registro civil

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

registro civil

#337567 | Andreia Josefina | 02 nov 2013 02:11

Boa noite!
Gostaria de saber se é possivel descobrir a certidao de nascimento do meu avô sem ter a data precisa de seu nascimento e sem saber a freguesia.
Local de nascimento: Distrito do Porto.
Nome: joaquim pereira botelho
filiacao: manoel pereira botelho e
Justina da conceicao botelho.
Ano provavel de nascimento 1920.
Atenciosamente,
Andreia Botelho

Respuesta

Enlace directo:

RE: registro civil

#337569 | MCNN | 02 nov 2013 06:48 | In reply to: #337567

Bom dia Andreia

Se, ao que tudo indica, esta pessoa for o seu avô:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22427-52267-64?cc=1932363&wc=M947-FDW:n1494875035

então fica a saber que ele era natural de Baião e que nasceu em 08/05/1917.

Experimente solicitar à Conservatória do Registo Civil de Baião que procure o assento de nascimento do seu avô.

Boa sorte

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: registro civil

#337571 | Andreia Josefina | 02 nov 2013 11:03 | In reply to: #337569

Sr Mario Navarro,
Queria me desculpar, pois passei o ano provavel de nascimento errado.
Corrigindo: ano provavel de nascimento 1900 no Distrito de Porto
Nome: Joaquim Pererira Botelho
Filiação: Manoel Pereira Botelho e Justina da Conceiçào Botelho.
Desde já agradeço.
Andreia Botelho

Respuesta

Enlace directo:

RE: registro civil

#337588 | MCNN | 02 nov 2013 22:53 | In reply to: #337571

Boa noite Andreia

O que a leva a dizer que a pessoa cuja ficha de imigração anexei não é o seu avô ? A fotografia não é a do seu avô ? Ele não pode ter nascido em 1917 ? As duas coisas ? O seu avô não foi para o Brasil ?

Tem a certeza no nome dos seus bisavós ? Não é impossível mas não deixa de ser uma extraordinária coincidência que tenham existido dois casais com precisamente os mesmos nomes (os quais não são particularmente comuns) e que tentam esses dois casais tido um filho com exactamente o mesmo nome.

Caso o seu avô tenha ido para o Brasil, sabe quando é que isso aconteceu ? E foi sozinho ou foi com os pais ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: registro civil

#337589 | roz | 02 nov 2013 23:05 | In reply to: #337588

Boa noite Mario

Tudo bem?

Os nomes das maes sao diferentes. A Andreia diz que a avo' dela era Justina da Conceicao mas a do cartao no Familysearch 'e Lucinda de Jesus. Sera' por isso?
Um abraco.
Rosario

Respuesta

Enlace directo:

RE: registro civil

#337590 | MCNN | 02 nov 2013 23:09 | In reply to: #337589

Boa noite Rosário

Tudo bem consigo também ?

Tem toda a razão !!!! Acho que estou a precisar de férias ... e com urgência !!!

Um grande abraço

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: registro civil

#337598 | Andreia Josefina | 03 nov 2013 14:57 | In reply to: #337588

Sr. Mario Cesar Navarro,
Bom dia,
Infelizmente a ficha enviada pelo senhor não é a do meu avô. Os nomes dos pais dele são Manoel Pereira Botelho e Justina da Conceição Botelho. Meu avô veio para o Brasil, mas não sei a data. Creio que não veio com os pais dele, porque nunca os conheci. Meu avô casou-se no estado do Maranhão aqui no Brasil em 1926 e consta na certidão que ele estava com 26 anos de idade. Não tenho qualquer registro do meu avô que conste a data de nascimento dele, nem o local ao certo, constando somente Distrito do Porto. A certidão de óbito dele em 1977, afirma que ele estava com 77 anos de idade. Já tentei em vários cartórios do Maranhão ver se consigo algum registro da data de nascimento ou local exato onde ele nasceu, mas todas as respostas tem sido negativas. Meu pai é vivo, está com 85 anos de idade ,mas não se lembra dessas detas. Ele veio para Minas Gerais há mais de 50 anos e foi perdendo o contato com a família dele no Maranhão, que são regiões bem distantes aqui no Brasil. Os meus tios, irmãos do meu pai já faleceram.
Quem sabe ainda existe uma esperança para localizar essa certidão.
Agradeço profundamente a atenção dispensada.
Andréia Josefina Pinto Botelho.

Respuesta

Enlace directo:

RE: registro civil

#337604 | MCNN | 03 nov 2013 19:50 | In reply to: #337598

Cara Andréia


Em primeiro lugar queria pedir-lhe desculpa pela minha confusão de ontem.

Tendo em atenção as datas que mencionou, o seu avô deve ter nascido em 1899 ou em 1900.

Mas queria agora perguntar-lhe agora outra coisa, sabe da existência de irmãos do seu avô ?

Veja por favor esta ficha de imigração de Aprísio Pereira Botelho, nascido em Baião em 21/09/1910, filho de Manuel Pereira Botelho e de Justina Rosa da Conceição.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22428-30364-79?cc=1932363&wc=M947-6CQ:n1823685112

Acha que este senhor poderia ser irmão do seu avô ?

Mais uma vez é uma pessoa de Baião. Eistem muitos Pereira Botelho em Baião, pelo que é provável que o seu avô tenha nascido nesse concelho, que fica no distrito do Porto.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: registro civil

#337614 | Andreia Josefina | 04 nov 2013 00:12 | In reply to: #337604

Prezado Mario,

Estou bastante impressionada com a proximidade dos nomes. Quanto ao Sr, Aprizio, nunca ouvi falar dele e perguntei aos meus irmãos mais velhos e eles tambem não se recordaram. Não sabem se meu avô tinha irmãos. Amanhã irei perguntar para meu pai se ele se recorda de algo.

Agradeço todo seu empenho.
Estou bem confiante agora.
Atenciosamente,
Andreia Josefina Pinto Botelho

Respuesta

Enlace directo:

RE: data de nascimento

#337625 | Andreia Josefina | 04 nov 2013 11:47 | In reply to: #337604

Bom dia Sr. Mário,

Hoje consegui a data de nascimento do meu avô, através de uma pesquisa na cidade onde ele faleceu aqui no Brasil.
Segundo informações é dia 25/02/1900. Estou super contente e quero te agradecer muito pelo empenho, que me deu mais forças para não desistir.
Não sei ainda em qual cidade ele nasceu, talvez eu comece por Baião, como o senhor me disse. Se esta data ajudar na sua procura, fico agradecida por outras informações que possam vir a surgir.

Atenciosamente,
Andréia Josefina Pinto Botelho.

Respuesta

Enlace directo:

RE: data de nascimento

#337646 | MCNN | 04 nov 2013 22:57 | In reply to: #337625

Boa noite Andréia


A data de 25/02/1900 é compatível com as datas e idades que mencionou anteriormente, pelo que eventualmente estará correcta.

Agora, no que diz respeito a Baião, claro está que não existe certeza alguma, mas acho que vale a pena tentar.

Porém, há algumas coisas que tem de considerar.

A primeira é a de que Baião é um concelho composto por diversas freguesias (ou paróquias), pelo que mesmo que o seu avô tenha nascido em Baião, a Andréia não sabe em qual das paróquias é que ele nasceu.

Por outro lado, aquilo que a Andréia irá procurar não será o assento de nascimento mas sim o de baptismo, pois em 1900 o registo civil ainda não era obrigatório (só o foi em 1911).

Ora os livros paroquiais com mais de 100 anos deveriam, em princípio, já estar à guarda dos Arquivos Distritais, mas no caso do concelho de Baião não é bem assim.

Para algumas das paróquias de Baião o Arquivo Distrital do Porto já tem os livros de baptismos de 1900, mas para outras ainda não, esses livros ainda estão na Conservatória de Registo Civil de Baião.

Sendo assim, para algumas paróquias os baptismos de 1900 estão no Arquivo Distrital (e são consultáveis pela internet), para outras os baptismos de 1900 estão na Conservatória.

Agora, de entre todas as paróquias possíveis, se me perguntar por qual eu iniciaria a minha busca, eu responderia para começar pela paróquia de Gestaçô. E digo isso pelo simples motivo de que aquele Manuel Pereira Botelho que eu confundi como sendo o seu bisavô era precisamente natural de Gestaçô. Eventualmente os Pereira Botelho eram naturais dessa paróquia.

É óbvio que eu não tenho nenhuma certeza, mas era por aí que eu começava a busca, pela paróquia de Gestaçô.

Ora os baptismos de Gestaçô de 1900 ainda estão na Conservatóia do Registo Civil, tive oportunidade de confirmar isso hoje em telefonema que fiz para o Arquivo Distrital do Porto.

Experimente pois entrar em contacto com a Conservatória do Registo Civil de Baião e paça-lhes para procurarem o assento de baptismo do seu avô. Dê-lhes o nome do seu avô, os nome dos pais dele, a possível data de nascimento e diga-lhes que desconfia que ele nasceu em Gestaçô.

Os contactos da Conservatória são os seguintes:

Telefones: +351 255 540 180 / 9

Email: crcpcomaut.baiao@dgrn.mj.pt


Experimente contactá-los e depois diga como é que correu.

Alguma dúvida ou ajuda que necessite, avise sff



Boa sorte !!!!

