Onde encontrar os maços de população ou censos nominais de Santa Catarina?

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Onde encontrar os maços de população ou censos nominais de Santa Catarina?

#335385 | Edek | 19 sep 2013 10:19

Olá!

Sou novo no fórum e estou à procura de informações sobre meu tetravô JOSÉ LEAL NUNES, o qual teria nascido por volta de 1807-1808, no litoral catarinense. Ele, muito provavelmente, nasceu em uma das seguintes cidades: Porto Belo, Penha (Itapocoroy) e ou Biguaçu. Ele migrou de SC para Morretes - Paraná em meados de 1830. Lá, em Morretes-PR, ele aparece pela primeira vez nos censos de 1836, sob as seguintes descrições: "28 anos, branco, solteiro, lavrador, natural de SC,tem engenho de socar erva-mate que fazem 150$000; sabe ler, escrever e pode exercer qualquer emprego”.

Gostaria de saber se é possível encontrá-lo nos maços de população, censos populacionais ou listas nominais de famílias, que, geralmente, eram feitos pelos padres, em todas as cidades, entre 1810-1830? Se sim, onde estariam guardados esses livros com os maços de população (censos, recenseamento populacional), no Arquivo Público de Santa Catarina ou nos arquivos eclesiásticos? Estou tentando descobrir a sua filiação e de que ramo familiar ele descende. Parece-me que no litoral de SC existiam 2 famílias LEAL NUNES, uma com origem de Coimbra e a outra dos Açores.

Agradeço, antecipadamente, pela atenção.

Edek

Respuesta

Enlace directo:

Onde encontrar os maços de população ou censos nominais de Santa Catarina?

#335433 | Lourval | 20 sep 2013 00:24 | In reply to: #335385

Há um José Leal Nunes, filho de João Leal Nunes e Maria Antônia. João Leal Nunes e Maria Antônia casaram-se em Biguaçu em 28.05.1795. Será ele?

Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Onde encontrar os maços de população ou censos nominais de Santa Catarina?

#335457 | Edek | 20 sep 2013 16:05 | In reply to: #335433

Tudo é possível. Mas, como você mesmo sabe, os casos de homonimia são muito comuns. Eu gostaria de ter acesso aos maços de população (censos) das localidades de Porto Belo, Penha e Biguaçu, entre 1810-1830, na tentativa de encontrar algum José Leal Nunes que, com base na idade, tenha nascido entre 1807-1808. Essa seria uma das poucas formas para tentar descobrir a sua filiação. Esse José indicado por você casou-se, em 1823, com Luísa de Souza e teve vários filhos com ela. Porém ele não é a pessoa que procuro. Como escrevi na minha outra postagem sobre LEAL NUNEs em SC e PR, meu tetravô nasceu entre 1807-1808, migrou para Morretes-PR em meados de 1830, e aparece, pela primeira vez nos censos de Morretes-Pr, no ano de 1836, com 28 anos e solteiro.

Lí aqui no fórum, uma discussão de 2008, em que uma senhora diz ter pesquisado os censos de Porto Belo de 1832. Porém, não sei onde esses censos (maços de população e recenseamento) se encontram. Liguei para o Arquivo Público-SC e a senhora que me atendeu, simplesmente, disse que jamais ouviu falar de tais documentos. Argumentei que esse censos eram obrigatórios por ordem da Côroa, e depois do Império e que, se não existissem, a tal senhora aqui do fórum não os teria pesquisado, nem divulgado os dados referentes às pessoas pesquisadas. Por fim, a diretora do AP-SC pediu que eu entrasse em contato com a senhora do fórum, que teve contato com os censos de Porto Belo e pergunte de quais fundos do AP-SC ela os encontrou. Lastimável! Uma pessoa trabalhar num órgão do governo, como o AP-SC e não estar a par de suas funções e objetos de pesquisas.

Respuesta

Enlace directo:

Onde encontrar os maços de população ou censos nominais de Santa Catarina?

#335458 | Lourval | 20 sep 2013 16:26 | In reply to: #335457

Eu tenho, pelo menos parcialmente, o cense de 1832 de Porto Belo. Vou ver.

Respuesta

Enlace directo:

Onde encontrar os maços de população ou censos nominais de Santa Catarina?

#335459 | Lourval | 20 sep 2013 16:35 | In reply to: #335457

Em 1832 reside em Porto Belo José Lopes (24 anos) casado com Maria de Jesus (19 anos) com um filho José (2 anos).

Respuesta

Enlace directo:

RE: Onde encontrar os maços de população ou censos nominais de Santa Catarina?

#335461 | Lourval | 20 sep 2013 16:42 | In reply to: #335457

Desculpe. O José Lopes nada a ver. Mas reside em Porto Belo Joaquim Leal Nunes. Eu não percebi nenhum José Leal Nunes. Mas pode checar você mesmo. Para onde envio o censo? São diversas páginas.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Onde encontrar os maços de população ou censos nominais de Santa Catarina?

#335463 | Edek | 20 sep 2013 16:52 | In reply to: #335458

Fico, realmente, grato se você puder verificar se o José Leal Nunes consta no censo parcial que você tem de Porto Belo, de 1832.

Respuesta

Enlace directo:

Onde encontrar os maços de população ou censos nominais de Santa Catarina?

#335464 | Lourval | 20 sep 2013 16:59 | In reply to: #335463

Eu não percebi José Leal Nunes mas lá reside Joaquim Leal Nunes. Se quiser, envio para o seu e-mail todas as páginas. Há algumas margens cortadas somente aparecendo os nomes da mulher e filhos. Então é melhor que você mesmo veja.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Onde encontrar os maços de população ou censos nominais de Santa Catarina?

#335465 | Edek | 20 sep 2013 17:01 | In reply to: #335461

Muito obrigado pelo favor! Você pode me enviar a lista para: eyaakov@hotmail.com
Você poderia me dizer onde eu poderia encontrar os maços populacionais (censos) de Porto Belo, Penha e Biguaçu?

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 15 jun 2024, 11:05.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen