Pedido especial para quem domine paleografia

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Genética

Pedido especial para quem domine paleografia

#321946 | MariaDavid | 25 ene 2013 20:29

Caros confrades

Sei que o meu pedido é um pouco abusivo mas mesmo assim tentarei apelar à generosidade de todos aqueles que dominam minimamente a paleografia e possam fazer uma transcrição por mim, visto que tentei e nada consegui.

Tenho uma 11ª avó, de seu nome Isabel Fernandes, casada que foi com Luís Fernandes, ambos do Fundão segundo informações recolhidas.
Acontece que uma filha de ambos, Maria Henriques, diz no seu próprio processo ser filha de Luís Fernandes e Isabel Fernandes, neta paterna de Fernão Rodrigues e Catarina Rodrigues; neta materna de Filipe Nunes e Mécia Rodrigues, todos naturais do Fundão.

Ora o único processo que encontrei com viabilidade de ser da minha antepassada, a dita Isabel Fernandes, é da inquisição de Lisboa-5952. No sumário do mesmo aparece como filha de Filipe Nunes e de Grácia Dias. A princípio pensei que a informação da neta pudesse estar errada mas depois raciocinei de forma diferente. Isabel pode ser filha de Filipe Nunes e de Gracia Dias e o dito Filipe Nunes ter casado posteriormente com uma senhora de seu nome Mécia Rodrigues, sendo referida como avó por parte da dita Maria Henriques.

Caso seja possível a algum dos muitos confrades, sempre dispostos a ajudar, a transcrição da genealogia do dito processo (TSO-IL/5952) que se encontra on-line, muito agradeço. Disponham do tempo que quiserem, não se sentindo pressionados pelo meu pedido. Apenas gostaria de saber se alguém o vai fazer, para não voltar a sobrecarregar este forun com mais mensagens. Se eventualmente aparecerem outras informações ( que geralmente se encontram no traslado de culpas de outros processos) que mencionem parentes, basta-me, nesse campo, a transcrição de nomes e eventuais datas de prisões, para que eu me possa orientar em outras pesquisas.

Renovo os meus sinceros agradecimentos
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedido especial para quem domine paleografia

#321962 | HRC1947 | 26 ene 2013 12:05 | In reply to: #321946

Confreira Maria David;

Verifico que ainda não recebeu qualquer sinal de ajuda.
Possivelmente já deu todas as pistas, caso ainda não o tenha
queira fazê-lo p. f.
atentamente
Ana
.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedido especial para quem domine paleografia

#321965 | MariaDavid | 26 ene 2013 13:11 | In reply to: #321962

Cara Ana Simões

Fico grata pelo feedback à minha mensagem.

Gostaria de ter a transcrição da genealogia constante do processo TSO-IL/5952 que pertence a Isabel Fernandes. Trata-se de um processo que é importante para o desenvolvimento da respectiva ancestralidade. Como não tenho conhecimentos de paleografia e dada a dificuldade de leitura, pensei socorrer-me de algum confrade que tenha alguma disponibilidade para o fazer, sem falar na generosidade implícita.

Este processo encontra-se on-line. Como os registos paroquiais mais antigos do Fundão estão uma verdadeira lástima, não consigo ter certezas sobre os ancestrais da dita Isabel Fernandes.

Com os meus melhores cumprimentos e desejo de bom fim de semana.

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedido especial para quem domine paleografia

#321966 | MCNN | 26 ene 2013 13:28 | In reply to: #321965

Cara Maria

De acordo com o processo de Maria Henriques, filha de Luís Fernandes e de Isabel Fernandes, dado que o processo é de 1674 e a ré tinha 50 anos, isso quer dizer que Maria Henriques deve ter nascido por volta de 1624.

Ora no processo que indicou de uma Isabel Fernandes, o processo é datado de 1569-1572, e a ré tinha 40 anos de idade, o que aponta para que esta Isabel Fernandes tenha nascido entre 1529 e 1532.

A não ser que eu algures me tenha enganado, não é possível que esta Isabel Fernandes seja a mãe da Maria Henriques, pois teria de ter sido mãe com mais de 90 anos.

Não creio pois que seja o processo da sua 12ª avó.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedido especial para quem domine paleografia

#321970 | MariaDavid | 26 ene 2013 14:50 | In reply to: #321966

Caro Mário

Muito obrigada pela sua mensagem. Fico-lhe agradecida por ter respondido e por me ter alertado para os factos que mencionou. O seu reparo fez-me ponderar quanta impulsividade temos, por vezes, quando queremos rapidamente avançar e ficamos "cegos" por essa ambição. Costumo ser cuidadosa na análise dos dados e desta vez (errar é humano) precipitei-me, quando vários nomes batiam certo menos um. A genealogia está recheada destas coincidências. Eu tinha na minha frente um conjunto de nomes e não ponderei o suficiente nos restantes dados do problema.

Muito obrigada mais uma vez.
Com os meus sinceros cumprimentos e desjo de um óptimo fim de semana

Maria

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 13:14.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen