Peço a opinião dos Confrades mais experientes.........

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Formação | Pessoas

Peço a opinião dos Confrades mais experientes.........

#326803 | 2570 | 07 abr 2013 00:07

Caros Confrades
Partindo do nome:BENTO RANGEL DE ARAÚJO, meu antepassado, localizei aqui no geneall uma árvore genealógica que remonta aos principios da nacionalidade.
Como é de calcular, fiquei bastante satisfeito, pois era uma oportunidade de recuar muito na minha ascend~encia.
Contudo, consultei o processo para oficial do santo oficio, do individuo em questão, na torre do tombo no qual consta o nome dos pais e avós do mesmo.
Ora, estes não coincidem com os que constam na base do geneall, por exemplo: no documento da torre do tombo o pai do Bento rangel de araujo é: Melchior fernandes de Araujo, e a mãe: Isabel Rangel.
Aqui no geneall, os pais constam como: Baltazar fernandes de Araujo Barbosa e Isabel Rangel.
Portanto, o nome da mãe coincide, mas o do Pai não.
Aindo pensei que melchior viesse a dar Baltazar, mas não creio.
Também, e após pesquisa verifiquei que a data de óbito do Bento rangel não é a que consta no geneall.
Ora, o que eu pergunto aos caros confrades é o seguite:
Em que se terá baseado a pessoa que colocou os dados indicados no geneall?
Terá sido no Felgueiras Gaio?
É que no geneall aparecem as bolinhas indicadores de sangue real
Caros confrades, qual a vossa opinião sobre este assunto'
Desde já agradecido
Joaquim Martins

Respuesta

Enlace directo:

Peço a opinião dos Confrades mais experientes.........

#326806 | Lourval | 07 abr 2013 03:53 | In reply to: #326803

Caro Joaquim Martins,

De fato o que consta aqui no Geneall é o que está em Felgueiras Gaio. Mas acredito que este caso tenha solução, pois Bento Rangel de Araújo não é tão antigo. Na página de Bento Rangel de Araújo aqui no Geneall, há alguma informação que você tinha? Você descende de Maria de Sousa? A data e o local de óbito confere com o que você esperava? Os nomes que você cita como pais de Bento Rangel de Araújo não aparecem em Felgueiras Gaio. Quais são os nomes dos avós constantes lá na Torre do Tombo? Talvez seja possível localizar o batismo de Bento em Lagares! E será conveniente dar uma olhada em seu óbito.

Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Peço a opinião dos Confrades mais experientes.........

#326820 | 2570 | 07 abr 2013 14:25 | In reply to: #326806

Caro Lourval
Obrigado pelo interesse.
Em relação ao que consta na página do geneall referente ao Bento Rangel de Araujo, já pesquisei na freguesia de lagares e não encontrei o seu nascimento, assim como a data de óbito que está no geneall também não encontrei.
Os avós do bento são: paternos: Melchior fernandes-maria Fernandes. maternos: Gaspar rangel e Margarida Fernandes.
Eu descendo de:Luiza Martins (ainda não encontrei o nascimento), que era fila de: Manoel de Araujo e Maria martins.
O manuel de araujo era filho do bento rangel e de maria de Sousa (como consta no seu casamento).
Vou fazer mais umas pesquisas na tentativa de encontrar o nascimento e o casamento do bento rangel. No documento da torre do tombo consta como todos os referidos serem de :Arrifana de Sousa.
Cumprimentos
Joaquim Martins

Respuesta

Enlace directo:

RE: Peço a opinião dos Confrades mais experientes.........

#326824 | aeiou2 | 07 abr 2013 15:46 | In reply to: #326803

Em estórias, pois não é nem será o primeiro caso, em que se verificam tais disparidades !

O que terá de fazer é pesquisar um a um os seus ascendentes seguindo os assentos paroquiais até existirem e depois é

que terá que recorrer aos nobiliários se for caso disso.

Saudações

MJOOM

Respuesta

Enlace directo:

RE: Peço a opinião dos Confrades mais experientes.........

#326828 | mtt | 07 abr 2013 18:06 | In reply to: #326803

Caro Joaquim Martins
Penso que o que está na origem da aparente discrepância é apenas um erro de leitura.
Baltazar é nome muito diferente de Belchior, mas as respectivas abreviaturas facilmente se confundem, como já várias vezes me aconteceu: Baltazar é B.ar e Belchior é B.or.
Cumprimentos,
Manuel.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 18 jun 2024, 21:16.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen