braga, Portugal, n.º 183, fólios 4v e 5, assento de 1645-01-29);
e outro em Cavalões, em 10.02.1644, (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Cavalões (1623-04-13 a 1667-11-06) (Cavalões, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal, Paróquia de Cavalões, 623-04-13 a 1667-11-06), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, n.º 92, fólio 8, assento de 1644-02-10).
Enlace directo:
Casamento de João Tinoco de Araújo e de Francisca Pedrosa (27.07.1688), em Dume, Braga
"N 3 FRAN.CA PEDROZA f.ª de Fran.ca Pedroza N 2. Cazou em Braga[sic] (casou na freguesia de São Martinho de Dume, Braga) com João Tinoco de Ar.º Sr. da q.ta de Carvalhal em S. Martinho de Dume f.º de Antonio da Rocha Tinoco e Anna de Ar.º Maragota, o qual An.to da Rocha era Mercador, ou vendia retroz e morava junto ao Comvento dos Remedios; tt.º de Tinocos § 18 N ... (V.e tt.º de Aranhas § 24 N 8 tt.º de Ar.ºs § 403 N 30)." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXII, Pedrosas de Barcelos, § 2, pág. 119).
RespuestaEnlace directo:
RE: Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
"N 3 JOANNA MOREIRA f.ª de Gervazio Gaspar Moreira N 2 do § 26. Cazou na Caza do Marnel na freg.ª de S. Thome de Vitaraens Com.ca de Penna Fiel [sic] (casou na freguesia de Castelões de Cepeda, Paredes) com Adão Luiz Cap.am da Ordenanca da m.ma terra" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 30, pág. 66).
Adão Luís e Joana Moreira casaram a 15.10.1592 na freguesia de Castelões de Cepeda, Paredes.
Enlace directo:
RE: Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
Caro confrade PP,
Louvo o seu esforço mas, se me permite, o NFP não vale o seu tempo. Tem mais gralhas que pulgas num pobre cão sarnento.
Cumprimentos,
António Taveira
Enlace directo:
RE: Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
Caro António Taveira,
A ideia era, se calhar ambiciosa, irmos colocando aqui os erros aos poucos... Quem sabe se um dia mais tarde não fazemos uma edição revista e atualizada do nobiliário
Fica a ideia.
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Ana Moreira, f.ª de Gaspar Gonçalves Moreira.
"N 2 MARIA[sic] (ANA) MOREIRA f.ª de Gaspar Glz Moreira N 1 do § 26. Cazou na q.ta de Lagares [sic] (na Igreja de São Martinho, Lagares) tão antiga q della tomou o nome a freg.ª de Lagares na Com.ca de Pena Fiel com G.lo Rz Sr. da d.ª q.ta (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 45, pág. 71).
RespuestaEnlace directo:
Maria Gaspar e não (Ana Moreira), f.ª de Gaspar Gonçalves Moreira. (erro meu!)
A nota anterior está correta: Maria Moreira é filha de Gaspar Gonçalves Moreira, embora fosse conhecida por Maria Gaspar.
Os erros que assinalei estão errados, pelo que se deve manter o que Felgueiras Gaio apontou, a saber:
"N 2 MARIA MOREIRA (nos assentos, até à data, está sempre como Maria Gaspar) f.ª de Gaspar Glz Moreira N 1 do § 26. Cazou na q.ta de Lagares tão antiga q della tomou o nome a freg.ª de Lagares na Com.ca de Pena Fiel com G.lo Rz Sr. da d.ª q.ta (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 45, pág. 71).
Enlace directo:
Casamento de Catarina Moreira com Estácio Duarte.
"N 4 CAT.ª MOREIRA f.ª de M.ª Gaspar Moreira N 3 do § 26. Cazou na q.ta de Sobrado freig.ª da honra de Lordello Com.ca de Penafiel [sic] (na Igreja de Santa Maria Madalena, Madalena, Paredes) com Estacio Duarte" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, §27, pág, 65).
Casaram a 16.07.1646 (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Madalena (1586-11-23 a 1693-10-20) (Madalena, Paredes, Porto, Portugal, Paróquia de Madalena, 1586-11-23 a 1693-10-20), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/19/9/7 - 26.3, fólio 129v, assento de 1646-07-16).
Enlace directo:
Clara Moreira c.c. Manuel Pereira - Madalena, Paredes.
"N 4 CLARA MOREIRA f.ª de Maria Gaspar Moreira N 3 do § 26. Foi cazar à freg.ª de S. Thome de Vitaraens [sic] (Santa Maria Madalena, Paredes) com M.el Pr.ª da q.ta da Linheira (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 36, pág. 68).
Casaram a 14.05.1657, na Igreja de Santa Maria Madalena, Madalena, Paredes, Porto, Portugal. (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Madalena (1586-11-23 a 1693-10-20) (Madalena, Paredes, Porto, Portugal, Paróquia de Madalena, 1586-11-23 a 1693-10-20), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/19/9/7 - 26.3, fólio 131, assento de 1657-05-14).
Enlace directo:
Casamento de João André com Maria Moreira.
"N 4 M.ª MOREIRA f.ª de Maria Gaspar Moreira N 3 do § 26. Cazou na freg.ª de S. João de Nespereira Con.lo de Penafiel [sic] (de Santa Maria Madalena, concelho de Paredes) com João Andre" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 28, pág. 65).
RespuestaEnlace directo:
Ângela Moreira c.c. Gaspar Pinto ou Gonçalo Pinto da Fonseca ???
Relativamente a esta nota:
"3 Angela Moreira sucedeo na d.ª caza e todas as suas q.tas e pertencas cazada com Goncallo Pinto da Fon.ca c. g. no tt.º de ...................................." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 26, pág. 64).
Suponho que o nome Gonçalo Pinto da Fonseca deverá estar errado, dado que em 02.09.1607, na Igreja de São Salvador, Castelões de Cepeda, Paredes, casam Gaspar Pinto e Ângela Moreira. O assento é de difícil leitura pelo que poderá haver engano na leitura do nome do nubente.
(Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Castelões de Cepeda - Paredes (1588-02-17 a 1727-09-15) (Castelões de Cepeda, Paredes, Porto, Portugal, Paróquia de Castelões de Cepeda, 1588-02-17 a 1727-09-15), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/19/9/4 - 13.1, fólio 590 v, assento de 1607-09-07).
Enlace directo:
Casamento de Domingos de Meireles Freire com Maria Nunes - Sousela, Lousada.
"5 D.os de Meirelles q foi cazar a freg.ª de S. Eulalia [sic] com M.ª Nunes e teve 6 Costodio menor em 1730." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 32, pág. 67).
Domingos de Meireles Freire casou a 20.05.1728 com Maria Nunes na Igreja de Santa Maria, Sousela, Lousada, e não na freguesia de Santa Eulália da Ordem, como erradamente aponta Felgueiras Gaio.
(Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Sousela - Lousada (1652-11-28 a 1751-07-12) (Sousela, Lousada, Porto, Portugal, Paróquia de Sousela, 1652-11-28 a 1751-07-12), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/12/4/1 - 1.1, fólio 85 e 85v, assento de 1728-05-20).
Enlace directo:
Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
Confirmo que o nome Gonçalo Pinto da Fonseca está errado:
"3 Angela Moreira sucedeo na d.ª caza e todas as suas q.tas e pertencas cazada com Goncallo[sic] (Gaspar) Pinto da Fon.ca c. g. no tt.º de ...................................." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 26, pág. 64).
No testamento e traslado do testamento do abade Amaro Moreira o nome está, somente, «Gaspar Pinto».
Enlace directo:
Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
Concordo consigo caro PP, assim, não há apaixonado pela Genealogia que... suporte tal coisa!
Cumprimentos
João Barreto
Enlace directo:
Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
Caros confrades,
Segundo o Nobiliário das Famílias de Portugal, de Felgueiras Gaio, sobre o titulo «Campelos de Braga», consta:
«N 8 BENTO DA GUARDA PEIXOTO filho de D. Mariana Peixoto N 7 casou com D. Maria Josefa de Magalhães filha de Pedro de Magalhães Vilela Senhor da Quinta do Reguengo em Tolões, e sua mulher D. Inês de Freitas dos Guimarães, filha de Jacinto da Cunha e Moura."