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: data de nascimento

#337649 | Limão | 05 nov 2013 01:00 | In reply to: #337625

Cara Josefina,

Ao estudar a linha do meu parente: Pascoal Leite Furtado, deparei com o seguinte:

I - Pasoal Leite Furtado, n. c. de 1559, na Ilha de Santa Maria, nos Açores, f.c. de 1614, com 55 anos, filho de Gonçalo Martins Leite, e de Maria da Silva. Cc. Isabel do Prado.

Filhos:

1)- Isabel do Prado I.
2)- Pascoal Leite Furtado.
3)- Isabeldo Prado II.
4) - Ursula Pedroso.
5) - Potência Leite.
6) - João Leite Furtado.
7) - Maria Leite da Silva.

Nota: - Pascoal Leite Furtado, natural da Ilha de Santa Maria nos Açôres, - Veio a S. Vicente, ao serviço da Corôa, em 1599, com D. Francisco de Sousa, foi neto paterno de Jorge Furtado de Sousa, Fidalgo da Casa Real, e de Dona Catarina Nunes Velho, como consta do Brasão de Armas,passado em 1707, pelo Rei, aos Padres; Gaspar de Andrade Columbreiro, e Francisco de Andrade.
Por Jorge Furtado de Sousa, foi Pascoal Leite Furtado, bisneto de Rui Martins Furtado, e de Maria Martins,, trineto de Martim Anes Furtado de Sousa, Fidalgo da geração dos "Furtados Correias", da Ilha da Madeira, e de Solanda Lopes, descendente de honrados Flamengos. Por Maria Martins, é trineto de JOÃO GONÇALVES BOTÊLHO, E DE iSABEL DIAS DA COSTA, descendente dos "Arrudas Costas".
Faleceu com testamento, em 1614, na sua fazenda do Sítio dos Pinheiros, e sua mulher; Isabel do Prado, em 1668, em S. Paulo Brasil.

II - Seu pai Gonçalo Martins Leite, Cc. Maria da Silva.
III - Seu pai; Jorge Furtado de Sousa, nc. 1554, flho de Rui Martim Furtado, e de Maria Rodrigues BOTELHO. Casou 1º com CATARINA NUNES VELHO, casou 2º com Guiomar Camelo Pereira.
IV - Maria Rodrigues Botêlho, n.c. de 1455, filha de João Gonçalves Botelho, (0 Tosquiado), e de Isabel Dias da Costa.
V - João Gonçalves Botelho, (O Tosquiado), nc. de 1450, filho de Gonçalo Vaz Botelho, (O Grande), e de NN. Casou 1º com Isabel Dias da Costa, casou 2º com Beatriz Gonçalves. Filhos:

1) - João Arruda Costa.
2)- Pedro da Costa, (O Africano).
3) - Maria Rodrigues Boteho.
4) - João Gonçalves Botelho.

VI - Gonçalo Vaz Botelho (O Grande ), n.c.1420, filho de Pedro Botelho e de Isabel Anes de Buarcos. Filhos:

1)- Gonçalo Vaz Botelho, (O Moço),
2)- Nuno Gonçalves Botelho.
3)- Antâo Gonçalves Botelho.
4)- João Gonçalo Botelho, (O Tosquiado).
5)- Francisco Gonçalves Botelho.

VII - Pedro Botelho, n.c. 1420, filho de Diogo Botelho, Alcaide- Mor de Almeida, e de Leonor Afonso Valente. Cc. Isabel Anes de Buarcos. Filhos:
1) - Gonçalo Vaz Botelho (O Grande).
2)- Diogo Botelho.
3) - Alvaro Botelho.
4) - Pedro Botelho.
5) - Anes Botelho.
VIII - Diogo Botelho, Alcaide -Mor de Almeida, filho de Fernão Dias Botelho, e de Violante Botelho. Cc. Leonor Afonso Valente; Filhos:
1) - Francisco Botelho,
2) - Pedro Botelho.

VIII - Fernão Dias Botelho, Alcaide -Môr de Almeida, n.c. de 1410, filho de Diogo Afonso Botelho, e de Maria Fernandes de Carvalho. Cc. Violante Botelho. Filhos
1) - Fernão Afonso Botêlho.
2) - Diogo Botelho, Alcaide-Môr de Almeida.

IX - Diogo Afonso Botelho, n. c. de 1370, filho de Afonso Martins Botelho, e de Mécia Vasques de Azevêdo. Cc. Maria Fernandes de Carvalho. Filhos:
1)- Fernão Dias Botelho.
2)- Inês Dias Botelho.
3)- Martim Afonso Botelho
4) - Diogo Botelho.
X - Dona Mécia Vasques de Azevêdo, nc. de 1305- f.1365. filha de Vasco Pais de Azevedo, e de Maria Rodrigues de Vasconcelos. Casou 1º

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 24 jun 2024, 19:17.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen