Diogo Fernandes Neto - Procurador dos cristãos novos em Roma

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Diogo Fernandes Neto - Procurador dos cristãos novos em Roma

#330263 | DAlmeida | 03 jun 2013 00:33

Caros Confrades, quem pode ajudar ?
Procuro saber os nomes da mulher, pais ou outra informação sobre este Diogo Fernandes .
.
1 - Diogo Fernandes Neto – Procurador dos hebreus em Roma .
. Uma das vítimas de quem Alexandre Herculano se ocupou na sua “Historia da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal”
.
. Com Processo no Tribunale de Governatore em Roma, mantido entre 23 de Outubro e 15 de Novembro de 1543, como vem em
.
http://www.catedra-albertobenveniste.org/documentacao.asp?tab=4&pal=Diogo%20Fernandes%20Neto
.
Tribunale del Governatore busta 9, 1543 ASR. Published in “The Trial of Diogo Fernandes Neto by the Tribunale del governatore
di Roma”, in Hispania Judaica, 7, 2010, pp. 277-316. Tribunal, Governor of Rome, Diogo Fernandes Neto .
.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
2 - Não será o mesmo que fez parte da colonização do Brasil e que, está dito, em 1542, Diogo Fernandes e Pedro Álvares Madeira
receberam terras nos arredores do Recife e logo montaram o Engenho Camaragibe e que Diogo Fernandes (fal. Entre
1563 -1567) e sua mulher Branca Dias (b.1518 – Viana de Caminha), ambos sofreram sob a alçada da Inquisição.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

1 - Não consigo decifrar o que vem escrito nas imagens do processo em Roma, acima citado.


Agradeço desde já a vossa colaboração.
Dina Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Diogo Fernandes Neto - Procurador dos cristãos novos em Roma

#330327 | HRC1947 | 04 jun 2013 00:11 | In reply to: #330263

--
http://www.catedra-alberto-benveniste.org/documentacao.asp
http://www.catedra-alberto-benveniste.org/documentacao.asp?tab=3&tema=32
---
HRC

Respuesta

Enlace directo:

RE: Diogo Fernandes Neto - Procurador dos cristãos novos em Roma

#330328 | HRC1947 | 04 jun 2013 00:25 | In reply to: #330327

-
http://www.catedra-alberto-benveniste.org/documentacao.asp?tab=2&aut=Tribunal%20of%20the%20Governor%20of%20Rome
-

Respuesta

Enlace directo:

RE: Diogo Fernandes Neto - Procurador dos cristãos novos em Roma

#330431 | DAlmeida | 05 jun 2013 17:00 | In reply to: #330328

Caro Confrade Henrique Ramos da Costa

As suas referências são valiosas e desde já agradeço a colaboração.
Estou a tentar decifrar as imagens mas não tenho conseguido por haver dificuldade em visualizar o que está escrito, ao que me parece, além de ser latim, com abreviaturas e não é clara a grafia.

Apenas ficou aqui explícito que Diogo Fernandes Neto é de Coimbra e foi morto em Auto de Fé em 1543.

Procuro saber se é o mesmo Diogo Fernandes que consta no Genea casado com Briolanja Travassos , pais de Francisco Travassos (este de Montemor o Velho).

Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Diogo Fernandes Neto - Procurador dos cristãos novos em Roma

#330500 | HRC | 07 jun 2013 00:03 | In reply to: #330431

Ex.ma Senhora
Dr.ª Dina Almeida,

Não sei como terá deduzido que quem respondeu a V.ª Ex.ª fosse um Henrique Ramos da Costa.

Ao que me consta, o HRC1947 é de um outro Henrique com sobrenomes começados por R e C.

Como me chamo Henrique Ramos da Costa e, para evitar mal entendidos com o meu nome, presto este esclarecimento.

Lamento não poder auxiliar neste tema, mas nada mais sei sobre o mesmo. De qualquer modo, faço votos de que consiga sucesso na pesquisa.


Com os meus cumprimentos,

Henrique Ramos da Costa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Diogo Fernandes Neto - Procurador dos cristãos novos em Roma

#330525 | DAlmeida | 07 jun 2013 16:54 | In reply to: #330500

Caro HRC mas também Cara HRC1947

Claro que me venho penitenciar, as confusões também deviam ter IRS.
Mas explico.

No momento não reparei que o número associado a HRC marcava pessoas diferentes.
De facto o Autor que me tem ajudado tem sido HRC1947 , todavia assinando HRC – como se vê acima, numa das mensagens que me dirigiu em 4/6.

Na leitura de vários Tópicos que tenho consultado, apareceu HRC assinando como Henrique Ramos da Costa (p.ex.em “Pereira de Castro….”).

A intervenção de Ana Simões também me tem interessado, nomeadamente quanto ao Corpo Expedicionário, uma vez que um tio meu fez parte dele.

Claro que bastava pesquisar Autores /Mensagens para saber que são diferentes. Claro que a maioria das pessoas assina mesmo o nome , mas devo desculpar-me perante os dois.

Cara Confradessa HRC1947, a sua ajuda tem sido muito positiva, espero continuar a beneficiar dela.
Caro Confrade HRC, é habitual a sua colaboração no Forum, espero também ser dela merecedora quando for possível.

Todavia
Sendo eu de facto Licenciada, habitualmente apenas uso o Dr. profissionalmente;aqui no Forum sou uma simples aprendiza de Genealogia e portanto agradeço ser indicada apenas pelo meu nome.

Com os melhores cumprimentos
Dina Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Diogo Fernandes Neto - Procurador dos cristãos novos em Roma

#330536 | HRC1947 | 07 jun 2013 18:20 | In reply to: #330525

Cara Dina Almeida;
Foi um simples lapso, quanto a mim não
teve qualquer problema.
Muito obrigada pelas suas palavras
Os m/ melhores cumprimentos
HRC1947

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 21:57.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen