Pesquisa no Pinhão
This topic is classified in rooms: Famílias | Formação | Pessoas | Regiões
Pesquisa no Pinhão
Caros Confrades
A Freguesia do Pinhão foi criada em 1933.
No etombo não consta.
Algum dos confrades me sabe informar em que freguesia pesquisar factos genealogicos anteriores à criação da freguesia citada?
Desde já agradecido
Joaquim Martins
Enlace directo:
RE: Pesquisa no Pinhão
Caro Joaquim Martins
Segundo o Anuário de Portugal de 1909 a estação de caminhos de ferro de Pinhão ficava a 1 km de Casal de Loivos(Alijó).
Pode começar por esta Freguesia?
Já agora que nomes procura?
Cumprimentos
João Barroca
Enlace directo:
RE: Pesquisa no Pinhão
-
Freguesia do Pinhão;
"Situado no “Coração da Região Demarcada do Douro” é ladeado pelos rios Douro e Pinhão, encontrando-se deste modo na rota do Vinho do Porto.
Elevada a Freguesia em 1933, foi pioneira na rede eléctrica e iluminação pública, sendo a primeira freguesia de Vila Real a ter telefone, correio permanente e água canalizada.
Em 1934, foi criada a primeira Casa do Povo do Distrito em parceria com a Junta de Freguesia.
Devido à sua situação geográfica, Pinhão tornou-se um importante entreposto comercial, sobretudo para o transporto do Vinho do Porto, primeiro em Barcos Rabelos , depois em vagões pela Linha do Douro e finalmente em camiões cisterna, o que permitiu a esta localidade um rápido desenvolvimento, alcançando o estatuto de centro económico geográfico da Região demarcada do Vinho do Porto.
Hoje, o Pinhão, visando essencialmente o comércio e o turismo, oferece aos seus visitantes costumes, usos seculares, tradições, vindimas, adegas tradicionais, artesanato e sobretudo a famosa paisagem em socalcos das vinhas durienses.
Esta localidade possui a nível de património uma Estação de Caminhos de Ferro ornamentada com azulejos oitocentistas, dos mais belos de Portugal, 24 painéis com motivos vitivinícolas, documentando a labuta do trabalhos durienses. A Ponte Rodoviária sobre o rio Douro projectada por Heifel no século XIX, a Ponte Metálica Ferroviária, Ponte Romana sobre o rio Pinhão, a Igreja Matriz, Cruzeiro, Barco Rabelo, velhos solares, Quintas com visitas em veículos de todo-terreno e sobretudo as paisagens durienses que convidam os turistas a visitas sazonais com especial realce para as vindimas e lagaradas.
Não devemos esquecer o rio Douro, sempre convidativo para um passeio de barco avistando as quintas das bem conhecidas casas produtoras de vinhos generosos, assim como a Linha do Douro com realce para o Comboio Histórico a Vapor.
A festa anual em honra a N.ª S.ª da Conceição acontece no segundo domingo de Julho, atraindo milhares de crentes a esta Vila.
No plano gastronómico destacam-se o cozido à portuguesa, o cabrito assado no forno, doces conventuais, bolo borrachão, vinhos finos e de mesa, compotas e mel.
No artesanato são famosas as miniaturas do Barco Rabelo, a latoaria típica, mantas, colchas, rendas, bordados, cestos, chapéus, olearia, balsas e pipas."
Fonte Wikipédia.
HRC
Enlace directo:
RE: Pesquisa no Pinhão
Caro confrade
Obrigado pela informação.
A minha pesquisa diz respeito a um óbito, anterior entre 1892 e 1912 de: Joaquim Moreira soares, empregado do caminho de ferro.
Agradecido
Joaquim Martins
Enlace directo:
RE: Pesquisa no Pinhão
-
O actual concelho de Alijó foi constituído em grande medida pelos antigos concelhos medievais que o circundavam. Assim, inclui-se na sua área a totalidade do antigo concelho de Alijó (Alijó, Castedo, Amieiro e Carlão); parte do antigo concelho de Gouviães, depois também chamado de Provesende e que corresponde às actuais freguesias de Vale de Mendiz e Pinhão; o antigo concelho de Favaios (actuais freguesias de Favaios, Cotas e Vilarinho de Cotas); todo o concelho de Sanfins (Sanfins); todo o de Vilar de Maçada (Vilar de Maçada, Vila Chã e Vila Verde); o concelho medieval de Cativelos (actual freguesia de Pópulo); e parte de Noura (freguesias actuais de Pegarinhos e Santa Eugénia). Fazem também parte do concelho as freguesias de Casal de Loivos, Ribalonga e S. Mamede de Ribatua.
--
HRC
Enlace directo:
RE: Pesquisa no Pinhão
Caro confrade Joaquim Martins,
Até à reorganização administrativa de meados do século XIX o Pinhão pertencia ao antigo termo da vila de Gouvães (actualmente uma freguesia do concelho de Sabrosa). Pela extinção desta antiga vila ficou a pertencer ao concelho de Alijó (que o rio Pinhão passou a dividir do concelho de Sabrosa) na freguesia de Casal de Loivos.
Cumprimentos,
António Taveira
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 ene 2025, 02:59.