Livros baptismo de Salvaterra do Extremo, Idanha-a-Nova
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Formação | Pessoas | Regiões
Livros baptismo de Salvaterra do Extremo, Idanha-a-Nova
Boa tarde,
Estive hoje ADCB para tentar descobrir um antepassado (tetravô). Tinha indicação, pelo assento de baptismo do filho, que o meu tetra era natural e residente de Alcafozes, Idanha-a-Nova. Contudo, tendo pesquisado os livros de baptismo dessa freguesia (vários anos) acabei por não encontrar nada relativo a ele.
Decidi então pesquisar pelos casamentos na freguesia, presumindo que se tivesse casado numa data posterior a 10 anos antes do primeiro filho. Acabei por encontrar o casamento dos meus tetra, só nesse assento ele é referido como sendo natural da freguesia de Salvaterra do Extremo. Ora, pelo que percebo, dado que os seus antepassados conhecidos e os seus descendentes são todos naturais e moradores na freguesia de Alcafozes, presumo que o meu tetra João apenas tenha ido nascer (e ser baptizado) à freguesia vizinha de Salvaterra. Isso também explica porque é que não encontrava o seu assento de baptismo na freguesia de Alcafozes.
Quando tentei aceder ao assento de baptismo do meu tetra fui informado que existe um período de aproximadamente 50 anos (1805 - 1855) em que a freguesia de Salvaterra do Extremo não tem livros (nem no ADCB nem na TT). Por isso, não conseguindo aceder ao assento de nascimento do meu tetra (em que podia ver os nomes e naturalidade dos avôs do meu tetra) parece que fico por aqui na possibilidade de aceder a membros anteriores da minha família.
Todavia, no assento de casamento do meu tetra, surge a referência a uma Sentença Executorial do Excelentíssimo Senhor Vigário Geral desta Diocese de dispensa matrimonial de quarto grau de consanguinidade. Não sei se estou certo ou não mas penso que estas autorizações tinham a referência aos antepassados dos nubentes, pelo que através dessa sentença talve fosse possível continuar a minha pesquisa (embora saltando o registo de nascimento do meu tetravô, do qual inexiste documento).
O problema é saber onde e como é possível encontrar esse documento. No ADCB disseram-me que quando esses documentos estão juntos ao livro, permanecem ali no próprio livro. Não estando (e não estava) não o têm disponível. Algum confrade já teve necessidade de consultar uma destas Sentenças/Permissões de casamento?
Obrigado
Enlace directo:
RE: Livros baptismo de Salvaterra do Extremo, Idanha-a-Nova
Caro(a) Zarb
As dispensas de casamento têm só a descendência do tronco comum até aos nubentes.
A existirem, encontram-se na Torre do Tombo, nos documentos da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco. Só que tem de consultar os maços todos, pois não estão relacionados.
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
Enlace directo:
RE: Livros baptismo de Salvaterra do Extremo, Idanha-a-Nova
Bom Dia,
Outra hipótese é indicar os nomes sobre os quais incide a sua pesquisa. Pode ser que alguém tenha dados que o possam ajudar.
Uma outra hipótese é estudar os livros de freguesias vizinhas (Alcafozes, ...) a ver se encontra o batizado de algum irmão do seu antepassado. Naquele tempo, em que os casais tinham muitos filhos, era frequente que os batizados nem sempre fossem feitos na mesma freguesia.
Cumprimentos,
António G. Pereira
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 16:35.