Fotocópias a 501$00 no A.D. Santarém

This topic is classified in rooms: Arquivos

Fotocópias a 501$00 no A.D. Santarém

#16445 | Paulo | 31 ene 2002 12:18

Santarém já aderiu...

Apesar de no inicio alguns Arquivos terem colocado dúvidas sobre a aplicação do Decreto-Lei nº322-A/2001 e em face disso terem mantido os preços antigos, constatei ontem, no A.D. Distrital de Santarém que ali já se pratica a nova tabela de preços.

Indignado com este abuso solicitei o livro de reclamações e enviei uma reclamação ao Ministro da Cultura, o que farei a partir de agora sempre que me deslocar a um Arquivo em que me peçam os 2,5 euros por fotocópia.

Também no Norte houve contestação por parte de alguns advogados contra as novas tabelas notariais.

Penso que se todos nós formularmos uma reclamação sempre que nos deslocarmos a um Arquivo, o Ministro tomará consciência do desagrado e abuso que para nós constituem estes preços.

Desculpem insistir nesta questão.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fotocópias a 501$00 no A.D. Santarém

#16447 | artur41 | 31 ene 2002 14:45 | In reply to: #16445

Caro Paulo


Chegou a altura de eu tecer alguns considerandos sobre o assunto; devo-lhe dizer, aliás, que desde 1º momento ( em que surgiu o tópico referente vaos preços das fotocópias ) estive solidário consigo e com restantes colegas. Acontece que o " absurdo " transformou-se em " aberração ".
Como as despesa públicas foram enormes, o Governo teria que ir buscar dinheiro a algum sítio. Tendo em conta que as receitas extraordinárias ficaram muito abaixo do espectável, aproveitaram-se da " normalização " operada na U.E. " para legitimar actos. Esqueceram-se de muita coisa:


1) Portugal é, actualmente o 2º país da U.E. com menor PNB e PIB ( as receitas provenientes das exportações não foram brilhantes, as do turismo decresceram; as remessas dos emigrantes vão sendo cada vez menores, ao mesmo tempo que as receitas das privatizações serviram, em grande parte, para amortização da dívida pública, para além, claro, da dívida externa ).


2) Mesmo tendo em conta a recessão económica mundial, se se tivesse feito uma melhor gestão de recursos evitar-se-ia a drástica diminuição do poder de compra, mesmo tedo em conta o nosso baixo rendimento percapita.


3) Graças a uma política financeira incompreensível ( porque feita por intuição, aos " avanços " e " recuos " ), provocou-se a debandada dos investidores, ocasionando a transferência de capital para outros mercados. Não esquecendo, evidentemente, a evasão fiscal.



Poderia ir mais longe, mas saíria fora do âmbito deste Fórum. Gostaria apenas de exortar os nossos Governantes a serem mais razoáveis, e a terem sentido de estado.
Sob pena, de um dia assistirmos a fenómenos semelhantes aos acontecidos, recentemente na Argentina!



Um abraço

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fotocópias a 501$00 no A.D. Santarém

#16449 | JCC | 31 ene 2002 15:47 | In reply to: #16445

Caro Paulo

Penso que esta é a atitude correcta e estou 100% consigo.

Eu próprio farei o mesmo sempre que "ousarem" delapidar-me dessa forma.

Já na úlltima reunião da APG levantei a questão e agora, com factos concretos, pedirei formalmente a sua intervenção, na reunião deste mês.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fotocópias a 501$00 no A.D. de Castelo Branco

#16451 | Portuguez | 31 ene 2002 16:11 | In reply to: #16445

Só para informar que o novo preço de E2,5 já é aplicado no Arquivo Distrital de Castelo Branco, 2º informaçao do seu Director.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fotocópias a 501$00 no A.D. Santarém

#16456 | Paulo | 31 ene 2002 16:30 | In reply to: #16449

Caro Artur Camisão Soares,

Apenas uma palavra de apreço e o manifesto da minha total concordância para com o que acaba de escrever neste tópico.

Somos pioneiros neste País em adoptar certas medidas de normalização europeias, infelizmente optamos sempre pelas que mais nos lesam.

