Assento de Baptismo

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Hispânia | Pessoas

Assento de Baptismo

#326276 | sams90 | 27 mar 2013 22:14

Caros Confrades e Confreiras,

Descobri no assento de baptismo de um ascendente, natural da Galiza, que o seu padrinho foi o pároco da freguesia e que quem terá realizado o baptismo terá sido um outro padre com a autorização do dito pároco. Gostaria de saber se alguém me pode esclarecer se esta situação acontece com frequência e se existe alguma explicação para tal.

Agradeço a vossa atenção,

SMS

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assento de Baptismo

#328975 | HRC1947 | 11 may 2013 13:46 | In reply to: #326276

Com toda a certeza que haveria fortes motivos!
HRC

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assento de Baptismo

#328976 | sams90 | 11 may 2013 15:07 | In reply to: #328975

Entretanto a minha pesquisa avançou um pouco e descobri que o pai deste meu ascendente, que teve como padrinho o pároco, era fidalgo notório de sangue. Não tenho a certeza, mas poderá ter sido por este motivo que o padrinho foi o pároco. De qualquer forma, a minha questão era apenas por curiosidade e agradeço a sua resposta.

Cumprimentos,

Sofia MS

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assento de Baptismo

#328977 | roz | 11 may 2013 15:31 | In reply to: #326276

Caro/a SMS

Tenho encontrado muitissimos por todo o pai's (Portugal) e sem nenhum significado especial (mas nao quer dizer que alguns nao tenha!!). Dou-lhe um exemplo: se os pais tinham um parente padre (de outra freguesia) e gostavam que fosse ele a baptisar a crianca, esse padre necessitava de licenca do paroco da paroquia onde se ia celebrar o baptismo para o poder fazer.
Claro que 'as vezes havia casos em que o paroco seria o pai da crianca e queria ser o padrinho para assim ficar ligado a ela mas nao quer dizer que seja na maioria.

Tenho um parente padre que baptisou ele mesmo a primeira filha (sem a perfilhar, so' ao casar vem como filha dele) e quando teve o segundo filho veio um padre de fora fazer o baptismo mesmo sem ele ser o padrinho.

Isto 'e so' uma indicacao das varias razoes para casos desses.

Cumprimentos.
Rosario

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assento de Baptismo

#328978 | sams90 | 11 may 2013 16:29 | In reply to: #328977

Cara Rosario,

Obrigada pela sua resposta. De facto fiquei com curiosidade porque foi o primeiro caso (e único até agora) que apanhei. Nunca tinha pensado nessa situação que colocou, relativamente ao facto de, por vezes, o pároco ser padrinho por ser o pai da criança. No caso do meu antepassado essa situação não se verifica, já que sei quem são os seus pais. Contudo, ficarei com a situação que referiu presente na memória, uma vez que poderá ocorrer em futuras pesquisas.

Com os meus cumprimentos,

Sofia MS

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 01:30.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen