peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos
peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
Confrades,
Peço ajuda para localizar o nascimento de Manuel da Cunha,que é o pai de meu bisavô Antonio Augusto da Cunha,pois,tenho pesquisado em Marialva/Guarda e em Mangualde/Viseu,no periodo de 1810 a 1835,mas,nada encontrei.
Em Marialva há batismo de meu bisavô Antonio em 1853:
PT/ADGRD/PRQ/PMDA11/001/00001 m0106.TIF
Antonio Augusto
Batismo em 28 de abril de 1853
Filho de Manuel da Cunha e Maria Emilia
Neto paterno de Jose da Cunha e Margarida dos Santos de Darei,bispado de Viseu
Neto materno de Antonio da Silva e Anna (?) ou Aurora de Almeida desta vila
Padrinhos dr(?) antonio jose de ? paes e dona maria augusta
Testemunhas sebastião(?) josé e francisco diniz?
Meus agradecimentos.
Mila
Brasil
Enlace directo:
RE: peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
CaraConfrade
Darei terá de procurar em
PRQ/PMGL10 Paróquia de Mangualde [Mangualde] 1645-05-14/1906-12-27
Cumprimentos
António M dARG
Enlace directo:
RE: peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
Boa tarde,
Penso que seria aconselhável tentar encontrar o casamento entre Manuel da Cunha e Maria Emília, pois lá constará em princípio a naturalidade de Manuel da Cunha. Nesse sentido poderá enviar um email para o Arquivo Distrital da Guarda (ADG) perguntando se sabem onde é que estão os livros de casamentos da paróquia de Santiago de Marialva anteriores a 1860. Em Lisboa só estão assentos de baptismo (1778/1841) (http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4823301).
Também é possível que Manuel da Cunha e Maria Emília tenham casado em São Pedro de Marialva (e não São Tiago, onde baptizaram António Augusto). No ADG parece ter efectivamente registos de 1859 e anteriores (http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/details?id=1202648), mas não se percebe de que tipo nem até que data; referem as datas de 1724 a 1859 mas também as seguintes notas:
"Os livros de Registos de Baptismos (1591 - 1770); Registos de Casamentos (1596 - 1640) e Registos de Óbitos (1591 - 1603) encontram-se na Câmara Eclesiástica de Lamego.
Os livros de Registo de Baptismos (1770 - 1830); Registo de Casamentos (1724 - 1788); Registo de Óbitos (1732 - 1843) encontram-se no Arquivo Distrital de Lisboa.
O Arquivo Distrital da Guarda possui o rolo de microfilme nº 804/175, no qual se encontra Registo de Baptismos (1770 - 1830); Registo de Casamentos (1724 - 1788); Registo de Óbitos (1732 - 1843)."
Disto tudo parece-me que o ADG poderá ter os livros de Casamentos desde 1789 até talvez 1859. Poderá perguntar-lhes que registos de casamento têm (os períodos), explicando também que procura um casamento anterior a 1853, e se não tiverem onde é que poderão estar esses registos uma vez que não estão em Lisboa nem na Câmara Eclesiáticas de Lamego.
Com os melhores cumprimentos
Tiago Matos
Enlace directo:
RE: peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
Confrades Antonio e Tiago,
Toda vez que solicito uma pesquisa,sou informada do valor que tenho a pagar,tenho efetuado os pagamentos,mas,minha genealogia está saindo muito cara,pois, o euro é o triplo do real,fora isso,tenho a taxa de envio do dinheiro pelo banco ,só este mes tenho uma despesa de 44 euros que tenho que enviar devido minha pesquisa na Madeira,mesmo assim,agradeço pela orientação de voc~es.
Com meus cumprimentos.
Mila
Enlace directo:
RE: peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
Cara Mila,
Se optar por fazer as perguntas que sugeri ao ADG, eles concerteza responderão, talvez com alguma informação útil. E depois se não quiser pedir pesquisa por motivos económicos, o que é perfeitamente compreensível, é questão de aguardar que os registos sejam disponibilizados online, ou então tentar consultá-los num centro Mórmon.
Cumprimentos e sucesso nas suas pesquisas
Tiago
Enlace directo:
RE: peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
Confrade Tiago,
Já estive num centro Mormom ,não foi possivel consultar os arquivos portugueses,e,a resposta que me deram foi que Portugal não disponibiliza tal acesso.O que é disponivel são os registos de batismo,casamento e óbito,mas,nada encontrei.
Enviarei mensagem aos Distritos de Guarda e Viseu ainda hoje.
Obrigada pela ajuda.
Mila
Enlace directo:
RE: peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
Confrade Tiago,
Boa Tarde,
Escrevi para o Distrito de Guarda,e,fui informada que não há registos de casamento entre 1789 a 1859 em Marialva,sendo assim,o senhor teria alguma sugestão de onde devo procurar?
Transcrevo a mensagem que recebi:
Em resposta ao solicitado, informamos que não é possível satisfazer o seu pedido, uma vez que existe um “hiato” (falta de documentação) entre os anos de 1789 a 1859 nos casamentos, na freguesia de Marialva, concelho de Mêda.
Estes registos não poderiam estar em algum outro Distrito?
Agradeço toda e qualquer ajuda.
Mila
Enlace directo:
RE: peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
Cara Mila,
Pela resposta que lhe deram penso que se referiam a S. Pedro de Marialva (http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/details?id=1202648). Se assim fôr resta saber onde estão os livros de casamentos antes de 1860 de (S. Tiago) de Marialva (http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/details?id=1202375), uma vez que em Lisboa também não é referido que estejam (apenas estão os de baptismo: Registo de Baptismos (1778 - 1841), do qual existe microfilme no ADGuarda). Talvez estejam na Câmara Eclesiástica de Lamego, tal como estão outros livros (mas mais antigos...) de S. Pedro de Marialva.
Também não sei porque o ADGuarda se referiu no email que recebeu apenas a Marialva, e não a S. Tiago ou S. Pedro de Marialva, visto que parecem ser duas freguesias diferentes (ou foram).
Talvez fosse bom tentar esclarecer a que freguesia de Marialva (S. Pedro ou S. Tiago) a resposta que lhe enviaram se referia.
De qualquer modo, a Mila poderá também tentar achar outros irmãos de António Augusto, antes e depois de 1853, pois pode ser que algum desses baptismos indique a naturalidade dos pais.
Cumprimentos
Tiago
Enlace directo:
RE: peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
Correcção: Talvez estejam na Câmara Eclesiástica de Lamego, tal como estão ALGUNS livros (mas mais antigos...) DA OUTRA FREGUESIA S. Pedro de Marialva.
RespuestaEnlace directo:
RE: peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
Cara Mila,
No Familysearch fui verificar o que tinham da Câmara Ecl. de Lamego, e só têm de S. Tiago e não de S. Pedro de Marialva (mas o site do ADGuarda refere livros de S. Pedro na Câmara Ecl. de Lamego, que pelos vistos os Mórmon não microfilmaram), e não têm livros de casamento do período que procura (ou pelo menos não foram microfilmados), mas deixo aqui a listagem (não são referidos no ADGuarda...):
Batismos 1640-1728
Batismos 1728-1770
Batismos 1748-1785
Batismos 1860-1887
Batismos 1888-1911
Matrimônios 1860-1889
Matrimônios 1890-1911
Óbitos 1860-1895
No familysearch ainda, mas na secção referente aos registos da Guarda consta:
Portugal, Guarda, Registros Paroquiais, 1459-1911/Guarda/Mêda/Marialva/São Tiago
Batismos 1773-1841
Batismos, Matrimônios, Óbitos 1811-1896
Portanto de S. Tiago só devem haver estes registos, pois incluem os da Câmara Ecl. de Lamego e os que o ADGuarda refere quer estejam no ADGuarda ou no ADLisboa. Com a possível gralha de 1773 vs 1778 (no site ADGuarda) nos registos de baptismo. Existirá talvez possibilidade de haver algum livro na Câmara Ecl. de Lamego, no ADGuarda ou ADLisboa que não esteja listado em nenhum destas bases de dados.
Portugal, Guarda, Registros Paroquiais, 1459-1911/Guarda/Mêda/Marialva/São Pedro
Batismos 1743-1830
Matrimônios, Óbitos 1724-1843
No que se refere a baptismos, estes registos parecem incluir parte dos da C.E.L. e os do A.D. Lisboa, ambos referidos no ADGuarda. No que se refere a matrimónios e óbitos estes registos parecem ser os que estão no A.D. Lisboa, referidos no ADGuarda. Portanto se a resposta que lhe deram se referia a S. Pedro, parece encaixar-se nestes dados, i.e., no período entre 1724 e 1859 indicado no site ADGuarda só terão casamentos desde 1724 a 1788.
Penso que a Mila poderia perguntar ao ADLisboa se tem registos de casamento de: S. Tiago de Marialva (no site do ADLisboa só constam registos de baptismos) e de que períodos; S. Pedro de Marialva, a partir de 1789. Pode ser que por alguma razão não tenham sido listados.
Cumprimentos
Tiago
Enlace directo:
RE: peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
Confrade Tiago,
Agradeço mais uma vez pela sua ajuda,vou enviar e-mail para ADLisboa,acredito que estes registos de casamento existam,pois,se há os de batismo,com certeza haverá os de casamento.
Deus o abençoe.
Mila
Enlace directo:
RE: peço ajuda aos confrades Viseu e Guarda
Cara Mila,
Sabe que infelizmente há livros, de várias freguesias do país, que os Arquivos distritais nem as conservatórias do registo civil não sabem onde estão, e portanto não se pode excluir a hipótese de já não existirem, nem a de existirem em parte incerta: algum particular, nalguma igreja, etc.
No entanto pode ser que por alguma razão o livro que procura esteja no AD Lisboa, ou mesmo na C.E.L., e até quem sabe na própria conservatória do registo civil do Conselho (às vezes estão nas conservatórias livros que já deviam estar nos Arquivos Distritais).
Espero que encontre o livro e o assento que procura.
Cumprimentos
Tiago Matos
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 24 ene 2025, 05:02.