Fomos os primeiros a ter as matrículas dos carros normalizadas (quanta urgência...), estamos a adoptar a proibição da venda de vinho ao copo (quando na sede da Comissão Europeia em Bruxelas se vende vinho a copo...) e agora chegou a vez das tabelas praticadas nos Arquivos, Notários etc...

"Esqueceram-se" de normalizar as pensões dos idosos, o salário mínimo nacional, a qualidade nos serviços de saúde, ensino, segurança social etc...

Faz-me lembrar a já célebre pergunta de uma não menos famosa camisola interior "Porque será?"

Sic transit...

Um abraço


Paulo Alcobia Neves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fotocópias a 501$00 no A.D. Santarém

#16457 | Paulo | 31 ene 2002 16:38 | In reply to: #16449

Caro João Cordovil Cardoso,

Com ou sem o carácter de "ordem de trabalhos" julgo que no próximo encontro da A.P.G. poder-se-ia propôr à direcção uma tomada de posição acerca deste assunto.
Peço-lhe apenas o favor de me avisar da data e local pois já não participo num jantar desde os tempos do Sector 1.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves
(sócio 195)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fotocópias a 501$00 no A.D. Santarém

#16459 | JCC | 31 ene 2002 17:17 | In reply to: #16457

Caro Paulo

Os jantares mantêm-se nos 3ºs. sábados, no próximo mês será dia 16.

Quanto ao local é no Restaurante Elementar, na Rua P. António Vieira, mais ou menso em frente à Imprensa Nacional.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fotocópias a 501$00 no A.D. Santarém

#16538 | António Forjó | 01 feb 2002 23:00 | In reply to: #16445

Caro Paulo

A "moda" já chegou a Torre do Tombo, que começou hoje a praticar o preço de 2,50€ para fotocópias simples de registos paroquiais e notariais, mantendo os 0,30€ para os restantes Fundos Documentais.
Enviei uma mensagem ao Provedor de Justiça (provedor@provedor-jus.pt)reclamando contra o absurdo desta situação.
Aguardemos....
Cumprimentos

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fotocópias a 501$00 no A.D. Santarém

#16647 | Jurema | 04 feb 2002 11:17 | In reply to: #16445

Bom dia Sr. Paulo Alcobia Neves.

Lendo a esta sua mensagem, resolvi escrever também para este Fórum. Penso mesmo que vocês devem se pronunciar contra os aumentos abusivos desta natureza. Vou contar minha história. Acontece que em dezembro solicitei à Conservatória de Póvoa de Varzim, 4 certidões de nascimento, pelas quais paguei a quantia de EUR 21,00. Hoje mesmo contacetei a Conservatória para pedir mais algumas, pois estou fazendo a genealogia da minha família. E qual minha surpresa, quando me cobraram EUR 15,00 cada uma delas !!!!!!
Qual seria o critério desta cobrança tão disparada?
Em dezembro EUR 21,00 por 4 certidões, e hoje EUR 15, por uma?
Moro em São Paulo, (Brasil), e fica difícil eu fazer uma reclamação à quem de direito.
Preciso solicitar mais algumas, e não sei como vou fazer. Pensei até em parar com minhas investigações, pois necessito de datas para proseguir. E sem as certidões não posso saber as datas?

Meus cumprimentos.
Jurema
(Brasil)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fotocópias a 501$00 no A.D. Santarém

#16650 | JCC | 04 feb 2002 12:33 | In reply to: #16647

Jurema

Infelizmnete para nós a conservatória está certa. Houve uma alteração das tabelas dos serviços de registo e notariado e as certidões passaram a custar 15 Euro. Antes (até 31 de Dezembro)custavam cerca de 5 Euro.

Para este aspecto não me parece haver alternativa já que o Governo alega os custos reias dos serviços prestados..
Outra coisa, bem diferente, é o custo de uma fotocópia simples num qualquer arquivo. Aqui, seguindo os mesmos principios dos custos reais dos serviços, não me parece que se possa cobrar muito mais do que o que se paga numa qualquer casa de fotocópias...

Cumprimentos

João Cordovil CArdoso

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 13:07.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen