Família Mascarenhas - Mirandela
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Genética | Património | Pessoas
Família MASCARENHAS - Mirandela
Ando à procura da família dos meus antepassados - Os Mascarenhas...
O antepassado que tenho conhecimento era o meu bisavô e pelo que sei chamava-se José / António Mascarenhas.. É provável que tenha nascido na região de Contins-Mascarenhas (Mirandela), por volta da data de 1890-1910.
Acerca do seu pai e antepassados anteriores não possuo dados, pelo que necessito de ajuda para descobrir.
No entanto, quando andava à procura de dados na internet deparei-me com os seguintes dados, nos quais falavam da família Mascarenhas, também desta região:
Nome com raízes toponímicas, que terá sido extraído do lugar de Mascarenhas, na comarca de Mirandela. O primeiro Mascarenhas de que há notícia é um Senhor de Mascarenhas do reinado de Dom Sancho I. Não há, porém, ligação segura entre esse Senhor de Mascarenhas e a actual família com o mesmo nome.
Martim Vaz de Mascarenhas é o primeiro indivíduo que nos surge documentado a usar o apelido; era cidadão de Évora e homem nobre, a quem D. Fernando I coutou uma herdade em 1373. O seu bisneto, Fernão Martins Mascarenhas, foi Capitão de Ginetes de El-Rei D. João II e D. Manuel I e recebeu, deste último em 1496 o direito ao tratamento de Dom. O neto deste, D. Fernando Mascarenhas instituiu, com sua mulher, o Morgadio da Torre das Várzeas (hoje Torre das Vargens) em 1574. O seu neto e homónimo foi o 1º Conde da Torre, de juro e herdade, por carta de 26 de Julho de 1638 de Filipe III de Portugal e o seu bisneto, D. João Mascarenhas, o 1º Marquês de
Fronteira, por carta de D. Pedro II (Regente) de 7 de Janeiro de 1670.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mascarenhas_(apelido)
Gostaria de saber se é possível haver ligação da minha família com esta linha..
Cumprimentos,
BM
Enlace directo:
RE: Família MASCARENHAS - Mirandela
Caro "primo"
Por afinidade permito-me assim tentar ir ao encontro do seu interesse. Minha mulher è Mascarenhas, nada em Almodôvar, e com ancestrais Leitão, Aguiar, Aboim, Guerreiro alentejanos, sendo o apelido apontado como Transmontano de um avoengo de Faro. introduzido em pleno século XVIII nos indicados alentejanos.Com a Certidão do senhor seu pai poderá recuar através das respectivas conservatórias e ou Registos administrativos distritais até se enquadrar nos dados que a GENEALL lhe proporciona. Encontro-me inteiramente e com muito gosto ao seu dispôr.
Cumprimentos
FLMF
flmfernandes@yahoo.fr
Enlace directo:
RE: Família MASCARENHAS - Mirandela
Bom Dia !
Fico feliz por ter respondido tão prontamente à questão e ter revelado a "união" que nos coloca através dos Mascarenhas.
Eu sobre esta família não sei nada, apenas o nome do meu bisavô paterno e que foi o meu avô que me disse -António / José Mascarenhas.. O meu avô revelou que ele era da zona de Contins-Mascarenhas, MIRANDELA. Acerca da data de nascimento não tenho conhecimento, mas deve ter nascido por volta de 1890-1910.
Na mensagem que me enviou refere que a sua mulher, Sra. Mascarenhas , tem ancestrais Leitão, Aguiar, Aboim, Guerreiro.
Por acaso não tem mais informações sobre os Mascarenhas, através dos ancestrais da sua mulher?
Cumprimentos,
BM
Enlace directo:
RE: Família MASCARENHAS - Mirandela
Confrade Bruno
Ser-lhe-ei útil, se não tiver acesso ao GENEALL, se tentar usar o meu MAIL que lhe enviei, mas deixo-lhe a questão encaminhada se possuir a certidão de nascimento sua com a naturalidade; e melhor ainda a do Mascarenhas por pai ou mãe.
Cumprimentoa
FLMF
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 03:09.