Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?
This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões
Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?
Meus bisavós eram natural da freguesia de Mira, concelho de Mira, distrito de Coimbra. Quero a certidão digitalizada deles, será possível conseguir a imagem delas?
Ele meu bisavô: Gabriel Ribeiro Maçarico nasceu em 12/05/1881.
E minha bisavó: Florinda da Cruz nasceu em 05/10/1882.
tenho os passaportes deles, mas não consigo chegar a estes dados.
Enlace directo:
RE: Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?
Cara Daniela Maçarico;
Existem sim Maçaricos em Mira, vc. pode pedir fotocópia dos assentos
nascimento dos seus bisavós para:
Arquivo da Universidade de Coimbra
Rua São Pedro, nº 2, 3000-370 COIMBRA. No Pólo I da Universidade.
Telefone: +351 239 859 855
Fax: +351 239 820 987
EMail: auc-geral@auc.uc.pt
Web: www.uc.pt/auc
-------------------------
Segue também o contacto do Conservatória R. Civil,para qualquer outro assunto
relacionado antes de 1910.
Conservatória do Registo Civil de Coimbra
Av. Fernão Magalhães 521 – R/C
3000-177 Coimbra – Portugal
----
atentamente
Ana
.
Enlace directo:
RE: Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?
Bom dia Daniele
Normalmente esses já deveriam estar no Arquivo Distrital.
Mas, por razões que me escapam, no caso de Mira não é assim, Esses registos ainda estão na Conservatória do Registo Civil de Mira.
O que pode obter serão os assentos de baptismo dos seus bisavós e o assento de casamento deles (caso tenham casado em Mira). Não existem assentos de nascimento, isso só a partir de 1911.
Para pedir os assentos de baptismo, normalmente é necessário indicar igualmente o nome dos pais do baptizado para os conseguir identificar. E isso porque as crianças eram baptizadas apenas pelo nome próprio. Assim, o seu bisavô foi baptizado apenas como Gabriel, e não como Gabriel Ribeiro Maçarico.
Mas atendendo a que sabe as datas presumidas de nascimento e uma vez que nem Gabriel nem Florinda são nomes muito usados, não deve ser muito difícil à Conservatória localizar esses assentos de baptismo mesmo desconhecendo o nome dos pais dos baptizados.
Atenção, peça-lhes uma cópia não autenticada que é muito mais barata que uma certidão e contém a mesma informação da certidão.
Para pedir o casamento é pior, pois seria necessário saber a data de casamento. Mas muito provavelmente foi averbado, nos assentos de baptismo dos seus bisavós, a informaçao da data e local do seu casamento, pelo que solicite primeiro o assento de baptismo deles.
De seguida, e com base no que constar nos averbamentos, peça o assento de casamento. Há pouco tempo solicitei uns assentos de baptismo à Conservatória de Mira da mesma época em que os seus bisavós nasceram, e esses assentos continham o averbamento do casamento.
Seguem os contactos da Conservatória do Registo Civil de Mira:
Conservatória do Registo Civil de Mira
Rua Óscar Monteiro da Silva, Centro Cívico, Bloco D, 1º
3070-330 MIRA
Telef: +351 231 489 590
Email: crcpcom.mira@dgrn.mj.pt
Boa sorte
Mário César Navarro
Enlace directo:
Obrigada pelas informações. Me serão muito uteis!
Daniele
Enlace directo:
muito obrigada pelas informações. Agradecida Daniele
RespuestaEnlace directo:
Cara Daniele Massarico
Não sei se este nome lhe interessa,cito Anuário de Portugal de 1908:
- JOAQUIM RIBEIRO MAÇARICO - Cabo de Mar da Delgação Maritima de Mira em 1908
Cumprimentos
João Barroca
Enlace directo:
Caro João Barroca;
Como vai?, espero que bem.
Aproveito para dizer que este apelido MAÇARICO tem grande nomeada em Mira, Portugal.
As Azeitonas em conserva que chegam ao Brasil e a outros Países da América Latina, etc.têm
têm a sua procedência das Fábricas Maçarico-- Mira .
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20de%20Mira/who/fabricas%20ma%C3%A7arico/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Os m/ melhores cumprimentos
Ana
.
Enlace directo:
Cara Ana Simões
Felizmente está tudo bem comigo!
Tenho andado um pouco afastado do fórum,por falta de tempo.
As pesquisas e recolhas de elementos para um livro sobre desporto no Concelho do Fundão desde 1900 até 1955,tendo como base todas as crónicas sobre desporto publicadas nos jornais locais e nacionais,e ao mesmo tempo recolhendo fotos e imagens correspondentes a essas crónicas.
Tarefa árdua,mas consegui em mais de 70% das crónicas recolher essas imagens desde 1900,o Fundão tem 31 Freguesias e ainda as anexas,penso que vai dar um livro interessante para as novas gerações,pois os nomes e fotos dos pais,avós e bisavós constam na obra.
Os m/melhores cumprimentos
P.S. Vale a pena visitar o Fundão as cerejeiras em flor cobrem todas as encostas da Gardunha de um branco majestoso.
João Barroca
Enlace directo:
RE: Fundão ;Cerejeiras em flor cobrem todas as encostas da Gardunha de um branco
Caro João Barroca;
Faço votos para que seja um sucesso esse seu Livro.
... " novas gerações, pois os nomes e fotos dos pais, avós e bisavós constam na obra."
Foi bem pensado, um registo de Genealogia que engloba todas as Freguesias do Fundão, para
memória futura.
Obrigado pela partilha.
Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.
Enlace directo:
Caro João Barroca me interesso pelo livro assim que publicarem me avisa.
obrigada.
Daniele
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 19:38.