Alguém consegue confirmar se Bento da Guarda Peixoto casou com D. Maria Josefa de Magalhães? Terá este casado mais do que uma vez?
A minha questão surge pois já tenho três assentos em que a sua mulher é D. Josefa Pereira de Araújo, filha de Francisco de Araújo e de Inês Pereira de Araújo, moradores no Lugar das Boticas, Nossa Senhora do Rosário, Barroselas, Viana do Castelo.
Será mais um erro de Felgueiras Gaio?
Cordialmente, PP.
Enlace directo:
Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
Caros confrades,
Aqui fica mais duas correções:
"6 M.ª Peixota q se recebeo na Igr.ª de S. Anna [sic] (Igreja de São João do Souto, em Braga) com Pedro Fz Cor.ª guarda da R.am segue" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume VIII, § 6, pág. 109).
"N 6 M.ª PEIXOTO f.ª de Fran.co Peixoto N 5 cazou como se diz com Pedro Fernandes Cor.ª Guarda da R.am da Cid.e de Braga f.º de Rodrigo An.to Guarda da Relação receberão-se a 17[sic] (13) de Dz.º de 1616" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume VIII, § 6, pág. 109).
Cordialmente, PP.
Enlace directo:
Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
E ainda outra correção:
"5 Fran.co Peixoto escrivão da Camera Secular de Braga q mor. em 1626 no 1º de M.co como consta do livro dito e cazado q fora com Izabel Cor.ª como consta em o d.º livro de 9 de Junho de 1627 [sic] (casou em 16 de maio de 1625 na Igreja de São João do Souto, em Braga)" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume VIII, § 6, pág. 109).
Cordialmente, PP.
Enlace directo:
Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
"5 Diogo Peixoto dos G.es Bap. a 29 de 7.bro [sic] (Julho) de 1567" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume VIII, § 6, pág. 109).
RespuestaEnlace directo:
Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
"N 7 M.EL FALCÃO COTA f.º B. de Estevão Falcão N 6 foi legitimado como se diz 2º Admenistrador do Morgado da Torre de Real foi Cav.º da Ord. de X.º Fid. escudeiro acrecentado a Fid. Cav.º por Alvara de 3 de Fevr.º de 1622. Cazou duas vezes a 1ª em Braga e se recebeo na Parochia de S. João a 19 de Novrº de 1600 com Izabel [sic] (Leonor) do Val Peixoto irmãa de Carelos da Guarda, e filhos de Tristão da Guarda, e sua m.er Jullianna dos Guimaraens com a qual trouse a q.ta e Torre de Pouzada ttº de G.es § 5 Sub N 3 ttº de Campellos § 6 N 4" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XIII, § 6, pág. 81).
RespuestaEnlace directo:
Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
"N 4 BALTEZAR CAMPELLO fº de Lourenço Campello N 3 do § 6 recebeu-se na frg.ª de S. João do Souto a 22[sic] (21) de Mayo de 1570 com Anna Giraldes fª de Goncallo Giraldes e sua m.er Cecilia Dias" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume VIII, § 11, pág. 111).
RespuestaEnlace directo:
Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
"5 O P.e An.to Campello Religiozo Eremita q foi 5 sucessor do vincullo de seu avo[sic] (bisavô) Pedro Annes Campello mor. em 1650" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume VIII, § 10, pág. 111).
RespuestaEnlace directo:
Nobiliário das Famílias Portuguesas (erros/gralhas).
"5 João[sic] (Matias) Baptizado na frg.ª de S. João a 26 de Fevr.º de 1590" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume VIII, § 12, pág. 111).
"5 Matias[sic] (Leonor) Bapt. na m.ma a 22 de 7.bro de 1592" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume VIII, § 12, pág. 111).
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 19 ene 2025, 07:53.