Dr. Antonio Pinto Ferreira de Pomares (Arganil)

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Dr. Antonio Pinto Ferreira de Pomares (Arganil)

#330038 | heleninha | 30 may 2013 15:54

Boa tarde
Procuro informações do Dr. Antonio Pinto Ferreira, de Pomares. Sei que tinha um nome maior e que a esposa se chamava Mariana e que em 1848 estava a estudar na Universidade de Coimbra. Era apoiante de João Brandão. Se alguém tiver mais informações que pudese partilhar, agradecia...

Cumprimentos

Aurora Sousa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dr. Antonio Pinto Ferreira de Pomares (Arganil)

#330055 | JCALD | 30 may 2013 20:22 | In reply to: #330038

Cara Aurora Sousa:

Esse casal vem frequentemente referido em genealogias da região. Lembro-me, por exemplo, de «Brás Garcia Mascarenhas», de António de Vasconcelos, e de «Soares de Albergaria», de Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo.
Mais recentemente, é citado na monumental obra «Raízes da Beira», do saudoso frequentador deste f+orum Arq.º Eduardo Osório Gonçalves.
É no Título de Figueiredos Homens, de Ázere, apágs. 84, do II volume.
Infelizmente, trata-se de um livro esgotadíssimo. Poderá, no entanto, consultá-lo em Lisboa. nomeadamente na Torre do Tombo, na Biblioteca Genealógica (Mórmons), na Associação Portuguesa de Genealogia, em Coimbra no Arquivo da Universidade, etc.

Posso no entanto resumir o que lá vem sobre o casal:
O Dr. António Pinto Ferreira de Abreu, b. na vila de Lourosa a 12-3-1780, filho do Dr, Manuel Ferreira de Abreu Pinto (b. Lourosa) e de Tomásia Joaquina deMorais da Cunha Cabral, de Cunha Baixa. Matriculou-se no colégio das Artes de Coimbra em 1802 e foi bacharel em Leis e advogado. Casou com Mariana Delfina de Pina Castelo-Branco, n. de Pomares, filha de João Pedro de Pina Gouveia Castelo-Branco, cav. prof. da O. de Cristo (carta de 26-6-1767) e de s. m.er Umbelina Cândida de Castelo-Branco. No livro vêm referidas 7 gerações ascendentes e dois filhos (por norma o Autor não refere descendentes nascidos depois do séc. XVIII).

Cumprimentos,
José Caldeira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dr. Antonio Pinto Ferreira de Pomares (Arganil)

#330083 | heleninha | 31 may 2013 11:56 | In reply to: #330055

Caro José Caldeira
Agradeço imenso as suas informações!
Irei consultar o Raizes da Beirque já encontrei na Biblioteca Jose Saramago no Feijó.
Neste momento, estou a pesquisar as familias nobres de Pomares e como me foi referido este nome interessa-me saber mais algumas informações.

Obrigada e cumprimentos

Aurora Sousa

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 24 jun 2024, 13:22.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen